Nome do Projeto
Conversando sobre alimentos com a comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/02/2024 - 05/02/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Pesquisas tem mostrado que a população necessita de conhecimentos sobre conceitos relacionados a alimentos (TURRA, et al. 2006; VIEIRA, 2017), boas práticas de manipulação voltados para o ambiente domiciliar (FELIX et al., 2019; FERNANDES, 2022), rotulagem nutricional (LOHN et al., 2017), entre outros. Assim, objetiva-se com o projeto propiciar informações relativas à alimentos para a população. Na primeira fase do projeto será realizada uma revisão da literatura referente aos assuntos que serão abordados. Na segunda fase, as informações serão repassadas a diferentes segmentos da sociedade. A avaliação se dará através do número de participantes e de um questionário. Espera-se atingir o maior número de pessoas a fim de informa-los sobre os alimentos.

Objetivo Geral

Objetiva-se com o projeto propiciar informações relativas à alimentos para a comunidade.

Justificativa

A Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição (UFES, 2023). Pesquisas tem mostrado que a população necessita de conhecimentos sobre conceitos relacionados a alimentos (TURRA, et al. 2006; VIEIRA, 2017), boas práticas de manipulação voltados para o ambiente domiciliar (FELIX et al., 2019; FERNANDES, 2022), rotulagem nutricional (LOHN et al., 2017), entre outros. O conhecimento das práticas apropriadas e dos conceitos e diferenças entre alimentos podem trazer benefícios a saúde dos consumidores, por outro lado a falta de tais conhecimentos pode acarretar em escolhas ou procedimento errôneos. Assim, objetiva-se com o projeto levar informações sobre alimentos a comunidade.

Metodologia

Preparação: será realizada uma revisão da literatura referente aos assuntos que serão abordados, por exemplo, gordura trans, alimentos transgênicos, orgânicos, funcionais, minimamente processados, ultraprocessados, para fins especiais (diet, light, sem glúten, sem lactose), probióticos, aditivos, diferenças entre iogurte e bebida láctea, chopp e cerveja, suco e néctar, óleo e gordura, óleo e azeite, leite de “saquinho” e o de “caixinha”, leite condensado e mistura láctea condensada, presunto e apresuntado, manteiga e margarina, arroz branco, integral e parboilizado, informações sobre a higienização de vegetais, descongelamento de alimentos, higienização de ovos, preparo de maionese, e curiosidades como, por que o salmão é laranja, de onde vem a gelatina, entre outros.
Execução: as informações obtidas na revisão bibliográfica serão levadas a comunidade através de conversas, brincadeiras ou quiz de perguntas e respostas dependendo do segmento em que será trabalhado como em escolas, universidades, eventos, reuniões, entre outros.
Avaliação: a avaliação se dará através do número de participantes e de um questionário.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta: Atingir o maior número de pessoas a fim de informa-los sobre os alimentos.
Resultados esperados: Espera-se levar informações sobre alimentos a população a fim de orienta-los nas escolhas adequadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE DELLINGHAUSEN BORGES1
CAROLINE PEIXOTO BASTOS
MARIANA PORCIUNCULA PEDROZO

Página gerada em 29/04/2024 02:16:04 (consulta levou 0.272682s)