Nome do Projeto
Comunicação do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter: compartilhando saberes e divulgando ciência
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/08/2024 - 04/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter trata-se de um órgão suplementar do Instituto de Biologia da UFPel. Seu acervo se formou a partir da coleção de quadros entomológicos e aves taxidermizadas de Carlos Ritter e, atualmente, possui uma expressiva e importante coleção ligada às ciências biológicas que se caracteriza essencialmente por acervos zoológicos. O museu possui um enorme potencial de despertar o interesse do público, utilizando o seu acervo para ações de educação ambiental, que visam chamar a atenção para a importância da biodiversidade e da preservação do meio ambiente. Os museus são espaços voltados para a salvaguarda e comunicação das coleções que estão sob sua tutela. Segundo Cury (2005), as instituições museais se utilizam de diferentes formas para a comunicação com o público, podendo ser elas de formas lato sensu (artigos científicos, material didático, catálogos, vídeos, entre outros), ou na forma stricto sensu, que corresponde a exposição. Ainda segundo a autora, as exposições se caracterizam como o principal espaço de comunicação dos museus, pois é durante o processo expositivo que o auge da interação entre humanidade e objeto acontece, caracterizando o fato museal (GUARNIERI, 1990, apud Cury, 2005). Além disso, a exposição inclui também o discurso da instituição, sendo assim uma grande oportunidade do museu construir um diálogo com o público. Tendo isso em vista, o presente projeto visa abarcar as diferentes formas de comunicação que são utilizadas no museu, tendo em vista a divulgação científica. Nesse sentido, serão realizadas ações como a elaboração e mediação das exposições, a interação com o público através das redes sociais, a divulgação de atividades nos veículos de imprensa local, a produção de materiais didáticos, a realização de ações educativas, a produção de artigos científicos, dentre outras ações que tenham como fim a comunicação com o público e a divulgação das atividades do museu.

Objetivo Geral

Comunicar e popularizar o patrimônio da área das ciências naturais, ou áreas correlatas, buscando o estímulo de forma dialógica à reflexão e ao pensamento crítico da sociedade com relação à importância da conservação da biodiversidade, conforme a missão do museu.

Justificativa

Tendo em vista o compromisso social das instituições museológicas de salvaguarda e divulgação do patrimônio, e que os museus universitários são um importante canal de comunicação entre a sociedade e o conhecimento científico que circula nas instituições de ensino superior, faz-se necessário que os museus desenvolvam estratégias para estarem aptos ao atendimento da ampla diversidade do público visitante.
Desta forma, as ações previstas no projeto buscam a qualificação dos processos de extroversão das coleções do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, visto que “no âmbito dos museus, a revitalização do patrimônio passa não só pela forma como o preserva e estuda, mas também pela forma como o disponibiliza e transmite, como o comunica ao seu público” (ROQUE, 2010, p. 51).
Destaca-se também que as estratégias de comunicação com o público são fundamentais para a aproximação da comunidade com as ações realizadas no museu, pois além das instituições museais tratarem-se de locais de gestão da informação, também devem estes agir de forma a “incentivar um diálogo franco e de igual perspectiva com a sua comunidade, conhecendo a sua opinião e interagindo, visando um processo de construção comum de cultura” (BEITES, 2011, p. 19).
Sendo assim, através da sistematização dos processos de comunicação do museu, o projeto irá reverberar em melhorias no diálogo com o público ao elaborar diferentes formas de compartilhar temas e conteúdos trabalhados na instituição, dinamizando assim a relação com os visitantes, possibilitando também atrair novos públicos, além de contribuir com o processo de difusão da ciência e cultura.

Metodologia

Para a realização do projeto de comunicação do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, serão adotadas uma série de estratégias que visam a divulgação do museu em diferentes vertentes. Sendo assim, a atuação se dará através de:
Elaboração das narrativas de comunicação das exposições realizadas pelo MCNCR buscando parcerias com diferentes áreas do conhecimento, como biologia, museologia, design, história, entre outros;
Treinamento dos mediadores realizado de forma contínua semestralmente por professores, pesquisadores, alunos e demais profissionais relacionados à temática do museu através de oficinas e/ou palestras;
Implementação de um roteiro de mediação, tanto geral do museu, quanto específicos que sejam voltados para exposições temporárias;
Incremento das redes sociais do museu através da criação de calendários e roteiros de postagens;
Produção de artigos e participação em seminários e demais eventos acadêmicos;
Desenvolvimento de ações educativas relativas às exposições do museu, como oficinas, minicursos, palestras, entre outros, com eventuais parcerias com demais áreas do conhecimento e produção de material didático;
Produção de material para divulgação na imprensa local;
Implementação de formulário para grupos buscando a adequação da mediação às diferentes necessidades;
Realização de pesquisas de público, tendo em vista o retorno da comunidade com relação às estratégias adotadas, buscando adequar a comunicação às necessidades demandadas.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto visa como resultado a qualificação da informação extrovertida e da narrativa do museu, além da valorização e divulgação do patrimônio da UFPel. Sendo assim, as ações previstas visam:
Aproximação com a comunidade através do estabelecimento de um diálogo mais alinhado com os diferentes públicos do museu;
Qualificação dos alunos envolvidos nas diferentes atividades;
Ampliação do alcance do museu através do uso das redes sociais;
Comunicação mais alinhada com os objetivos do museu e das suas exposições;
Produção de materiais didáticos e de artigos científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA VICTORIA NEUMANN
ARTHUR RODRIGUES TAVARES
CAROLINA PERAÇA SILVEIRA6
CRISTIANO AGRA ISERHARD4
DANIEL DIAS QUADRO
FELIPE DIEHL6
HELOISA HELENA CAMPELO RODRIGUES DA ROCHA4
IURI MORAES BRAHM
JÉFERSON BUGONI4
LISIANE GASTAL PEREIRA4
LUCCA LILLES GALVAO MACHADO
MAURO MASCARENHAS5

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