Nome do Projeto
Comunicação do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter: compartilhando saberes e divulgando ciência
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/08/2024 - 04/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter trata-se de um órgão suplementar do Instituto de Biologia da UFPel. Seu acervo se formou a partir da coleção de quadros entomológicos e aves taxidermizadas de Carlos Ritter e, atualmente, possui uma expressiva e importante coleção ligada às ciências biológicas que se caracteriza essencialmente por acervos zoológicos. O museu possui um enorme potencial de despertar o interesse do público, utilizando o seu acervo para ações de educação ambiental, que visam chamar a atenção para a importância da biodiversidade e da preservação do meio ambiente.
Os museus são espaços voltados para a salvaguarda e comunicação das coleções que estão sob sua tutela. Segundo Cury (2005), as instituições museais se utilizam de diferentes formas para a comunicação com o público, podendo ser elas de formas lato sensu (artigos científicos, material didático, catálogos, vídeos, entre outros), ou na forma stricto sensu, que corresponde a exposição. Ainda segundo a autora, as exposições se caracterizam como o principal espaço de comunicação dos museus, pois é durante o processo expositivo que o auge da interação entre humanidade e objeto acontece, caracterizando o fato museal (GUARNIERI, 1990, apud Cury, 2005). Além disso, a exposição inclui também o discurso da instituição, sendo assim uma grande oportunidade do museu construir um diálogo com o público.
Tendo isso em vista, o presente projeto visa abarcar as diferentes formas de comunicação que são utilizadas no museu, tendo em vista a divulgação científica. Nesse sentido, serão realizadas ações como a elaboração e mediação das exposições, a interação com o público através das redes sociais, a divulgação de atividades nos veículos de imprensa local, a produção de materiais didáticos, a realização de ações educativas, a produção de artigos científicos, dentre outras ações que tenham como fim a comunicação com o público e a divulgação das atividades do museu.
Objetivo Geral
Comunicar e popularizar o patrimônio da área das ciências naturais, ou áreas correlatas, buscando o estímulo de forma dialógica à reflexão e ao pensamento crítico da sociedade com relação à importância da conservação da biodiversidade, conforme a missão do museu.
Justificativa
Tendo em vista o compromisso social das instituições museológicas de salvaguarda e divulgação do patrimônio, e que os museus universitários são um importante canal de comunicação entre a sociedade e o conhecimento científico que circula nas instituições de ensino superior, faz-se necessário que os museus desenvolvam estratégias para estarem aptos ao atendimento da ampla diversidade do público visitante.
Desta forma, as ações previstas no projeto buscam a qualificação dos processos de extroversão das coleções do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, visto que “no âmbito dos museus, a revitalização do patrimônio passa não só pela forma como o preserva e estuda, mas também pela forma como o disponibiliza e transmite, como o comunica ao seu público” (ROQUE, 2010, p. 51).
Destaca-se também que as estratégias de comunicação com o público são fundamentais para a aproximação da comunidade com as ações realizadas no museu, pois além das instituições museais tratarem-se de locais de gestão da informação, também devem estes agir de forma a “incentivar um diálogo franco e de igual perspectiva com a sua comunidade, conhecendo a sua opinião e interagindo, visando um processo de construção comum de cultura” (BEITES, 2011, p. 19).
Sendo assim, através da sistematização dos processos de comunicação do museu, o projeto irá reverberar em melhorias no diálogo com o público ao elaborar diferentes formas de compartilhar temas e conteúdos trabalhados na instituição, dinamizando assim a relação com os visitantes, possibilitando também atrair novos públicos, além de contribuir com o processo de difusão da ciência e cultura.
Desta forma, as ações previstas no projeto buscam a qualificação dos processos de extroversão das coleções do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, visto que “no âmbito dos museus, a revitalização do patrimônio passa não só pela forma como o preserva e estuda, mas também pela forma como o disponibiliza e transmite, como o comunica ao seu público” (ROQUE, 2010, p. 51).
Destaca-se também que as estratégias de comunicação com o público são fundamentais para a aproximação da comunidade com as ações realizadas no museu, pois além das instituições museais tratarem-se de locais de gestão da informação, também devem estes agir de forma a “incentivar um diálogo franco e de igual perspectiva com a sua comunidade, conhecendo a sua opinião e interagindo, visando um processo de construção comum de cultura” (BEITES, 2011, p. 19).
Sendo assim, através da sistematização dos processos de comunicação do museu, o projeto irá reverberar em melhorias no diálogo com o público ao elaborar diferentes formas de compartilhar temas e conteúdos trabalhados na instituição, dinamizando assim a relação com os visitantes, possibilitando também atrair novos públicos, além de contribuir com o processo de difusão da ciência e cultura.
Metodologia
Para a realização do projeto de comunicação do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, serão adotadas uma série de estratégias que visam a divulgação do museu em diferentes vertentes. Sendo assim, a atuação se dará através de:
Elaboração das narrativas de comunicação das exposições realizadas pelo MCNCR buscando parcerias com diferentes áreas do conhecimento, como biologia, museologia, design, história, entre outros;
Treinamento dos mediadores realizado de forma contínua semestralmente por professores, pesquisadores, alunos e demais profissionais relacionados à temática do museu através de oficinas e/ou palestras;
Implementação de um roteiro de mediação, tanto geral do museu, quanto específicos que sejam voltados para exposições temporárias;
Incremento das redes sociais do museu através da criação de calendários e roteiros de postagens;
Produção de artigos e participação em seminários e demais eventos acadêmicos;
Desenvolvimento de ações educativas relativas às exposições do museu, como oficinas, minicursos, palestras, entre outros, com eventuais parcerias com demais áreas do conhecimento e produção de material didático;
Produção de material para divulgação na imprensa local;
Implementação de formulário para grupos buscando a adequação da mediação às diferentes necessidades;
Realização de pesquisas de público, tendo em vista o retorno da comunidade com relação às estratégias adotadas, buscando adequar a comunicação às necessidades demandadas.
Elaboração das narrativas de comunicação das exposições realizadas pelo MCNCR buscando parcerias com diferentes áreas do conhecimento, como biologia, museologia, design, história, entre outros;
Treinamento dos mediadores realizado de forma contínua semestralmente por professores, pesquisadores, alunos e demais profissionais relacionados à temática do museu através de oficinas e/ou palestras;
Implementação de um roteiro de mediação, tanto geral do museu, quanto específicos que sejam voltados para exposições temporárias;
Incremento das redes sociais do museu através da criação de calendários e roteiros de postagens;
Produção de artigos e participação em seminários e demais eventos acadêmicos;
Desenvolvimento de ações educativas relativas às exposições do museu, como oficinas, minicursos, palestras, entre outros, com eventuais parcerias com demais áreas do conhecimento e produção de material didático;
Produção de material para divulgação na imprensa local;
Implementação de formulário para grupos buscando a adequação da mediação às diferentes necessidades;
Realização de pesquisas de público, tendo em vista o retorno da comunidade com relação às estratégias adotadas, buscando adequar a comunicação às necessidades demandadas.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto visa como resultado a qualificação da informação extrovertida e da narrativa do museu, além da valorização e divulgação do patrimônio da UFPel. Sendo assim, as ações previstas visam:
Aproximação com a comunidade através do estabelecimento de um diálogo mais alinhado com os diferentes públicos do museu;
Qualificação dos alunos envolvidos nas diferentes atividades;
Ampliação do alcance do museu através do uso das redes sociais;
Comunicação mais alinhada com os objetivos do museu e das suas exposições;
Produção de materiais didáticos e de artigos científicos.
Aproximação com a comunidade através do estabelecimento de um diálogo mais alinhado com os diferentes públicos do museu;
Qualificação dos alunos envolvidos nas diferentes atividades;
Ampliação do alcance do museu através do uso das redes sociais;
Comunicação mais alinhada com os objetivos do museu e das suas exposições;
Produção de materiais didáticos e de artigos científicos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA VICTORIA NEUMANN | |||
ARTHUR RODRIGUES TAVARES | |||
CAMILLE QUINTANA CAMPOS | |||
CAROLINA PERAÇA SILVEIRA | 6 | ||
CRISTIANO AGRA ISERHARD | 5 | ||
DANIEL DIAS QUADRO | |||
FELIPE DIEHL | 7 | ||
GIOVANA SCHIAVON BARREIRA | |||
HELOISA HELENA CAMPELO RODRIGUES DA ROCHA | 4 | ||
HIAGO LIMA XAVIER | |||
ISABELLE FRANCK KOSCHIER | |||
IURI MORAES BRAHM | |||
JOAO VICTOR DOS SANTOS ROSSALES | |||
KAUA TREICHEL GRUTZMANN | |||
KETELLIN DUARTE GONCALVES | |||
LEAN D OLIVEIRA GONCALVES PINTO | |||
LISIANE GASTAL PEREIRA | 4 | ||
LUCCA LILLES GALVAO MACHADO | |||
Leandro Freitas Pereira | |||
MAURO MASCARENHAS | 6 | ||
Sarah Fernandes | |||
VITORIA NOBRE DOS SANTOS |