Nome do Projeto
VIII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/07/2024 - 10/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O VIII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática é um evento que reunirá professores, estudantes e pesquisadores de diversos níveis de ensino, com o objetivo de fomentar a discussão e a produção de materiais didáticos digitais na área de Matemática. O festival ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto de 2024, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas/RS, e contará com a participação de 100 pessoas de todo o Brasil.
Objetivo Geral
Promover a integração entre diferentes níveis de ensino: Estimular a troca de experiências e conhecimentos entre professores e estudantes do ensino fundamental, médio e superior.
Incentivar a produção de vídeos educativos: Motivar a criação de materiais digitais que possam ser utilizados como recursos didáticos em aulas de Matemática.
Fomentar a inovação pedagógica: Divulgar práticas inovadoras no ensino da Matemática, através do uso de tecnologias digitais.
Fortalecer a comunidade acadêmica: Proporcionar um espaço de encontro e discussão para pesquisadores da área de Educação Matemática.
Incentivar a produção de vídeos educativos: Motivar a criação de materiais digitais que possam ser utilizados como recursos didáticos em aulas de Matemática.
Fomentar a inovação pedagógica: Divulgar práticas inovadoras no ensino da Matemática, através do uso de tecnologias digitais.
Fortalecer a comunidade acadêmica: Proporcionar um espaço de encontro e discussão para pesquisadores da área de Educação Matemática.
Justificativa
A utilização de tecnologias digitais no ensino de Matemática tem se mostrado uma estratégia eficaz para engajar os alunos e facilitar a compreensão de conceitos complexos. O VIII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática busca responder a essa demanda, promovendo a produção e o compartilhamento de vídeos educativos. Além disso, o evento proporciona um espaço de troca de experiências e boas práticas, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos participantes e para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática no Brasil.
Metodologia
Convite e seleção de vídeos: Lançamento de edital para submissão de vídeos educativos na área de Matemática, seguido de um processo de avaliação por uma comissão de especialistas.
Júri popular: os vídeos classificados na 1ª etapa são disponibilizados no YouTube para que a comunidade em geral possa conhecer e curtir os vídeos.
Organização do evento: Planejamento logístico para recepção dos participantes, incluindo reserva de espaços, equipamentos e materiais necessários.
Realização do evento: Programação de atividades formativas com especialistas em Educação Matemática e produção de vídeos educativos.
Exibição e discussão dos vídeos: Sessões de apresentação dos vídeos selecionados, seguidas de debates sobre as metodologias e práticas apresentadas.
Avaliação e premiação: Escolha dos melhores vídeos com premiação dos destaques do festival (categoria júri popular e júri técnico).
Júri popular: os vídeos classificados na 1ª etapa são disponibilizados no YouTube para que a comunidade em geral possa conhecer e curtir os vídeos.
Organização do evento: Planejamento logístico para recepção dos participantes, incluindo reserva de espaços, equipamentos e materiais necessários.
Realização do evento: Programação de atividades formativas com especialistas em Educação Matemática e produção de vídeos educativos.
Exibição e discussão dos vídeos: Sessões de apresentação dos vídeos selecionados, seguidas de debates sobre as metodologias e práticas apresentadas.
Avaliação e premiação: Escolha dos melhores vídeos com premiação dos destaques do festival (categoria júri popular e júri técnico).
Indicadores, Metas e Resultados
Número de vídeos submetidos: Quantidade de vídeos recebidos para avaliação, indicando o interesse e a participação da comunidade.
Qualidade dos vídeos: Avaliação qualitativa dos vídeos apresentados, considerando critérios como criatividade, clareza e pertinência pedagógica.
Participação no evento: Número de inscritos e presença efetiva no festival, medindo o alcance e a adesão ao evento.
Satisfação dos participantes: Feedback dos participantes através de questionários de avaliação, verificando a satisfação com a organização e os conteúdos apresentados.
Impacto na prática docente: Análise do impacto do festival na prática docente dos participantes, através de pesquisas de acompanhamento após o evento.
Qualidade dos vídeos: Avaliação qualitativa dos vídeos apresentados, considerando critérios como criatividade, clareza e pertinência pedagógica.
Participação no evento: Número de inscritos e presença efetiva no festival, medindo o alcance e a adesão ao evento.
Satisfação dos participantes: Feedback dos participantes através de questionários de avaliação, verificando a satisfação com a organização e os conteúdos apresentados.
Impacto na prática docente: Análise do impacto do festival na prática docente dos participantes, através de pesquisas de acompanhamento após o evento.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA PRANKE | |||
ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA | 55 | ||
ANDRIELI EBLING FANKA DA CUNHA | |||
BIANCA SCHULZ VARGAS | |||
BRUNA VINHOLES LOPES | |||
CARLA DENIZE OTT FELCHER | 115 | ||
CAROLINE RODRIGUES SOARES | |||
CÍCERO NACHTIGALL | 55 | ||
DANIEL KEGLIS DE SOUSA | 55 | ||
DANIELLE BARTZ SODRE | |||
FABIANE VALENTE HARTER | |||
GIULIA CARDOSO MATTOS SOARES | |||
GLAUCIA POTENZA SOARES | 3 | ||
KAREN KLUG KRUGER | |||
LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN | 20 | ||
LAUANDA DA SILVA FURTADO | |||
LUANA DE VARGAS CAVALHEIRO | |||
MATHEUS NOGUEIRA LOPES | |||
Michelsch João da Silva | |||
NELITIANE SOARES DOS SANTOS | |||
POLLYANE VIEIRA DA SILVA | 55 | ||
RAFAEL MONTOITO TEIXEIRA | |||
TAMIRES KLUG SCHIMMELPFENNIG | |||
TANISE PAULA NOVELLO | |||
Thais Philipsen Grutzmann | 25 | ||
VICENTE PEDRO DA SILVA NETO |