Nome da Atividade
CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA
CÓDIGO
01230079
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Hidrologia aplicada à conservação do solo e da água. Compactação do solo. Erosão Eólica. Erosão hídrica. Fatores que afetam a erosão hídrica. Degradação do solo e da água pela erosão. Sistemas de cultivo e o controle da erosão hídrica. Práticas de conservação do solo e da água. Degradação e recuperação do solo. Modelagem da erosão hídrica. Planejamento conservacionista.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender os fatores e processos erosivos relacionados à degradação do solo e da água e identificar a relação destes com sistemas e práticas conservacionistas adequadas.

Conteúdo Programático

Unidade 1. Hidrologia aplicada à conservação do solo e da água
- Ciclo hidrológico (precipitação, infiltração, escoamento superficial)
- Bacia Hidrográfica
- Conservação do solo e da água em bacias hidrográficas
Unidade 2. Compactação do solo
- Definições
- Causas e efeitos
- Identificação
- Limites críticos de parâmetros físicos
Unidade 3. Erosão hídrica
- Mecânica da erosão hídrica
- Formas de manifestação da erosão hídrica
Unidade 4. Erosão eólica
- Fundamentos da erosão eólica
- Principais fatores que influenciam na erosão eólica
Unidade 5. Fatores que afetam a erosão hídrica
- Erosividade
- Erodibilidade
- Relevo
- Uso do solo e manejo da cobertura
- Práticas conservacionistas
Unidade 6. Sistemas de cultivo e o controle da erosão hídrica
- Preparo convencional
- Plantio direto
- Plantas de cobertura
Unidade 7. Práticas de conservação do solo e da água
- Práticas não mecânicas
- Práticas mecânicas
Unidade 8. Planejamento conservacionista
- Capacidade de uso da terra
- Planejamento conservacionista
Unidade 9. Modelagem da erosão hídrica
- Métodos em campo
- Métodos em laboratório
- Modelos de predição da erosão e produção de sedimentos
Unidade 10. Degradação e recuperação do solo
- Formas de degradação do solo e da água
- Consequências da degradação do solo e da água
- Recuperação e estabilização de solos degradados por erosão

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Barros, C.A.P.; Nunes, M.C.M.N.; Bayer, C. et al. Manejo e conservação do solo e da água. Santa Maria, RS: Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2023. 488 p. ISBN 978-65-992884-3-2.
  • Lepsch, I.F.; Espindola, C.R.; Filho, O. J. V.; Hernani, L.C.; Siqueira, D.S. Manual para levantamento utilitário do meio físico e classificação de terras no sistema de capacidade de uso. 1a. ed. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015. 170 p. il. ISBN: 978-85-86504-12-9.
  • Tiecher, T. (org.). Manejo e conservação do solo e da água em pequenas propriedades rurais no sul do Brasil: práticas alternativas de manejo visando a conservação do solo e da água [recurso eletrônico]/Org. Tales Tiecher – Porto Alegre: UFRGS, 2016 186 p.; il. ISBN 978-85-9489-010-8. Acesso em 26/07/2025, disponível on-line no endereço: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/149123/001005239.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Bibliografia Complementar:

  • BACK, Á. J. Estimativas de perdas de solo por erosão hídrica por meio da Equação Universal de Perdas de Solo. Florianópolis: Epagri, 2023. 80p. (Epagri. Boletim Técnico, 210). ISSN 2674-9513
  • BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do Solo. 9.ed., São Paulo. Ed. Ícone. 2014. 355p. ISBN: 978-85-274-0980-3
  • DENARDIN, J.E.; KOCHHANN, R.A.; FLORES, C.F.; FERREIRA, T.N.; CASSOL, E.A.; MONDARDO, A.; SCHWARZ, R.A. Manejo de enxurrada em sistema plantio direto. Porto Alegre: Fórum Estadual de Solo e Água, 2005, 78p.
  • PRADO, R.B.; TURETTA, A.P.D.; ANDRADE, A.G.de (Org.) Manejo e Conservação do Solo e da Água no Contexto das Mudanças Ambientais. EMBRAPA – SOLOS, Rio de Janeiro, 2010, 486. p. ISBN: 978-85-85864-32-3. Acesso em 23/07/2025, disponível on-line no endereço: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/859117/1/livromanejo.pdf
  • PRUSKI, F.F. Conservação de solo e água: Práticas mecânicas para o controle da erosão hídrica. 3.ed. Viçosa: Ed. UFV. 2006. 216p.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2025 / 2 14 12 Manejo e Conservação do Solo e da Água (Doutorado)
Manejo e Conservação do Solo e da Água (Mestrado acadêmico)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
MARIA CANDIDA MOITINHO NUNES
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA Sistemas de Produção Agrícola Familiar (Mestrado acadêmico)
CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA Agronomia (Mestrado acadêmico)
CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA Manejo e Conservação do Solo e da Água (Mestrado acadêmico)
CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA Sistemas de Produção Agrícola Familiar (Doutorado)
CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA Agronomia (Doutorado)
CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA Manejo e Conservação do Solo e da Água (Doutorado)

Página gerada em 12/08/2025 13:30:33 (consulta levou 0.155703s)