Nome da Disciplina
FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC.
CÓDIGO
17360062
Carga Horária
45 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos das relações entre cultura, trabalho, sociedade e educação. A disciplina percorre a
história da educação brasileira mostrando suas principais dimensões filosóficas, sociais e
políticas. Inicia-se no chamado movimento "Escola Nova” e se atualiza aos dias atuais,
focando, especialmente, as principais políticas para o setor educacional.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer as principais correntes teórico-filosóficas e sócio-históricas da educação
brasileira, bem como os pressupostos que as fundamentam com o intuito de refletir sobre o seu contexto histórico e suas implicações nas políticas de formação de professores e no
fazer pedagógico

 

Objetivos Específicos:

- Identificar e caracterizar as principais tendências pedagógicas na educação brasileira,
analisando sua influência no fazer pedagógico;
- Analisar o conjunto de relações sociais, de trabalho, de consumo, dentre outras que
constituem os processos educativos e o homem como um ser histórico;
- Discutir sobre os objetivos gerais da Educação Básica, no que dizem respeito à
aprendizagem, propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN) 9394/96.
- Desenvolver expressão oral e escrita;

Conteúdo Programático

UNIDADE I – Movimento Escolanovista;
UNIDADE II – Educação Brasileira no contexto da Educação para Todos;
Movimentos de interiorização e expansão da Educação Superior no Brasil;
UNIDADE III – Cultura, Trabalho, Sociedade e Educação; Principais pensadores em
educação;
UNIDADE IV - Políticas de formação de professores na modalidade a distância;
UNIDADE V - Legislação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira –
LDBEN 9394/96 e Plano Nacional de Educação – Lei 13005/14;
UNIDADE VI – Revisão
UNIDADE VII – Avaliação Somativa

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Herval (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Restinga Sêca (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Novo Hamburgo (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Sapiranga (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Camargo (Licenciatura)
FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Panambi (Licenciatura)
FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Rosário do Sul (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Três Passos (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC. Letras - Espanhol - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)

Página gerada em 15/06/2019 23:57:27 (consulta levou 0.131444s)