Program Name / Conceitos (*)
Enade (2022)3CPC (2022)4CC (2014)4
Level / Degree
Undergraduate / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
6800
Código e-MEC
1102999
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
PAVE 2025/111121112111
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
SISU 2025/122316141644
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1827 de 23 de novembro de 2012.
Curso reconhecido pela Portaria nº 70 de 29/01/2015. Publicada no D.O.U. de 30/01/2015.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 949 de 30/08/2021. Publicada na Seção 1, página 56 do D.O.U de 31/08/2021.

Contextualization

Objectives

a) formar profissionais para exercerem o papel de agentes, intermediários e interlocutores entre instituições e suas contrapartes homólogas no exterior, servindo como analistas e executores de políticas, programas, projetos e intercâmbios que possuem interface internacional.
b) capacitar recursos humanos voltados a fomentar e estimular o processo de fortalecimento da integração regional, a partir de uma perspectiva de integração latino-americana e do MERCOSUL.
c) preparar profissionais capazes de desenvolver programas de pesquisa, atividades de extensão comunitária, projetos de formação continuada e eventos intra e extra-institucionais;
d) estabelecer formas diversas de cooperação acadêmica internacional, como intercâmbios acadêmicos, convênios institucionais com organizações nacionais e/ou internacionais, com intuito de aprimorar o aperfeiçoamento profissional.

Egress Profile

Competencies and abilities

 
    1. Aplicação dos conhecimentos nas áreas estudadas ao longo do curso: Política, Economia, História Geografia e Direito, bem como nas suas subáreas elencadas na grade curricular do curso.
    2. Atuação em organizações governamentais e não-governamentais, além de agências na esfera bilateral e multilateral e nos mais diversos ambientes que fomentam a cooperação.
    3. Execução de tarefas e atividades de alta complexidade que estejam coadunadas com os conceitos e teorias das Relações Internacionais, tanto no setor público (governamental e não-governamental), quanto nos diversos campos do setor privado;
    4. Compreensão e análise dos cenários internacionais caracterizados pela complexa dinâmica do mundo atual, a partir do entendimento dos diversos fenômenos de caráter global que interagem e atuam de modo contundente no sistema internacional.

Study plan

Procedures and methodologies

Evaluation of teaching and learning

O rendimento acadêmico será realizado por disciplina, sendo exigida a nota 7,0 (sete) para aprovação. Os alunos com média inferior a 3,0 (três) estão reprovados, os demais deverão realizar exame final, que contemplará todo conteúdo programático da matéria durante o semestre. Os alunos que realizarem o exame serão aprovados se a média aritmética simples entre a nota do exame e a média do semestre for igual ou superior a 5,0 (cinco).

Ao aluno será permitida a ausência de até 25% das aulas presenciais. A verificação de comparecimento é obrigatória e será realizada pelo professor em cada encontro com o corpo discente na sala de aula, fundamentado no artigo 47, parágrafo 3º, da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394, de 1996).

O professor de cada disciplina deverá realizar um mínimo de duas avaliações ao longo do semestre para a obtenção da média semestral (os pesos de cada avaliação serão determinados pelo professor). 

Integration with research and postgraduate studies

A grade curricular do Curso de Relações Internacionais da UFPel é marcadamente interdisciplinar, reunindo disciplinas de áreas diversas do conhecimento: história, geografia,  política, economia e o direito. O exercício pedagógico da interdisciplinaridade, por outro lado, deverá se operar concretamente a partir de atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas a partir de grupos de trabalho interdisciplinares, orientados por professores das diversas áreas que atuam no curso, bem como pelo incentivo permanente à análise interdisciplinar de cada questão relacionada à conjuntura e ao contexto internacionais.

Por outro lado, os projetos e programas de pesquisa relacionados ao curso deverão dialogar com as necessidades diretas da comunidade regional, orientando – portanto – a formação de projetos e programas de extensão vinculados diretamente à pesquisa, num processo dialógico entre universidade e comunidade, no sentido de que a investigação científica seja socialmente orientada e de que seus resultados sejam socializados.
 

Follow-up of graduates

O Curso de Bacharelado em Relações Internacionais estimula a interlocução e as relações contínuas com os(as) seus egressos(as), por meio da colaboração em atividades dos Projetos Unificados coordenados por seus docentes (em ações de ensino, pesquisa e extensão).

No ano de 2020 foi cadastrado o Projeto Unificado 2979 - Relações Internacionais da UFPel: seus 10 anos e novas perspectivas, com vigência entre 2020-2024. Sob seu amparo, entre outras ações, foi conduzida a pesquisa 9750 - Relações Internacionais UFPel 10 anos: Perfil dos Egressos. Os resultados foram consolidados em um Relatório Técnico divulgado no âmbito do Curso, dados gerais divulgados no seu website (https://wp.ufpel.edu.br/ri/egressos/) e trabalhos em eventos acadêmicos. Um dos resumos expandidos: “Egressos de Relações Internacionais: inserção no mundo do trabalho”, foi apresentado oralmente por acadêmica voluntária da ação, na 7ª Semana Integrada de Inovação, Ensino e Pesquisa (2021), tendo sido agraciado como “Destaque de Sala” por sua contribuição para o curso, quanto ao acompanhamento dos egressos. (O trabalho está disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2021/CH_01604.pdf). Os resultados das ações do referido projeto têm subsidiado discussões sobre oportunidades de melhoria no âmbito do Núcleo Docente Estruturante do Curso.

Além das iniciativas citadas, os(as) egressos(as) são estimulados(as) a manter seus cadastros atualizados e a realizar depoimentos sobre o curso e suas trajetórias no portal de acompanhamento dos egressos da UFPel (https://wp.ufpel.edu.br/egresso/). Dessa forma, o curso contribui com a consolidação da política de acompanhamento dos egressos da instituição e também se utiliza de dados fornecidos pelo Portal para as discussões no âmbito do Núcleo Docente Estruturante.  

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada

Location and contacts

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