Resumo
Possui doutorado em Educação (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou estágio de pós-doutorado - PNPD/CAPES (2013-2014) e pós-doutorado sênior/CNPq (2016-2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ME/DO) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor Associado do Instituto de Educação (IE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (ME/DO) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é bolsista de produtividade N2 do CNPq/Educação, coordenador do GT6 Educação Popular da ANPED (2024-2025), pesquisador associado da Cátedra Unesco Educação para a cidadania global e justiça socioambiental e membro do Comitê de Assessoramento da área de Educação da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS. Dirigiu o Centro de Estudos Latino-Americanos em Pesquisa e Educação (CELAPED), e lidera o grupo de pesquisa/CNPq Educação e Pesquisa na América Latina: convergências teóricas e metodológicas. É autor, coautor e organizador de obras como: Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica (Appris); Paulo Freire, Jürgen Habermas e o ideal formativo da educação popular: cidadão ou sujeito social? (CRV); Educação popular e docência (Cortez). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular, formação docente e pesquisa participante.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2003)
Especialização em Especialização Em Filosofia Moral e Política (Universidade Federal de Pelotas, 2002)
Graduação em Licenciatura Plena Em Geografia (Universidade Federal de Pelotas, 1996)
Áreas de atuação
Educação - Educação Popular e formação docente
Educação - Educação Popular e Políticas Públicas
Educação - Filosofia e História da Educação
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GEOGRAFIA ESCOLAR: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DE PELOTAS/RS | 29/10/2019 | 31/12/2022 | 2 | |
O processo participativo de elaboração do Atlas Geográfico Escolar de Canguçu-RS | 08/04/2019 | 31/12/2022 | 2 | |
AS DIMENSÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS DA PARTICIPAÇÃO NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRECOORDENADOR DO PROJETO | 01/03/2019 | 28/02/2022 | 8 | |
ELABORAÇÃO PARTICIPATIVA DO ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE CANGUÇU-RSCOORDENADOR DO PROJETO | 27/05/2019 | 28/05/2021 | 4 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Laboratório de Ensino de Cartografia | 08/04/2019 | 31/12/2019 | 4 | |
Programa de Monitoria da UFPEL | 01/04/2019 | 01/02/2027 | 1 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
RODAS/REDES DE CONVERSA - “NÓS” DA EDUCAÇÃO POPULARCOORDENADOR DO PROJETO | 02/05/2023 | 05/09/2023 | 2 | |
A Ciência começa na escola: laboratório interdisciplinar de Ciências para a Educação BásicaCOORDENADOR DO PROJETO | 02/01/2020 | 01/01/2022 | 4 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2023/2 | M1 | METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA I Horários
| 27+9 | Geografia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2023/2 | 1 | PROJETOS INTEGRADORES Horários
| 0+0 | Geografia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2023/2 | T14 | MONOGRAFIA II | 72+0 | Geografia (Bacharelado - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.