Nome do Projeto
Projeto de ensino: fortalecendo articulação entre teoria e prática na formação em enfermagem - 2017
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Enfermagem
Resumo
O currículo da Faculdade de Enfermagem se caracteriza por uma formação orientada por competências voltadas para a construção do conhecimento no processo ensino aprendizagem em uma perspectiva que favoreça um estudante com uma postura pró-ativa, com vistas a aprender a aprender. Esta proposta de formação implica em construir espaços de formação que incluam métodos e ferramentas capazes de contribuir com diferentes formas de aprendizagem, favorecendo processos particularizados do estudante. Assim este projeto pretende contribuir através de espaços e atividades que permitam o desenvolvimento de habilidades e competências esperadas na formação em enfermagem, particularmente no que se refere a espaços protegidos de ensino: laboratórios de simulação e anátomo-funcional; laboratórios de buscas, leituras e produção textual e suporte teórico- pratico de atividades no território e em serviços de saúde.

Objetivo Geral

Desenvolver programa de monitoria junto aos componentes curriculares e disciplinas vinculadas ao curso de graduação em Enfermagem, com vistas a fortalecer a articulação entre teoria e prática em contextos e cenários, buscado formas de combater os índices de reprovação e retenção e oferecendo espaços protegidos de ensino-aprendizagem

Justificativa

A graduação em Enfermagem desde 2009 implementou um currículo orientado pelo construtivismo a partir do desenvolvimento de habilidades e competências, orientadas pelo Sistema Único de Saúde, necessárias a formação de um enfermeiro generalista, critico e reflexivo. Nesta perspectiva metodológica é necessário a exposição precoce nos cenários de aprendizagem, espaços protegidos de formação, metodologias que permitam o aprender a prender e suporte de facilitadores, estes docentes, enfermeiros, profissionais de saúde e monitores.
Atualmente no Curso de graduação em enfermagem contamos 452 estudantes com vinculo institucional que apresentam rendimento acadêmico entre 54,39% na disciplina de genética, 66% em patologia, 68% em fisiologia e farmacologia. Nos componentes curriculares da Enfermagem, cujas cargas horarias semanais variam entre 12 e 27 horas temos mantido, com a contribuição de monitores rendimento acadêmico superior a 80%.
Assim o presente projeto de ensino busca atender a demanda coletiva do Curso de Enfermagem, no sentido de manter um adequado rendimento acadêmico entre os componentes curriculares de Enfermagem e atuar no sentido de melhorar o rendimento em disciplinas do ciclo básico, o que já vem ocorrendo desde a atuação de monitores em 2016.

Metodologia

Componente curricular Monitores Planejamento
Genética 1 Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes, auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos.
Patologia geral 1 Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes, auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos
Fisiologia 1 Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes, auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos
Farmacologia 1 Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes, auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos
UCE I 1 Participar no planejamento e execução de atividades de simulação e síntese;
Contribuir nos processos avaliativos nos diferentes cenários;
Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes do componente;
Auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos;
Auxiliar em atividades práticas desenvolvidas no território - - Unidades Básicas de Saúde: Sitio Floresta, Vila Princesa, Barro Duro, Simões Lopes e Bom Jesus
2 Participar no planejamento e execução de atividades de simulação e síntese;
Contribuir nos processos avaliativos nos diferentes cenários;
Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes do componente;
Auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos;
Auxiliar em atividades práticas desenvolvidas no território - - Unidades Básicas de Saúde: Sitio Floresta, Vila Princesa, Barro Duro, Simões Lopes e Bom Jesus
3 Participar no planejamento e execução de atividades de simulação e síntese;
Contribuir nos processos avaliativos nos diferentes cenários;
Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes do componente;
Auxiliar estudantes com dificuldades

Resultados Esperados

Componente curricular Monitores Resultados esperados
Qualificar a formação e reduzir reprovação e retenção nas disciplinas de genética, patologia geral, fisiologia e farmacologia;
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de simulação, síntese e território - Unidade Básica de Saúde Barro Duro, Bom Jesus, Areal, Sitio Floresta, Navegantes e Vila Municipal nas UCEI, UCEII e UCEIII, UCEVII e UCEVIII
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de simulação, síntese e unidades de internação hospitalar no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e Hospital Escola - HE nas UCEIV, UCEV e UCEVI
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de síntese e unidades de internação hospitalar no Hospital Escola – UFPel e Pronto Socorro de Pelotas na UCEVI
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de simulação, síntese e unidades de internação hospitalar – pediatria no Hospital Escola - UFPel
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de simulação, síntese e unidades de internação hospitalar- maternidade no Hospital Escola - UFPel
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de simulação, síntese e território - Centro de atenção psicossocial Fragata, Castelo, Zona Norte, Porto e Baronesa

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto pedagógico da graduação em enfermagem se diferencia ao efetivar um projeto orientado pelas diretrizes nacionais em uma perspectiva de particularização do processo ensino-aprendizado, em cenários protegidos.
Desde a implementação do PPP é possível identificar um fortalecimento da postura crítica e reflexiva dos estudantes, incluindo uma inserção em diferentes espaços de formação, incluindo espaços de articulação social na rede de atenção em saúde e nos movimentos sociais vinculados a área de saúde.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIZE RUTZ PORTO201/06/201731/05/2018
AFRA SUELENE DE SOUSA101/06/201731/05/2018
ALITEIA SANTIAGO DILELIO201/06/201731/05/2018
ANA AMALIA PEREIRA TORRES101/06/201731/05/2018
ANA CLAUDIA GARCIA VIEIRA101/06/201731/05/2018
ARIANE DA CRUZ GUEDES101/06/201731/05/2018
BEATRIZ FRANCHINI101/06/201731/05/2018
BRUNO PEREIRA NUNES101/06/201731/05/2018
CAROLINE DE LEON LINCK101/06/201731/05/2018
CELESTE DOS SANTOS PEREIRA101/06/201731/05/2018
CELMIRA LANGE101/06/201731/05/2018
CHRISTIAN LORET DE MOLA ZANATTI101/06/201731/05/2018
CLARICE ALVES BONOW101/06/201731/05/2018
CLAUDIA MEDEIROS CENTENO GALLO101/06/201731/05/2018
DANIEL NUNES COSTA2001/06/201731/12/2017
DEISI CARDOSO SOARES101/06/201731/05/2018
DENISE GAMIO DIAS101/06/201731/05/2018
DIANA CECAGNO101/06/201731/05/2018
EDA SCHWARTZ101/06/201731/05/2018
ELAINE THUME101/06/201731/05/2018
FELIPE FERREIRA DA SILVA2001/06/201731/12/2017
FERNANDA SANTANA TRISTAO101/06/201731/05/2018
GABRIELE ACOSTA DE VASCONCELLOS2001/06/201731/12/2017
GIANI DA CUNHA DUARTE101/06/201731/05/2018
JANAINA QUINZEN WILLRICH101/06/201731/05/2018
JULIANA GRACIELA VESTENA ZILLMER101/06/201731/05/2018
JULIANA MARTINO ROTH101/06/201731/05/2018
LAÍNE BERTINETTI ALDRIGUI401/06/201731/05/2018
LUCIANE PRADO KANTORSKI101/06/201731/05/2018
MAIRA BUSS THOFEHRN101/06/201731/05/2018
MARILU CORREA SOARES101/06/201731/05/2018
MARINA PEGLOW BUBOLZ2001/06/201731/12/2017
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA201/06/201731/05/2018
NORLAI ALVES AZEVEDO201/06/201731/05/2018
PABLO VIANA STOLZ101/06/201731/05/2018
PALOMA SOUSA LORENZATO201/06/201731/05/2018
PAULA SHAKIRA ARAUJO PEREIRA2001/06/201731/12/2017
RENATA CUNHA DA SILVA101/06/201731/05/2018
RITA MARIA HECK101/06/201731/05/2018
ROSANI MANFRIN MUNIZ201/06/201731/05/2018
ROXANA ISABEL CARDOZO GONZALES101/06/201731/05/2018
RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ201/06/201731/05/2018
SIDNEIA TESSMER CASARIN101/06/201731/05/2018
SILVIA REGINA LOPES GUIMARAES101/06/201731/05/2018
STEFANIE GRIEBELER OLIVEIRA201/06/201731/05/2018
SUEINE VALADAO DA ROSA101/06/201731/05/2018
SUELE MANJOURANY SILVA DURO201/06/201731/05/2018
TANIELY DA COSTA BÓRIO2005/06/201731/12/2017
TATIANE MACHADO DA SILVA SOARES101/06/201731/05/2018
TAÍS ALVES FARIAS2001/06/201729/12/2017
TEILA CEOLIN101/06/201731/05/2018
VALERIA CRISTINA CHRISTELLO COIMBRA101/06/201731/05/2018
VANDA MARIA DA ROSA JARDIM401/06/201731/05/2018
VIVIANE MARTEN MILBRATH101/06/201731/05/2018

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