Nome do Projeto
Projeto de ensino: fortalecendo articulação entre teoria e prática na formação em enfermagem - 2017
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Enfermagem
Resumo
O currículo da Faculdade de Enfermagem se caracteriza por uma formação orientada por competências voltadas para a construção do conhecimento no processo ensino aprendizagem em uma perspectiva que favoreça um estudante com uma postura pró-ativa, com vistas a aprender a aprender. Esta proposta de formação implica em construir espaços de formação que incluam métodos e ferramentas capazes de contribuir com diferentes formas de aprendizagem, favorecendo processos particularizados do estudante. Assim este projeto pretende contribuir através de espaços e atividades que permitam o desenvolvimento de habilidades e competências esperadas na formação em enfermagem, particularmente no que se refere a espaços protegidos de ensino: laboratórios de simulação e anátomo-funcional; laboratórios de buscas, leituras e produção textual e suporte teórico- pratico de atividades no território e em serviços de saúde.
Objetivo Geral
Desenvolver programa de monitoria junto aos componentes curriculares e disciplinas vinculadas ao curso de graduação em Enfermagem, com vistas a fortalecer a articulação entre teoria e prática em contextos e cenários, buscado formas de combater os índices de reprovação e retenção e oferecendo espaços protegidos de ensino-aprendizagem
Justificativa
A graduação em Enfermagem desde 2009 implementou um currículo orientado pelo construtivismo a partir do desenvolvimento de habilidades e competências, orientadas pelo Sistema Único de Saúde, necessárias a formação de um enfermeiro generalista, critico e reflexivo. Nesta perspectiva metodológica é necessário a exposição precoce nos cenários de aprendizagem, espaços protegidos de formação, metodologias que permitam o aprender a prender e suporte de facilitadores, estes docentes, enfermeiros, profissionais de saúde e monitores.
Atualmente no Curso de graduação em enfermagem contamos 452 estudantes com vinculo institucional que apresentam rendimento acadêmico entre 54,39% na disciplina de genética, 66% em patologia, 68% em fisiologia e farmacologia. Nos componentes curriculares da Enfermagem, cujas cargas horarias semanais variam entre 12 e 27 horas temos mantido, com a contribuição de monitores rendimento acadêmico superior a 80%.
Assim o presente projeto de ensino busca atender a demanda coletiva do Curso de Enfermagem, no sentido de manter um adequado rendimento acadêmico entre os componentes curriculares de Enfermagem e atuar no sentido de melhorar o rendimento em disciplinas do ciclo básico, o que já vem ocorrendo desde a atuação de monitores em 2016.
Atualmente no Curso de graduação em enfermagem contamos 452 estudantes com vinculo institucional que apresentam rendimento acadêmico entre 54,39% na disciplina de genética, 66% em patologia, 68% em fisiologia e farmacologia. Nos componentes curriculares da Enfermagem, cujas cargas horarias semanais variam entre 12 e 27 horas temos mantido, com a contribuição de monitores rendimento acadêmico superior a 80%.
Assim o presente projeto de ensino busca atender a demanda coletiva do Curso de Enfermagem, no sentido de manter um adequado rendimento acadêmico entre os componentes curriculares de Enfermagem e atuar no sentido de melhorar o rendimento em disciplinas do ciclo básico, o que já vem ocorrendo desde a atuação de monitores em 2016.
Metodologia
Componente curricular Monitores Planejamento
Genética 1 Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes, auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos.
Patologia geral 1 Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes, auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos
Fisiologia 1 Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes, auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos
Farmacologia 1 Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes, auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos
UCE I 1 Participar no planejamento e execução de atividades de simulação e síntese;
Contribuir nos processos avaliativos nos diferentes cenários;
Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes do componente;
Auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos;
Auxiliar em atividades práticas desenvolvidas no território - - Unidades Básicas de Saúde: Sitio Floresta, Vila Princesa, Barro Duro, Simões Lopes e Bom Jesus
2 Participar no planejamento e execução de atividades de simulação e síntese;
Contribuir nos processos avaliativos nos diferentes cenários;
Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes do componente;
Auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos;
Auxiliar em atividades práticas desenvolvidas no território - - Unidades Básicas de Saúde: Sitio Floresta, Vila Princesa, Barro Duro, Simões Lopes e Bom Jesus
3 Participar no planejamento e execução de atividades de simulação e síntese;
Contribuir nos processos avaliativos nos diferentes cenários;
Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes do componente;
Auxiliar estudantes com dificuldades
Genética 1 Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes, auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos.
Patologia geral 1 Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes, auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos
Fisiologia 1 Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes, auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos
Farmacologia 1 Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes, auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos
UCE I 1 Participar no planejamento e execução de atividades de simulação e síntese;
Contribuir nos processos avaliativos nos diferentes cenários;
Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes do componente;
Auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos;
Auxiliar em atividades práticas desenvolvidas no território - - Unidades Básicas de Saúde: Sitio Floresta, Vila Princesa, Barro Duro, Simões Lopes e Bom Jesus
2 Participar no planejamento e execução de atividades de simulação e síntese;
Contribuir nos processos avaliativos nos diferentes cenários;
Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes do componente;
Auxiliar estudantes com dificuldades especificadas diagnosticadas nos processos avaliativos;
Auxiliar em atividades práticas desenvolvidas no território - - Unidades Básicas de Saúde: Sitio Floresta, Vila Princesa, Barro Duro, Simões Lopes e Bom Jesus
3 Participar no planejamento e execução de atividades de simulação e síntese;
Contribuir nos processos avaliativos nos diferentes cenários;
Participar de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes do componente;
Auxiliar estudantes com dificuldades
Resultados Esperados
Componente curricular Monitores Resultados esperados
Qualificar a formação e reduzir reprovação e retenção nas disciplinas de genética, patologia geral, fisiologia e farmacologia;
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de simulação, síntese e território - Unidade Básica de Saúde Barro Duro, Bom Jesus, Areal, Sitio Floresta, Navegantes e Vila Municipal nas UCEI, UCEII e UCEIII, UCEVII e UCEVIII
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de simulação, síntese e unidades de internação hospitalar no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e Hospital Escola - HE nas UCEIV, UCEV e UCEVI
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de síntese e unidades de internação hospitalar no Hospital Escola – UFPel e Pronto Socorro de Pelotas na UCEVI
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de simulação, síntese e unidades de internação hospitalar – pediatria no Hospital Escola - UFPel
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de simulação, síntese e unidades de internação hospitalar- maternidade no Hospital Escola - UFPel
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de simulação, síntese e território - Centro de atenção psicossocial Fragata, Castelo, Zona Norte, Porto e Baronesa
Qualificar a formação e reduzir reprovação e retenção nas disciplinas de genética, patologia geral, fisiologia e farmacologia;
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de simulação, síntese e território - Unidade Básica de Saúde Barro Duro, Bom Jesus, Areal, Sitio Floresta, Navegantes e Vila Municipal nas UCEI, UCEII e UCEIII, UCEVII e UCEVIII
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de simulação, síntese e unidades de internação hospitalar no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e Hospital Escola - HE nas UCEIV, UCEV e UCEVI
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de síntese e unidades de internação hospitalar no Hospital Escola – UFPel e Pronto Socorro de Pelotas na UCEVI
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de simulação, síntese e unidades de internação hospitalar – pediatria no Hospital Escola - UFPel
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de simulação, síntese e unidades de internação hospitalar- maternidade no Hospital Escola - UFPel
Aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão nos cenários de simulação, síntese e território - Centro de atenção psicossocial Fragata, Castelo, Zona Norte, Porto e Baronesa
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto pedagógico da graduação em enfermagem se diferencia ao efetivar um projeto orientado pelas diretrizes nacionais em uma perspectiva de particularização do processo ensino-aprendizado, em cenários protegidos.
Desde a implementação do PPP é possível identificar um fortalecimento da postura crítica e reflexiva dos estudantes, incluindo uma inserção em diferentes espaços de formação, incluindo espaços de articulação social na rede de atenção em saúde e nos movimentos sociais vinculados a área de saúde.
Desde a implementação do PPP é possível identificar um fortalecimento da postura crítica e reflexiva dos estudantes, incluindo uma inserção em diferentes espaços de formação, incluindo espaços de articulação social na rede de atenção em saúde e nos movimentos sociais vinculados a área de saúde.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIZE RUTZ PORTO | 2 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
AFRA SUELENE DE SOUSA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ALITEIA SANTIAGO DILELIO | 2 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ANA AMALIA PEREIRA TORRES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ANA CLAUDIA GARCIA VIEIRA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ARIANE DA CRUZ GUEDES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
BEATRIZ FRANCHINI | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
BRUNO PEREIRA NUNES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
CAROLINE DE LEON LINCK | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
CELESTE DOS SANTOS PEREIRA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
CELMIRA LANGE | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
CHRISTIAN LORET DE MOLA ZANATTI | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
CLARICE ALVES BONOW | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
CLAUDIA MEDEIROS CENTENO GALLO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
DANIEL NUNES COSTA | 20 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
DEISI CARDOSO SOARES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
DENISE GAMIO DIAS | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
DIANA CECAGNO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
EDA SCHWARTZ | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ELAINE THUME | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
FELIPE FERREIRA DA SILVA | 20 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
FERNANDA SANTANA TRISTAO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
GABRIELE ACOSTA DE VASCONCELLOS | 20 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
GIANI DA CUNHA DUARTE | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
JANAINA QUINZEN WILLRICH | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
JULIANA GRACIELA VESTENA ZILLMER | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
JULIANA MARTINO ROTH | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
LAINE BERTINETTI ALDRIGHI | 4 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
LUCIANE PRADO KANTORSKI | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
MAIRA BUSS THOFEHRN | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
MARILU CORREA SOARES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
MARINA PEGLOW BUBOLZ | 20 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA | 2 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
NORLAI ALVES AZEVEDO | 2 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
PABLO VIANA STOLZ | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
PALOMA SOUSA LORENZATO | 2 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
PAULA SHAKIRA ARAUJO PEREIRA | 20 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
RENATA CUNHA DA SILVA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
RITA MARIA HECK | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ROSANI MANFRIN MUNIZ | 2 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ROXANA ISABEL CARDOZO GONZALES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ | 2 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
SIDNEIA TESSMER CASARIN | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
SILVIA REGINA LOPES GUIMARAES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
STEFANIE GRIEBELER OLIVEIRA | 2 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
SUEINE VALADAO DA ROSA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
SUELE MANJOURANY SILVA DURO | 2 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
TANIELY DA COSTA BÓRIO | 20 | 05/06/2017 | 31/12/2017 |
TATIANE MACHADO DA SILVA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
TAÍS ALVES FARIAS | 20 | 01/06/2017 | 29/12/2017 |
TEILA CEOLIN | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
VALERIA CRISTINA CHRISTELLO COIMBRA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
VANDA MARIA DA ROSA JARDIM | 4 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
VIVIANE MARTEN MILBRATH | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |