Nome do Projeto
Programa Estratégico para fortalecer articulação teoria e prática no contexto da formação acadêmica de enfermagem na atenção Integral de saúde Indivíduos e Família
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Enfermagem
Resumo
O estudante de enfermagem durante o período de formação é estimulado a vivenciar práticas na comunidade, tanto em Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, e Hospitais Gerais, por isso, a necessidade de investimento na qualificação do processo ensino-aprendizagem. Nosso currículo é inovador pois possibilita ao acadêmico a aprendizagem de habilidades e competências, sem perder de vista a pratica social e para isso é essencial que possamos contar com o apoio de bolsistas para uma vez que temos experiências bem sucedidas da relação estudante/bolsista na compreensão do aprendizado.

Objetivo Geral

Desenvolver o programa de apoio a permanência do estudante de Enfermagem com vistas a qualificar o processo de formação durante o processo da graduação.

Justificativa

O curso e enfermagem historicamente trabalha com bolsistas que apoiam os estudantes no desempenho de seu
estudo.
Este apoio acadêmico favorece a permanência e a conclusão do curso.
Entretanto, além de manter a qualidade da formação nos componentes curriculares é necessário investir na articulação
com as diferentes áreas do conhecimento que o estudante de enfermagem estará envolvido.
Por isso, nesse momento estamos tentando articular e integrar o conhecimento, além de melhorar categoricamente os
índices de aprovação em algumas disciplinas do básico que temos nos últimos semestres reprovação de até 50%.
Com
isso pretendemos possibilitar aos estudantes esquemas teórico-práticos que favoreçam o entendimento e a integração dos diferentes
conteúdos.

Metodologia

Planejamento e organização de um cronograma com as atividades previstas para cada um de nossos componentes
curriculares. Esse planejamento deverá contar com a participação de cada um dos bolsistas e com os professores
coordenadores de componente.
As atividades deverão acompanhar os conteúdos teóricos e práticos e para isso deverão ser utilizadas salas de aula e
laboratórios.
Os bolsistas deverão planejar esquemas teórico-práticos para facilitar o entendimento dos estudantes que
apresentarem demandas de estudo.
A realização de grupos de estudos terá por finalidade contribuir com a aprendizagem dos estudantes entre os próprios
estudantes. Será proposto ainda que os bolsistas possam acompanhar os professores nos campos práticos do Hospital
Escola, das Unidades Básicas de Saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial.

Resultados Esperados

Qualificar a formação na area profissionalizante e produzir a permanência no curso de enfermagem
Diminuir a retenção nas disciplinas do ciclo básico sobretudo nas disciplinas de histologia, fisiologia, farmacologia,
microbiologia e genética.
Articular e promover a integração entre o conhecimento da área profissionalizante com o conteúdo das disciplinas
básicas
Promover a melhoria do desenvolvimento de habilidades técnicas e clínicas em todos componente curriculares do curso.

Indicadores, Metas e Resultados

Este programa está vinculado ao Colegiado de Curso, aos departamentos da faculdade e enfermagem e a direção da
Unidade.
Temos tido bons resultados de aproveitamento acadêmico nos componentes curriculares os quais dispomos de
bolsistas para acompanhar as necessidades e dificuldades apresentadas pelos estudantes.
Nosso Projeto Pedagógico prevê a articulação entre teoria e prática na perspectiva da interdisciplinaridade. Por isso
precisamos investir na interlocução entre os diferentes conhecimentos e sua aplicação na clinica e na prática do
enfermeiro.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIZE RUTZ PORTO102/05/201831/12/2018
AFRA SUELENE DE SOUSA102/05/201831/12/2018
ALITEIA SANTIAGO DILELIO102/05/201831/12/2018
ANA AMALIA PEREIRA TORRES102/05/201831/12/2018
ANA CLAUDIA GARCIA VIEIRA102/05/201831/12/2018
ARIANE DA CRUZ GUEDES102/05/201831/12/2018
BEATRIZ FRANCHINI102/05/201831/12/2018
BRUNO PEREIRA NUNES102/05/201831/12/2018
CELESTE DOS SANTOS PEREIRA102/05/201831/12/2018
CELMIRA LANGE102/05/201831/12/2018
CHRISTIAN LORET DE MOLA ZANATTI102/05/201831/12/2018
CLARICE ALVES BONOW102/05/201831/12/2018
CLAUDIA MEDEIROS CENTENO GALLO102/05/201831/12/2018
DEISI CARDOSO SOARES102/05/201831/12/2018
DIANA CECAGNO102/05/201831/12/2018
EDA SCHWARTZ102/05/201831/12/2018
ELAINE THUME102/05/201831/12/2018
EVELYN DE CASTRO ROBALLO102/05/201831/12/2018
FERNANDA SANTANA TRISTAO102/05/201831/12/2018
FRANCIELE ROBERTA CORDEIRO102/05/201831/12/2018
GABRIELA LOBATO DE SOUZA1
GIANI DA CUNHA DUARTE102/05/201831/12/2018
JANAINA QUINZEN WILLRICH102/05/201831/12/2018
JOSUE BARBOSA SOUSA102/05/201831/12/2018
JULIANA GRACIELA VESTENA ZILLMER102/05/201831/12/2018
JULIANA MARTINO ROTH102/05/201831/12/2018
JULIANE PORTELLA RIBEIRO102/05/201831/12/2018
LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS102/05/201831/12/2018
LUCIANE PRADO KANTORSKI102/05/201831/12/2018
LUIZA DO AMARAL VIDAL102/05/201831/12/2018
LUIZA HENCES DOS SANTOS102/05/201831/12/2018
MARIANA FONSECA LAROQUE1
MARILU CORREA SOARES102/05/201831/12/2018
MAURILIO DA LUZ RODRIGUES FERNANDES102/05/201831/12/2018
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA202/05/201831/12/2018
NORLAI ALVES AZEVEDO102/05/201831/12/2018
PABLO VIANA STOLZ102/05/201831/12/2018
RENATA CUNHA DA SILVA102/05/201831/12/2018
RITA MARIA HECK102/05/201831/12/2018
ROXANA ISABEL CARDOZO GONZALES102/05/201831/12/2018
RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ102/05/201831/12/2018
SIDNEIA TESSMER CASARIN102/05/201831/12/2018
STEFANIE GRIEBELER OLIVEIRA102/05/201831/12/2018
SUEINE VALADAO DA ROSA102/05/201831/12/2018
SUELE MANJOURANY SILVA DURO102/05/201831/12/2018
TATIANE MACHADO DA SILVA SOARES102/05/201831/12/2018
TEILA CEOLIN102/05/201831/12/2018
VALERIA CRISTINA CHRISTELLO COIMBRA102/05/201831/12/2018
VANDA MARIA DA ROSA JARDIM102/05/201831/12/2018

Página gerada em 18/07/2019 14:46:17 (consulta levou 0.071045s)