Nome do Projeto
Programa Estratégico para fortalecer articulação teoria e prática no contexto da formação acadêmica de enfermagem na atenção Integral de saúde Indivíduos e Família
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Enfermagem
Resumo
O estudante de enfermagem durante o período de formação é estimulado a vivenciar práticas na comunidade, tanto em
Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, e Hospitais Gerais, por isso, a necessidade de investimento na
qualificação do processo ensino-aprendizagem.
Nosso currículo é inovador pois possibilita ao acadêmico a aprendizagem de habilidades e competências, sem perder
de vista a pratica social e para isso é essencial que possamos contar com o apoio de bolsistas para uma vez que temos
experiências bem sucedidas da relação estudante/bolsista na compreensão do aprendizado.
Objetivo Geral
Desenvolver o programa de apoio a permanência do estudante de Enfermagem com vistas a qualificar o processo de formação durante o processo da graduação.
Justificativa
O curso e enfermagem historicamente trabalha com bolsistas que apoiam os estudantes no desempenho de seu
estudo.
Este apoio acadêmico favorece a permanência e a conclusão do curso.
Entretanto, além de manter a qualidade da formação nos componentes curriculares é necessário investir na articulação
com as diferentes áreas do conhecimento que o estudante de enfermagem estará envolvido.
Por isso, nesse momento estamos tentando articular e integrar o conhecimento, além de melhorar categoricamente os
índices de aprovação em algumas disciplinas do básico que temos nos últimos semestres reprovação de até 50%.
Com
isso pretendemos possibilitar aos estudantes esquemas teórico-práticos que favoreçam o entendimento e a integração dos diferentes
conteúdos.
estudo.
Este apoio acadêmico favorece a permanência e a conclusão do curso.
Entretanto, além de manter a qualidade da formação nos componentes curriculares é necessário investir na articulação
com as diferentes áreas do conhecimento que o estudante de enfermagem estará envolvido.
Por isso, nesse momento estamos tentando articular e integrar o conhecimento, além de melhorar categoricamente os
índices de aprovação em algumas disciplinas do básico que temos nos últimos semestres reprovação de até 50%.
Com
isso pretendemos possibilitar aos estudantes esquemas teórico-práticos que favoreçam o entendimento e a integração dos diferentes
conteúdos.
Metodologia
Planejamento e organização de um cronograma com as atividades previstas para cada um de nossos componentes
curriculares. Esse planejamento deverá contar com a participação de cada um dos bolsistas e com os professores
coordenadores de componente.
As atividades deverão acompanhar os conteúdos teóricos e práticos e para isso deverão ser utilizadas salas de aula e
laboratórios.
Os bolsistas deverão planejar esquemas teórico-práticos para facilitar o entendimento dos estudantes que
apresentarem demandas de estudo.
A realização de grupos de estudos terá por finalidade contribuir com a aprendizagem dos estudantes entre os próprios
estudantes. Será proposto ainda que os bolsistas possam acompanhar os professores nos campos práticos do Hospital
Escola, das Unidades Básicas de Saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial.
curriculares. Esse planejamento deverá contar com a participação de cada um dos bolsistas e com os professores
coordenadores de componente.
As atividades deverão acompanhar os conteúdos teóricos e práticos e para isso deverão ser utilizadas salas de aula e
laboratórios.
Os bolsistas deverão planejar esquemas teórico-práticos para facilitar o entendimento dos estudantes que
apresentarem demandas de estudo.
A realização de grupos de estudos terá por finalidade contribuir com a aprendizagem dos estudantes entre os próprios
estudantes. Será proposto ainda que os bolsistas possam acompanhar os professores nos campos práticos do Hospital
Escola, das Unidades Básicas de Saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial.
Resultados Esperados
Qualificar a formação na area profissionalizante e produzir a permanência no curso de enfermagem
Diminuir a retenção nas disciplinas do ciclo básico sobretudo nas disciplinas de histologia, fisiologia, farmacologia,
microbiologia e genética.
Articular e promover a integração entre o conhecimento da área profissionalizante com o conteúdo das disciplinas
básicas
Promover a melhoria do desenvolvimento de habilidades técnicas e clínicas em todos componente curriculares do curso.
Diminuir a retenção nas disciplinas do ciclo básico sobretudo nas disciplinas de histologia, fisiologia, farmacologia,
microbiologia e genética.
Articular e promover a integração entre o conhecimento da área profissionalizante com o conteúdo das disciplinas
básicas
Promover a melhoria do desenvolvimento de habilidades técnicas e clínicas em todos componente curriculares do curso.
Indicadores, Metas e Resultados
Este programa está vinculado ao Colegiado de Curso, aos departamentos da faculdade e enfermagem e a direção da
Unidade.
Temos tido bons resultados de aproveitamento acadêmico nos componentes curriculares os quais dispomos de
bolsistas para acompanhar as necessidades e dificuldades apresentadas pelos estudantes.
Nosso Projeto Pedagógico prevê a articulação entre teoria e prática na perspectiva da interdisciplinaridade. Por isso
precisamos investir na interlocução entre os diferentes conhecimentos e sua aplicação na clinica e na prática do
enfermeiro.
Unidade.
Temos tido bons resultados de aproveitamento acadêmico nos componentes curriculares os quais dispomos de
bolsistas para acompanhar as necessidades e dificuldades apresentadas pelos estudantes.
Nosso Projeto Pedagógico prevê a articulação entre teoria e prática na perspectiva da interdisciplinaridade. Por isso
precisamos investir na interlocução entre os diferentes conhecimentos e sua aplicação na clinica e na prática do
enfermeiro.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIZE RUTZ PORTO | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
AFRA SUELENE DE SOUSA | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
ALITEIA SANTIAGO DILELIO | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
ANA AMALIA PEREIRA TORRES | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
ANA CLAUDIA GARCIA VIEIRA | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
ARIANE DA CRUZ GUEDES | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
BEATRIZ FRANCHINI | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
BRUNO PEREIRA NUNES | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
CELESTE DOS SANTOS PEREIRA | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
CELMIRA LANGE | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
CHRISTIAN LORET DE MOLA ZANATTI | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
CLARICE ALVES BONOW | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
CLAUDIA MEDEIROS CENTENO GALLO | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
DEISI CARDOSO SOARES | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
DIANA CECAGNO | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
EDA SCHWARTZ | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
ELAINE THUME | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
EVELYN DE CASTRO ROBALLO | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
FERNANDA SANTANA TRISTAO | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
FRANCIELE ROBERTA CORDEIRO | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
GABRIELA LOBATO DE SOUZA | 1 | ||
GIANI DA CUNHA DUARTE | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
JANAINA QUINZEN WILLRICH | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
JOSUÉ BARBOSA SOUSA | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
JULIANA GRACIELA VESTENA ZILLMER | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
JULIANA MARTINO ROTH | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
JULIANE PORTELLA RIBEIRO | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
LUCIANE PRADO KANTORSKI | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
LUIZA DO AMARAL VIDAL | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
LUIZA HENCES DOS SANTOS | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
MARIANA FONSECA LAROQUE | 1 | ||
MARILU CORREA SOARES | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
MAURÍLIO DA LUZ RODRIGUES FERNANDES | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA | 2 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
NORLAI ALVES AZEVEDO | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
PABLO VIANA STOLZ | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
RENATA CUNHA DA SILVA | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
RITA MARIA HECK | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
ROXANA ISABEL CARDOZO GONZALES | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
SIDNEIA TESSMER CASARIN | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
STEFANIE GRIEBELER OLIVEIRA | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
SUEINE VALADAO DA ROSA | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
SUELE MANJOURANY SILVA DURO | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
TATIANE MACHADO DA SILVA | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
TEILA CEOLIN | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
VALERIA CRISTINA CHRISTELLO COIMBRA | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |
VANDA MARIA DA ROSA JARDIM | 1 | 02/05/2018 | 31/12/2018 |