Nome do Projeto
Investigando uma nova metodologia com o uso de materiais multimídias para o ensino de Cálculo
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/11/2016 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Nas disciplinas que oferecem os conteúdos básicos de Cálculo Diferencial e Integral em diversos cursos da UFPel, observa-se a dificuldade que os alunos têm para entender e absorver o conteúdo ensinado, o que ocasiona um alto índice de reprovações e infrequências. Esta pesquisa focará exclusivamente a primeira de uma série de disciplinas que trabalham com Cálculo, ou seja, a disciplina de Cálculo I (o conteúdo inicial de Cálculo pode ter nomes diferentes dependendo do curso onde é oferecida). Na UFPel, a oferta desta disciplina está distribuída entre o Departamento de Matemática e Estatística do Instituto de Física e Matemática (DME/IFM) e o Centro de engenharias (CEng). O DME/IFM atende 20 cursos de oito unidades de ensino diferentes, e o CEng atende a 9 cursos de Engenharia e um curso de tecnólogos. Este projeto terá a parceria de pesquisador da Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), uma universidade com apenas sete anos de existência e cinco mil alunos com 400 estudantes reprovados na disciplina equivalente a Cálculo I até 2014 e que aguardam a reoferta desta disciplina. A pesquisa será realizada em quatro etapas. Na primeira etapa pretende-se conhecer como ocorre o processo de ensino/aprendizagem de Cálculo nos diversos cursos da UFPel e UNI-CV. Para isto será feito levantamento quantitativo dos resultados desta disciplina nos últimos cinco anos em ambas universidades e pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso em que serão feitas entrevistas semi-estruturadas com coordenadores de cursos e professores de Cálculo e aplicação de questionário a grupos de alunos de cada curso. Na etapa 2 será elaborada a criação de uma nova disciplina com conteúdos equivalentes à disciplina de Cálculo I, na modalidade semipresencial, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, disponibilizado pela UFPel. Os materiais didáticos serão construídos especificamente para esta disciplina, considerando as sugestões e observações dos alunos e professores entrevistados. Na etapa 3, pretende-se efetuar uma pesquisa intervenção, oferecendo a disciplina elaborada na etapa 2 a estudantes de ambas universidades. Na quarta e última etapa os resultados obtidos na pesquisa serão socializados com os professores que trabalham com as disciplinas de Cálculo em ambas universidades UFPel e UNI-CV, através de cursos e palestras.

Objetivo Geral

O objetivo principal do projeto é investigar as causas que provocam a reprovação e infrequência na disciplina de Cálculo I (ou disciplina equivalente) e levantar dados sobre o ensino de Cálculo nas duas universidades envolvidas (UFPel e Universidade de Cabo Verde). A investigação levantará as dificuldades no processo de ensino/aprendizagem que provocam os altos percentuais de reprovação e infrequência nesta disicplina e consultará os alunos e professores sobre os tipos de materiais didáticos que eles consideram que os auxiliarão no processo de ensino/aprendizagem. A investigação na Universidade de Cabo Verde (UNI-CV) será feita junto aos alunos dos cursos presenciais e cursos a distância, uma vez que no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) que utiliza como recurso as tecnologias de informação e comunicação (TIC) o índice de reprovação também é elevado. Portanto, embora existam muitos recursos de tecnologias que possam ser empregados, isto não basta para solucionar o problema. Como meta a ser alcançada, pretende-se construir uma proposta de metodologia de trabalho a ser executada em uma nova disciplina de Cálculo, que visa facilitar o processo de ensino/aprendizagem, e como consequência diminuir os indices de reprovação e infrequência.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA201/11/201631/12/2017
DAIANE LEAL DA CONCEIÇÃO101/11/201631/12/2017
IURI ANTUNES DIAS201/11/201631/12/2017
JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES101/11/201631/12/2017
MARCIA ESTELA ARGUELLES LUPI201/11/201631/12/2017
MARCIA ROSALES RIBEIRO SIMCH101/11/201631/12/2017
MICHEL HALLAL MARQUES101/11/201631/12/2017
PHILIPPE RIEFFEL BREIDE101/11/201631/12/2017
SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRA101/11/201631/12/2017
SILVIA PRIETSCH WENDT101/11/201631/12/2017
THAÍS PHILIPSEN GRUTZMANN101/11/201631/12/2017
VÂNIA DAL PONT PEREIRA DA SILVA101/11/201631/12/2017

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