Nome do Projeto
Desenvolvimento e caracterização de materiais biopoliméricos para aplicações em embalagens alimentícias
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
29/08/2025 - 28/08/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O projeto tem por objetivo desenvolver e caracterizar materiais a partir de biopolímeros para aplicações em embalagens alimentícias. Este projeto será dividido em três estudos abordando a produção e caracterização de materiais para aplicação em embalagens alimentícias. Será realizada a produção de materiais como nanofibras, filmes biodegradáveis e criogéis a partir de biopolímeros, como o amido, formando um material biodegradável. Este material poderá ser incorporado de compostos bioativos, como óleos essenciais e extratos fenólicos. Será realizada a caracterização deste material de acordo com as propriedades físicas, químicas e morfológicas. Os materiais serão então aplicados na elaboração de embalagens biodegradáveis, ativas ou inteligentes para alimentos. As matrizes alimentares serão avaliadas pela vida útil, contaminação bacteriana e fúngica, análise de textura, umidade, cor, entre outras avaliações.

Objetivo Geral

O projeto tem por objetivo desenvolver e caracterizar materiais a partir de biopolímeros para aplicações em embalagens alimentícias.

Justificativa

A presente pesquisa se justifica pela crescente necessidade de soluções sustentáveis e inovadoras para a indústria de embalagens alimentícias. A utilização de polímeros convencionais, de origem fóssil, acarreta graves impactos ambientais, como a poluição por plásticos e o acúmulo de resíduos em aterros sanitários.
Nesse contexto, o estudo da produção de materiais biopoliméricos e ativos é crucial. Esses materiais, por serem biodegradáveis, oferecem uma alternativa ecologicamente viável. Adicionalmente, a incorporação de compostos ativos visa não apenas aumentar a vida útil dos alimentos, mas também monitorar sua qualidade e frescor, contribuindo para a redução do desperdício alimentar e para a segurança do consumidor. Desta forma, o trabalho busca alinhar a inovação tecnológica à sustentabilidade ambiental e à saúde pública.

Metodologia

Este projeto será dividido em três estudos abordando a produção e caracterização de materiais para aplicação em embalagens alimentícias. No Estudo 1 será realizada a produção de materiais como nanofibras, filmes biodegradáveis e criogéis a partir de biopolímeros como o amido, incorporando ou não compostos bioativos (óleos essenciais, extratos fenólicos) e sua caracterização. No Estudo 2 os materiais serão aplicados na elaboração de embalagens biodegradáveis, ativas ou inteligentes para alimentos. As matrizes alimentares serão avaliadas pela vida útil, contaminação bacteriana e fúngica, análise de textura, umidade, cor, entre outras avaliações.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta deste projeto é a elaboração de materiais biopoliméricos para elaboração de embalagens de alimentos. Propõe-se publicar os resultados em congressos e revistas internacionais de destaque.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALVARO RENATO GUERRA DIAS2
ELDER PACHECO DA CRUZ
ELESSANDRA DA ROSA ZAVAREZE2
FRANCINE TAVARES DA SILVA
GABRIEL LUCAS PAIL
GRACIELE SARAIVA LEMOS
JULIANI BUCHVEITZ PIRES2
LAURA MARTINS FONSECA2

Página gerada em 06/10/2025 23:46:39 (consulta levou 0.190270s)