Nome do Projeto
ATIVIDADES DE PROMOÇÃO À SAÚDE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/06/2019 - 15/06/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Segurança alimentar e nutricional
Resumo
Segundo apresentado no Guia alimentar para a população brasileira, pelo Ministério da Saúde, “Nas últimas décadas, o Brasil passou por diversas mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que evidenciaram transformações no modo de vida da população. As principais doenças que atualmente acometem os brasileiros deixaram de ser agudas e passaram a ser crônicas. O excesso de peso acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras. Para o enfrentamento desse cenário, é emergente a necessidade da ampliação de ações intersetoriais que repercutam positivamente sobre os diversos determinantes da saúde e da nutrição. Nesse contexto, o setor saúde tem importante papel na promoção da alimentação adequada e saudável, compromisso expresso na Política Nacional de Alimentação e Nutrição e na Política Nacional de Promoção à Saúde” . O presente projeto trata-se de um projeto de extensão, que visa realizar atividades de promoção à saúde em diferentes locais da cidade de Pelotas e região Sul, e em diferentes populações. As ações nos locais serão realizadas por grupos de alunos, e planejadas com base nas referências, do “Guia alimentar para população brasileira” (BRASIL, 2014), do “Marco de referência de Educação Alimentar e Nutricional” (BRASIL, 2014), e outras referências usadas pela Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas.

Objetivo Geral

Planejar e desenvolver atividades práticas de promoção à saúde, visando prevenção e/ou tratamento de doenças e melhor qualidade de vida para os participantes do projeto.

Justificativa

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, por meio da Estratégia Global para Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, que os governos formulem e atualizem periodicamente diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, levando em conta mudanças nos hábitos alimentares e nas condições de saúde da população e o progresso no conhecimento científico. Estas diretrizes têm como propósito apoiar a educação alimentar e nutricional e subsidiar políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição” (BRASIL, 2014).
“A educação nutricional objetiva auxiliar na adoção de hábitos de vida saudáveis com foco em alterações no comportamento alimentar e na ampliação dos conhecimentos da população relacionados à nutrição, a fim de prevenir doenças e proporcionar bem-estar” ( CERVATO, DERNTIL, LATORE, MARUCCI, 2005).
A alimentação saudável é essencial para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde de todo indivíduo. Os hábitos alimentares inadequados acarretam problemas de saúde imediatos e também em longo prazo (TRAVÉ, 2005).
O acompanhamento nutricional pode fazer a diferença na melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e adultos e participar na prevenção de agravos à saúde devido às doenças associadas, pois o consumo alimentar está relacionado não somente quanto ao volume, mas também à composição e qualidade da dieta (SILVEIRA, 2010).

Metodologia

O presente projeto trata-se de um projeto de extensão, que visa realizar atividades de promoção à saúde em diferentes locais da cidade de Pelotas e região Sul, e em diferentes populações.
Exemplos de locais onde poderão ser desenvolvidas as ações de Promoção à Saúde: Unidades Básicas de Saúde, escolas municipais, escolas estaduais, feiras livres, supermercados, mercado público, ruas da cidade, estabelecimentos comerciais, hospitais, ambulatórios, asilos, creches, etc.
Os alunos colaboradores serão selecionados conforme interesse e disponibilidade. Após selecionados, serão treinamos e capacitados pelo(s) profissional (is) colaborador(es) do projeto, assim como pela coordenadora, conforme atividade(s).
Encontros frequentes (conforme necessidade) serão marcados e realizados entre profissionais colaboradores/coordenador e alunos colaboradores a fim de planejar e executar as atividades de promoção à saúde.
As ações nos locais serão realizadas por grupos de alunos, e planejadas com base nas referências, do “Guia alimentar para população brasileira” (BRASIL, 2014), do “Marco de referência de Educação Alimentar e Nutricional” (BRASIL, 2014), e outras referências usadas pela Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas.

- Aspectos Éticos
Para o desenvolvimento do projeto, os locais onde pretendem-se desenvolver as ações, deverão fornecer um documento assinado, autorizando as atividades planejadas.
Todos os alunos colaboradores serão apresentados ao local das ações, por meio de “cartas de apresentação do aluno”, feita e assinada pelo coordenador do projeto.


Indicadores, Metas e Resultados

Resultados e impactos esperados
Espera-se com este Projeto, desenvolver ações de promoção à saúde, e com isso melhorar a qualidade de vida destas pessoas e das que convivem com elas, assim como desenvolver possível autonomia em suas escolhas alimentares saudáveis.
Avaliação
Após cada atividade planejada e desenvolvida, será realizado processo de avaliação, a fim de verificar benefício alcançado para os participantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE KERN VILKE
ALICE KÜNZGEN SCHEER
ALICIA PORTO GONÇALVES
ALINE BARENHO PEREIRA
ALINE SANTOS DE ALMEIDA PAZ DIAS
ANA CAROLINA DA SILVA SEDREZ
ANA PAULA TREICHA DA SILVA
ANDREW SACILOTTO DE BAIRRO ROMANCINI
ANGELA DE SIQUEIRA CAMEJO1
ANNA BAUMANN BRAGA
ARIANE DE FREITAS ULGUIM
BETIELE BADIA
BIANCA MACHADO DE AVILA
BRUNA SOARES AYRES
BRUNA VANESSA SILVA DAMASCENO
CAMILA NOGUEIRA OLIVEIRA
CAMILA RODRIGUES NOGUEIRA
CAMILLE MANKE BIERHALS
CAROLINA SCHUCH
CRISTIANE PAULSEN GRAEF
CRISTINA CORREA KAUFMANN17
DENISE PETRUCCI GIGANTE2
EDIANA VÖLZ NEITZKE KARNOPP
ELIANA GOMES BENDER2
EMILI CAMPOS DOS SANTOS
EMILI DOS SANTOS OLIVEIRA
FERNANDA PONS MADRUGA
FRANCIANE AMARAL RIBEIRO
GABRIEL BARRETO VEIGA
GABRIEL ERVINO BERTOLINI RECH
GABRIEL SARAIVA COELHO
GICELE COSTA MINTEM4
GISELE DA SILVA DIAS
ISADORA DA LUZ SOARES
ISADORA MARQUES MEDEIROS
JACQUELINE DA SILVA DUTRA
JOÃO PEDRO LIPPOLIS BARCELLOS FERREIRA
JULIA FERNANDA WIEDEMANN DIAS
JULIANA CRUZ DE SOUZA
JULIANE BRISTOT PROSCZEK
JULIENDRY MEDEIROS SILVEIRA
JÉSSICA DA SILVA MAGALHÃES MORGADO
JÚLIA SOARES RIBEIRO CORRÊA
KAMILA ZILLE COELHO
KAREN ELISA MACHADO FEIJO
KETHLEEN USZACKI FIGUEIRA
LAIANE MARIA DIAS RODRIGUEZ
LARISSA BARZ DE VARGAS
LARISSA DOS SANTOS GADEA
LARISSA SANDER MAGALHÃES
LAURA CARNEIRO DA ROSA ARANALDE2
LAURA VARGAS HOFFMANN
LAUÊNI LESSA DA LUZ
LEONARDO CORRÊA DIAS DE LIMA
LEONARDO DA SILVA SILVEIRA
LETIERI VIEIRA BORTONCELLO
LETÍCIA MAASS
LUCIMARA DOS SANTOS MARQUES
LUDMILA CORREA MUNIZ1
LUIZA OLIVEIRA DELAMARE
MABEL NILSON ALVES9
MARCELO GANTES FONTENA
MARIANA LEAL DE CASTRO
MARIANA LUIZA WEIS
MARIANE FERREIRA SILVA
MARIANE RODRIGUES ACOSTA
MARIANI PEREIRA SOARES
MARINA OLIVEIRA DANELUZ
MARINA SILVEIRA PENADEZ
MARINA SOARES DE OLIVEIRA
MICHELE ALEXSANDRA QUADRADO MACHADO
NATHALIA GONÇALVES DIAS
NATÁLIA LEITZKE FARIAS
NATÁLIA SILVA MAURANO
NIELE SILVA SOUZA
PAULA PASTORINO DA SILVA
PAULINE TAVARES GONÇALVES PRESTES
PEDRO CASTRO AZEVEDO
PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS DE REZENDE
PÂMELA CALDEIRA MOREIRA
RENATA CAROLINA DA CRUZ MARQUES
RENATA MORAES BIELEMANN2
RENATA PEREIRA MACIEL
SANDY COSTA MACHADO
SHAIANE SIEWERT HARTWIG
SUZANA ANTIQUEIRA DE CASTRO
THALIA DE CARVALHO OLIVEIRA
THAUANE DA ROSA LEITE
THAÍS PEREIRA BRANCO
THAÍS SILVA DE ALMEIDA
VALENTINA DE CASTRO CENTENO
VERA LUCIA FERREIRA KRUGER DA SILVA
VICTORIA HÖRNKE DA FONSECA
VICTORIA MASCARENHAS BORBA
VITÓRIA AMARAL VAHL
YASMIN VAN DER LAAN DOS SANTOS
ÉRICA HEMP GONÇALVES

Página gerada em 29/03/2024 02:58:02 (consulta levou 0.513458s)