Nome do Projeto
ATIVIDADES DE PROMOÇÃO À SAÚDE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/06/2019 - 15/06/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Segurança alimentar e nutricional
Resumo
Segundo apresentado no Guia alimentar para a população brasileira, pelo Ministério da Saúde, “Nas últimas décadas, o Brasil passou por diversas mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que evidenciaram transformações no modo de vida da população. As principais doenças que atualmente acometem os brasileiros deixaram de ser agudas e passaram a ser crônicas. O excesso de peso acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras. Para o enfrentamento desse cenário, é emergente a necessidade da ampliação de ações intersetoriais que repercutam positivamente sobre os diversos determinantes da saúde e da nutrição. Nesse contexto, o setor saúde tem importante papel na promoção da alimentação adequada e saudável, compromisso expresso na Política Nacional de Alimentação e Nutrição e na Política Nacional de Promoção à Saúde” . O presente projeto trata-se de um projeto de extensão, que visa realizar atividades de promoção à saúde em diferentes locais da cidade de Pelotas e região Sul, e em diferentes populações. As ações nos locais serão realizadas por grupos de alunos, e planejadas com base nas referências, do “Guia alimentar para população brasileira” (BRASIL, 2014), do “Marco de referência de Educação Alimentar e Nutricional” (BRASIL, 2014), e outras referências usadas pela Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas.

Objetivo Geral

Planejar e desenvolver atividades práticas de promoção à saúde, visando prevenção e/ou tratamento de doenças e melhor qualidade de vida para os participantes do projeto.

Justificativa

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, por meio da Estratégia Global para Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, que os governos formulem e atualizem periodicamente diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, levando em conta mudanças nos hábitos alimentares e nas condições de saúde da população e o progresso no conhecimento científico. Estas diretrizes têm como propósito apoiar a educação alimentar e nutricional e subsidiar políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição” (BRASIL, 2014).
“A educação nutricional objetiva auxiliar na adoção de hábitos de vida saudáveis com foco em alterações no comportamento alimentar e na ampliação dos conhecimentos da população relacionados à nutrição, a fim de prevenir doenças e proporcionar bem-estar” ( CERVATO, DERNTIL, LATORE, MARUCCI, 2005).
A alimentação saudável é essencial para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde de todo indivíduo. Os hábitos alimentares inadequados acarretam problemas de saúde imediatos e também em longo prazo (TRAVÉ, 2005).
O acompanhamento nutricional pode fazer a diferença na melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e adultos e participar na prevenção de agravos à saúde devido às doenças associadas, pois o consumo alimentar está relacionado não somente quanto ao volume, mas também à composição e qualidade da dieta (SILVEIRA, 2010).

Metodologia

O presente projeto trata-se de um projeto de extensão, que visa realizar atividades de promoção à saúde em diferentes locais da cidade de Pelotas e região Sul, e em diferentes populações.
Exemplos de locais onde poderão ser desenvolvidas as ações de Promoção à Saúde: Unidades Básicas de Saúde, escolas municipais, escolas estaduais, feiras livres, supermercados, mercado público, ruas da cidade, estabelecimentos comerciais, hospitais, ambulatórios, asilos, creches, etc.
Os alunos colaboradores serão selecionados conforme interesse e disponibilidade. Após selecionados, serão treinamos e capacitados pelo(s) profissional (is) colaborador(es) do projeto, assim como pela coordenadora, conforme atividade(s).
Encontros frequentes (conforme necessidade) serão marcados e realizados entre profissionais colaboradores/coordenador e alunos colaboradores a fim de planejar e executar as atividades de promoção à saúde.
As ações nos locais serão realizadas por grupos de alunos, e planejadas com base nas referências, do “Guia alimentar para população brasileira” (BRASIL, 2014), do “Marco de referência de Educação Alimentar e Nutricional” (BRASIL, 2014), e outras referências usadas pela Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas.

- Aspectos Éticos
Para o desenvolvimento do projeto, os locais onde pretendem-se desenvolver as ações, deverão fornecer um documento assinado, autorizando as atividades planejadas.
Todos os alunos colaboradores serão apresentados ao local das ações, por meio de “cartas de apresentação do aluno”, feita e assinada pelo coordenador do projeto.


Indicadores, Metas e Resultados

Resultados e impactos esperados
Espera-se com este Projeto, desenvolver ações de promoção à saúde, e com isso melhorar a qualidade de vida destas pessoas e das que convivem com elas, assim como desenvolver possível autonomia em suas escolhas alimentares saudáveis.
Avaliação
Após cada atividade planejada e desenvolvida, será realizado processo de avaliação, a fim de verificar benefício alcançado para os participantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA TREICHA DA SILVA
ANGELA DE SIQUEIRA CAMEJO2
ARIANE DE FREITAS ULGUIM
BRUNA SOARES AYRES
CAMILA NOGUEIRA OLIVEIRA
CRISTINA CORREA KAUFMANN6
DENISE PETRUCCI GIGANTE2
ELIANA GOMES BENDER2
FERNANDA PONS MADRUGA
GABRIEL BARRETO VEIGA
GICELE COSTA MINTEM2
GISELE DA SILVA DIAS
JACQUELINE DA SILVA DUTRA
JULIANA CRUZ DE SOUZA
JULIENDRY MEDEIROS SILVEIRA
KAMILA ZILLE COELHO
LAIANE MARIA DIAS RODRIGUEZ
LARISSA BARZ DE VARGAS
LARISSA SANDER MAGALHÃES
LAURA CARNEIRO DA ROSA ARANALDE2
LEONARDO DA SILVA SILVEIRA
LUDMILA CORREA MUNIZ2
MABEL NILSON ALVES2
MARIANE RODRIGUES ACOSTA
MARINA OLIVEIRA DANELUZ
MARINA SOARES DE OLIVEIRA
NATALIA SILVA MAURANO
NATHALIA GONÇALVES DIAS
PAULINE TAVARES GONCALVES PRESTES
RENATA CAROLINA DA CRUZ MARQUES
RENATA MORAES BIELEMANN2
THAIS SILVA DE ALMEIDA
VICTORIA HORNKE DA FONSECA

Página gerada em 19/06/2021 15:43:56 (consulta levou 0.106371s)