Nome do Projeto
ATIVIDADES DE PROMOÇÃO À SAÚDE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/06/2019 - 15/06/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Segurança alimentar e nutricional
Resumo
Segundo apresentado no Guia alimentar para a população brasileira, pelo Ministério da Saúde,
“Nas últimas décadas, o Brasil passou por diversas mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que evidenciaram transformações no modo de vida da população. As principais doenças que atualmente acometem os brasileiros deixaram de ser agudas e passaram a ser crônicas. O excesso de peso acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras.
Para o enfrentamento desse cenário, é emergente a necessidade da ampliação de ações intersetoriais que repercutam positivamente sobre os diversos determinantes da saúde e da nutrição. Nesse contexto, o setor saúde tem importante papel na promoção da alimentação adequada e saudável, compromisso expresso na Política Nacional de Alimentação e Nutrição e na Política Nacional de Promoção à Saúde” .
O presente projeto trata-se de um projeto de extensão, que visa realizar atividades de promoção à saúde em diferentes locais da cidade de Pelotas e região Sul, e em diferentes populações. As ações nos locais serão realizadas por grupos de alunos, e planejadas com base nas referências, do “Guia alimentar para população brasileira” (BRASIL, 2014), do “Marco de referência de Educação Alimentar e Nutricional” (BRASIL, 2014), e outras referências usadas pela Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas.
Objetivo Geral
Planejar e desenvolver atividades práticas de promoção à saúde, visando prevenção e/ou tratamento de doenças e melhor qualidade de vida para os participantes do projeto.
Justificativa
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, por meio da Estratégia Global para Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, que os governos formulem e atualizem periodicamente diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, levando em conta mudanças nos hábitos alimentares e nas condições de saúde da população e o progresso no conhecimento científico. Estas diretrizes têm como propósito apoiar a educação alimentar e nutricional e subsidiar políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição” (BRASIL, 2014).
“A educação nutricional objetiva auxiliar na adoção de hábitos de vida saudáveis com foco em alterações no comportamento alimentar e na ampliação dos conhecimentos da população relacionados à nutrição, a fim de prevenir doenças e proporcionar bem-estar” ( CERVATO, DERNTIL, LATORE, MARUCCI, 2005).
A alimentação saudável é essencial para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde de todo indivíduo. Os hábitos alimentares inadequados acarretam problemas de saúde imediatos e também em longo prazo (TRAVÉ, 2005).
O acompanhamento nutricional pode fazer a diferença na melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e adultos e participar na prevenção de agravos à saúde devido às doenças associadas, pois o consumo alimentar está relacionado não somente quanto ao volume, mas também à composição e qualidade da dieta (SILVEIRA, 2010).
“A educação nutricional objetiva auxiliar na adoção de hábitos de vida saudáveis com foco em alterações no comportamento alimentar e na ampliação dos conhecimentos da população relacionados à nutrição, a fim de prevenir doenças e proporcionar bem-estar” ( CERVATO, DERNTIL, LATORE, MARUCCI, 2005).
A alimentação saudável é essencial para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde de todo indivíduo. Os hábitos alimentares inadequados acarretam problemas de saúde imediatos e também em longo prazo (TRAVÉ, 2005).
O acompanhamento nutricional pode fazer a diferença na melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e adultos e participar na prevenção de agravos à saúde devido às doenças associadas, pois o consumo alimentar está relacionado não somente quanto ao volume, mas também à composição e qualidade da dieta (SILVEIRA, 2010).
Metodologia
O presente projeto trata-se de um projeto de extensão, que visa realizar atividades de promoção à saúde em diferentes locais da cidade de Pelotas e região Sul, e em diferentes populações.
Exemplos de locais onde poderão ser desenvolvidas as ações de Promoção à Saúde: Unidades Básicas de Saúde, escolas municipais, escolas estaduais, feiras livres, supermercados, mercado público, ruas da cidade, estabelecimentos comerciais, hospitais, ambulatórios, asilos, creches, etc.
Os alunos colaboradores serão selecionados conforme interesse e disponibilidade. Após selecionados, serão treinamos e capacitados pelo(s) profissional (is) colaborador(es) do projeto, assim como pela coordenadora, conforme atividade(s).
Encontros frequentes (conforme necessidade) serão marcados e realizados entre profissionais colaboradores/coordenador e alunos colaboradores a fim de planejar e executar as atividades de promoção à saúde.
As ações nos locais serão realizadas por grupos de alunos, e planejadas com base nas referências, do “Guia alimentar para população brasileira” (BRASIL, 2014), do “Marco de referência de Educação Alimentar e Nutricional” (BRASIL, 2014), e outras referências usadas pela Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas.
- Aspectos Éticos
Para o desenvolvimento do projeto, os locais onde pretendem-se desenvolver as ações, deverão fornecer um documento assinado, autorizando as atividades planejadas.
Todos os alunos colaboradores serão apresentados ao local das ações, por meio de “cartas de apresentação do aluno”, feita e assinada pelo coordenador do projeto.
Exemplos de locais onde poderão ser desenvolvidas as ações de Promoção à Saúde: Unidades Básicas de Saúde, escolas municipais, escolas estaduais, feiras livres, supermercados, mercado público, ruas da cidade, estabelecimentos comerciais, hospitais, ambulatórios, asilos, creches, etc.
Os alunos colaboradores serão selecionados conforme interesse e disponibilidade. Após selecionados, serão treinamos e capacitados pelo(s) profissional (is) colaborador(es) do projeto, assim como pela coordenadora, conforme atividade(s).
Encontros frequentes (conforme necessidade) serão marcados e realizados entre profissionais colaboradores/coordenador e alunos colaboradores a fim de planejar e executar as atividades de promoção à saúde.
As ações nos locais serão realizadas por grupos de alunos, e planejadas com base nas referências, do “Guia alimentar para população brasileira” (BRASIL, 2014), do “Marco de referência de Educação Alimentar e Nutricional” (BRASIL, 2014), e outras referências usadas pela Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas.
- Aspectos Éticos
Para o desenvolvimento do projeto, os locais onde pretendem-se desenvolver as ações, deverão fornecer um documento assinado, autorizando as atividades planejadas.
Todos os alunos colaboradores serão apresentados ao local das ações, por meio de “cartas de apresentação do aluno”, feita e assinada pelo coordenador do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Resultados e impactos esperados
Espera-se com este Projeto, desenvolver ações de promoção à saúde, e com isso melhorar a qualidade de vida destas pessoas e das que convivem com elas, assim como desenvolver possível autonomia em suas escolhas alimentares saudáveis.
Avaliação
Após cada atividade planejada e desenvolvida, será realizado processo de avaliação, a fim de verificar benefício alcançado para os participantes.
Espera-se com este Projeto, desenvolver ações de promoção à saúde, e com isso melhorar a qualidade de vida destas pessoas e das que convivem com elas, assim como desenvolver possível autonomia em suas escolhas alimentares saudáveis.
Avaliação
Após cada atividade planejada e desenvolvida, será realizado processo de avaliação, a fim de verificar benefício alcançado para os participantes.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE KERN VILKE | |||
ALICE KÜNZGEN SCHEER | |||
ALICIA PORTO GONÇALVES | |||
ALINE BARENHO PEREIRA | |||
ALINE SANTOS DE ALMEIDA PAZ DIAS | |||
ANA CAROLINA DA SILVA SEDREZ | |||
ANA PAULA TREICHA DA SILVA | |||
ANDREW SACILOTTO DE BAIRRO ROMANCINI | |||
ANGELA DE SIQUEIRA CAMEJO | 1 | ||
ANNA BAUMANN BRAGA | |||
ARIANE DE FREITAS ULGUIM | |||
BETIELE BADIA | |||
BIANCA MACHADO DE AVILA | |||
BRUNA SOARES AYRES | |||
BRUNA VANESSA SILVA DAMASCENO | |||
CAMILA NOGUEIRA OLIVEIRA | |||
CAMILA RODRIGUES NOGUEIRA | |||
CAMILLE MANKE BIERHALS | |||
CAROLINA SCHUCH | |||
CRISTIANE PAULSEN GRAEF | |||
CRISTINA CORREA KAUFMANN | 25 | ||
Denise Petrucci Gigante | |||
Denise Petrucci Gigante | 2 | ||
EDIANA VÖLZ NEITZKE KARNOPP | |||
EMILI CAMPOS DOS SANTOS | |||
EMILI DOS SANTOS OLIVEIRA | |||
FERNANDA PONS MADRUGA | |||
FRANCIANE AMARAL RIBEIRO | |||
GABRIEL BARRETO VEIGA | |||
GABRIEL ERVINO BERTOLINI RECH | |||
GABRIEL SARAIVA COELHO | |||
GICELE COSTA MINTEM | 7 | ||
GISELE DA SILVA DIAS | |||
ISADORA DA LUZ SOARES | |||
ISADORA MARQUES MEDEIROS | |||
JACQUELINE DA SILVA DUTRA | |||
JOÃO PEDRO LIPPOLIS BARCELLOS FERREIRA | |||
JULIA FERNANDA WIEDEMANN DIAS | |||
JULIANA CRUZ DE SOUZA | |||
JULIANE BRISTOT PROSCZEK | |||
JULIENDRY MEDEIROS SILVEIRA | |||
JÉSSICA DA SILVA MAGALHÃES MORGADO | |||
JÚLIA SOARES RIBEIRO CORRÊA | |||
KAMILA ZILLE COELHO | |||
KAREN ELISA MACHADO FEIJO | |||
KETHLEEN USZACKI FIGUEIRA | |||
LAIANE MARIA DIAS RODRIGUEZ | |||
LARISSA BARZ DE VARGAS | |||
LARISSA DOS SANTOS GADEA | |||
LARISSA SANDER MAGALHÃES | |||
LAURA CARNEIRO DA ROSA ARANALDE | 1 | ||
LAURA VARGAS HOFFMANN | |||
LAUÊNI LESSA DA LUZ | |||
LEONARDO CORRÊA DIAS DE LIMA | |||
LEONARDO DA SILVA SILVEIRA | |||
LETIERI VIEIRA BORTONCELLO | |||
LETÍCIA MAASS | |||
LUCIMARA DOS SANTOS MARQUES | |||
LUDMILA CORREA MUNIZ | 1 | ||
LUIZA OLIVEIRA DELAMARE | |||
MABEL NILSON ALVES | 9 | ||
MARCELO GANTES FONTENA | |||
MARIANA LEAL DE CASTRO | |||
MARIANA LUIZA WEIS | |||
MARIANE FERREIRA SILVA | |||
MARIANE RODRIGUES ACOSTA | |||
MARIANI PEREIRA SOARES | |||
MARINA OLIVEIRA DANELUZ | |||
MARINA SILVEIRA PENADEZ | |||
MARINA SOARES DE OLIVEIRA | |||
MICHELE ALEXSANDRA QUADRADO MACHADO | |||
NATHALIA GONÇALVES DIAS | |||
NATÁLIA LEITZKE FARIAS | |||
NATÁLIA SILVA MAURANO | |||
NIELE SILVA SOUZA | |||
PAULA PASTORINO DA SILVA | |||
PAULINE TAVARES GONÇALVES PRESTES | |||
PEDRO CASTRO AZEVEDO | |||
PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS DE REZENDE | |||
PÂMELA CALDEIRA MOREIRA | |||
RENATA CAROLINA DA CRUZ MARQUES | |||
RENATA MORAES BIELEMANN | 1 | ||
RENATA PEREIRA MACIEL | |||
SANDY COSTA MACHADO | |||
SHAIANE SIEWERT HARTWIG | |||
SUZANA ANTIQUEIRA DE CASTRO | |||
THALIA DE CARVALHO OLIVEIRA | |||
THAUANE DA ROSA LEITE | |||
THAÍS PEREIRA BRANCO | |||
THAÍS SILVA DE ALMEIDA | |||
VALENTINA DE CASTRO CENTENO | |||
VERA LUCIA FERREIRA KRUGER DA SILVA | |||
VICTORIA HÖRNKE DA FONSECA | |||
VICTORIA MASCARENHAS BORBA | |||
VITÓRIA AMARAL VAHL | |||
YASMIN VAN DER LAAN DOS SANTOS | |||
ÉRICA HEMP GONÇALVES |