Nome do Projeto
Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas - FIFAP
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
O FIFAP - Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas promove o intercâmbio de diferentes povos do mundo, através de oficinas, mostras e espetáculos de danças folclóricas compondo um grande mosaico de culturas a partir do reconhecimento das manifestações locais. O FIFAP é promovido em parceria entre o Curso de Dança-licenciatura UFPel, NUFOLK - Núcleo de Folclore do Centro de Artes, IFSul campus Pelotas, Prefeitura Municipal através da Secretaria da Cultura e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Já ocorreram duas edições em 2013 e 2015, e as atividades preparatórias são permanentes, bem como a articulação com grupos participantes e equipes de trabalho, pois envolve a sensibilização, vivência e formação de público para que as companhias internacionais de dança venham aqui se apresentar. Além de envolver a equipe coordenadora e colaboradora as ações se voltam para a comunidade, especialmente coletivos, escolas públicas e ONGs. Esse tipo de evento está articulado a IOV ( Organização Internacional de Folclore e Artes Populares) conveniado com a UFPel que promove ações estimuladas no Estatuto B da UNESCO, fomentando a paz e o intercâmbio entre os povos do mundo.

Objetivo Geral

Promover o intercâmbio entre diferentes culturas através de oficinas, mostras e espetáculos de dança folclórica e artes populares. Estimular o interesse ao conhecimento de diferentes culturas. Descentralizar as atividades culturais, levando as danças para as praças, largos, escolas e espaços na periferia da cidade.

Justificativa

Considerando a necessidade de inclusão e reconhecimento das culturas próprias e de outros locais e, sabendo que existem companhias de danças características de cada região. Outrossim as atividades se vinculam com disciplinas oferecidas nos cursos de artes da UFPel, especialmente aquelas vinculadas a expressões artísticas visuais e cênicas, com a questão do empreendedorismo cultural, gastronomia, danças folclóricas, danças populares, patrimônio cultural, música, figurino enfim, envolvem questões referentes aos modos de ser, sentir e pensar dos diversos povos. Cabe, portanto, à Universidade promover este tipo de ação para uma educação inclusiva e sensível às diferenças culturais.

Metodologia

Envolver e qualificar equipe de trabalho e dividir em comissões: hospedagem, alimentação, difusão, saúde, comunicação, desfiles de rua, apresentações em escolas e ONGs, espetáculo de gala, coletiva de imprensa, reuniões com coordenadores.
Sensibilizar e criar a demanda em diferentes coletivos através de ações sistemáticas
Convidar companhias de danças folclóricas de diferentes países
Organizar programações preparatórias e para os dias de evento com convidados estrangeiros

Indicadores, Metas e Resultados

Atingir um grande público em todas as ações de sensibilização e fomento às práticas de danças e manifestações folclóricas bem como o da formação de público para espetáculos de dança. A medida em que as pessoas se envolvem, elas se apropriam do conhecimento e se sentem também responsáveis pela proposta.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALVARO BONADIMAN AGUIAR
ANDRISA KEMEL ZANELLA4
ARTHUR MORENO DE OLIVEIRA
ARTHUR MORENO DE OLIVEIRA
BELIZA GONZALES ROCHA
CARMEN ANITA HOFFMANN2
CAROLINA MARTINS PORTELA
CATIA FERNANDES DE CARVALHO4
DANIELA RICARTE TEIXEIRA POLLEZI DO AMARAL
DIEGO RODRIGUES PEREIRA
DÉBORA SOUTO ALLEMAND4
EDERSON DE CARVALHO PESTANA4
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS2
IZA PAULA VIEIRA NOGUEIRA PEREIRA
JACIARA JORGE4
JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA4
JOSÉ EVERTON DA SILVA ROZZINI4
JOÃO LUCAS DA CRUZ
KAREN DOMINGUES RODRIGUES
LARISSA MARA ESCUDEIRO
LIDIANE DOMINGUES RODRIGUES
LUDMILA DE LIMA COUTINHO
NAILLÊ DE MORAES GARCIA4
RENAN DE VARGAS BRIÃO
SABRINA MARQUES MANZKE
Thiago Silva de Amorim Jesus6

Página gerada em 29/03/2024 07:21:06 (consulta levou 0.234196s)