Nome do Projeto
Núcleo de Música Popular (NUMP) - FASE III
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/04/2021 - 12/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
O projeto unificado do Núcleo de Música Popular da UFPEL (NUMP) promove o intercâmbio entre práticas e saberes musicais desenvolvidas por professores e alunos do curso de Bacharelado em Música Popular da UFPEL com práticas e saberes musicais da comunidade de Pelotas e região. Por meio de diversas ações envolvendo eventos, encontros, seminários, cursos, workshops, palestras, concertos, festivais, ensaios abertos, residências artísticas, audições comentadas, práticas musicais coletivas, grupos de estudos e leituras, o NUMP contribuirá para democratizar a produção do conhecimento e o acesso da comunidade ao universo acadêmico, possibilitando a formação de circuitos artísticos e de redes culturais amplificando o campo criativo e as cadeias produtivas ligadas à música popular em suas diversas manifestações.

Objetivo Geral

Aprimorar, qualificar, ampliar e divulgar as práticas musicais realizadas no âmbito do curso de Bacharelado em Música Popular, contribuindo para a organização e difusão do conhecimento artístico musical resultante destas atividades em intercâmbio com a comunidade.

Justificativa

A inserção dos discentes do curso em atividades extras de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo núcleo de Música Popular da UFPEL contribuirá para a formação acadêmico-profissional destes alunos por meio de experiências orientadas que promovam a melhoria na qualidade do processo de ensino-aprendizagem, auxilie no combate à reprovação, à retenção e à evasão do curso de bacharelado em Música Popular da UFPEL.

No âmbito do impacto comunitário, as atividades do NUMP vem atuando no sentido de legitimar e valorizar os agentes e saberes musicais locais, sua produção cultural e suas memória. Ações anteriores tais como o livros “Cadernos do Choro” e “Dona Conceição dos Mil Sambas” - produzidos por professores do NUMP em parceria com a Discoteca L.C.Vinholes - reconhecem, registram, analisam e difundem saberes da comunidade até então invisibilizados ou desconhecidos da comunidade acadêmica. Tais ações possibilitam associar a extensão à pesquisa de campo, identificando através da interação e da imersão com e na comunidade, fontes primárias de produção cultural. Outras ações tais como “Mostras de Música Popular” e “Núcleo da Canção” proporcionam o acesso da comunidade às produções dos alunos e professores do curso, acompanhando concertos, debates e outras formas de produção intelectual e artística no âmbito das universidade.

Desta forma, o Núcleo de Música Popular da UFPEL exerce uma função primordial no contexto do currículo do Bacharelado em Música Popular atuando como uma ferramenta para a integração e a articulação de Ensino, Pesquisa e Extensão deste campo de conhecimento entre diversos agentes, instituições e outras áreas do saber acadêmico, profissional e comunitário.

As atividades artístico musicais produzidas no âmbito do curso de música popular proporcionam aos discentes e ao público em geral o contato com projetos de qualidade que primam pela valorização dos saberes locais, promoção e comprometimento com a valorização da identidade cultural regional.

Metodologia

As atividades organizadas pelo Núcleo de Música Popular tem como metodologia a produção de conhecimento artístico musical em diferentes formatos tais como; encontros, cursos de curta duração, eventos, apresentações artísticas, palestras, oficinas, grupos de estudo dentre outros.

As diversas ações compreendem metodologias específicas para cada atividade. Os encontros do Clube do Choro são semanais e compreendem prática artística e ensaios abertos aos interessados da comunidade. A Orquestra de Sopros da UFPEL (OSUFPEL) apresenta características semelhantes, diferenciando-se em termos de repertório e de formação instrumental, privilegiando a execução de arranjos escritos especificamente para a esta formação.

As Mostras de Música Popular, assim como concertos e festivais são realizados de forma eventual, acompanhando a dinâmica do curso de Bacharelado em Música Popular, envolvendo recitais de meio de curso, de conclusão de curso e concertos temáticos.

Indicadores, Metas e Resultados

Considerando-se a pluralidade e multiplicidade de ações a serem realizadas, os seguintes fatores serão esperados como indicadores, metas ou resultados:

- Citações, menções e referências às ações do projeto em papers, trabalhos acadêmicos, TCCs, salões, eventos acadêmicos e outras publicações;
- Levantar, calcular e, se possível, cadastrar o público presente nos concertos e demais eventos;
- Registrar relatos e notîcias em síte de internet ou blog do projeto;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEX GOMES FERREIRA
ALEXANDRA GONCALVES DIAS
ALINE CASTAMAN
ALINSON DA SILVA ALANIZ
AMANDA BLEGGI
BERNARD REHERMANN LOUREIRO DA SILVA
BRUNA TOLFO DE AZEVEDO
CRISTINE BELLO GUSE
Carlos Bento Freitas Barcellos Junior
CÍNTIA LANGIE ARAUJO
DANIEL ORTIZ DE ORTIZ
DANIELA DA SILVA MOREIRA
DANILO MAROSTEGA SALVADE
DAVID DO AMARAL CRUZ
EDUARDO MONTAGNA DA SILVEIRA
EMERSON WRAGUE DA CRUZ5
FABRÍCIO CUNHA DE MOURA
FELIPE MERKER CASTELLANI
GABRIEL PINHEIRO FREITAS
GUILHERME CAMPELO TAVARES1
GUILHERME SPERB
GUSTAVO FLEURY FINA MUSTAFÉ
HANNAH BLOOR
HELENA SPIASSI SILVA
HELENA VITALINA SELBACH
IAN KENZO PRANDO KASUGA
IZABELLA CAMILA DOMINGOS SANTOS
JOYCE CRUZ SILVA
JULIA ALVES GREGORIO
JULIANO BARROS SCHIMITHES
João Daniel Pereira Amaro
JÚLIO NEI CANDIOLA QUINTAN
KAREN SOARES PORTO
LEANDRO ERNESTO MAIA6
LEONARDO MONQUELAT TAVARES ARMENDARIS
LORENA BETANIA OLIVEIRA FONTES
LUCAS BORBA DA SILVEIRA
LUCAS BORBA DA SILVEIRA
LUCAS FREITAS DE SOUZA
Leonidas Barbosa de Almeida
MARCIO DE SOUZA
MARIA FONSECA FALKEMBACH
MARIO DE SOUZA MAIA
MARLISE PERES DO CARMO
MILENA ELEUSINA FAGUNDES DE ASSUNÇÃO
MURILO AVILA
Marcelo Barros de Borba1
Marco Antonio Moreira Xavier
PABLO DE LIMA PINEYRO
PATRINY MORAES DE FREITAS
PAULA PEREIRA PINTO
PAULO ROBERTO DUARTE MARTINS
PAULO ROBERTO LIMA GARCIA
PAULO VITOR SANTOS DE FREITAS
PEDRO GABRIEL DOS SANTOS ERLER
PEDRO SILVEIRA KOWALSKI
PHELIPE CESAR MORAES LIMA
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO3
RAUL COSTA DAVILA2
RAYSSA DE OLIVEIRA FONTOURA
RENATA MORAES BIELEMANN
RUI CARLOS DA SILVA MADRUGA
RÉGIS AGUIAR DUTRA3
TOMÁS PAIM COSTA
VALMIRO PEREIRA MACHADO JUNIOR
VASCO JEAN LOUIS LAZARE GUESNIER AZEVÊDO

Página gerada em 25/06/2022 11:11:09 (consulta levou 0.183758s)