Nome do Projeto
Núcleo de Música Popular (NUMP) - FASE III
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/04/2021 - 12/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
O projeto unificado do Núcleo de Música Popular da UFPEL (NUMP) promove o intercâmbio entre práticas e saberes musicais desenvolvidas por professores e alunos do curso de Bacharelado em Música Popular da UFPEL com práticas e saberes musicais da comunidade de Pelotas e região.
Por meio de diversas ações envolvendo eventos, encontros, seminários, cursos, workshops, palestras, concertos, festivais, ensaios abertos, residências artísticas, audições comentadas, práticas musicais coletivas, grupos de estudos e leituras, o NUMP contribuirá para democratizar a produção do conhecimento e o acesso da comunidade ao universo acadêmico, possibilitando a formação de circuitos artísticos e de redes culturais amplificando o campo criativo e as cadeias produtivas ligadas à música popular em suas diversas manifestações.
Objetivo Geral
Aprimorar, qualificar, ampliar e divulgar as práticas musicais realizadas no âmbito do curso de Bacharelado em Música Popular, contribuindo para a organização e difusão do conhecimento artístico musical resultante destas atividades em intercâmbio com a comunidade.
Justificativa
A inserção dos discentes do curso em atividades extras de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo núcleo de Música Popular da UFPEL contribuirá para a formação acadêmico-profissional destes alunos por meio de experiências orientadas que promovam a melhoria na qualidade do processo de ensino-aprendizagem, auxilie no combate à reprovação, à retenção e à evasão do curso de bacharelado em Música Popular da UFPEL.
No âmbito do impacto comunitário, as atividades do NUMP vem atuando no sentido de legitimar e valorizar os agentes e saberes musicais locais, sua produção cultural e suas memória. Ações anteriores tais como o livros “Cadernos do Choro” e “Dona Conceição dos Mil Sambas” - produzidos por professores do NUMP em parceria com a Discoteca L.C.Vinholes - reconhecem, registram, analisam e difundem saberes da comunidade até então invisibilizados ou desconhecidos da comunidade acadêmica. Tais ações possibilitam associar a extensão à pesquisa de campo, identificando através da interação e da imersão com e na comunidade, fontes primárias de produção cultural. Outras ações tais como “Mostras de Música Popular” e “Núcleo da Canção” proporcionam o acesso da comunidade às produções dos alunos e professores do curso, acompanhando concertos, debates e outras formas de produção intelectual e artística no âmbito das universidade.
Desta forma, o Núcleo de Música Popular da UFPEL exerce uma função primordial no contexto do currículo do Bacharelado em Música Popular atuando como uma ferramenta para a integração e a articulação de Ensino, Pesquisa e Extensão deste campo de conhecimento entre diversos agentes, instituições e outras áreas do saber acadêmico, profissional e comunitário.
As atividades artístico musicais produzidas no âmbito do curso de música popular proporcionam aos discentes e ao público em geral o contato com projetos de qualidade que primam pela valorização dos saberes locais, promoção e comprometimento com a valorização da identidade cultural regional.
No âmbito do impacto comunitário, as atividades do NUMP vem atuando no sentido de legitimar e valorizar os agentes e saberes musicais locais, sua produção cultural e suas memória. Ações anteriores tais como o livros “Cadernos do Choro” e “Dona Conceição dos Mil Sambas” - produzidos por professores do NUMP em parceria com a Discoteca L.C.Vinholes - reconhecem, registram, analisam e difundem saberes da comunidade até então invisibilizados ou desconhecidos da comunidade acadêmica. Tais ações possibilitam associar a extensão à pesquisa de campo, identificando através da interação e da imersão com e na comunidade, fontes primárias de produção cultural. Outras ações tais como “Mostras de Música Popular” e “Núcleo da Canção” proporcionam o acesso da comunidade às produções dos alunos e professores do curso, acompanhando concertos, debates e outras formas de produção intelectual e artística no âmbito das universidade.
Desta forma, o Núcleo de Música Popular da UFPEL exerce uma função primordial no contexto do currículo do Bacharelado em Música Popular atuando como uma ferramenta para a integração e a articulação de Ensino, Pesquisa e Extensão deste campo de conhecimento entre diversos agentes, instituições e outras áreas do saber acadêmico, profissional e comunitário.
As atividades artístico musicais produzidas no âmbito do curso de música popular proporcionam aos discentes e ao público em geral o contato com projetos de qualidade que primam pela valorização dos saberes locais, promoção e comprometimento com a valorização da identidade cultural regional.
Metodologia
As atividades organizadas pelo Núcleo de Música Popular tem como metodologia a produção de conhecimento artístico musical em diferentes formatos tais como; encontros, cursos de curta duração, eventos, apresentações artísticas, palestras, oficinas, grupos de estudo dentre outros.
As diversas ações compreendem metodologias específicas para cada atividade. Os encontros do Clube do Choro são semanais e compreendem prática artística e ensaios abertos aos interessados da comunidade. A Orquestra de Sopros da UFPEL (OSUFPEL) apresenta características semelhantes, diferenciando-se em termos de repertório e de formação instrumental, privilegiando a execução de arranjos escritos especificamente para a esta formação.
As Mostras de Música Popular, assim como concertos e festivais são realizados de forma eventual, acompanhando a dinâmica do curso de Bacharelado em Música Popular, envolvendo recitais de meio de curso, de conclusão de curso e concertos temáticos.
As diversas ações compreendem metodologias específicas para cada atividade. Os encontros do Clube do Choro são semanais e compreendem prática artística e ensaios abertos aos interessados da comunidade. A Orquestra de Sopros da UFPEL (OSUFPEL) apresenta características semelhantes, diferenciando-se em termos de repertório e de formação instrumental, privilegiando a execução de arranjos escritos especificamente para a esta formação.
As Mostras de Música Popular, assim como concertos e festivais são realizados de forma eventual, acompanhando a dinâmica do curso de Bacharelado em Música Popular, envolvendo recitais de meio de curso, de conclusão de curso e concertos temáticos.
Indicadores, Metas e Resultados
Considerando-se a pluralidade e multiplicidade de ações a serem realizadas, os seguintes fatores serão esperados como indicadores, metas ou resultados:
- Citações, menções e referências às ações do projeto em papers, trabalhos acadêmicos, TCCs, salões, eventos acadêmicos e outras publicações;
- Levantar, calcular e, se possível, cadastrar o público presente nos concertos e demais eventos;
- Registrar relatos e notîcias em síte de internet ou blog do projeto;
- Citações, menções e referências às ações do projeto em papers, trabalhos acadêmicos, TCCs, salões, eventos acadêmicos e outras publicações;
- Levantar, calcular e, se possível, cadastrar o público presente nos concertos e demais eventos;
- Registrar relatos e notîcias em síte de internet ou blog do projeto;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEX GOMES FERREIRA | |||
ALEXANDRA GONCALVES DIAS | 8 | ||
ALINE CASTAMAN | 4 | ||
ALINSON DA SILVA ALANIZ | |||
ANA PAULA LIMA SILVEIRA | |||
ANDRE LUIS FERREIRA BARBOSA | |||
ANDRÉ LUIZ AMARAL FIDA SOARES | |||
ANTÔNIO ERNESTO ANGELO LOUZADA | |||
ARACELE ROCHA MAHFUZ | |||
ARACELE ROCHA MAHFUZ | |||
ARTHUR DE FARIA SILVA | |||
Adi Berenice Güez e Silva | |||
Amanda Bleggi | 12 | ||
Ana Sofia Chaverra Ramirez | |||
BERNARD REHERMANN LOUREIRO DA SILVA | |||
BRUNA SILVA MONTEIRO | |||
BRUNO EVANGELISTA DOS SANTOS | |||
BRUNO PERES LOPES | |||
Bruna Tolfo de Azevedo | |||
CARLOS SAAVEDRA REYES | |||
CASSIO VILACORTA ALVES | |||
CHRISTOPHER LEMOS LEITE | |||
CLARISSA FIGUEIRÓ FERREIRA | 14 | ||
CLAUDIA BRAUNSTEIN DANIEL RIBEIRO | |||
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA | |||
CRISTINE BELLO GUSE | 4 | ||
Carlos Bento Freitas Barcellos Junior | |||
CÍNTIA LANGIE ARAUJO | 4 | ||
DANIEL ORTIZ DE ORTIZ | |||
DANIELA DA SILVA MOREIRA | 21 | ||
DANILO MAROSTEGA SALVADE | |||
DAVID DO AMARAL CRUZ | |||
DAYANNA MICHELLE CANON PEREZ | |||
DEMETRIUS SILVA DA ROSA | |||
DIONARA MARIA FUENTES SCHNEIDER | |||
DOUGLAS DA SILVA VALLEJOS | |||
Diana Patricia Giraldo Rios | |||
EDUARDO MONTAGNA DA SILVEIRA | 4 | ||
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS | 20 | ||
EMERSON WRAGUE DA CRUZ | 25 | ||
ESTEVAO DE SOUZA SANTANA | |||
ESTEVAO DE SOUZA SANTANA | |||
EVERTON DA CUNHA MACIEL | 20 | ||
Eduardo Guedes Pacheco | |||
FABRÍCIO CUNHA DE MOURA | |||
FELIPE MARCEL DA FONTOURA AMARAL | |||
FELIPE MERKER CASTELLANI | 14 | ||
FELIPE ZANINI VARGAS | |||
FRANCISCO EDUARDO BECKENKAMP VARGAS | |||
Fabian Granero Stone | |||
Fabrício Sanches Medeiros | |||
GABRIEL PINHEIRO FREITAS | |||
GABRIEL RODRIGUES SOARES | |||
GABRIEL SCHNEIDER SCHIAVON | |||
GUILHERME CAMPELO TAVARES | 21 | ||
GUILHERME CASALI AMARAL | |||
GUILHERME SPERB | |||
GUSTAVO FERREIRA DE MEDEIROS | |||
GUSTAVO FLEURY FINA MUSTAFÉ | |||
GUSTAVO SESSA FIALHO | |||
Gabriela Paludo Sulczinski | |||
HANNAH BLOOR | |||
HELENA DORNELES BARBIERI DE CAMPOS | |||
HELENA SPIASSI SILVA | |||
HELENA VITALINA SELBACH | 2 | ||
HIGOR DOS INOCENTES BRASIL | |||
Heloisa Helena Borges Mendes | |||
Humberto Schumacher da Gama Júnior | |||
IAN KENZO PRANDO KASUGA | |||
IZABELLA CAMILA DOMINGOS SANTOS | |||
JAIME CASSIANO TAMS GASPERIN | |||
JENER PORTO CAMARGO JUNIOR | |||
JOSY DIAS ANACLETO | 28 | ||
JOSÉ EVERTON DA SILVA ROZZINI | 8 | ||
JOYCE CRUZ SILVA | |||
JULIA ALVES GREGORIO | |||
João Daniel Pereira Amaro | |||
Juliano Barros Schimithes | |||
JÚLIO NEI CANDIOLA QUINTAN | |||
KAREN SOARES PORTO | |||
LEANDRO ERNESTO MAIA | 60 | ||
LEONARDO MONQUELAT TAVARES ARMENDARIS | |||
LIZANGELA TORRES DA SILVA MARTINS COSTA | |||
LORENA BETÂNIA OLIVEIRA FONTES | |||
LUCAS BORBA DA SILVEIRA | |||
LUCAS BORBA DA SILVEIRA | |||
LUCAS FREITAS DE SOUZA | |||
LUCAS TORRES PEIXOTO | |||
LUIS FERNANDO HERING COELHO | 22 | ||
Leonidas Barbosa de Almeida | |||
MANUH GRACIANO GONCALVES | |||
MARCELO RODRIGUES MIRANDA | |||
MARCIO DE SOUZA | 20 | ||
MARIA FONSECA FALKEMBACH | 4 | ||
MARIO DE SOUZA MAIA | |||
MARLISE PERES DO CARMO | |||
MARLON CÉSAR COLARES DUTRA | |||
MAURÍCIO SCHÄFER DE BARROS MIRANDA | |||
MILENA ELEUSINA FAGUNDES DE ASSUNÇÃO | |||
MURILO AVILA | |||
Marcelo Barros de Borba | 25 | ||
Marco Antonio Moreira Xavier | |||
NATANIEL MORAES MELLO | |||
NEUSA REGINA VIEIRA ALONSO | |||
NEVERTON COSTA FERNANDES | |||
Nilton César da Silva | |||
PABLO DE LIMA PINEYRO | |||
PATRINY MORAES DE FREITAS | |||
PAULO ROBERTO DUARTE MARTINS | |||
PAULO ROBERTO LIMA GARCIA | |||
PAULO VITOR SANTOS DE FREITAS | |||
PEDRO GABRIEL DOS SANTOS ERLER | |||
PEDRO NOGUEIRA DUARTE DA SILVA | |||
PEDRO NOGUEIRA DUARTE DA SILVA | |||
PHELIPE CESAR MORAES LIMA | |||
Pablo Arturo Pulido Cordoba | |||
Paula Pereira Pinto | |||
Paulo Roberto Peres de Lima | |||
Pedro Silveira Kowalski | |||
Pietro Dilmar de Oliveira Marques | |||
RAFAEL ALEXANDRE SILVEIRA | |||
RAFAEL ALEXSANDER DIOGO DA SILVA | |||
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO | 131 | ||
RAFAEL RODRIGUES BITENCOURTE | |||
RAUL COSTA DAVILA | 60 | ||
RAYSSA DE OLIVEIRA FONTOURA | |||
RENATA MORAES BIELEMANN | 4 | ||
RICARDO AQUINO DEI RICARDI | |||
ROGERIO DUARTE AMARO | |||
RUI CARLOS DA SILVA MADRUGA | |||
Regino Reginaldo Matimbe | |||
RÉGIS AGUIAR DUTRA | 3 | ||
THAÍS DE FREITAS CARVALHO | |||
TIAGO SABINO RIBAS | 6 | ||
TOMÁS PAIM COSTA | |||
VALMIRO PEREIRA MACHADO JUNIOR | |||
VASCO JEAN LOUIS LAZARE GUESNIER AZEVÊDO | |||
VITOR GOMES MOREIRA | |||
XANA GALLO PEREIRA |