Nome do Projeto
I Semana Integrada de Empreendedorismo e Inovação do CCSO
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/08/2023 - 11/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Trabalho
Linha de Extensão
Empreendedorismo
Resumo
A I Semana Integrada de Empreendedorismo e Inovação do CCSO /UFPEL será realizada em agosto de 2023 de forma presencial no Pelotas Parque Tecnológico e representará uma oportunidade de integração de todos os alunos dos cursos que integram o CCSO e de outros cursos e instituições de ensino, bem como a comunidade em geral de Pelotas e região tais como empreendedores, empresários; profissionais liberais e gestores públicos e privados. O evento será organizado pelos estudantes com apoio e orientação dos coordenadores e docentes dos cursos do CCSO e integralizará palestras, painéis, workshops e outras atividades focadas no tema de empreendedorismo e inovação. Este projeto faz parte das ações de integralização da extensão dos cursos do CCSO.

Objetivo Geral

Oportunizar aos alunos a organização da I Semana Integrada de Empreendedorismo e Inovação do CCSO/UFPEL para o intercâmbio de experiências entre a universidade e a comunidade externa com o foco no empreendedorismo e inovação nos segmentos da administração pública e privada; turismo; comércio exterior e desenvolvimento regional.

Justificativa

Justifica-se a realização da I Semana Integrada de Empreendedorismo e Inovação do CCSO /UFPEL considerando-se que os temas de empreendedorismo e inovação permeiam direta ou indiretamente a grade curricular dos cinco cursos de graduação, quais sejam: Bacharelado em Administração; Bacharelado em Turismo; Tecnologia em Processos Gerenciais; Tecnologia em Gestão Pública e Tecnologia em Comércio Exterior., bem como de outros cursos da universidade. Além disso, as referidas temáticas também estão integradas nos cursos de Especialização Lato Senso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional e o de MBA em Inovação, Tecnologia e Gestão de Novos Negócios, além do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP).

Justifica-se, ainda, este projeto pela importância do papel da universidade na formação de empreendedores que vem ganhando cada vez mais relevância na educação superior por meio da inserção das temáticas de empreendedorismo e inovação como conteúdos curriculares e atividades transversais nos cursos de graduação, além da pesquisa e extensão. Assim, é relevante preparar o estudante e a comunidade geral para participar deste contexto no qual a capacidade de iniciativa, flexibilidade e adaptação às mudanças são fundamentais para o êxito profissional e o desenvolvimento da sociedade de uma forma geral.

Nesse sentido, o presente projeto tem duas questões importantes a serem tratadas: a primeira refere-se a a realização do evento de extensão que será conduzida pelos estudantes dos cursos, com o apoio e colaboração dos docentes e em segundo lugar em relação enquadramento no contexto da Integralização da Extensão.

Busca-se, assim, integrar conceitos trabalhados em sala de aula; dar autonomia para os alunos aprenderem por si; ter aprendizagem baseada na vivência; divulgar o curso para a comunidade local e regional; inserir a população local interessada nos temas da gestão; criar um sentimento de pertencimento ao curso; oportunizar à comunidade um espaço de integração, conhecimento e atualização.

Metodologia

A I Semana Integrada de Empreendedorismo e Inovação do CCSO /UFPEL será realizada ao longo de uma semana, de segunda à sexta-feira à noite durante o mês de agosto de 2023 no Pelotas Parque Tecnológico, instituição parceira da UFPEL.

Este projeto contará com a atuação dos alunos dos cursos do CCSO, que serão responsáveis pela organização, planejamento, execução e avaliação, com a orientação e supervisão dos coordenadores e professores envolvidos neste projeto e receberão no total 40 horas de atividade de extensão.

Os professores coordenadores e os envolvidos na organização deste projeto de extensão receberão 40 horas nas ações de extensão, os demais receberão horas proporcionais pela participação.

Os ouvintes, colaboradores e demais participantes receberão as horas proporcionais a participação das atividades.

A metodologia envolverá a realização de palestras com convidados internos e externos à UFPEL, com a presença de professores do CCSO que atuarão como mediadores. O foco das atividades versará sobre diferentes temas de empreendedorismo e inovação, incluindo a realização do CIDEAD (Ciclo de Debates de Administração do RS) promovido pelo Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS) e também pela apresentação dos projetos de pesquisa e extensão do CCSO.

Na segunda, quinta e sexta-feira as atividades se concentrarão no Auditório Central do Parque e na terça e quarta-feira as atividades ocorrerão concomitantemente nas demais salas e espaços do Parque Tecnológico.

Todas as noites haverá um ônibus da Ufpel disponibilizado para levar os alunos da Campus Anglo até o Parque Tecnológico às 19 horas e para trazê-los de volta do Parque Tecnológico ao Campus Anglo ás 21:30.

A divulgação do evento será realizada por meio da criação de um perfil no Instagram denominado "semanaintegrada_ccso" onde haverá o link das inscrições, programação e notícias do evento. Também serão realizados podcast no Café Empreendedor, no Projeto Educomunicação do Curso de Jornalismo da UFPEL, no Jornal Tradiçaõ Regional no programa Zona Sul em Movimento, bem como por e-mail e no canal de comunicação da UFPEL.

A programação seguirá o seguinte cronograma, sujeito a alterações:


SEGUNDA-FEIRA:

19H- RECEPÇÃO DA NOITE COM A APRESENTAÇÃO PROJETO DE EXTENSÃO “CAMERATA CORDATA” DO CURSO DE BACHARELADO EM MÚSICA DA UFPEL.

19H-ENTREVISTA COM O PALESTRANTE FERNANDO ESTIMA E O REPRESENTANTE DO PARQUE TECNOLÓGICO, EDGAR MATARREDONA, NO PPTCAST EM PARCERIA COM O PROJETO DE EXTENSÃO EDUCOMUNICAÇÃO COM OS ALUNOS DO CURSO DE JORNALISMO DA UFPEL E COM A PRESENÇA DE UMA ALUNO DO CCSO.

PRESENÇA DOS ALUNOS DO CURSO DE JORNALISMO DO PROJETO DE EXTENSÃO "EM PAUTA" PARA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS.

PRESENÇA DO JORNAL TRADIÇÃO REGIONAL PARA A REALIZAÇÃO DA COBERTURA DO PRIMEIRO DIA DO EVENTO.

19:30 - AUDITÓRIO CENTRAL: abertura do evento com a presença do professor Vinícius Farias Campos (Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPEL e representante da reitora e da administração do Parque Tecnológico); da Isabel Cristina Rosa Barros Rasia (Diretora CCSO e Coordenadora Adjunta do Evento) e da Ana Paula Lemos Centeno (Coordenadora MBA IN-GEN e Coordenadora do Evento).

20:00 - Início das palestras com a temática: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO NOS CONTEXTOS UNIVERSITÁRIO, PÚBLICO E PORTUÁRIO, com os seguintes CONVIDADOS:
1) VINÍCIUS FARIAS CAMPOS, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPEL.
2) PAULO FERNANDO CURI ESTIMA, Gerente de Planejamento dos Portos RS.
3) FABRÍCIO BURKERT, Gestor de Projetos de Políticas Públicas, Programa Cidade Empreendedora e Educação Empreendedora do SEBRAE-RS.
4) MAURÍCIO MARTINS, Coordenador do Programa Bairro Empreendedor e Diretor de Inovação da Prefeitura Municipal de Pelotas.


TERÇA-FEIRA - às 19:30

SALA DE TREINAMENTO I: APRESENTAÇÃO DO GRUPO FEMENI – FEIRA DE MULHERES EMPREENDEDORAS NEGRAS E INDÍGENAS, com a mediação da professora do CCSO Francielle Molon da Silva.

SALA DE TREINAMENTO II: WORKSHOP LEAN CANVAS: MINI DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS, com o SAMUEL VINÍCIUS BONATO, Coordenador e Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração da FURG, com a mediação da Professora do CCSO, Priscila Nesello.

SALA CRIAR-LAB: oficina sobre Criatividade, Inovação e Empreendedorismo Social, coordenado pela Empresa Elimu.

SALA DA INCUBADORA CONECTAR: APRESENTAÇÃO DOS CASES DE EMPREENDEDORISMO DE EX-ALUNOS DO CCSO com a mediação do Professor do CCSO Maurel Oliveira e com os seguintes CONVIDADOS:
1) RAFAEL TEIXEIRA - FIT4U
2) RAFAEL ROSA - SPLASH PISCINAS
3) LARISSA BALADAN CAMPOS - FACERE VERSATILE
4) EDUARDA CALDEIRA PERES - MAXIMIZE PRODUÇÕES
5) LILIANE CALDAS – CITY TOUR PELOTAS

SAGUÃO:
• MOSTRA DOS PROJETOS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO PELOS DOCENTES E DISCENTES DO CCSO.
• MOSTRA DAS EMPRESAS INCUBADAS DO PARQUE TECNOLÓGICO.
• INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO: PELOTAS UMA CIDADE PARA CICLISTAS.
• PESQUISA INOVA UFPEL.
• SENATEC (EMPRESA JUNIOR DA FATEC PELOTAS) E LAB FECOMÉRCIO.


QUARTA-FEIRA - 19:30:

SALA DE TREINAMENTO I:
APRESENTAÇÃO DO ENCERRAMENTO DO PROJETO DE EXTENSÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DO ECOSSISTEMA COLABORATIVO NO EXTREMO SUL – CICLO 3.
CONVIDADA: PRISCILA NESELLO: Professora do CCSO-UFPEL.

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS PELAS EMPRESAS PARTICIPANTES DO INOVA RS – REGIÃO SUL COM EMPRESAS PARTICIPANTES VINCULADAS AO ACI-CDL PIRATINI. CONVIDADA:
TENILLE DREWS: Gestora de Inovação da Região Sul Pela Secretaria de Inovação e Tecnologia do RS.


SALA DE TREINAMENTO II:
ACELERAÇÃO DE STARTUPS: PROGRAMAS E MENTORIAS PARA IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS INOVADORES com a mediação do Professor do CCSO, Alisson Maehler e com as seguintes CONVIDADAS:
ALINE JANSEN: Empreendedora, Mentora de Startups e Consultora de Inovação.
CÂNDIDA BUSATO: Gestora de projetos de Inovação no SEBRAE SUL.

SALA CRIAR-LAB: oficina sobre Inovação para o bem Social, coordenado pela Empresa Elimu.

ARENA de INOVAÇÂO: apresentação da INCUBADORA TECNOLÓGICA DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS (INCUBADORA TECSOL) com os convidados Henrique Andrade Furtado de Mendonça (Professor da Agronomia, UFPEL) e Débora de Souza Simões (Professora da Meteorologia da UFPEL) com a mediação da professora do CCSO, Natalia Salvate Brasil.

SALA DA INCUBADORA CONECTAR: APRESENTAÇÃO DA INCUBADORA DE BASE TECNOLÓGICA-CONECTAR/UFPEL. CONVIDADA: ADALICE ANDRADE KOSBY - Administradora na Incubadora de Base Tecnológica-Conectar/UFPel, com a mediação do Professor do CCSO, Alexandre Braga.

SAGUÃO:
• MOSTRA DOS PROJETOS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO PELOS DOCENTES E DISCENTES DO CCSO.
• MOSTRA DAS EMPRESAS INCUBADAS DO PARQUE TECNOLÓGICO.
• INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO: PELOTAS UMA CIDADE PARA CICLISTAS.
• PESQUISA INOVA UFPEL.
• SENATEC (EMPRESA JUNIOR DA FATEC PELOTAS) E LAB FECOMÉRCIO.


QUINTA-FEIRA:

19H-ENTREVISTA COM O PALESTRANTE SANDRO TRESCASTRO BERGUE E COM A REPRESENTANTE DO CRA EM PELOTAS, RENATA OLIVEIRA NO PPTCAST EM PARCERIA COM OS ALUNOS DO CURSO DE JORNALISMO DA UFPEL E COM A PRESENÇA DE UMA LAUNO DO CCSO.

19:30 - AUDITÓRIO CENTRAL: CIDEAD - CRA/RS COM A PALESTRA Ética nas relações de trabalho e ética profissional COM O CONVIDADO SANDRO TRESCASTRO BERGUE.


SEXTA-FEIRA - 19:30:

AUDITÓRIO CENTRAL:
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO NO TURISMO.

CONVIDADA:
JUSSARA CRUZ ARGOUD, Publicitária, Turismóloga, Especialista em Marketing, Gestora de Projetos do Sebrae RS.

É POSSÍVEL CONCORRER COM O UBER SEM SER 99 OU INDRIVE?
CONVIDADO: LUIS FERNANDO TAVARES MEIRELLES, Professor pesquisador da Faculdade Católica de Rondônia e Diretor Presidente da Associação à Maturidade Solidária.

LANÇAMENTO DO APP UNIDOS.

SAGUÃO: confraternização do encerramento do evento com atividade artística e cultural.

Será realizado de forma colaborativa e em equipe considerando-se que a semana será planejada, desenvolvida e avaliada como um projeto, dando real oportunidade aos alunos vivenciarem na prática, muitas das teorias e ferramentas trabalhadas em sala de aula, tais como: trabalho em equipe, liderança, controle, finanças, comunicação, planejamento etc.

O projeto conta com um período definido; recursos delimitados; equipe definida; escopo e plano de ações; metodologias de avaliação e feedback.

O projeto é colaborativo, contanto com alunos na comissão organizadora, mais alunos na execução do projeto e colaboração de docentes do CCSO.

As inscrições serão realizadas de forma digital, após ampla divulgação, com vagas reservadas à comunidade (egressos, gestores públicos e privados, empreendedores, empresários, estudantes de outras instituições, entre outros).

Haverá certificado de participação e avaliação da frequência.

Indicadores, Metas e Resultados

INDICADORES:
- números de alunos envolvidos diretamente no planejamento, execução e avaliação do projeto;
- número de horas de participação dos alunos envolvidos diretamente no planejamento, execução e avaliação do projeto;
- número de inscritos no projeto;
- número de pessoas atingidas (internas e externas à UFPel);
- número de palestras e atividades realizadas durante a semana.
- número de pessoas envolvidas no total entre professores, alunos, técnicos, organizadores, palestrantes etc.

METAS:
- 30 alunos diretamente envolvidos no planejamento, execução e avaliação do projeto.
- 40 horas de participação para cada aluno envolvido diretamente no planejamento e execução do projeto;
- 200 inscritos no evento (pelo menos 50 vagas destinadas à comunidade externa à UFPel);
- 10 palestras e atividades realizadas durante a semana.
- 300 pessoas envolvidas no total entre professores, alunos, técnicos, organizadores, palestrantes etc.

RESULTADOS ESPERADOS:
- Impacto direto em mais de 300 pessoas;
- Divulgação dos cursos do CCSO nas mídias e redes sociais
- Aumento da visibilidade dos cursos do CCSO para a comunidade externa e interna à UFPEL;
- Integração entre professores, alunos e técnicos;
- Envolvimento de gestores e empresários da comunidade externa em geral;
- Oportunizar aos estudantes a organização do evento (planejamento, organização, controle, avaliação e divulgação);
- Oportunizar a possibilidade de qualificação e atualização á comunidade em geral;
- Levar novos conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação à comunidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADALICE ANDRADE KOSBY35
ADELINO SILVEIRA SOARES JUNIOR
ADRIANA SOARES SCHAUN
ALESSANDRO SOUZA DE AVILA
ALEXANDRE XAVIER VIEIRA BRAGA7
ALICIA FARIAS DA COSTA
ALINE CASTRO JANSEN
ALINE LOPES CONSENTINS
ALISSON EDUARDO MAEHLER35
AMANDA SOARES MENDES
ANA CARLA DOS SANTOS VIEIRA
ANA CAROLINA DA SILVA SOARES
ANA CAROLINA DIAS DE QUADROS
ANA CAROLINA RAMIREZ ROMAN
ANA LAURA DE SOUSA PEREIRA
ANA PAULA DA SILVA PERES
ANA PAULA LEMOS CENTENO71
ANDREI DA COSTA SILVEIRA
ANDRESSA DE OLIVEIRA ARAUJO
ANNA KAROLINE DIAS DE AVIZ
ANTHEA NORA HILARICE ABEME EDOU NZE
ANTONIO MARCOS NEVES BRAGA
ARIANE BEATRISE SCHNEIDER WEGNER EHLERT
AXEL NOVO DA CUNHA
BIANCA CAROLINA BELUCA
BIANCA DE SOUSA SILVEIRA
BILMAR BORGES DOS PASSOS JUNIOR
BRUNA KLEIN COLUCCI
BRUNA OSTERBERG
BRUNO GONCALVES MOREIRA
Brenda Lemos Lima
CANDIDA BELARMINO BUSATTO
CAROLINA CRUZ DOS SANTOS
CAROLINE CASALI21
CAROLINE GARCIA QUINCOZES
CAROLINE OLIVEIRA GOUVEIA
CAROLINE SIGALLES FERREIRA
CATHARINA CUNHA SENA
CECILIA OLIVEIRA KRAMER
CHAILANA KLUG BUCHWEITZ
CHAYDER FONSECA BOTELHO
CINTHIA WOLTER
CINTIA GONCALVES DA CUNHA
CINTIA LIMA SOARES
CLAUDIA DA ROSA
Cassiana Araujo Custodio
DANIEL LENA MARCHIORI NETO7
DANIELE DA SILVEIRA SOARES
DAVI DA SILVA GONCALVES
DAVI SCHAUN LIMA
DEMETRIUS LIMA
DENILSON PEREIRA DE PEREIRA
DIOGO DIAS DE MOURA
DIRCEU ANTONIO MARASCHIN JUNIOR
DORIS BEATRIZ DOS SANTOS MORAIS
Daiane de Carvalho Madruga
EDNACHELE MENDES DA SILVA
EDUARDA CALDEIRA PERES
EDUARDA SIQUEIRA SUM
EDUARDO KRUGER HARTWIG
ELIANA SIEGERT DOS SANTOS
ELIANE NUNES FLORES
ELLEN PEREIRA VEIGA
EMANUELE BIERHALS VARINI
EMMANUEL SOUZA GARCIA
ENZO CAVALLIN BARBOZA
ERICA BEATRIZ HARTWIG
ERICK DIAS DA SILVA
FABIANO MILANO FRITZEN35
FABRICIO DE OLIVEIRA ISNARDI
FABRÍCIO SANCHES BURKERT
FELIPE KÖPP LEITE
FELIPE MOREIRA MURIALDO
FILIPE BRAGA ZSCHORNACK
FRANCIELLE MOLON DA SILVA35
GABRIEL DOS SANTOS FERNANDES TORRES
GABRIELA DIAS DA FONSECA
GABRIELA SCHLLIN ROSA
GABRIELA SCHMALFUSS MARTINS
GABRIELE ROLDAN BORDAGORRY
GABRIELI FIORESI E SILVA
GEORGE DE ALMEIDA AGUIAR
GEOVANE MACIEL DA PORCIUNCULA JUNIOR
GERALDO PINTO MACEDO JUNIOR
GILBERTO AZAMBUJA CENTENO
GISELE FERREIRA DA ROSA
GISLAINE RIBEIRO ALMEIDA
GRAZIELE CACERES DE MATTOS
GUILHERME FERNANDES MENDONCA
GUSTAVO DA SILVA GASTAL
GUSTAVO DE OLIVEIRA DA ROCHA
HELENA BRETANHA PINTO
HELIO MACHADO DE OLIVEIRA FILHO
HELOISA DA SILVA CRUZ
Henrique Peixoto Antunes
IGOR AGUIAR MACIEL
IGOR HALFEN POREPP
ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA71
ISABEL TERESINHA DUTRA SOARES14
ISABELA PEREIRA DA SILVA
ISADORA TRINDADE RODALES
JACI SILVA SILVEIRA
JACKSON OLIVEIRA DOS SANTOS
JANER CABRAL DUARTE
JANINE PINZ
JENNIFER LOPES LOPES
JEREMIAS DOMINGUES DA SILVA
JESSICA DA ROSA COSTA
JOAO ANTONIO VELASQUEZ CARVALHO
JOAO CARLOS AGUIAR
JOAO PEDRO PARDO VIEIRA
JOAO RICARDO MOREIRA ZECHLINSKI SACHARUK
JOAO VICTOR GARCIA DUTRA
JOAO VITOR LIMA PEREIRA
JOICE DE PAIVA ISLABAO
JONATHAN LEMKE SCHWARTZ
JOSUE FORMIGA REHLING
JULIA SILVEIRA LONGARAY
JULIA TAJES CUNHA
JULIANA DA CRUZ DA SILVEIRA
JULIANA LUIZA DA SILVA TAVARES
JULIANO FERNANDES DE MEDEIROS
JULY VITORIA KRUGER MUNHOZ
KAHUA DA ROSA MINHOS
KAILA PONTES LEMONS VIEIRA DA SILVA
KAILANI ROSCHILDT WINKE
KAREN DOS SANTOS DA COSTA
KARINA PEREIRA LUDUVICO
KARINA PEREIRA LUDUVICO
KARINE DUTRA VIANA
KARLOTTA HIPOLITO IZEL
KAUANE PAIVA TAVARES
KAUHÊ PARADA DA SILVA
KAYAN GARCEZ GABRIEL
KELEN MACEDO ROSA
KELEN SILVEIRA BERNARDI
KEROLLYN ANDRZEJEWSKI DE OLIVEIRA
KESSILEY BEATRIZ WEBER HARTWIG
KETLEN DIAS SANTOS
KETLYN VITORIA VIEIRA DA SILVEIRA
KEYT NUNES BATISTA
LAISA NOGUEIRA PEREIRA
LARISSA BALADAM CAMPOS
LAURA FURINI
LAVINIA VALIM SILVA
LEANDRO LUNKES DUARTE
LEIA RAFFI ARNOLD
LEONARDO MONQUELAT TAVARES ARMENDARIS
LETICIA SAIZER DA SILVA
LETICIA VIEIRA DOS SANTOS
LIRIEL COSTA RODRIGUES
LOHANA PORTO DE ALMEIDA
LORRANA RUTZ GUERREIRO
LORYANE DA SILVA MEDEIROS
LUANA SANCHES KERN
LUCAS DUTRA RODRIGUES
LUCAS FERREIRA MOURA
LUCAS GARCIA MOURA
LUCAS MONQUELATE MENDES LOPES
LUCAS PEREIRA PINHEIRO
LUCAS RICHARD CORREA BRUM
LUCIANA FLORENTINO NOVO35
LUCIANA NUNES FERREIRA14
LUCIANE RODRIGUES PEREIRA DALLMANN
LUIZA DE SOUZA SOARES
LUIZA NACHTIGALL DA CRUZ
LUIZA SOUSA DA SILVEIRA
LUVANDER VIEIRA FARIAS
MAITÊ DE SIQUEIRA BRAHM14
MARCIELE ANTUNES CAETANO
MARCIO SILVA RODRIGUES7
MARCOS ROSARIO GONCALVES
MARCOS YAN OLIVEIRA DA ROSA
MARIA EDUARDA BUDO NOGUEZ
MARIA LUIZA KLEINICKE MORAES HERNANDES
MARIANA DUARTE DAMASCENO
MARIANA FERNANDES TAVARES
MARIANA OLIVEIRA DOS SANTOS
MARIANA ROSA DA SILVEIRA
MARINA DE OLIVEIRA ROSA
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO35
MARTINA CUNHA DEMIQUEI
MATEUS ALMEIDA DOS SANTOS
MATHEUS ENRICO CARDOSO SILVA
MAUREL ROSA DE OLIVEIRA35
MAURICIO RAGAGNIN PIMENTEL14
MAXWEL PEREIRA SILVEIRA
MAYKOL GAUTERIO PIRES DA ROSA
MICHELE NEGRINI35
MICHELE VIEIRA GABRIEL
MIGUEL JORGE WEBER
MIKAEL SOUZA DOROW
MILENA BRUNETTA
Marcelo Lopes Lima
NATALIA DE SOUSA ALDRIGUE17
NATALIA SALVATE BRASIL70
NATANIELE TAVARES CLEFF
NATHAIS DA COSTA GADEA
NATÁLIA TORALLES DARLEY
NELCIONER NOLASCO DOS SANTOS
PABLO DO ESTREITO CORREA
PATRICIA SCHNEIDER SEVERO
PATRICK SOARES RECART
PAULO RENATO NUNES LOURO
PEDRO DE CASTRO CENTENO
PEDRO HENRIQUE GOMES MONTEIRO
PHILOMÈNE AUDREY NGABALLA NDI
PRISCILA NESELLO35
Paulo Fernando Curi Estima
RACKEL ZARETTI MACHADO DE OLIVEIRA
RAFAEL FONSECA DE SOUZA
RAFAELA BORGES RIBEIRO
RAFAELA COELHO TAVARES
RAFAELA VASCONCELLOS SINOTTI
RAMON FEITOSA CORLETT
RAPHAELA LEITE DA SILVA
RAQUEL CHRISTINY DA SILVA RODRIGUES
RAQUEL SARUBBI TRINDADE
REBECA NOGUEIRA PACHECO
RENAN BARBOSA FERREIRA
RITA MARIA HECK
ROCHELE EICHI DOS SANTOS
RODRIGO SCIVITTARO OLIVEIRA
ROGERIO DUARTE BARCELOS35
ROGÉRIO LUCIANO DA ROSA VIGORITO
ROSANA DA ROSA PORTELLA TONDOLO7
ROSANI BOEIRA RIBEIRO
Raissa madruga telles
Raul de Castro Torma
Rubens Marques Obelar Ramos
SARAH MENEGONI GUERREIRO
SHAUANNY CARDOSO TAVARES
SHERON SOUZA DUARTE
SIDNEY DANIEL BATISTA35
SOELEN DE LIMA CRUZ TERTO
STEFANI DOS SANTOS SOUZA
STEFANI QUEVEDO CASTRO RODRIGUES
SUHELEN DA SILVA GUIMARAES
Samuel Vinícius Bonato
TAINA SILVEIRA SOARES
TAIS DOS SANTOS CAETANO
TAIS LOPES OLIVEIRA
TATIANE LIMA DE MATTOS
TENILLE DREWS DA SILVA PISTOLETTI
THALIA PERES DE OLIVEIRA
THALITA SCHWENSON DOS SANTOS
THAYNA SILVA DE OLIVEIRA
THIAGO BOTELHO BORBA
THUANE MOURA NUNES
TIAGO RODRIGUES BASTOS
TUANE LOPES DE SOUZA
Talice Borges Ferreira
Tânia Luiza Stigger Vieira
VAGNER AMARANTE PEDROSA
VAGNER NUBIAS DE MEDEIROS
VANESSA BARCELOS ROSSALES
VANESSA DE CASTRO LAGES
VANESSA NUNES SCHERDIEN
VERONICA GOMES DA ROSA
VICTOR FELIPE FERREIRA DOS SANTOS
VICTORIA DA SILVA DE CARVALHO
VICTORIA HORNKE VOLTER BORBA
VICTÓRIA CENTENO VINHAS
VILMAR ANTONIO GONCALVES TONDOLO7
VINICIUS BRUM FREITAS
VINICIUS FARIAS CAMPOS35
VINICIUS FERRAZ DELGADO
VINICIUS PEREIRA FREITAS
VITOR LOPES MACHADO
VITORIA GUADALUPE BARCELOS DE OLIVEIRA
VITORIA ROMEIRO FERNANDES
WESLEI DA SILVA LACERDA
WILLIAM JONE HENZEL VILLANOVA
William de Lima Inhuma
YASMIN MEDEIROS DE ALMEIDA

Página gerada em 27/04/2024 02:31:34 (consulta levou 0.954567s)