Nome do Projeto
Inclusão: uma ponte entre a sociedade e a universidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/03/2025 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
O projeto visa sensibilizar a sociedade para temáticas voltadas à inclusão, ao combate à discriminação e ao capacitismo.
Objetivo Geral
Sensibilizar a comunidade escolar e acadêmica (através de oficinas, cursos, eventos, elaboração de materiais) para temas voltados à acessibilidade e à inclusão com a finalidade de reduzir as barreiras atinentes à acessibilidade atitudinal, programática, metodológica, instrumental e arquitetônica.
Justificativa
A inclusão e a acessibilidade são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), comprometido com a promoção de direitos humanos e a valorização da diversidade, propõe um projeto de extensão que visa ampliar o diálogo com a comunidade local sobre temas relacionados à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.
Este projeto se justifica pela necessidade de sensibilizar a comunidade local, escolar e universitária sobre a importância de combater preconceitos estruturais, tais como a discriminação e o capacitismo, que ainda permeiam diversas esferas sociais. Tais práticas prejudicam não apenas as pessoas com deficiência, mas também a coesão social e o desenvolvimento comunitário, dessa forma, a educação e o diálogo são essenciais para garantir que essas questões sejam tratadas de forma ética e inclusiva.
A iniciativa se fundamenta também na relevância de realizar pesquisas sobre a população de pessoas com deficiência na escola Almirante Raphael Brusque e na Comunidade da Z3. O levantamento de dados é crucial para compreender as demandas específicas dessa comunidade e elaborar políticas públicas, projetos e ações mais eficazes. Além disso, a coleta de informações pode revelar lacunas estruturais, como barreiras arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais, possibilitando abordagens direcionadas e eficientes.
Por meio deste projeto, buscamos envolver a comunidade local em atividades de conscientização, como oficinas, palestras e eventos, que discutirão práticas inclusivas e formas de enfrentamento ao capacitismo. Além disso, serão promovidos espaços de escuta ativa para que as pessoas com deficiência possam compartilhar suas experiências e, assim, contribuirmos para estimular independência e autonomia no seu desempenho ocupacional.
A articulação entre a UFPel e a comunidade local reforça o compromisso da universidade em exercer sua função social, fortalecendo o papel da universidade como agente transformador na construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível. Este projeto se configura, portanto, como uma oportunidade para promover mudanças culturais através da educação comprometida com a construção de um futuro mais inclusivo.
Este projeto se justifica pela necessidade de sensibilizar a comunidade local, escolar e universitária sobre a importância de combater preconceitos estruturais, tais como a discriminação e o capacitismo, que ainda permeiam diversas esferas sociais. Tais práticas prejudicam não apenas as pessoas com deficiência, mas também a coesão social e o desenvolvimento comunitário, dessa forma, a educação e o diálogo são essenciais para garantir que essas questões sejam tratadas de forma ética e inclusiva.
A iniciativa se fundamenta também na relevância de realizar pesquisas sobre a população de pessoas com deficiência na escola Almirante Raphael Brusque e na Comunidade da Z3. O levantamento de dados é crucial para compreender as demandas específicas dessa comunidade e elaborar políticas públicas, projetos e ações mais eficazes. Além disso, a coleta de informações pode revelar lacunas estruturais, como barreiras arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais, possibilitando abordagens direcionadas e eficientes.
Por meio deste projeto, buscamos envolver a comunidade local em atividades de conscientização, como oficinas, palestras e eventos, que discutirão práticas inclusivas e formas de enfrentamento ao capacitismo. Além disso, serão promovidos espaços de escuta ativa para que as pessoas com deficiência possam compartilhar suas experiências e, assim, contribuirmos para estimular independência e autonomia no seu desempenho ocupacional.
A articulação entre a UFPel e a comunidade local reforça o compromisso da universidade em exercer sua função social, fortalecendo o papel da universidade como agente transformador na construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível. Este projeto se configura, portanto, como uma oportunidade para promover mudanças culturais através da educação comprometida com a construção de um futuro mais inclusivo.
Metodologia
Desenvolvimento de oficinas para profissionais do Atendimento Educacional Especializado da Prefeitura Municipal de Pelotas. Frequência: 1 vez por mês.
Desenvolvimento de oficinas para servidores efetivos e terceirizados do Restaurante Universitário, Transporte, Portaria e Segurança da UFPel. Frequência: Uma vez por mês.
Cursos de sensibilização sobre o combate ao capacitismo para estudantes do ensino fundamental e médio do município de Pelotas em escolas da rede básica. Frequência: 1 vez por mês.
Construção de materiais acessíveis como recurso metodológico no trabalho docente.
Elaboração de vídeos informativos sobre inclusão, direitos e qualidade de vida para pessoas com deficiência.
Cursos voltados à formação permanente do corpo docente e técnico da escola Almirante Raphael Brusque. Frequência: a ser definida com a equipe diretiva da escola.
Desenvolvimento de oficinas para servidores efetivos e terceirizados do Restaurante Universitário, Transporte, Portaria e Segurança da UFPel. Frequência: Uma vez por mês.
Cursos de sensibilização sobre o combate ao capacitismo para estudantes do ensino fundamental e médio do município de Pelotas em escolas da rede básica. Frequência: 1 vez por mês.
Construção de materiais acessíveis como recurso metodológico no trabalho docente.
Elaboração de vídeos informativos sobre inclusão, direitos e qualidade de vida para pessoas com deficiência.
Cursos voltados à formação permanente do corpo docente e técnico da escola Almirante Raphael Brusque. Frequência: a ser definida com a equipe diretiva da escola.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se no primeiro ano do projeto atender cerca de 1000 terceirizados da UFPel na temática sobre diferentes tipos de deficiência, manejo e conduta diante de crises.
Objetiva-se garantir formação permanente a aproximadamente 300 professores da rede básica de ensino em temáticas que abordem o combate ao capacitismo e o enfrentamento a barreiras de acessibilidade.
Realizar um levantamento (com a parceria do sindicato dos pescadores e a assistência social da Z3) para compor um banco de dados sobre o número de pessoas com deficiência na comunidade (que conta com cerca de 3000 moradores), tipo de deficiência e delimentação e escrita de políticas públicas para eliminação de obstáculos no acesso, permanência, participação e aprendizagem desses sujeitos.
Objetiva-se garantir formação permanente a aproximadamente 300 professores da rede básica de ensino em temáticas que abordem o combate ao capacitismo e o enfrentamento a barreiras de acessibilidade.
Realizar um levantamento (com a parceria do sindicato dos pescadores e a assistência social da Z3) para compor um banco de dados sobre o número de pessoas com deficiência na comunidade (que conta com cerca de 3000 moradores), tipo de deficiência e delimentação e escrita de políticas públicas para eliminação de obstáculos no acesso, permanência, participação e aprendizagem desses sujeitos.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS | |||
| ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS | |||
| AMANDA SILVEIRA SOUSA | |||
| ANA LUIZA MORAES TEIXEIRA | |||
| ANGELA PETRUCCI VASCONCELOS | 3 | ||
| BETANIA LOPES BALLADARES | |||
| BRENDA SALENAVE SANTANA | 3 | ||
| CAROLINA BADIM DE OLIVEIRA | |||
| CAROLINE GUTKNECHT DORO | |||
| CELYNE RODRIGUES NEVES DOS SANTOS | |||
| CHRIS DE AZEVEDO RAMIL | 3 | ||
| CLÁUDIA DAIANE GARCIA MOLET | 1 | ||
| DAIANA SAN MARTINS GOULART | 4 | ||
| DULCELENE PEREIRA ALVES | 3 | ||
| Elizandra Silva da Rocha | |||
| FABIO VIEIRA RIBEIRO | |||
| GABRIEL AVILA DE AVILA | |||
| GABRIEL SANTOS DA SILVA | |||
| HENRIQUE BORDIN VILELA | |||
| JANAIZE BATALHA NEVES | 3 | ||
| JENAINA PINTO DUARTE | |||
| JOAO LUCAS TELES BORGES | |||
| JORIS BIANCA DA SILVA | |||
| LETICIA DE OLIVEIRA ROXO | |||
| LETICIA MARAFIGA DA ROCHA | |||
| LETÍCIA WEBER MILECH | |||
| LIANA BARCELOS PORTO | |||
| LISANDRO MATTOS DE SOUSA | 1 | ||
| LUANA ALKMIM REZENDE BARATTI | |||
| LUCAS FERNANDO GOUVEA MACHADO | |||
| LUISE RAMIRES DA SILVA | |||
| LUIZA DA CONCEICAO DA ROSA | |||
| MARINA RAMIRES DA SILVA | |||
| MARINEIVA DE OLIVEIRA PIMENTEL | |||
| MARÍLIA BRYKALSKI | |||
| MICHELLE COITINHO DE OLIVEIRA | |||
| MIRIAN DE FARIAS RIBEIRO | |||
| MÍRIAN PEREIRA BOHRER | 10 | ||
| NATALIA VARGAS NUNES | |||
| REBECA DA FONSECA BARBOSA | |||
| RENATA CRISTINA ROCHA DA SILVA | 23 | ||
| ROSEANE BARBOSA DUARTE | |||
| SHANA CORRÊA PACHECO | |||
| STHEFANIE DE MELO SWENSSON | |||
| SÔNIA SOUZA FRANCO | 5 | ||
| VALENTINA CAPPELLETTO PEREIRA | |||
| WELEN MENDES ALMEIDA |