Nome do Projeto
Inclusão: uma ponte entre a sociedade e a universidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/03/2025 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
O projeto visa sensibilizar a sociedade para temáticas voltadas à inclusão, ao combate à discriminação e ao capacitismo.
Objetivo Geral
Sensibilizar a comunidade escolar e acadêmica (através de oficinas, cursos, eventos, elaboração de materiais) para temas voltados à acessibilidade e à inclusão com a finalidade de reduzir as barreiras atinentes à acessibilidade atitudinal, programática, metodológica, instrumental e arquitetônica.
Justificativa
A inclusão e a acessibilidade são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), comprometido com a promoção de direitos humanos e a valorização da diversidade, propõe um projeto de extensão que visa ampliar o diálogo com a comunidade local sobre temas relacionados à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.
Este projeto se justifica pela necessidade de sensibilizar a comunidade local, escolar e universitária sobre a importância de combater preconceitos estruturais, tais como a discriminação e o capacitismo, que ainda permeiam diversas esferas sociais. Tais práticas prejudicam não apenas as pessoas com deficiência, mas também a coesão social e o desenvolvimento comunitário, dessa forma, a educação e o diálogo são essenciais para garantir que essas questões sejam tratadas de forma ética e inclusiva.
A iniciativa se fundamenta também na relevância de realizar pesquisas sobre a população de pessoas com deficiência na escola Almirante Raphael Brusque e na Comunidade da Z3. O levantamento de dados é crucial para compreender as demandas específicas dessa comunidade e elaborar políticas públicas, projetos e ações mais eficazes. Além disso, a coleta de informações pode revelar lacunas estruturais, como barreiras arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais, possibilitando abordagens direcionadas e eficientes.
Por meio deste projeto, buscamos envolver a comunidade local em atividades de conscientização, como oficinas, palestras e eventos, que discutirão práticas inclusivas e formas de enfrentamento ao capacitismo. Além disso, serão promovidos espaços de escuta ativa para que as pessoas com deficiência possam compartilhar suas experiências e, assim, contribuirmos para estimular independência e autonomia no seu desempenho ocupacional.
A articulação entre a UFPel e a comunidade local reforça o compromisso da universidade em exercer sua função social, fortalecendo o papel da universidade como agente transformador na construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível. Este projeto se configura, portanto, como uma oportunidade para promover mudanças culturais através da educação comprometida com a construção de um futuro mais inclusivo.
Este projeto se justifica pela necessidade de sensibilizar a comunidade local, escolar e universitária sobre a importância de combater preconceitos estruturais, tais como a discriminação e o capacitismo, que ainda permeiam diversas esferas sociais. Tais práticas prejudicam não apenas as pessoas com deficiência, mas também a coesão social e o desenvolvimento comunitário, dessa forma, a educação e o diálogo são essenciais para garantir que essas questões sejam tratadas de forma ética e inclusiva.
A iniciativa se fundamenta também na relevância de realizar pesquisas sobre a população de pessoas com deficiência na escola Almirante Raphael Brusque e na Comunidade da Z3. O levantamento de dados é crucial para compreender as demandas específicas dessa comunidade e elaborar políticas públicas, projetos e ações mais eficazes. Além disso, a coleta de informações pode revelar lacunas estruturais, como barreiras arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais, possibilitando abordagens direcionadas e eficientes.
Por meio deste projeto, buscamos envolver a comunidade local em atividades de conscientização, como oficinas, palestras e eventos, que discutirão práticas inclusivas e formas de enfrentamento ao capacitismo. Além disso, serão promovidos espaços de escuta ativa para que as pessoas com deficiência possam compartilhar suas experiências e, assim, contribuirmos para estimular independência e autonomia no seu desempenho ocupacional.
A articulação entre a UFPel e a comunidade local reforça o compromisso da universidade em exercer sua função social, fortalecendo o papel da universidade como agente transformador na construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível. Este projeto se configura, portanto, como uma oportunidade para promover mudanças culturais através da educação comprometida com a construção de um futuro mais inclusivo.
Metodologia
Desenvolvimento de oficinas para profissionais do Atendimento Educacional Especializado da Prefeitura Municipal de Pelotas. Frequência: 1 vez por mês.
Desenvolvimento de oficinas para servidores efetivos e terceirizados do Restaurante Universitário, Transporte, Portaria e Segurança da UFPel. Frequência: Uma vez por mês.
Cursos de sensibilização sobre o combate ao capacitismo para estudantes do ensino fundamental e médio do município de Pelotas em escolas da rede básica. Frequência: 1 vez por mês.
Construção de materiais acessíveis como recurso metodológico no trabalho docente.
Elaboração de vídeos informativos sobre inclusão, direitos e qualidade de vida para pessoas com deficiência.
Cursos voltados à formação permanente do corpo docente e técnico da escola Almirante Raphael Brusque. Frequência: a ser definida com a equipe diretiva da escola.
Desenvolvimento de oficinas para servidores efetivos e terceirizados do Restaurante Universitário, Transporte, Portaria e Segurança da UFPel. Frequência: Uma vez por mês.
Cursos de sensibilização sobre o combate ao capacitismo para estudantes do ensino fundamental e médio do município de Pelotas em escolas da rede básica. Frequência: 1 vez por mês.
Construção de materiais acessíveis como recurso metodológico no trabalho docente.
Elaboração de vídeos informativos sobre inclusão, direitos e qualidade de vida para pessoas com deficiência.
Cursos voltados à formação permanente do corpo docente e técnico da escola Almirante Raphael Brusque. Frequência: a ser definida com a equipe diretiva da escola.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se no primeiro ano do projeto atender cerca de 1000 terceirizados da UFPel na temática sobre diferentes tipos de deficiência, manejo e conduta diante de crises.
Objetiva-se garantir formação permanente a aproximadamente 300 professores da rede básica de ensino em temáticas que abordem o combate ao capacitismo e o enfrentamento a barreiras de acessibilidade.
Realizar um levantamento (com a parceria do sindicato dos pescadores e a assistência social da Z3) para compor um banco de dados sobre o número de pessoas com deficiência na comunidade (que conta com cerca de 3000 moradores), tipo de deficiência e delimentação e escrita de políticas públicas para eliminação de obstáculos no acesso, permanência, participação e aprendizagem desses sujeitos.
Objetiva-se garantir formação permanente a aproximadamente 300 professores da rede básica de ensino em temáticas que abordem o combate ao capacitismo e o enfrentamento a barreiras de acessibilidade.
Realizar um levantamento (com a parceria do sindicato dos pescadores e a assistência social da Z3) para compor um banco de dados sobre o número de pessoas com deficiência na comunidade (que conta com cerca de 3000 moradores), tipo de deficiência e delimentação e escrita de políticas públicas para eliminação de obstáculos no acesso, permanência, participação e aprendizagem desses sujeitos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS | |||
ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS | 15 | ||
BETANIA LOPES BALLADARES | |||
CLÁUDIA DAIANE GARCIA MOLET | 1 | ||
DAIANA SAN MARTINS GOULART | 4 | ||
Elizandra Silva da Rocha | |||
JANAIZE BATALHA NEVES | 1 | ||
JOAO LUCAS TELES BORGES | |||
Joris Bianca da Silva | |||
LETICIA DE OLIVEIRA ROXO | |||
LIANA BARCELOS PORTO | |||
LISANDRO MATTOS DE SOUSA | 1 | ||
Letícia Weber Milech | 8 | ||
MICHELLE COITINHO DE OLIVEIRA | 12 | ||
MÍRIAN PEREIRA BOHRER | 10 | ||
NATALIA VARGAS NUNES | |||
REBECA DA FONSECA BARBOSA | |||
RENATA CRISTINA ROCHA DA SILVA | 18 | ||
Sthefanie de Melo Swensson |