Nome do Curso / Conceitos (*)
Transporte Terrestre
CC (2016)4
Nível / Grau
Graduação / Tecnológico
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Curso em extinção com alunos matriculados
Código UFPel
7500
Código e-MEC
1128121
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso criado pelo Conselho Superior conforme Portaria nº 1.478 de 28/09/2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 294 de 07 de julho de 2016. Publicada na Seção 1, página 12 do D.O.U. de 11/07/2016.
Curso reconhecido pela Portaria nº 294 de 07 de julho de 2016. Publicada na Seção 1, página 12 do D.O.U. de 11/07/2016.
Contextualização
O Curso Superior de Tecnologia em Transportes Terrestres compreende tecnologias relacionadas ao transporte, contemplando ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para infraestrutura. Abrange também o transporte de pessoas e bens, mobilizando, de forma articulada, saberes e tecnologias relacionadas ao controle de trânsito e tráfego, ensaios laboratoriais, cálculo e leitura de diagramas e mapas, normas técnicas e legislação. As características básicas são a abordagem sistemática da gestão da qualidade, ética e segurança, viabilidade técnico-econômica e sustentabilidade.
Objetivos
Objetivo Geral
O Curso Superior de Tecnologia em Transportes Terrestre possui como objetivo oferecer uma educação com vistas à formação, qualificação e requalificação de profissionais com competência para compreender e analisar tecnologias relacionadas ao transporte terrestre. Que contemple ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para infraestrutura. Abrange transporte de pessoas e bens, mobilizando - de forma articulada - saberes e tecnologias relacionadas ao controle de trânsito e tráfego, cálculo e leitura de diagramas e mapas, normas técnicas e legislação.
Objetivos Específicos
O Curso Superior de Tecnologia em Transportes Terrestre possui como objetivo oferecer uma educação com vistas à formação, qualificação e requalificação de profissionais com competência para compreender e analisar tecnologias relacionadas ao transporte terrestre. Que contemple ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para infraestrutura. Abrange transporte de pessoas e bens, mobilizando - de forma articulada - saberes e tecnologias relacionadas ao controle de trânsito e tráfego, cálculo e leitura de diagramas e mapas, normas técnicas e legislação.
Objetivos Específicos
- Formar profissionais com competência para desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias ao bom funcionamento da organização de forma ética e sustentável na área de Transporte Terrestre;
- Propiciar ao profissional a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias do Transporte Terrestre;
- Possibilitar ao profissional o conhecimento de condições estratégicas e técnicas para a tomada de decisão no que tange o Transporte Terrestre;
- Permitir ao profissional o contato com ferramentas gerenciais aplicadas ao Transporte Terrestre;
- Promover ao profissional a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho;
- Propiciar ao profissional a flexibilidade, a interdisciplinaridade, à contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos.
Perfil do Egresso
O Tecnólogo em Transportes Terrestres analisa o crescimento dos centros urbanos e pesquisa, planeja e implanta medidas para solucionar problemas de trânsito e do transporte de pessoas e cargas. Além disso, aperfeiçoa e adapta sistemas de transporte coletivo à legislação vigente. Estuda e dimensiona sistemas de transporte e armazenamento de produtos, de forma econômica e segura. Gestão e integração estratégica dos modais de transportes, elaboração e análise dos indicadores de desempenho, além do gerenciamento de risco no transporte, são atividades cotidianas desse profissional.
Competências e habilidades
O Tecnólogo em Transporte Terrestre atua nas seguintes áreas:
- Nos sistemas de transporte de cargas e passageiros, nos sistemas viários, de engenharia de tráfego, da segurança, da educação para o trânsito;
- Promove a capacitação para que possam gerir planos e projetos nas áreas de planejamento urbano, de transportes e de circulação;
- Atua no desenvolvimento de novos processos produtivos, de pesquisa, de planejamento, de operação e fiscalização dos sistemas de transportes terrestres;
- Influi no incremento da qualidade dos serviços prestados ao transporte terrestre e trânsito;
- Estuda a viabilidade de investimentos em projetos de transporte, demanda e oferta dos serviços públicos, incluindo planejamento, operação e movimentação de cargas e pessoas;
- Operação de terminais e estacionamentos, e assuntos relacionados à segurança do trânsito.
Organização Curricular
O currículo conta com um conjunto de disciplinas, ditas obrigatórias, que devem ser cursadas para que o aluno possa formar-se. Este conjunto de disciplinas obrigatórias representa um conjunto de matérias que são consideradas indispensáveis para a formação profissional do aluno. Estas disciplinas estão calcadas em 3 (três) pilares principais: (i) a formação básica; (ii) a gestão aplicada a transportes; e, (iii) a formação específica.
O primeiro pilar será composto pelas disciplinas: Informática Básica; Técnicas de Comunicação Científica e Empresarial; Cálculo e Estatística Aplicada; Ética e Cidadania; Metodologia de Pesquisa; Orientação para o Projeto Interdisciplinar; e Trabalho de Conclusão de Curso. O segundo é composto pelas seguintes disciplinas: Modelos de Gestão, Fundamentos de Marketing; Gestão da Qualidade; Gestão de Custos, Planejamento Estratégico e Elaboração e Gestão de Projetos Aplicada ao Setor de Transportes. E o terceiro é formado pelas disciplinas: Introdução aos Sistemas de Transportes; Engenharia de Tráfego; Logística I e II; Infraestrutura dos Transportes Terrestres I e II; Planejamento dos Transportes; Transportes I – Carga; Transportes II – Passageiros; Transporte III – Tópicos especiais; Legislação do Trânsito; Segurança Viária; Tecnologia dos Transportes Terrestres; Economia de Transportes; Mobilidade Urbana; Transporte não motorizado; Transportes e Meio Ambiente; Educação para o Trânsito; Legislação Ambiental e o Transporte Terrestre; Custos do Transporte Rodoviário de Cargas; e Tópicos Avançados em Transportes Terrestres.
O currículo conta com um conjunto de disciplinas, ditas optativas, que representa um conjunto de matérias consideradas complementares na formação do aluno e as quais ele pode optar livremente para completar a carga horária mínima para a conclusão do curso. Estas disciplinas optativas objetivam flexibilizar e completar a formação acadêmica, oferecendo ao aluno um maior número de alternativas de formação.
As disciplinas optativas estão em construção pelos professores do Curso, mas para serem oferecidas deverão ser aprovadas no respectivo colegiado. Estas referem-se às áreas de língua estrangeira, cálculo e tópicos especiais, cujo conteúdo é aberto e varia segundo o interesse da comunidade acadêmica, refletindo o estado da arte da área. A disciplina de Libras está incluída como disciplina optativa e será oferecida aos alunos conforme demanda.
Atividades de livre escolha sob a forma transdisciplinar e complementar a formação acadêmica do discente. Estas atividades serão orientadas por professor do Curso e deverão ser aprovadas nos respectivos colegiados. As respectivas atividades sofrerão validação do primeiro ao último semestre de oferta (Resolução COCEPE 14/2010). As atividades referentes a este núcleo deverão estar de comum acordo e sob a aprovação do professor orientador e não precisam respeitar os períodos regulares de aulas. A comprovação das atividades, até 60 horas, e o cômputo dos créditos, dar-se-ão no quinto semestre letivo.
Consiste em atividades complementares a formação regular a serem integralizadas durante o Curso, com carga horária de até 60 horas. As atividades complementares correspondem a cursos e eventos técnico-científicos, participação em projetos de ensino, pesquisa ou extensão. As respectivas atividades e suas cargas horárias integralizam o currículo do Curso.
O primeiro pilar será composto pelas disciplinas: Informática Básica; Técnicas de Comunicação Científica e Empresarial; Cálculo e Estatística Aplicada; Ética e Cidadania; Metodologia de Pesquisa; Orientação para o Projeto Interdisciplinar; e Trabalho de Conclusão de Curso. O segundo é composto pelas seguintes disciplinas: Modelos de Gestão, Fundamentos de Marketing; Gestão da Qualidade; Gestão de Custos, Planejamento Estratégico e Elaboração e Gestão de Projetos Aplicada ao Setor de Transportes. E o terceiro é formado pelas disciplinas: Introdução aos Sistemas de Transportes; Engenharia de Tráfego; Logística I e II; Infraestrutura dos Transportes Terrestres I e II; Planejamento dos Transportes; Transportes I – Carga; Transportes II – Passageiros; Transporte III – Tópicos especiais; Legislação do Trânsito; Segurança Viária; Tecnologia dos Transportes Terrestres; Economia de Transportes; Mobilidade Urbana; Transporte não motorizado; Transportes e Meio Ambiente; Educação para o Trânsito; Legislação Ambiental e o Transporte Terrestre; Custos do Transporte Rodoviário de Cargas; e Tópicos Avançados em Transportes Terrestres.
O currículo conta com um conjunto de disciplinas, ditas optativas, que representa um conjunto de matérias consideradas complementares na formação do aluno e as quais ele pode optar livremente para completar a carga horária mínima para a conclusão do curso. Estas disciplinas optativas objetivam flexibilizar e completar a formação acadêmica, oferecendo ao aluno um maior número de alternativas de formação.
As disciplinas optativas estão em construção pelos professores do Curso, mas para serem oferecidas deverão ser aprovadas no respectivo colegiado. Estas referem-se às áreas de língua estrangeira, cálculo e tópicos especiais, cujo conteúdo é aberto e varia segundo o interesse da comunidade acadêmica, refletindo o estado da arte da área. A disciplina de Libras está incluída como disciplina optativa e será oferecida aos alunos conforme demanda.
Atividades de livre escolha sob a forma transdisciplinar e complementar a formação acadêmica do discente. Estas atividades serão orientadas por professor do Curso e deverão ser aprovadas nos respectivos colegiados. As respectivas atividades sofrerão validação do primeiro ao último semestre de oferta (Resolução COCEPE 14/2010). As atividades referentes a este núcleo deverão estar de comum acordo e sob a aprovação do professor orientador e não precisam respeitar os períodos regulares de aulas. A comprovação das atividades, até 60 horas, e o cômputo dos créditos, dar-se-ão no quinto semestre letivo.
Consiste em atividades complementares a formação regular a serem integralizadas durante o Curso, com carga horária de até 60 horas. As atividades complementares correspondem a cursos e eventos técnico-científicos, participação em projetos de ensino, pesquisa ou extensão. As respectivas atividades e suas cargas horárias integralizam o currículo do Curso.
Procedimentos e metodologias de ensino
A metodologia de ensino se dá pela aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem. Os principais métodos de ensino usados no Brasil são: método Tradicional (ou Conteudista), o Construtivismo e o Sociointeracionismo.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
A avaliação do desempenho dos alunos nas disciplinas seguirá, a não ser pelas exceções, o Regimento Geral da UFPel (1977), Cap. V do Sistema de Ensino, artigos 183 a 198. A avaliação do processo ensino-aprendizagem na função de determinar a aprendizagem abrange aspectos de assiduidade e avaliação do conhecimento, considerando as habilidades e competências esperadas.
O processo de avaliação será construído buscando-se uma avaliação mediadora, oportunizando ao aluno diversos momentos para expressar suas ideias através de discussões propostas de situações e realidades reais e possíveis de serem por eles vivenciadas em suas práticas profissionais fazendo as conexões entre o conteúdo trabalhado em sala de aula. A avaliação contínua e sucessiva, ajudando o aluno a superar as dificuldades no decorrer do processo de aprendizagem, é fundamental no processo de construção do conhecimento.
A operacionalização do processo de avaliação constará no plano de ensino das disciplinas e deverá ser apresentado pelo professor e discutido com os alunos no início do semestre. Este processo será instituído com a sugestão de que os professores façam uma avaliação da sua disciplina e de seu desempenho, junto aos alunos, buscando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.
A avaliação das disciplinas ofertadas na modalidade EAD será realizada em conformidade com o Plano de Trabalho apresentado pelo professor, respeitando os princípios e normas da Educação à Distância.
Quanto à avaliação do curso, considerando os novos instrumentos de avaliação dos cursos, será formado um Núcleo Docente Estruturante (NDE), composto, inicialmente, por professores que compõe a comissão de estruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Este núcleo tem a missão de pensar os cursos de forma constante e sistemática no sentido de buscar sempre a melhoria de sua estrutura administrativa - pedagógica criada a partir de regras internas da Universidade.
A avaliação deverá ser feita continuamente, através da análise do andamento de disciplinas, da integração destas, observando se as conexões entre estas estão ocorrendo. Para isso a participação e o engajamento dos professores serão fundamentais no momento que ele tem seu papel na identificação do crescimento intelectual do aluno.
Além disso, o colegiado buscará ficar em constante troca com os professores que atuam no curso, no sentido de buscar identificar as práticas pedagógicas e a constante atualização da estrutura curricular. Todas estas ações são possíveis se existir um comprometimento entre coordenação, professores e que estes tenham um espaço frequente para discutir as questões do dia a dia do curso. Entre as práticas pensadas, destacamos reuniões periódicas e acompanhamento semestral, buscando o ajuste da proposta curricular, sendo que as avaliações, preferencialmente, deverão ser realizadas anualmente.
Outros instrumentos para avaliação e coleta de dados poderão ser adotados e serão discutidos em colegiado. Todas estas ações, de maneira conjunta, deverão ser instrumentos úteis para o aperfeiçoamento das disciplinas, do crescimento dos alunos e do ajuste da proposta pedagógica do curso.
O processo de avaliação será construído buscando-se uma avaliação mediadora, oportunizando ao aluno diversos momentos para expressar suas ideias através de discussões propostas de situações e realidades reais e possíveis de serem por eles vivenciadas em suas práticas profissionais fazendo as conexões entre o conteúdo trabalhado em sala de aula. A avaliação contínua e sucessiva, ajudando o aluno a superar as dificuldades no decorrer do processo de aprendizagem, é fundamental no processo de construção do conhecimento.
A operacionalização do processo de avaliação constará no plano de ensino das disciplinas e deverá ser apresentado pelo professor e discutido com os alunos no início do semestre. Este processo será instituído com a sugestão de que os professores façam uma avaliação da sua disciplina e de seu desempenho, junto aos alunos, buscando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.
A avaliação das disciplinas ofertadas na modalidade EAD será realizada em conformidade com o Plano de Trabalho apresentado pelo professor, respeitando os princípios e normas da Educação à Distância.
Quanto à avaliação do curso, considerando os novos instrumentos de avaliação dos cursos, será formado um Núcleo Docente Estruturante (NDE), composto, inicialmente, por professores que compõe a comissão de estruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Este núcleo tem a missão de pensar os cursos de forma constante e sistemática no sentido de buscar sempre a melhoria de sua estrutura administrativa - pedagógica criada a partir de regras internas da Universidade.
A avaliação deverá ser feita continuamente, através da análise do andamento de disciplinas, da integração destas, observando se as conexões entre estas estão ocorrendo. Para isso a participação e o engajamento dos professores serão fundamentais no momento que ele tem seu papel na identificação do crescimento intelectual do aluno.
Além disso, o colegiado buscará ficar em constante troca com os professores que atuam no curso, no sentido de buscar identificar as práticas pedagógicas e a constante atualização da estrutura curricular. Todas estas ações são possíveis se existir um comprometimento entre coordenação, professores e que estes tenham um espaço frequente para discutir as questões do dia a dia do curso. Entre as práticas pensadas, destacamos reuniões periódicas e acompanhamento semestral, buscando o ajuste da proposta curricular, sendo que as avaliações, preferencialmente, deverão ser realizadas anualmente.
Outros instrumentos para avaliação e coleta de dados poderão ser adotados e serão discutidos em colegiado. Todas estas ações, de maneira conjunta, deverão ser instrumentos úteis para o aperfeiçoamento das disciplinas, do crescimento dos alunos e do ajuste da proposta pedagógica do curso.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
Os professores do CSTTT desenvolvem pesquisas nas áreas temáticas do curso e tendo um grupo de pesquisa vinculado ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2464357279383319).
Acompanhamento de Egressos
http://wp.ufpel.edu.br/csttt/egressos/
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000046 | CÁLCULO E ESTATÍSTICA APLICADA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000047 | ÉTICA E CIDADANIA | Obrigatória | 2 | 30 |
21000043 | FUNDAMENTOS DE MARKETING | Obrigatória | 2 | 30 |
21000044 | INFORMÁTICA BÁSICA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000041 | INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 2 | 30 |
21000042 | MODELOS DE GESTÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
21000045 | TÉCNICAS COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EMPRESARIAL | Obrigatória | 2 | 30 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000048 | ENGENHARIA DE TRÁFEGO21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 4 | 60 |
21000052 | GESTÃO DA QUALIDADE21000042 - MODELOS DE GESTÃO | Obrigatória | 2 | 30 |
21000051 | INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES I21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 4 | 60 |
21000050 | LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 4 | 60 |
21000049 | LOGÍSTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
21000053 | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO | Obrigatória | 2 | 30 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000023 | GESTÃO DE CUSTOS21000046 - CÁLCULO E ESTATÍSTICA APLICADA21000049 - LOGÍSTICA I | Obrigatória | 3 | 45 |
21000025 | INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES II21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE21000051 - INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES I | Obrigatória | 4 | 60 |
21000022 | LOGÍSTICA II21000049 - LOGÍSTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
21000087 | METODOLOGIA E PESQUISA21000045 - TÉCNICAS COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EMPRESARIAL | Obrigatória | 2 | 30 |
21000021 | PLANEJAMENTO DOS TRANSPORTES21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 4 | 60 |
21000024 | TRANSPORTE I - CARGA21000049 - LOGÍSTICA I21000051 - INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES I | Obrigatória | 3 | 45 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000030 | MOBILIDADE URBANA21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE21000048 - ENGENHARIA DE TRÁFEGO | Obrigatória | 2 | 30 |
21000033 | ORIENTAÇÃO PARA O PROJETO INTERDISCIPLINAR21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE21000087 - METODOLOGIA E PESQUISA | Obrigatória | 2 | 30 |
21000027 | SEGURANÇA VIÁRIA21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE21000048 - ENGENHARIA DE TRÁFEGO | Obrigatória | 4 | 60 |
21000029 | TECNOLOGIA DOS TRANSPORTES TERRESTRES21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 2 | 30 |
21000032 | TRANSPORTE E MEIO AMBIENTE21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE21000025 - INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES II21000051 - INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES I | Obrigatória | 4 | 60 |
21000028 | TRANSPORTE II - PASSAGEIROS21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 3 | 45 |
21000031 | TRANSPORTE NÃO MOTORIZADO21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 3 | 45 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000076 | CUSTOS DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS21000022 - LOGÍSTICA II | Obrigatória | 3 | 45 |
21000034 | ECONOMIA DE TRANSPORTES21000023 - GESTÃO DE CUSTOS21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 3 | 45 |
21000036 | EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO | Obrigatória | 2 | 30 |
21000152 | ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS APLICADA AO SETOR DE TRANSPORTES21000052 - GESTÃO DA QUALIDADE21000053 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO | Obrigatória | 4 | 60 |
21000282 | ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO | Obrigatória | 13 | 195 |
21000038 | LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E TRANSPORTE TERRESTRE21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE21000032 - TRANSPORTE E MEIO AMBIENTE21000050 - LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO | Obrigatória | 4 | 60 |
21000037 | SOCIOLOGIA DO TRÂNSITO | Obrigatória | 2 | 30 |
21000039 | TÓPICOS AVANÇADOS EM TRANSPORTES TERRESTRES21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 4 | 60 |
21000040 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE21000087 - METODOLOGIA E PESQUISA21000033 - ORIENTAÇÃO PARA O PROJETO INTERDISCIPLINAR | Obrigatória | 2 | 30 |
21000035 | TRANSPORTE III - TÓPICOS ESPECIAIS21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 3 | 45 |
66
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000284 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 60 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000283 | ATIVIDADES DE EXTENSÃO (ACE) | Obrigatória | 14 | 210 |
Optativas
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Optativa | 4 | 60 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1091
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21000054 - ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOProfessor responsável pela turma: LETICIA DEXHEIMER Professor Regente: EDUARDO DE OLIVEIRA WILK Horários
| P1 | 15 | 2 | ||||||
21000040 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOProfessor responsável pela turma: CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER Horários
| M1 | 15 | 6 |
Versão do Currículo: 1369 (ATUAL)
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21000040 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOProfessor responsável pela turma: CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER Horários
| M1 | 15 | 6 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
CLAUDIO ROBERTO ALVES DE CARVALHO | 2018 | 1 |
JERRI SANTOS DA SILVA | 2018 | 1 |
LEANDRO MACIEL DE MACIEL | 2018 | 1 |
RAFAELA MESQUITA GOUVÊA | 2018 | 1 |
TARSO MUZARANHA | 2018 | 1 |
JOSIMAR VERNES CARDOSO | 2017 | 1 |
JULIO CESAR DIAS ANGEESKI | 2016 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
CARLOS ALEXANDRE DIAS LOPES | 2011 | 2013 |
DANIEL NUNES DA CRUZ | 2011 | 2013 |
ELIANA DOS SANTOS TAVARES | 2011 | 2013 |
GIOVÂNI LUÍS DE CÉSARO CAETANO | 2011 | 2013 |
MICHELE LINDNER LOPES | 2011 | 2013 |
Bruno da Silva Kalata | 2011 | 2014 |
DANIELA VIEGAS DIAS | 2012 | 2014 |
FAGNER BITENCOURT DE OLIVEIRA | 2012 | 2014 |
LUCIANO ANTUNES NEUMANN | 2012 | 2014 |
MARCELO VIEIRA ZIMMER | 2011 | 2014 |
MARCO ANTÔNIO SIMONETTI | 2012 | 2014 |
ALBERTO BUSS PINTO | 2013 | 2015 |
CARLA ELISA KOHL | 2013 | 2015 |
EDSON SILVA DA SILVA | 2011 | 2015 |
MARIA IVETE GALLAS | 2013 | 2015 |
MARIO JOSE PINHEIRO DA ROCHA | 2012 | 2015 |
RODRIGO BORGES | 2012 | 2015 |
RODRIGO MACHADO FLORES | 2012 | 2015 |
ROGÉRIO LAGO DOS SANTOS | 2012 | 2015 |
ALESSANDRO GROSS DO AMARANTE | 2013 | 2016 |
ALEXANDRO DIAS MESQUITA | 2013 | 2016 |
GLAUCO ALEXANDRE OESTREICH SILVEIRA | 2012 | 2016 |
HEITOR DE MORAES PIMENTEL | 2012 | 2016 |
LUIZ FERNANDO ARAÚJO LEAL | 2013 | 2016 |
ROBSON CÁSSIO CARVALHO | 2013 | 2016 |
SANDRO CARLOS ESTEVÃO DOS SANTOS | 2012 | 2016 |
ANDRÉ CAFRUNI | 2014 | 2017 |
CLAUDIOMIRO PEREIRA DAS NEVES | 2012 | 2017 |
EDERSON ANTÔNIO MACIEL | 2012 | 2017 |
EDICEIA WILHELM | 2013 | 2017 |
ELIZETE SANTOS DA SILVA | 2012 | 2017 |
GIOMAR GONÇALVES DA SILVA | 2014 | 2017 |
JORGE ANTÔNIO SILVEIRA DA SILVA | 2011 | 2017 |
JOYCE DA SILVA ANTUNES | 2012 | 2017 |
LETICIA GUIMARÃES CARDOSO | 2012 | 2017 |
MAURICIO PEDROSO COSTA | 2012 | 2017 |
RICARDO KLEIN CAMARGO | 2013 | 2017 |
TARSO DE OLIVEIRA GONÇALVES | 2014 | 2017 |
ANA PAULA MENDIETA DOS SANTOS | 2013 | 2018 |
FELIPE SOARES | 2013 | 2018 |
FLÁVIA CRISTINA CARVALHO FERRAZ | 2013 | 2018 |
HAMILTON COSTA RODRIGUES JÚNIOR | 2011 | 2018 |
JANDIR VIANA BRAZIL | 2012 | 2018 |
JEFERSON SOUZA DOS SANTOS | 2016 | 2018 |
MARCELO MOURA MARQUES | 2016 | 2018 |
MAURICIO BRZEZINSKI PEREIRA | 2016 | 2018 |
RICARDO ALBERTO SILVESTRIN | 2011 | 2018 |
SAMUEL FRANCISCO DA SILVA | 2011 | 2018 |
VANESSA MACHADO ROBALO | 2013 | 2018 |
VINICÍUS PEREIRA DE OLIVEIRA | 2015 | 2018 |
ALEXSANDRO DE MEDEIROS FAGUNDES | 2017 | 2019 |
LEONARDO WEBSTER QUINTEIRO | 2016 | 2019 |
LUCAS BORGES AGRA | 2015 | 2019 |
LUÍS GUSTAVO OLIVEIRA LUCAS | 2015 | 2019 |
MARCELO DE MOURA CHAGAS | 2015 | 2019 |
RAFAEL HOCHMÜLLER RODRIGUES | 2015 | 2019 |
THIAGO ZENON CIGERZA | 2015 | 2019 |
ALESSANDRO BORBA DA SILVA | 2016 | 2020 |
EVERALDO ANTÔNIO GOI | 2016 | 2020 |
FERNANDA BITELLO CORRÊA | 2016 | 2021 |
FERNANDO COREA COUTO | 2015 | 2022 |
SHEILA RENATA DE SOUZA COSTA | 2018 | 2023 |
MARINDIA DE MELO OLIVEIRA | 2018 | 2024 |
PAULA RENATA PRESTES EHLERS | 2018 | 2024 |
RAFAELA MESQUITA GOUVÊA | 2018 | 2024 |
RODRIGO DE SOUZA PEREIRA | 2018 | 2024 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
Localização e contatos
- Rua Francisca Azevedo da Silva, 319 Sala 3
92990-000 Eldorado Do Sul, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 16h às 22h. - clique para ver o e-mail
- /groups/csttt