Nome do Curso / Conceitos (*)
Transporte Terrestre
CC (2016)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Tecnológico
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
7500
Código e-MEC
1128121
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso criado pelo Conselho Superior conforme Portaria nº 1.478 de 28/09/2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 294 de 07 de julho de 2016. Publicada no D.O.U. de 11/07/2016.

Contextualização

O Curso Superior de Tecnologia em Transportes Terrestres compreende tecnologias relacionadas ao transporte, contemplando ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para infraestrutura. Abrange também o transporte de pessoas e bens, mobilizando, de forma articulada, saberes e tecnologias relacionadas ao controle de trânsito e tráfego, ensaios laboratoriais, cálculo e leitura de diagramas e mapas, normas técnicas e legislação. As características básicas são a abordagem sistemática da gestão da qualidade, ética e segurança, viabilidade técnico-econômica e sustentabilidade.

Objetivos

Objetivo Geral
 
O Curso Superior de Tecnologia em Transportes Terrestre possui como objetivo oferecer uma educação com vistas à formação, qualificação e requalificação de profissionais com competência para compreender e analisar tecnologias relacionadas ao transporte terrestre. Que contemple ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para infraestrutura. Abrange transporte de pessoas e bens, mobilizando - de forma articulada - saberes e tecnologias relacionadas ao controle de trânsito e tráfego, cálculo e leitura de diagramas e mapas, normas técnicas e legislação.

Objetivos Específicos
 
  • Formar profissionais com competência para desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias ao bom funcionamento da organização de forma ética e sustentável na área de Transporte Terrestre;
  • Propiciar ao profissional a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias do Transporte Terrestre;
  • Possibilitar ao profissional o conhecimento de condições estratégicas e técnicas para a tomada de decisão no que tange o Transporte Terrestre;
  • Permitir ao profissional o contato com ferramentas gerenciais aplicadas ao Transporte Terrestre;
  • Promover ao profissional a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho;
  • Propiciar ao profissional a flexibilidade, a interdisciplinaridade, à contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos.

Perfil do Egresso

O Tecnólogo em Transportes Terrestres analisa o crescimento dos centros urbanos e pesquisa, planeja e implanta medidas para solucionar problemas de trânsito e do transporte de pessoas e cargas. Além disso, aperfeiçoa e adapta sistemas de transporte coletivo à legislação vigente. Estuda e dimensiona sistemas de transporte e armazenamento de produtos, de forma econômica e segura. Gestão e integração estratégica dos modais de transportes, elaboração e análise dos indicadores de desempenho, além do gerenciamento de risco no transporte, são atividades cotidianas desse profissional.

Competências e habilidades

O Tecnólogo em Transporte Terrestre atua nas seguintes áreas:
 
  • Nos sistemas de transporte de cargas e passageiros, nos sistemas viários, de engenharia de tráfego, da segurança, da educação para o trânsito;
  • Promove a capacitação para que possam gerir planos e projetos nas áreas de planejamento urbano, de transportes e de circulação;
  • Atua no desenvolvimento de novos processos produtivos, de pesquisa, de planejamento, de operação e fiscalização dos sistemas de transportes terrestres;
  • Influi no incremento da qualidade dos serviços prestados ao transporte terrestre e trânsito;
  • Estuda a viabilidade de investimentos em projetos de transporte, demanda e oferta dos serviços públicos, incluindo planejamento, operação e movimentação de cargas e pessoas;
  • Operação de terminais e estacionamentos, e assuntos relacionados à segurança do trânsito.

Organização Curricular

O currículo conta com um conjunto de disciplinas, ditas obrigatórias, que devem ser cursadas para que o aluno possa formar-se. Este conjunto de disciplinas obrigatórias representa um conjunto de matérias que são consideradas indispensáveis para a formação profissional do aluno. Estas disciplinas estão calcadas em 3 (três) pilares principais: (i) a formação básica; (ii) a gestão aplicada a transportes; e, (iii) a formação específica.
 
O primeiro pilar será composto pelas disciplinas: Informática Básica; Técnicas de Comunicação Científica e Empresarial; Cálculo e Estatística Aplicada; Ética e Cidadania; Metodologia de Pesquisa; Orientação para o Projeto Interdisciplinar; e Trabalho de Conclusão de Curso. O segundo é composto pelas seguintes disciplinas: Modelos de Gestão, Fundamentos de Marketing; Gestão da Qualidade; Gestão de Custos, Planejamento Estratégico e Elaboração e Gestão de Projetos Aplicada ao Setor de Transportes. E o terceiro é formado pelas disciplinas: Introdução aos Sistemas de Transportes; Engenharia de Tráfego; Logística I e II; Infraestrutura dos Transportes Terrestres I e II; Planejamento dos Transportes; Transportes I – Carga; Transportes II – Passageiros; Transporte III – Tópicos especiais; Legislação do Trânsito; Segurança Viária; Tecnologia dos Transportes Terrestres; Economia de Transportes; Mobilidade Urbana; Transporte não motorizado; Transportes e Meio Ambiente; Educação para o Trânsito; Legislação Ambiental e o Transporte Terrestre; Custos do Transporte Rodoviário de Cargas; e Tópicos Avançados em Transportes Terrestres.

O currículo conta com um conjunto de disciplinas, ditas optativas, que representa um conjunto de matérias consideradas complementares na formação do aluno e as quais ele pode optar livremente para completar a carga horária mínima para a conclusão do curso. Estas disciplinas optativas objetivam flexibilizar e completar a formação acadêmica, oferecendo ao aluno um maior número de alternativas de formação.
 
As disciplinas optativas estão em construção pelos professores do Curso, mas para serem oferecidas deverão ser aprovadas no respectivo colegiado. Estas referem-se às áreas de língua estrangeira, cálculo e tópicos especiais, cujo conteúdo é aberto e varia segundo o interesse da comunidade acadêmica, refletindo o estado da arte da área. A disciplina de Libras está incluída como disciplina optativa e será oferecida aos alunos conforme demanda.

Atividades de livre escolha sob a forma transdisciplinar e complementar a formação acadêmica do discente. Estas atividades serão orientadas por professor do Curso e deverão ser aprovadas nos respectivos colegiados. As respectivas atividades sofrerão validação do primeiro ao último semestre de oferta (Resolução COCEPE 14/2010). As atividades referentes a este núcleo deverão estar de comum acordo e sob a aprovação do professor orientador e não precisam respeitar os períodos regulares de aulas. A comprovação das atividades, até 60 horas, e o cômputo dos créditos, dar-se-ão no quinto semestre letivo.

Consiste em atividades complementares a formação regular a serem integralizadas durante o Curso, com carga horária de até 60 horas. As atividades complementares correspondem a cursos e eventos técnico-científicos, participação em projetos de ensino, pesquisa ou extensão. As respectivas atividades e suas cargas horárias integralizam o currículo do Curso.

Procedimentos e metodologias de ensino

A metodologia de ensino se dá pela aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem. Os principais métodos de ensino usados no Brasil são: método Tradicional (ou Conteudista), o Construtivismo e o Sociointeracionismo.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A avaliação do desempenho dos alunos nas disciplinas seguirá, a não ser pelas exceções, o Regimento Geral da UFPel (1977), Cap. V do Sistema de Ensino, artigos 183 a 198. A avaliação do processo ensino-aprendizagem na função de determinar a aprendizagem abrange aspectos de assiduidade e avaliação do conhecimento, considerando as habilidades e competências esperadas.
 
O processo de avaliação será construído buscando-se uma avaliação mediadora, oportunizando ao aluno diversos momentos para expressar suas ideias através de discussões propostas de situações e realidades reais e possíveis de serem por eles vivenciadas em suas práticas profissionais fazendo as conexões entre o conteúdo trabalhado em sala de aula. A avaliação contínua e sucessiva, ajudando o aluno a superar as dificuldades no decorrer do processo de aprendizagem, é fundamental no processo de construção do conhecimento.
 
A operacionalização do processo de avaliação constará no plano de ensino das disciplinas e deverá ser apresentado pelo professor e discutido com os alunos no início do semestre.  Este processo será instituído com a sugestão de que os professores façam uma avaliação da sua disciplina e de seu desempenho, junto aos alunos, buscando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.
 
A avaliação das disciplinas ofertadas na modalidade EAD será realizada em conformidade com o Plano de Trabalho apresentado pelo professor, respeitando os princípios e normas da Educação à Distância.
 
Quanto à avaliação do curso, considerando os novos instrumentos de avaliação dos cursos, será formado um Núcleo Docente Estruturante (NDE), composto, inicialmente, por professores que compõe a comissão de estruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Este núcleo tem a missão de pensar os cursos de forma constante e sistemática no sentido de buscar sempre a melhoria de sua estrutura administrativa - pedagógica criada a partir de regras internas da Universidade.
 
A avaliação deverá ser feita continuamente, através da análise do andamento de disciplinas, da integração destas, observando se as conexões entre estas estão ocorrendo. Para isso a participação e o engajamento dos professores serão fundamentais no momento que ele tem seu papel na identificação do crescimento intelectual do aluno.
 
Além disso, o colegiado buscará ficar em constante troca com os professores que atuam no curso, no sentido de buscar identificar as práticas pedagógicas e a constante atualização da estrutura curricular. Todas estas ações são possíveis se existir um comprometimento entre coordenação, professores e que estes tenham um espaço frequente para discutir as questões do dia a dia do curso. Entre as práticas pensadas, destacamos reuniões periódicas e acompanhamento semestral, buscando o ajuste da proposta curricular, sendo que as avaliações, preferencialmente, deverão ser realizadas anualmente.
 
Outros instrumentos para avaliação e coleta de dados poderão ser adotados e serão discutidos em colegiado. Todas estas ações, de maneira conjunta, deverão ser instrumentos úteis para o aperfeiçoamento das disciplinas, do crescimento dos alunos e do ajuste da proposta pedagógica do curso.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Os professores do CSTTT desenvolvem pesquisas nas áreas temáticas do curso e tendo um grupo de pesquisa vinculado ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2464357279383319).

Acompanhamento de Egressos

http://wp.ufpel.edu.br/csttt/egressos/

Matriz Curricular

1º Semestre

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1680052ENGENHARIA DE TRÁFEGO1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTEObrigatória468
1680056GESTÃO DA QUALIDADE1680046 - MODELOS DE GESTÃOObrigatória234
1680055INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES I1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTEObrigatória468
1680054LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTEObrigatória468
1680053LOGÍSTICA IObrigatória468
1680057PLANEJAMENTO ESTRATÉGICOObrigatória234

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1680027GESTÃO DE CUSTOS1680050 - CÁLCULO E ESTATÍSTICA APLICADA1680053 - LOGÍSTICA IObrigatória351
1680029INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES II1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE1680055 - INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES IObrigatória468
1680026LOGÍSTICA II1680053 - LOGÍSTICA IObrigatória468
1680110METODOLOGIA E PESQUISA1680049 - TÉCNICAS COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EMPRESARIALObrigatória234
1680025PLANEJAMENTO DOS TRANSPORTES1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTEObrigatória468
1680028TRANSPORTE I - CARGA1680053 - LOGÍSTICA I1680055 - INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES IObrigatória351

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1680034MOBILIDADE URBANA1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE1680052 - ENGENHARIA DE TRÁFEGOObrigatória234
1680037ORIENTAÇÃO PARA O PROJETO INTERDISCIPLINAR1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE1680110 - METODOLOGIA E PESQUISAObrigatória234
1680031SEGURANÇA VIÁRIA1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE1680052 - ENGENHARIA DE TRÁFEGOObrigatória468
1680033TECNOLOGIA DOS TRANSPORTES TERRESTRES1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTEObrigatória234
1680036TRANSPORTE E MEIO AMBIENTE1680029 - INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES II1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE1680055 - INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES IObrigatória468
1680032TRANSPORTE II - PASSAGEIROS1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTEObrigatória351
1680035TRANSPORTE NÃO MOTORIZADO1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTEObrigatória351

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1680086CUSTOS DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS1680026 - LOGÍSTICA IIObrigatória351
1680038ECONOMIA DE TRANSPORTES1680027 - GESTÃO DE CUSTOS1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTEObrigatória351
1680040EDUCAÇÃO PARA O TRANSITOObrigatória234
1680179ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS APLICADA AO SETOR DE TRANSPORTES1680057 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO1680056 - GESTÃO DA QUALIDADEObrigatória468
1680058ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOObrigatória200
1680042LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E TRANSPORTE TERRESTRE1680036 - TRANSPORTE E MEIO AMBIENTE1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE1680054 - LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITOObrigatória468
1680041SOCIOLOGIA DO TRÂNSITOObrigatória234
1680043TÓPICOS AVANÇADOS EM TRANSPORTES TERRESTRES1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTEObrigatória468
1680044TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO1680110 - METODOLOGIA E PESQUISA1680037 - ORIENTAÇÃO PARA O PROJETO INTERDISCIPLINAR1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTEObrigatória234
1680039TRANSPORTE III - TÓPICOS ESPECIAIS1680045 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTEObrigatória351

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1680088ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar60

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1310277LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa468

Turmas ofertadas em 2018 / 2

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1680050 - CÁLCULO E ESTATÍSTICA APLICADAProfessor responsável pela turma: FABIO SARAIVA DA ROCHA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M14011

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1680052 - ENGENHARIA DE TRÁFEGOProfessor responsável pela turma: CARLOS OLIVA PRETTO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1409
1680056 - GESTÃO DA QUALIDADEProfessor responsável pela turma: EDUARDO DE OLIVEIRA WILK
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M14018
1680055 - INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES IProfessor responsável pela turma: RAQUEL DA FONSECA HOLZ
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M14020
1680054 - LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITOProfessor responsável pela turma: CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M14020
1680053 - LOGÍSTICA IProfessor responsável pela turma: LETICIA DEXHEIMER
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M14019
1680057 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICOProfessor responsável pela turma: EDUARDO DE OLIVEIRA WILK
Horários
ManhãTardeNoite
SEG20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M14018

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1680034 - MOBILIDADE URBANAProfessor responsável pela turma: FERNANDA DAVID WEBER
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M1405
1680037 - ORIENTAÇÃO PARA O PROJETO INTERDISCIPLINARProfessor responsável pela turma: CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
SEX21:20 - 22:10
M1403
1680037 - ORIENTAÇÃO PARA O PROJETO INTERDISCIPLINARProfessor Regente: MARCELLO DA ROCHA MACARTHY
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
SEX21:20 - 22:10
M2401
1680031 - SEGURANÇA VIÁRIAProfessor responsável pela turma: RAQUEL DA FONSECA HOLZ
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1404
1680033 - TECNOLOGIA DOS TRANSPORTES TERRESTRESProfessor responsável pela turma: CARLOS OLIVA PRETTO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1406
1680036 - TRANSPORTE E MEIO AMBIENTEProfessor responsável pela turma: LETICIA DEXHEIMER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1404
1680032 - TRANSPORTE II - PASSAGEIROSProfessor responsável pela turma: FERNANDA DAVID WEBER
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
M1408
1680035 - TRANSPORTE NÃO MOTORIZADOProfessor responsável pela turma: CARLOS OLIVA PRETTO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M14010

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1680086 - CUSTOS DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGASProfessor responsável pela turma: LETICIA DEXHEIMER
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
M1403
1680038 - ECONOMIA DE TRANSPORTESProfessor responsável pela turma: FERNANDA DAVID WEBER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
M1405
1680179 - ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS APLICADA AO SETOR DE TRANSPORTESProfessor responsável pela turma: EDUARDO DE OLIVEIRA WILK
Professor Regente: MARCELLO DA ROCHA MACARTHY
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1402
1680058 - ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOProfessor responsável pela turma: LETICIA DEXHEIMER
P1405
1680042 - LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E TRANSPORTE TERRESTREProfessor responsável pela turma: MARCELLO DA ROCHA MACARTHY
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1402
1680043 - TÓPICOS AVANÇADOS EM TRANSPORTES TERRESTRESProfessor responsável pela turma: FABIO SARAIVA DA ROCHA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1401
1680044 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOProfessor responsável pela turma: RAQUEL DA FONSECA HOLZ
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M14014
1680039 - TRANSPORTE III - TÓPICOS ESPECIAISProfessor responsável pela turma: MARCELLO DA ROCHA MACARTHY
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1403

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ALAN COLLOVINI PETERSEN 20181
CARLOS EDUARDO MARTIN VAZATTA 20181
CARMEM ANGELA DOS SANTOS OVERBECK20181
CAROLINE SARMENTO KOHANOSKI 20181
CLAUDIO ROBERTO ALVES DE CARVALHO 20181
DIEGO FLORES QUINTANA 20181
ELIZEUDA LOPES DA SILVA 20181
GREGORY GOTZ 20181
GUSTAVO FREITAS BIANQUINI 20181
JERRI SANTOS DA SILVA 20181
KARINE PAZ AGUERO 20181
LEANDRO MACIEL DE MACIEL20181
MARINDIA DE MELO OLIVEIRA 20181
PAULA RENATA PRESTES EHLERS 20181
PAULO RICARDO FONTOURA DUARTE 20181
RAFAELA MESQUITA GOUVEA 20181
RODRIGO DE SOUZA PEREIRA 20181
SHEILA RENATA DE SOUZA COSTA 20181
SINDY DUARTE DE SOUZA 20181
TARSO MUZARANHA 20181
TIAGO TAVARES20181
ALEXSANDRO DE MEDEIROS FAGUNDES20171
CARLOS RENNAN ERICKSSON POZZATTI20171
FELIX SILVANO DE ARAUJO ROSA20171
GISELE MARIA DE ALENCASTRO GONÇALVES 20171
JOSIMAR VERNES CARDOSO20171
LEONARDO MIRANDA FREITAS20171
LUIGHI GIMNECKI MULBAIER20171
ALESSANDRO BORBA DA SILVA20161
ANDREY GAMPE DA SILVEIRA20161
DENY LOPES DE OLIVEIRA20161
EVERALDO ANTONIO GOI20161
FERNANDA BITELLO CORREA20161
JEFERSON SOUZA DOS SANTOS20161
JULIO CESAR DIAS ANGEESKI20161
JULIO CEZAR VASCONCELLOS20161
LEONARDO WEBSTER QUINTEIRO20161
MARCELO MOURA MARQUES20161
MAURICIO BRZEZINSKI PEREIRA20161
ONILTON ASCAL MARQUES20161
FERNANDO COREA COUTO20151
LUCAS BORGES AGRA20151
LUIS GUSTAVO OLIVEIRA LUCAS20151
MARCELO DE MOURA CHAGAS20151
MARCO ANTONIO MORAES20151
RAFAEL HOCHMULLER RODRIGUES20151
THIAGO ZENON CIGERZA20151
VINICIUS PEREIRA DE OLIVEIRA20151
CARLOS AUGUSTO NUNES PORTO20131
PAULO ROBERTO DA SILVA RAMIRES20131
ALEXANDRA DIAS SCHWOCHOW20122
RICARDO ALBERTO SILVESTRIN20112

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
CARLOS ALEXANDRE DIAS LOPES20112013
DANIEL NUNES DA CRUZ20112013
ELIANA DOS SANTOS TAVARES20112013
GIOVÂNI LUÍS DE CÉSARO CAETANO20112013
MICHELE LINDNER LOPES20112013
Bruno da Silva Kalata20112014
DANIELA VIEGAS DIAS20122014
FAGNER BITENCOURT DE OLIVEIRA20122014
LUCIANO ANTUNES NEUMANN20122014
MARCELO VIEIRA ZIMMER20112014
MARCO ANTÔNIO SIMONETTI20122014
ALBERTO BUSS PINTO20132015
CARLA ELISA KOHL20132015
EDSON SILVA DA SILVA20112015
MARIA IVETE GALLAS20132015
MARIO JOSE PINHEIRO DA ROCHA20122015
RODRIGO BORGES20122015
RODRIGO MACHADO FLORES20122015
ROGÉRIO LAGO DOS SANTOS20122015
ALESSANDRO GROSS DO AMARANTE20132016
ALEXANDRO DIAS MESQUITA20132016
GLAUCO ALEXANDRE OESTREICH SILVEIRA20122016
HEITOR DE MORAES PIMENTEL20122016
LUIZ FERNANDO ARAÚJO LEAL20132016
ROBSON CÁSSIO CARVALHO20132016
SANDRO CARLOS ESTEVÃO DOS SANTOS20122016
ANDRÉ CAFRUNI20142017
CLAUDIOMIRO PEREIRA DAS NEVES20122017
EDERSON ANTÔNIO MACIEL20122017
EDICEIA WILHELM20132017
ELIZETE SANTOS DA SILVA20122017
GIOMAR GONÇALVES DA SILVA20142017
JORGE ANTÔNIO SILVEIRA DA SILVA20112017
JOYCE DA SILVA ANTUNES20122017
LETICIA GUIMARÃES CARDOSO20122017
MAURICIO PEDROSO COSTA20122017
RICARDO KLEIN CAMARGO20132017
TARSO DE OLIVEIRA GONÇALVES20142017
ANA PAULA MENDIETA DOS SANTOS20132018
FELIPE SOARES20132018
FLÁVIA CRISTINA CARVALHO FERRAZ20132018
HAMILTON COSTA RODRIGUES JÚNIOR20112018
JANDIR VIANA BRAZIL20122018
JEFERSON SOUZA DOS SANTOS20162018
SAMUEL FRANCISCO DA SILVA20112018
VANESSA MACHADO ROBALO20132018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página gerada em 12/12/2018 05:57:37 (consulta levou 0.684585s)