Nome da Atividade
TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO I
CÓDIGO
05001464
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Revisão da teoria elementar da música, com ênfase na leitura, notação e percepção musicais. Estudo dos fundamentos do sistema tonal. Aprimoramento da capacidade auditiva de perceber, organizar e representar mentalmente as estruturas musicais, compreendendo seus significados e relações.

Objetivos

Objetivo Geral:

Introduzir os alunos à notação, leitura, percepção e teoria musicais, garantindo a eles subsídios teóricos, práticos e cognitivos necessários às demais disciplinas do curso de música, bem como o desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades e competências indispensáveis ao profissional da área da música que seja capaz de atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical. Introduzir os alunos à notação musical. Fortalecer a consciência tonal, rítmica e timbrística. Estudar sistematicamente os elementos constitutivos do sistema tonal. Aprimorar a percepção auditiva de estruturas musicais e compreensão de seus significados e relações, bem como a transcrição e grafia destas estruturas; Aprimorar a afinação vocal, precisão rítmica, consciência corporal e coordenação motora. Contextualizar elementos teóricos, relacionando-os com a prática musical cotidiana e com repertório musical pertinente. Desenvolver o ouvido interno e memória, no que diz respeito a estruturas musicais, e a capacidade de interpretação musical individual e em grupo. Conhecer a terminologia musical básica em Língua Inglesa.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARCANJO, Samuel. Lições elementares de teoria musical. Rio de Janeiro: Ricordi Brasileira, [ 19-- ]. 162 p.
  • BONA, Pasquale. Método completo de divisão musical. São Paulo: Ricordi Brasileira, 19--. XI, 76 p.
  • LEMOINE, ENRIQUE; CARULLI, G. Solfeo de los Solfeos. vol.1a. Buenos Aires.

Bibliografia Complementar:

  • GRAMANI, Jose Eduardo. Ritmica. [ Sao Paulo ]: Perspectiva, [ 1988 ]. 204 p.
  • HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para músicos. São Paulo: Ricordi,1975.
  • MED, Bohumil. Solfejo. 3. ed. Brasília: MusiMed, 1986. 150 p. (Serie Musicologia; 2).
  • MED, Bohumil. Teoria da música. 4.ed.rev.ampl. Brasília: MusiMed, 1996. 416 p.
  • NASCIMENTO, Frederico do. Metodo de solfejo: 1o ano. Rio de Janeiro: Eulenstein Musica, 1939. 60 p.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 46 45 Música - Canto (Bacharelado)
Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
Música - Composição (Bacharelado)
Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
Música - Piano (Bacharelado)
Música Popular (Bacharelado)
Música - Violão (Bacharelado)
Música - Violino (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I Música Popular (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I Música - Canto (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I Música - Violino (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I Música - Piano (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I Música - Violão (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I Música - Composição (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I Música - Ciências Musicais (Bacharelado)

Página gerada em 27/04/2024 19:29:39 (consulta levou 0.131176s)