Nome da Atividade
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II
CÓDIGO
05001497
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da música brasileira, com evidência da contribuição da cultura negra e indígena, em suas manifestações populares e eruditas a partir da segunda metade do século XX até a atualidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Abordar os estudos da Música Brasileira no contexto das ciências musicais. Fornecer instrumentos crítico-reflexivo sobre os conceitos Música Popular, Música Erudita e Brasilidade. Estudar a produção, práticas e recepção musical em sua intrínseca relação com o contexto e o desenvolvimento da história do Brasil e das mutações dos conceitos de cultura e nação brasileira desde a segunda metade do século XX. Conhecer e refletir criticamente sobre obras musicais e seus compositores no cenário nacional desde 1950 até a atualidade. Construir visão panorâmica da história e tendências da música brasileira desde meados do século XX até os dias de hoje. Realizar trabalho de investigação sobre gênero, compositor, obra, prática musical, ou grupo musical do presente que reflita criticamente sobre a relação música, história e sociedade brasileira. Conhecer e refletir criticamente sobre concepções de cultura brasileira, concepções musicais e artísticas, obras musicais e seus autores no período em questão.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB: a história de nossa música popular brasileira de sua origem até hoje. 4.ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
  • ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985.
  • SEVERIANO, Jairo. Uma História da Música Popular Brasileira. Das origens à modernidade. 4.ed. São Paulo, Editora 34, 2017.

Bibliografia Complementar:

  • BUDASZ, Rogério; KELLER, Damián (orgs.). Pesquisa em música no Brasil – Vol. II: Criação Musical e Tecnologias - Teoria e Prática Interdisciplinar. Goiânia: ANPPOM, 2010. Disponível em: https://www.anppom.com.br/ebooks/index.php/pmb/catalog/book/2
  • KIEFER, Bruno. História da Música Brasileira. Dos primórdios ao início do século XX. 2.ed. Porto Alegre: Movimento, 1977.
  • MEDAGLIA, Júlio. Música Impopular. 2.ed. São Paulo: Global, 2003.
  • SADIE, Stanley Sadie (Ed.). Dicionário Grove de Música: edição concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
  • TRIVIÑOS, Augusto N. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2015.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II Música - Canto (Bacharelado)
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II Música - Violino (Bacharelado)
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II Música - Piano (Bacharelado)
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II Música - Violão (Bacharelado)
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II Música - Ciências Musicais (Bacharelado)

Página gerada em 28/04/2024 05:49:25 (consulta levou 0.109567s)