Nome da Atividade
PRÁTICAS MUSICAIS NAS SOCIEDADES INDÍGENAS DAS TERRAS BAIXAS DA AMÉRICA DO SUL
CÓDIGO
05001587
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Seminário baseado na leitura e discussão de etnografias sobre práticas musicais entre grupos indígenas das Terras Baixas da América do Sul (TBAS). Temas a serem abordados: etnologia indígena e arte, música, ritual e sociocosmologias ameríndias.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conhecer a produção acadêmica sobre práticas musicais nas sociedades indígenas das TBAS, construindo uma visão panorâmica do atual estado da arte destes estudos a partir da leitura e discussão de artigos científicos em língua portuguesa.Conhecer a diversidade sociocultural dos povos indígenas no Brasil.
Estudar e debater artigos científicos sobre músicas indígenas nas TBAS.
Construir uma visão panorâmica sobre os principais temas e questões desta área de estudos.
Produzir trabalho acadêmico sobre tema escolhido
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LUCAS, Maria Elisabeth; STEIN, Marília Raquel (Org.). Yvy Poty, Yva'a: Flores e frutos da terra: Mbya mborai nhendu: cantos e danças tradicionais Mbya-Guarani. Porto Alegre: Iphan/Grupo de Estudos Musicais/PPGMUS/UFRGS, 2009.
- LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 11. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
- LUCAS, Maria Elisabeth; BASTOS, Rafael José de Menezes (Org.). Pesquisas recentes em estudos musicais no Mercosul. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
Bibliografia Complementar:
- LÉVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
- LUCAS, Maria Elisabeth (Org.). Mixagens em campo: etnomusicologia, performance e diversidade. Porto Alegre: Marcavisual, 2013.
- MELATTI, Julio Cezar. Índios do Brasil. São Paulo: Edusp, 2007.
- SOARES, Milena Dugcsek. Do Nhamandu Mirim ao Nhe´e Amba: um reestudo etnomusicológico de um repertório Mbya Guarani. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - UFPel, Pelotas, 2016 Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3240. Acesso em 29 de ago. 2023.
- SOARES, André Luis Ramos; KLAMT, Sergio Célio. Antecedentes indígenas: pré-história compacta do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiro - Editor, 2005. 63 p. ISBN 8575370480.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 10 | 6 |
Música - Canto (Bacharelado) Música - Ciências Musicais (Bacharelado) Música - Composição (Bacharelado) Música - Flauta Transversal (Bacharelado) Música - Piano (Bacharelado) Música Popular (Bacharelado) Música - Violão (Bacharelado) Música - Violino (Bacharelado) Horários
|
RAFAEL DA SILVA NOLETO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PRÁTI. MUSI. NAS SOCIE. INDÍ. AMÉRICA SUL | Música - Ciências Musicais (Bacharelado) |