Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
CÓDIGO
17350232
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Compreensão dos sentidos e das representações sociais de escola. Profissão e
identidade docente. Formação de professores. Teorias de currículo. Planejamento
educacional e do ensino. Avaliação escolar. A sala de aula como espaço multicultural
de experiências, conflitos e aprendizagens múltiplas.
identidade docente. Formação de professores. Teorias de currículo. Planejamento
educacional e do ensino. Avaliação escolar. A sala de aula como espaço multicultural
de experiências, conflitos e aprendizagens múltiplas.
Objectives
Objetivo Geral:
1-) Refletir sobre as relações entre educação e cultura, a escola e seus sujeitos.2-) Analisar concepções e práticas da educação tradicional/conservadora e da
educação progressista: sociedade, escolarização, sujeitos e docência.
3-) Discutir aspectos relativos à profissão docente e à construção da identidade e dos
saberes docentes.
4-) Entender as relações entre teorias de currículo e os processos de avaliação e
planejamento do ensino.
5-) Reconhecer a sala de aula como espaço de socialização, experiências diversas e
aprendizagens múltiplas;
6-) Estudar práticas de organização do trabalho pedagógico.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CASTRO, Amelia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensianr a ensinar. Didática para a Escola fundamental e Média. 2ed. São Paulo: Cengage, 2018.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
- SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
- TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
- VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 2002.
Bibliografia Complementar:
- ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de (org.) Práticas inovadoras na formação de professores. 1ed. Campinas, Papirus, 2017.
- GANDIN, Danilo. Escola e Transformação Social. Petrópolis: Editora Vozes, 1988.
- SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa (org.) Práticas avaliativas e parendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 8ed. Porto Alegre:Mediação, 2010.
- SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, António Flávio (org.). Territórios contestados. Petrópolis, Vozes, 1995.
- VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. 2ed. Campinas: Papirus, 2010.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T3 | 2024 / 2 | 40 | 21 |
Todos Os Cursos Horários
|
CARMEN REGINA GONÇALVES FERREIRA Professor responsável pela turma |
||||||
T1 | 2024 / 2 | 40 | 34 |
Todos Os Cursos Horários
|
HELENARA PLASZEWSKI Professor responsável pela turma |
||||||
T2 | 2024 / 2 | 40 | 32 |
Todos Os Cursos Horários
|
MARIA DAS GRACAS CARVALHO DA SILVA MEDEIROS GONCALVES PINTO Professor responsável pela turma |
||||||
T4 | 2024 / 2 | 40 | 21 |
Todos Os Cursos Horários
|
HELENARA PLASZEWSKI Professor responsável pela turma |
||||||
T5 | 2024 / 2 | 46 | 44 |
Todos Os Cursos Horários
|
ELISA DOS SANTOS VANTI Professor responsável pela turma |