Resumo
Felipe Merker Castellani (São Paulo, SP, 1984). É professor, pesquisador e artista multimídia. Suas pesquisas atuais têm como ponto central as práticas musicais experimentais e o estudo das epistemologiais afrodiaspóricas e seus desdobramentos no campo das artes, em especial no contexto musical. Como artista desenvolve instalações interativas, videoinstalações e performances audiovisuais em parceria com artistas de diversas áreas. É mestre e doutor em música na área de Processos Criativos junto ao Instituto de Artes da Unicamp, e bacharel em composição musical pela Faculdade Santa Marcelina. Entre 2013 e 2014 realizou estágio de pesquisa no Centre de recherche Informatique et Création Musicale (CICM), Université Paris 8/ Maison des Sciences de l'Homme Paris Nord. Entre 2017 e 2018 realizou estágio de Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou de eventos nacionais e internacionais dedicados à criação artística experimental, como o Festival Música Nova, o Encontro Internacional de Música e Arte Sonora, o Sonorities Festival (Belfast, Irlanda do Norte), o Festival Sonoimágenes (Buenos Aires, Argentina), a Mostra Arquinterface (Galeria de Arte do Sesi-SP), o Programa de Exposições Individuais do Centro Cultural São Paulo, a Mostra Labmis 2016 (MIS-SP), dentre outros. Foi coordenador do projeto de pesquisa Som, racialidade e território: perspectivas afrodiaspóricas, contemplado com o Auxílio Recém Doutor (2020) da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2021 foi contemplado na chamada ERC-CONFAP-CNPq, por meio da qual realizou estágio de pesquisa no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. De 2018 a 2023 foi professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atuou como coordenador dos Bacharelados em Música e do Laboratório de Etnomusicologia (LABET - UFPel). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Música da UFRGS, líder do Grupo de Pesquisa Som, colonialidade e pensamento musical contra-hegemônico (CNPq), e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPel.
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Música (Universidade Estadual de Campinas, 2016)
Mestrado em Música (Universidade Estadual de Campinas, 2010)
Graduação em composição (Faculdades Santa Marcelina, 2008)
Áreas de atuação
Música - Arte sonora
Artes - Música experimental
Artes - Música e racialidade
Artes - Musicalidades afrodiaspóricas
Artes - Estudos Decoloniais
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
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2023/1 | M1 | SOM, RACIALIDADE E TERRITÓRIO: PERSPECTIVAS AFRODIASPÓRICAS Horários
| 34+17 | |||||||
2023/1 | P2 | SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSO | 0+36 | Música - Composição (Bacharelado) | ||||||
2023/1 | P5 | SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSO Horários
| 0+36 | Música - Canto (Bacharelado) | ||||||
2023/1 | M1 | ANÁLISE MUSICAL III Horários
| 18+18 | Música Popular (Bacharelado) | ||||||
2023/1 | M1 | PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III Horários
| 18+18 | Música - Canto (Bacharelado) Música - Flauta Transversal (Bacharelado) Música - Violino (Bacharelado) Música - Piano (Bacharelado) Música - Violão (Bacharelado) Música - Composição (Bacharelado) Música - Ciências Musicais (Bacharelado) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.