Resumo
Mestre (2012) e Doutor (2016) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com pós-doutorado em Educação (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência como professor em curso superior de Pedagogia nas Faculdades São Judas Tadeu (Porto Alegre, RS) e como professor de educação infantil da Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul (RS) e foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando em disciplinas relacionadas à área da Educação Infantil. Atualmente, é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, RS, na área de Educação Infantil. Membro dos grupos do CNPq: Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas (Clique); Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LabForma); Formação, Ètica e Pesquisa em Educação.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2016)
Mestrado em Educação (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2012)
Especialização em Educação Brasileira (Universidade Federal do Rio Grande, 1998)
Graduação em Pedagogia (Centro Universitário Leonardo da Vinci, 2019)
Graduação em Direito (Universidade Federal do Rio Grande, 1995)
Áreas de atuação
Educação
Educação - Educação Infantil
Educação - Educação Inclusiva
Educação - Formação de professores
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Documentos de Reconhecimento Docente: experiências formativas e materialidades pedagógicas na Educação Infantil | 12/12/2022 | 11/12/2026 | 1 | |
QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO INFANTILCOORDENADOR DO PROJETO | 13/02/2022 | 22/12/2025 | 13 | |
Inovação pedagógica nas ações educacionais da Educação Básica e Superior durante e no pós-crise pandêmica | 06/07/2020 | 01/12/2023 | ||
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Pedagogias Participativas em Ação | 01/04/2023 | 31/03/2025 | 4 | |
Pedagogia da Presença: redes de desenvolvimento humano em tempos de pandemia | 02/06/2020 | 20/12/2022 | 1 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
PIBID - Formação de professores entre a Escola e a Universidade | 01/11/2022 | 31/05/2024 | 12 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/2 | P2 | PE IX-ESTÁGIO CURRICULAR DOCÊNCIA AI/E/EJA Horários
| 0+216 | Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/2 | P4 | PE IX-ESTÁGIO CURRICULAR DOCÊNCIA AI/E/EJA Horários
| 0+216 | Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/2 | T1 | EDUCAÇÃO INFANTIL I Horários
| 54+0 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | P1 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Horários
| 0+288 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | P1 | PRÁTICA ORIENTADA V: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Horários
| 0+18 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | T1 | EDUCAÇÃO INFANTIL II Horários
| 54+0 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | P2 | PRÁT.EDUC. VIII-DOCÊNCIA COMPART. AI/EI/EJA Horários
| 0+90 | Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/1 | M2 | T P P VIII EST FORMAÇÃO GESTÃO DE CLASSE Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2023/2 | M1 | PRÁTICAS EDUCATIVAS V Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2023/2 | P2 | PE IX-ESTÁGIO CURRICULAR DOCÊNCIA AI/E/EJA Horários
| 0+216 | Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2023/2 | P1 | PRÁTICA ORIENTADA IV: GESTÃO ESCOLAR Horários
| 0+18 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | T1 | EDUCAÇÃO INFANTIL I Horários
| 54+0 | Pedagogia (Licenciatura) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.