Nome do Projeto
Ciência e tecnologia de alimentos voltada à extensão
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2020 - 01/10/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O compromisso com a extensão visa expandir as ações acadêmicas e sociais, num processo de aprendizagem mútua, como fator gerador de mudança em favor de uma sociedade fundamentada em valores solidários e sustentáveis. Assim, o projeto "Ciência e tecnologia de alimentos voltada à extensão" será vinculado a disciplina Ciência e tecnologia de alimentos voltada à extensão, do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. Com este projeto pretende-se apresentar e inserir as diferentes áreas de atuação do profissional da área de alimentos na comunidade, exemplificar as diferentes formas de atuação do profissional da área de alimentos na comunidade, demonstrar o compromisso do aluno da área de alimentos com o projeto de extensão, e, ainda, estimular o aluno a contribuir com a comunidade.
Objetivo Geral
Inserir a extensão nos cursos de graduação da área de alimentos.
Justificativa
A universidade, entre as diversas qualificações, é compreendida pela dinâmica da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Esse processo busca referendar a possibilidade de pautar o projeto formativo para atender às finalidades da educação, contempladas nas proposições de
sua regulação, que são o pleno desenvolvimento do educando, o exercício da cidadania e a capacitação para o trabalho (Unesco, 2013).
Com o objetivo de dar efetividade a essas finalidades educativas existem diversas possibilidades, mas aquela que tem sido predominante é o processo de ensino e aprendizagem. Essa atividade pode, por sua vez, ser concretizada por distintas maneiras, mas a aprendizagem por meio de projetos tem se revelado de fundamental importância nos contextos universitários, principalmente quando são considerados os projetos de extensão.
sua regulação, que são o pleno desenvolvimento do educando, o exercício da cidadania e a capacitação para o trabalho (Unesco, 2013).
Com o objetivo de dar efetividade a essas finalidades educativas existem diversas possibilidades, mas aquela que tem sido predominante é o processo de ensino e aprendizagem. Essa atividade pode, por sua vez, ser concretizada por distintas maneiras, mas a aprendizagem por meio de projetos tem se revelado de fundamental importância nos contextos universitários, principalmente quando são considerados os projetos de extensão.
Metodologia
-Apresentar e inserir as diferentes áreas de atuação do profissional da área de alimentos na comunidade.
-Exemplificar as diferentes formas de atuação do profissional da área de alimentos na comunidade.
-Demonstrar o compromisso do aluno da área de alimentos com o projeto de extensão.
-Estimular o aluno a contribuir com a comunidade.
-Exemplificar as diferentes formas de atuação do profissional da área de alimentos na comunidade.
-Demonstrar o compromisso do aluno da área de alimentos com o projeto de extensão.
-Estimular o aluno a contribuir com a comunidade.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que ao concluir a disciplina os alunos compreendam a importância da extensão universitária, os processos de aprendizagem na extensão, a extensão e o exercício de cidadania e como como a extensão e o profissional da área de ciência e tecnologia de alimentos podem contribuir com a comunidade.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADRIANA DILLENBURG MEINHART | 7 | ||
| ALANA COUTO PEREIRA | |||
| ALDO JOSÉ MABUREZA | |||
| ALEXANDRA LIZANDRA GOMES ROSAS | |||
| ALINE GONÇALVES PEREIRA | |||
| BRUNA BELING KLUG | |||
| CAREM PERLEBERG | |||
| CARLA ROSANE BARBOZA MENDONCA | 3 | ||
| CAROLINE PEIXOTO BASTOS | 3 | ||
| CHEILA DA SILVA SCHIAVON | |||
| CLAUDIA DE FARIAS DOS SANTOS | |||
| CRISTINA JANSEN ALVES | |||
| DANIELLE TAPIA BUENO | |||
| EDUARDA CAETANO PEIXOTO | |||
| ELIZANGELA GONÇALVES DE OLIVEIRA | |||
| ESTEFANI TAVARES JANSEN | |||
| FABRIZIO DA FONSECA BARBOSA | 3 | ||
| FABÍOLA INSAURRIAGA AQUINO | |||
| FRANCINE TAVARES DA SILVA | |||
| GABRIEL DE SOUZA MARQUES | |||
| GIOVANA PAULA ZANDONÁ | |||
| GRACIELE SARAIVA LEMOS | |||
| JOANA MARIA LEITE DE SOUZA | |||
| KATIELE FURTADO SILVA | |||
| LARISSA BUBOLZ | |||
| LARISSA RIBERAS SILVEIRA | |||
| LARISSA SILVA CORREA | |||
| LAURA MARTINS FONSECA | |||
| LIANE MATOS ESPINOSA | |||
| MURILO SILVEIRA DA SILVA | |||
| PAULO ALBERTO DE AZEVEDO | |||
| PHILOMÈNE AUDREY NGABALLA NDI | |||
| RENIRES DOS SANTOS TEIXEIRA | |||
| ROSANA COLUSSI | 18 | ||
| ROSANE DA SILVA RODRIGUES | 3 | ||
| SABRINA FEKSA FRASSON | |||
| TAMARA MENDES LEITE SILVA TRINDADE | |||
| TAMIRES SOARES SCHUG | |||
| TATIANA VALESCA RODRIGUEZ ALICIEO | 3 | ||
| VANIA ZANELLA PINTO |