Nome do Projeto
Qualificando o aprendizado - práticas de ensino e elaboração de materiais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
31/05/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras
Resumo
O Centro de Letras e Comunicação possui seis cursos de Licenciatura (Português, Português e Inglês, Português e Espanhol, Português e Alemão, Português e Francês e Espanhol-EAD) e três de Bacharelado em Letras (Tradução Inglês/Português; Tradução Espanhol/Português; Redação e Revisão de Textos. Pautado nos respectivos projetos pedagógicos dos cursos, este projeto busca atuar junto aos colegiados, com o intuito de desenvolver habilidades e qualificar a aprendizagem dos alunos em diferentes componentes da grade curricular dos cursos. O projeto consiste no atendimento presencial e a distância de estudantes, nos quais serão desenvolvidas atividades de ensino.
Objetivo Geral
Qualificar aprendizagem dos estudantes dos cursos de Letras nas áreas de língua materna e de língua estrangeira, atendendo os objetivos previstos nos planos de ensino dos projetos pedagógicos dos cursos.
Justificativa
Os alunos chegam à Universidade com poucos conhecimentos acerca da estrutura da língua portuguesa – fonologia, morfologia, sintaxe –, bem como apresentam dificuldade em compreensão de leitura e em produção textual. Com relação às línguas estrangeiras, a maioria dos estudantes ingressam com parco ou quase nenhum conhecimento do idioma que escolheu cursar. Tais dificuldades ficam evidentes já no início do curso e têm como consequência baixo aprendizado, reprovações e evasão. O SISU e o sistema de cotas são importantes políticas de inclusão, democratizando o acesso à universidade pública, no entanto faz-se necessário que as instituições de ensino implementem ações de apoio aos alunos que ingressam no curso superior e que, por problemas estruturais e históricos da educação brasileira, possuem defasagem de conhecimentos que deveriam ter sido adquiridos na educação básica – ensino fundamental e médio. Outra questão importante de lembrar é que as turmas dos primeiros semestres dos cursos de Letras são grandes (média de 50 alunos), o que impede o acompanhamento sistemático e individual de cada aluno nos horários regulares das disciplinas em muitos alunos não conseguem atender os objetivos da disciplina previstos no plano de ensino. Há, portanto, a necessidade de que sejam oferecidas atividades extracurriculares, bem como a oferta de atendimento individual, para que esses alunos, que virão a ser professores e bacharéis na área de Letras, passem a uma condição qualificada de compreensão e uso das línguas portuguesa e estrangeiras, compatível com a formação em nível superior.
Metodologia
- O projeto irá atuar junto a disciplinas de onze áreas dos cursos de Letras:
1. Leitura e produção de textos
2. Linguística
3. Sintaxe
4. Fonologia/Morfologia
5. Literatura
6. Inglês
7. Francês
8. Alemão
9. Espanhol
10. Libras
11. Tradução
12. Latim
- Os professores das disciplinas envolvidas orientarão os monitores na produção de materiais didáticos e no atendimento de alunos dos cursos de Letras da Unidade.
- Todas as atividades de monitoria serão divulgadas no site e no mural do CLC.
- Os estudantes dos cursos de Letras poderão frequentar uma ou mais atividades de monitoria, conforme as disciplinas do curso que estejam matriculados.
- Sob a supervisão do orientador, os monitores do projeto elaborarão materiais para as atividades presenciais e à distância.
- Acompanhamento presencial - os estudantes serão acompanhados por monitores nas disciplinas durantes as aulas e/ou em horários de atendimento agendado
- Acompanhamento por AVA/Moodle - os estudantes receberão atividades no AVA, que, após realizadas, serão avaliadas pelos monitores.
- Haverá reuniões periódicas dos monitores com orientadores de cada área envolvida no projeto, na qual serão analisados os materiais utilizados nas atividades, a receptividade dos alunos que estão frequentando a monitoria, bem como quaisquer problemas que surjam durante o desenvolvimento do projeto.
- Haverá reuniões no início, meio e final do semestre com os coordenadores dos cursos de Letras do CLC, professores orientadores e os monitores do projeto, a fim de avaliar o trabalho realizado e o desenvolvimento dos alunos atendidos nas atividades de monitoria.
1. Leitura e produção de textos
2. Linguística
3. Sintaxe
4. Fonologia/Morfologia
5. Literatura
6. Inglês
7. Francês
8. Alemão
9. Espanhol
10. Libras
11. Tradução
12. Latim
- Os professores das disciplinas envolvidas orientarão os monitores na produção de materiais didáticos e no atendimento de alunos dos cursos de Letras da Unidade.
- Todas as atividades de monitoria serão divulgadas no site e no mural do CLC.
- Os estudantes dos cursos de Letras poderão frequentar uma ou mais atividades de monitoria, conforme as disciplinas do curso que estejam matriculados.
- Sob a supervisão do orientador, os monitores do projeto elaborarão materiais para as atividades presenciais e à distância.
- Acompanhamento presencial - os estudantes serão acompanhados por monitores nas disciplinas durantes as aulas e/ou em horários de atendimento agendado
- Acompanhamento por AVA/Moodle - os estudantes receberão atividades no AVA, que, após realizadas, serão avaliadas pelos monitores.
- Haverá reuniões periódicas dos monitores com orientadores de cada área envolvida no projeto, na qual serão analisados os materiais utilizados nas atividades, a receptividade dos alunos que estão frequentando a monitoria, bem como quaisquer problemas que surjam durante o desenvolvimento do projeto.
- Haverá reuniões no início, meio e final do semestre com os coordenadores dos cursos de Letras do CLC, professores orientadores e os monitores do projeto, a fim de avaliar o trabalho realizado e o desenvolvimento dos alunos atendidos nas atividades de monitoria.
Resultados Esperados
Espera-se que o projeto auxilie na redução dos índices de evasão dos cursos de Letras; reduza a taxa de reprovação em disciplinas; melhore as médias nas disciplinas dos alunos dos cursos de Letras.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRA SOARES DE OLIVEIRA | 29 | 05/06/2017 | 01/03/2018 |
ALFEU SPAREMBERGER | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
ANA PAULA MARTINS LEAL | 29 | 05/06/2017 | 01/03/2018 |
ANA PAULA NOBRE DA CUNHA | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
ANGELA NEDIANE DOS SANTOS | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
BEATRIZ VIEGAS FARIA | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
CLEICE DALLA NORA | 20 | 05/06/2017 | 01/03/2018 |
EDUARDO MARKS DE MARQUES | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
FERNANDA CAROLINE SILVEIRA PERETTA | 29 | 05/06/2017 | 01/03/2018 |
FLAVIA MEDIANEIRA DE OLIVEIRA | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
GABRIELA WALLY GRIEP | 29 | 05/06/2017 | 01/03/2018 |
HELANO JADER CAVALCANTE RIBEIRO | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
ISABELLA FERREIRA MOZZILLO | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
JULIANA STEIL TENFEN | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
Karina Ávila Pereira | 2 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
LEONARDO DA ROSA RIBEIRO | 29 | 05/06/2017 | 01/03/2018 |
LETICIA STANDER FARIAS | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
LUCIANA IOST VINHAS | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
MARCIA DRESCH | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
MILENA HOFFMANN KUNRATH | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
MITIZI DE MIRANDA GOMES | 2 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNER | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
PAULA FERNANDA EICK CARDOSO | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
REJANE FLOR MACHADO | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
ROBERTA REGO RODRIGUES | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
SANDRA MARIA LEAL ALVES | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
URUGUAY CORTAZZO GONZALEZ | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
ÍVENS MATOZO SILVA | 29 | 01/06/2017 | 01/03/2018 |