Nome do Projeto
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/08/2018 - 20/01/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa do MEC-Capes para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Este Projeto de Ensino - PIBID-UFPEL - vincula-se ao Edital Capes N. 07/2018, cumprindo os critérios da nova política de formação de professores, lançada pelo MEC neste ano.
Objetivo Geral
Promover a integração entre a educação superior e a educação básica, favorecendo a qualificação da formação inicial de professores dos cursos de licenciatura da UFPEL.
Justificativa
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participa, desde o edital Capes/Pibid/FNDE 2007, da execução de projetos do Pibid envolvendo, inicialmente, por indicação deste primeiro edital, as licenciaturas da área de Ciências (Química, Física e Ciências Biológicas) e de Matemática (compondo-se o Pibid I). Já a partir do edital n. 02/2009, integraram-se os cursos de História, Ciências Sociais, Filosofia, Pedagogia, Letras e Teatro (constituindo-se o Pibid II - Humanidades).
Com o edital n. 01/2011, além da renovação dos projetos do Pibid I, foram inseridas as licenciaturas de Dança, Geografia, Matemática-Noturno, Artes Visuais e Música (formando o Pibid III - Ciências, Matemática e GeoArtes). A última licenciatura ainda não inserida no programa, Educação Física, integrou-se ao projeto Pibid II a partir do edital n. 01/2012. Deste modo, todas as licenciaturas presenciais da UFPel, também denominadas de áreas, envolveram-se com o Pibid, tendo em vista que o subprojeto Letras integrou alunos das diferentes linguagens, Português, Inglês, Francês e Espanhol. O curso de Matemática por possuir o curso diurno no campus do Capão do Leão e o curso noturno no campus sede, participou com dois subprojetos. Em 2013, a Capes lança o edital n. 061/2013 que exigiu que em cada instituição tivesse um único projeto institucional, envolvendo diferentes subprojetos - áreas, pensado para um período de quatro anos.
Para o edital n. 061/2013, cujo projeto institucional teve vigência de março de 2014 a fevereiro de 2018, unificaram-se os dois projetos Pibid anteriores, com as atividades sendo realizadas em três blocos: anos iniciais; anos finais do ensino fundamental; ensino médio. Cada um destes blocos foi coordenado por um coordenador de gestão, sob coordenação institucional do professor Verno Kruger.
Com muitos avanços percebidos e desafios a serem vencidos ainda, este programa tem um legado muito importante para a formação inicial e continuada de professores na UFPEL.
Com o edital n. 01/2011, além da renovação dos projetos do Pibid I, foram inseridas as licenciaturas de Dança, Geografia, Matemática-Noturno, Artes Visuais e Música (formando o Pibid III - Ciências, Matemática e GeoArtes). A última licenciatura ainda não inserida no programa, Educação Física, integrou-se ao projeto Pibid II a partir do edital n. 01/2012. Deste modo, todas as licenciaturas presenciais da UFPel, também denominadas de áreas, envolveram-se com o Pibid, tendo em vista que o subprojeto Letras integrou alunos das diferentes linguagens, Português, Inglês, Francês e Espanhol. O curso de Matemática por possuir o curso diurno no campus do Capão do Leão e o curso noturno no campus sede, participou com dois subprojetos. Em 2013, a Capes lança o edital n. 061/2013 que exigiu que em cada instituição tivesse um único projeto institucional, envolvendo diferentes subprojetos - áreas, pensado para um período de quatro anos.
Para o edital n. 061/2013, cujo projeto institucional teve vigência de março de 2014 a fevereiro de 2018, unificaram-se os dois projetos Pibid anteriores, com as atividades sendo realizadas em três blocos: anos iniciais; anos finais do ensino fundamental; ensino médio. Cada um destes blocos foi coordenado por um coordenador de gestão, sob coordenação institucional do professor Verno Kruger.
Com muitos avanços percebidos e desafios a serem vencidos ainda, este programa tem um legado muito importante para a formação inicial e continuada de professores na UFPEL.
Metodologia
Nas escolas, os alunos realizarão as ações de iniciação à docência, iniciando pelo diagnóstico da realidade escolar, buscando aproximação com o cotidiano das escolas públicas, com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos os professores, o que potencializará a reflexão sobre o contexto em que elas estão inseridas. Serão acompanhados por um professor da educação básica, denominado supervisor, e orientados por um docente do curso de licenciatura, denominado coordenador de área.
Os subprojetos irão atuar em articulação com os dois eixos transversais que compõem o projeto institucional:
a) Eixo transversal de formação didático-pedagógica geral, que correspondem as seguintes ações:
- estudos e discussões sobre os textos legais;
- estudos teóricos-metodológicos e discussões sobre diferentes temas relacionados à educação;
- encontros semanais do subprojeto;
- encontros semanais nas escolas;
- encontros mensais de coordenadores de área com a coordenação institucional, bem como reuniões ampliadas com todossupervisores e representantes dos alunos de iniciação à docência;
b) Eixo transversal de formação didático-pedagógica integrada, que correspondem a uma ou mais ações de cada subprojeto para:
- contribuição com a qualificação do curso de licenciatura e dos alunos não participantes do projeto de iniciação à docência;
- colaboração entre os subprojetos, através de oficinas, workshops ou minicursos, que tratem de temas transversais e/ou de interesse comum entre as diferentes áreas de conhecimento (uso da língua portuguesa, ética, inclusão, diversidade, questões étnico-raciais, educação ambiental, gestão democrática, profissão docente, e outros temas relevantes);
- elaboração de projetos integrados e/ou interdisciplinares nas escolas, quando houver demanda e oportunidade;
- formação continuada de professores em serviço, em parceria com a 5ª CRE da SEDUC/RS e com a SMEd-Pelotas
Os subprojetos irão atuar em articulação com os dois eixos transversais que compõem o projeto institucional:
a) Eixo transversal de formação didático-pedagógica geral, que correspondem as seguintes ações:
- estudos e discussões sobre os textos legais;
- estudos teóricos-metodológicos e discussões sobre diferentes temas relacionados à educação;
- encontros semanais do subprojeto;
- encontros semanais nas escolas;
- encontros mensais de coordenadores de área com a coordenação institucional, bem como reuniões ampliadas com todossupervisores e representantes dos alunos de iniciação à docência;
b) Eixo transversal de formação didático-pedagógica integrada, que correspondem a uma ou mais ações de cada subprojeto para:
- contribuição com a qualificação do curso de licenciatura e dos alunos não participantes do projeto de iniciação à docência;
- colaboração entre os subprojetos, através de oficinas, workshops ou minicursos, que tratem de temas transversais e/ou de interesse comum entre as diferentes áreas de conhecimento (uso da língua portuguesa, ética, inclusão, diversidade, questões étnico-raciais, educação ambiental, gestão democrática, profissão docente, e outros temas relevantes);
- elaboração de projetos integrados e/ou interdisciplinares nas escolas, quando houver demanda e oportunidade;
- formação continuada de professores em serviço, em parceria com a 5ª CRE da SEDUC/RS e com a SMEd-Pelotas
Resultados Esperados
Ao final dos 18 meses pretende-se que o projeto institucional de iniciação à docência da UFPel tenha propiciado:
- avanços significativos na qualificação da formação inicial dos licenciandos que chegarão nos estágios supervisionados do curso, com capacidade crítico-reflexiva sobre a profissão docente, com apropriação das metodologias de ensino e de aprendizagem, com domínio da leitura e da escrita, com maior compreensão da dinâmica do sistema escolar;
- valorização e interesse pela profissão docente;
- propostas de inovações metodológicas e recursos didáticos para as diferentes áreas do conhecimento e componentes curriculares da educação básica;
- incentivo a formação continuada dos professores da educação básica;
- reconhecimento e a valorização dos cursos de licenciatura perante os demais cursos da instituição;
- socialização dos resultados e aprendizagens através de apresentação de trabalhos em eventos científicos e publicação de artigos em periódicos.
- avanços significativos na qualificação da formação inicial dos licenciandos que chegarão nos estágios supervisionados do curso, com capacidade crítico-reflexiva sobre a profissão docente, com apropriação das metodologias de ensino e de aprendizagem, com domínio da leitura e da escrita, com maior compreensão da dinâmica do sistema escolar;
- valorização e interesse pela profissão docente;
- propostas de inovações metodológicas e recursos didáticos para as diferentes áreas do conhecimento e componentes curriculares da educação básica;
- incentivo a formação continuada dos professores da educação básica;
- reconhecimento e a valorização dos cursos de licenciatura perante os demais cursos da instituição;
- socialização dos resultados e aprendizagens através de apresentação de trabalhos em eventos científicos e publicação de artigos em periódicos.
Indicadores, Metas e Resultados
Forma de acompanhamento dos subprojetos:
O acompanhamento dos subprojetos ocorrerá por meio de sistemáticas distintas. Embora todos os subprojetos tenham autonomia nas ações e no foco do trabalho, deverão acompanhar os eixos transversais de formação didático-pedagógica geral e integrada apresentados anteriormente.
Os processos de acompanhamento e avaliação dos subprojetos têm como foco o desenvolvimento da autonomia e da autoavaliação, estando também vinculados à avaliação do projeto como um todo. Sendo assim, indica-se:
I. a formação de um Conselho de Representantes dos alunos de iniciação à docência para participar dos encontros de avaliação do desenvolvimento do projeto, quando necessário;
II. encontros mensais de coordenadores de área com a coordenação institucional para socialização das ações em cada escola, uma vez que cada coordenador de área será o coordenador das ações em uma escola parceira, junto com os supervisores;
III. encontros semestrais, por níveis da educação básica, para apresentação das ações realizadas e trocas de experiências entre os bolsistas que atuam em cada nível da educação básica (ensino fundamental e ensino médio);
IV. acompanhamento pelas equipes diretivas e pedagógicas das escolas parceiras, juntamente com os supervisores, que serão convidadas a avaliar o desenvolvimento das atividades e o envolvimento dos alunos e supervisores, ao final de cada semestre.
V. socialização dos dados coletados através do diagnóstico, descrevendo as ações que emergiram e que pretendem desenvolver, a ser realizado na escola ao final do diagnóstico;
VI. anualmente, a organização do Seminário Pibid-UFPel será um momento de acompanhamento e socialização das aprendizagens entre os pibidianos e não-pibidianos das licenciaturas envolvidas. Nele serão debatidos temas pertinentes a cada nível de ensino e a formação docente, a partir de: apresentação oral e/ou banner dos projetos desenvolvidos; oficinas de socialização entre as áreas; mesas-redondas, etc.
O acompanhamento dos subprojetos ocorrerá por meio de sistemáticas distintas. Embora todos os subprojetos tenham autonomia nas ações e no foco do trabalho, deverão acompanhar os eixos transversais de formação didático-pedagógica geral e integrada apresentados anteriormente.
Os processos de acompanhamento e avaliação dos subprojetos têm como foco o desenvolvimento da autonomia e da autoavaliação, estando também vinculados à avaliação do projeto como um todo. Sendo assim, indica-se:
I. a formação de um Conselho de Representantes dos alunos de iniciação à docência para participar dos encontros de avaliação do desenvolvimento do projeto, quando necessário;
II. encontros mensais de coordenadores de área com a coordenação institucional para socialização das ações em cada escola, uma vez que cada coordenador de área será o coordenador das ações em uma escola parceira, junto com os supervisores;
III. encontros semestrais, por níveis da educação básica, para apresentação das ações realizadas e trocas de experiências entre os bolsistas que atuam em cada nível da educação básica (ensino fundamental e ensino médio);
IV. acompanhamento pelas equipes diretivas e pedagógicas das escolas parceiras, juntamente com os supervisores, que serão convidadas a avaliar o desenvolvimento das atividades e o envolvimento dos alunos e supervisores, ao final de cada semestre.
V. socialização dos dados coletados através do diagnóstico, descrevendo as ações que emergiram e que pretendem desenvolver, a ser realizado na escola ao final do diagnóstico;
VI. anualmente, a organização do Seminário Pibid-UFPel será um momento de acompanhamento e socialização das aprendizagens entre os pibidianos e não-pibidianos das licenciaturas envolvidas. Nele serão debatidos temas pertinentes a cada nível de ensino e a formação docente, a partir de: apresentação oral e/ou banner dos projetos desenvolvidos; oficinas de socialização entre as áreas; mesas-redondas, etc.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA GASPAROTTO | 12 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
ALZIRA YAMASAKI | 4 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
ANDREZA DUARTE DE MATTOS | 8 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
ANDRISA KEMEL ZANELLA | 4 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
ANDRIZE RAMIRES COSTA | 8 | 05/08/2019 | 20/01/2020 |
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 12 | 01/08/2018 | 20/01/2020 |
CARLA MICHELE RECH | 8 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
CARLA PIRES TAVARES | 1 | 01/08/2018 | 01/08/2019 |
CARMEN ANITA HOFFMANN | 12 | 25/08/2018 | 30/09/2018 |
CHRISTIAN FERREIRA MACKEDANZ | 1 | 01/08/2018 | 01/08/2019 |
EDUARDO MARKS DE MARQUES | 12 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
FABIO ANDRE SANGIOGO | 12 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
FLAVIA CARVALHO CHAGAS | 8 | 01/04/2019 | 01/05/2019 |
GILCEANE CAETANO PORTO | 12 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
KARINA GIACOMELLI | 12 | 25/08/2018 | 01/04/2019 |
KELIN VALEIRAO | 8 | 01/05/2019 | 20/01/2020 |
KELLY WENDT | 12 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
KÁROLYN MACHADO DA ROSA | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
LEILA DE FATIMA NOGUEIRA MACIAS | 2 | 01/12/2019 | 20/01/2020 |
LIZ CRISTIANE DIAS | 12 | 24/02/2019 | 20/01/2020 |
LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON | 4 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
LUIZ FERNANDO CAMARGO VERONEZ | 12 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
LUIZ FERNANDO MINELLO | 12 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
MANOEL GILDO ALVES NETO | 12 | 20/04/2019 | 20/01/2020 |
MARCUS VINICIUS SPOLLE | 12 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
MARIA FONSECA FALKEMBACH | 12 | 01/09/2018 | 20/01/2020 |
MARTA NORNBERG | 2 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO | 2 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
MAURO DILLMANN TAVARES | 8 | 01/11/2019 | 20/01/2020 |
RAFAEL CAVAGNOLI | 12 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO | 12 | 25/08/2018 | 20/01/2020 |
SONIA MARIA SCHIO | 12 | 25/08/2018 | 01/04/2019 |
VANESSA CALDEIRA LEITE | 12 | 25/08/2018 | 23/02/2019 |