Nome do Projeto
Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/10/2017 - 31/05/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Ensino-Aprendizagem
Resumo
O Projeto de Pesquisa Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras é uma proposta de parceria entre o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, o Grupo de Pesquisa Formação Docente, Educação Matemática e Tecnologias e o Grupo de Elaboração de Materiais e Práticas Pedagógicas na Aprendizagem de Línguas, da Universidade Federal de Pelotas, o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos e a Escola Especial Professor Alfredo Dub. Esse grupo de professores e demais profissionais da área vem pensando em questões referentes a como utilizar a tecnologia nas questões vinculadas a acessibilidade e inclusão, onde um dos enfoques é a acessibilidade linguística de sujeitos surdos, de forma a contribuir com a formação de professores e, principalmente, em como oferecer ao aluno surdo recursos que o auxiliem em seu processo de construção do conhecimento. A proposta visa contribuir para a área da formação docente, nos cursos de formação inicial: Licenciatura em Matemática -diurno, noturno e a distância, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Pedagogia -diurno e noturno e nos cursos de formação continuada: Mestrado em Educação Matemática e Mestrado em Letras, bem como o atendimento direto de alunos surdos da Escola Especial Professor Alfredo Dub, a partir da disponibilização de videoaulas de conteúdos matemáticos com a tradução para Libras. Essas aulas são referentes aos conceitos básicos de matemática do Ensino Fundamental, os quais apresentam, em parte, dificuldade de compreensão por parte dos alunos, bem como dificuldade de ensiná-los pelos docentes.

Objetivo Geral

GERAL: elaborar, gravar e editar videoaulas de matemática básica, incluindo a tradução em Libras. A elaboração das aulas será a partir dos principais conceitos de matemática básica do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Esses conceitos foram escolhidos por serem os que apresentam maior dificuldade de compreensão por parte dos estudantes. Incluir a tradução de Libras é proporcionar ao aluno surdo o aprendizado em sua própria língua, garantindo acessibilidade linguística. ESPECÍFICOS:
● Traduzir em Libras as videoaulas já gravadas com conteúdos de matemática básica de forma lúdica, aproveitando os materiais construídos a partir do Projeto de Ensino Rede Colabora, otimizando os recursos públicos;
● Traduzir em Libras as videoaulas já gravadas com conteúdos de matemática básica com materiais concretos do Laboratório de Ensino de Matemática, aproveitando os materiais construídos a partir do Projeto LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, da CAPES na UFPel, por meio do Laboratório Virtual Multilinguagens (LAM), otimizando os recursos públicos;
● Disponibilizar as videoaulas produzidas para os alunos surdos da Educação Básica da Escola Especial Professor Alfredo Dub;
● Disponibilizar os vídeos produzidos para os cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFPel: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Matemática Noturno, Licenciatura em Matemática a Distância, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Pedagogia Diurno, Licenciatura em Pedagogia Noturno, Mestrado em Educação Matemática e Mestrado em Letras;
● Escrever artigos a partir dos resultados obtidos durante a pesquisa para divulgar o trabalho na academia e na sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DE CASTRO E KASTER201/06/201808/06/2018
ANGELA NEDIANE DOS SANTOS201/05/201808/06/2018
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES207/10/201731/05/2019
CORINA MINSKY OLIVEIRA2001/09/201831/05/2019
DANIEL LOPES ROMEU218/12/201831/05/2019
FABIANE CARVALHO BOHM206/10/201731/05/2019
FABIANO SOUTO ROSA207/10/201713/10/2017
GIOVANNA MÜZEL DA PAIXÃO2001/03/201830/11/2018
HENIANE PASSOS ALEIXO206/10/201731/05/2019
IVANA GOMES DA SILVA218/12/201831/05/2019
JOSEANE MACIEL VIANA401/11/201731/05/2019
JOSIAS PEREIRA DA SILVA207/10/201713/10/2017
KARINA AVILA PEREIRA207/10/201713/10/2017
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS2001/02/201831/05/2019
MÁRCIO AURÉLIO FRIEDRICH401/11/201731/05/2019
NADIA DOS SANTOS GONÇALVES PORTO207/10/201713/10/2017
PATRICIA MICHIE UMETSUBO GONÇALVES401/05/201831/05/2019
PATRÍCIA CASARIN PEIL401/10/201831/05/2019
PHILIPPE RIEFFEL BREIDE206/10/201731/05/2019
RITA DE CASSIA DE SOUZA SOARES RAMOS206/10/201731/05/2019
ROZANE DA SILVEIRA ALVES206/10/201731/05/2019
SUZANA MENDONÇA ABREU207/10/201713/10/2017
SUZANA MENDONÇA ABREU207/10/201713/10/2017
TAIANE CARRILHO ROSA401/05/201830/09/2018
TAIS PERCONE SOUZA2001/09/201831/05/2019
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF406/10/201731/05/2019

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 158.450,67

Página gerada em 14/11/2019 12:07:26 (consulta levou 0.076016s)