Nome do Projeto
Atualização em nutrição destinada a profissionais nutricionistas da rede municipal de saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/03/2017 - 28/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O modelo de atenção a saúde atual está em reorganização, principalmente a partir da Estratégia de Saúde da Família e Programa de Agentes Comunitários de Saúde. O profissional nutricionista possui papel fundamental uma vez que as práticas de alimentação e nutrição estão fortemente associadas aos conceitos de promoção, prevenção e manutenção da saúde. A educação continuada e a capacitação vêm ao encontro da necessidade da troca e do aprendizado constantes, ampliando e fortalecendo o convênio estabelecido entre a Universidade Federal de Pelotas e a Prefeitura Municipal de Pelotas. Sendo assim, o objetivo do projeto é oportunizar a capacitação e atualização em temas relacionados à alimentação e nutrição às nutricionistas da rede básica de saúde do município de Pelotas-RS. O público-alvo são profissionais nutricionistas da rede básica de saúde do município de Pelotas. Será realizado um encontro mensal com duração de duas horas. e a avaliação do curso será realizada pelas próprias profissionais nutricionistas.

Objetivo Geral

Oportunizar a capacitação e atualização em temas relacionados à alimentação e nutrição às nutricionistas da rede básica de saúde do município de Pelotas-RS.

Justificativa

O modelo de atenção a saúde atual está em reorganização, principalmente a partir da Estratégia de Saúde da Família e Programa de Agentes Comunitários de Saúde, onde um conjunto de ações nos âmbitos individual e coletivo abrange a promoção e a proteção à saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico e tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde (CFN, 2008).
Nesse contexto, o profissional nutricionista possui papel fundamental uma vez que as práticas de alimentação e nutrição estão fortemente associadas aos conceitos de promoção, prevenção e manutenção da saúde. Algumas ações da alimentação e nutrição, no âmbito municipal, já fazem parte da agenda programática da atenção básica em saúde, embora ainda implementadas de maneira fragmentada e não universal como, o incentivo e apoio ao aleitamento materno exclusivo, vigilância alimentar e nutricional, suplementação de micronutrientes, entre outros.
Essa inserção justifica a demanda de um profissional de saúde detentor de conhecimento no campo da ciência da alimentação e nutrição que integrem às suas práticas as ferramentas da epidemiologia, do planejamento de saúde, da educação, das abordagens clínicas mais atuais, entre outras (Assis, 2002).
Assim, a educação continuada e a capacitação vêm ao encontro da necessidade da troca e do aprendizado constantes, ampliando e fortalecendo o convênio estabelecido entre a Universidade Federal de Pelotas e a Prefeitura Municipal de Pelotas.

Metodologia

O público-alvo são profissionais nutricionistas da rede básica de saúde do município de Pelotas.
Será realizado um encontro mensal com duração de duas horas.
A logística dos encontros se dará de forma que serão realizados na primeira terça-feira de cada mês, quando já está prevista a reunião da equipe de nutricionistas na Prefeitura Municipal.
A capacitação se dará em dois momentos, o primeiro, com abordagem teórica dos assuntos e o segundo, a abordagem prática, com estudo e discussão de casos. Os casos para serem avaliados serão trazidos da prática das nutricionistas no seu serviço de saúde.
Materiais necessários: data show e impressão de materiais pertinentes a abordagem dos temas.
A Avaliação do curso Atualização em Nutrição será realizada pelas profissionais nutricionistas acerca dos temas abordados, qualidade das apresentações, domínio dos ministrantes, duração, além de sugestões e críticas que venham a ser apontadas pelo público-alvo.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que a maioria dos profissionais nutricionistas da rede municipal de saúde compareçam na maior parte das palestrar oferecidas e que aproveitem a oportunidade para discutir e atualizar os conhecimentos oferecidos no projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DA CUNHA PEROBA
AMANDA MESQUITA MACHADO
ANGELA DE SIQUEIRA CAMEJO1
ANGELICA OZORIO LINHARES
BRUNA MARTINS UARTHE
BRUNA PADILHA PEREIRA
BRUNA SILVA DE MOURA
CAMILA IRIGONHE RAMOS
CAMILA MARQUES FERREIRA VIEIRA
CAROLINE KARPINSKI
CHIRLE DE OLIVEIRA RAPHAELLI
CRISTINA CORREA KAUFMANN2
DENISE PETRUCCI GIGANTE3
DÉBORA RIBEIRO DE AVILA
EDIANA VÖLZ NEITZKE KARNOPP
EDUARDA SEVERO SANTOS
ELIANA GOMES BENDER5
ELLEN LUISE VAGHETTI HOERLLE
FABIANA BARBOSA PACHECO PANTOJA
FERNANDA SOUZA DA SILVA
GABRIELA PINHEIRO FRANCO
GABRIELA ROSA DA ROSA
GABRIELLA RAFFONE FERNANDEZ IBARGOYEN
GICELE COSTA MINTEM1
JAZMIN AMANDA JEREZ SILVA
JENNIFER AFONSO NEBEL
JORDAN TEIXEIRA OLIVEIRA
JULIANE PORTELLA RIBEIRO4
JÚLIA SOMMER CANABARRO
KADJA MENEZES DA COSTA
KALINA ZALEWSKI KUCZYNSKI
KAMILA DUARTE BRAGA
KAUANA FERREIRA ULGUIM
KELVIN RUAN DA SILVA ANDRADE
LUCAS RODRIGUES FERREIRA DIAS
LUCIA ROTA BORGES4
LUCIANA LOURENÇO DA SILVA
LUDMILA CORREA MUNIZ4
MABEL NILSON ALVES1
MANOELA DE AZEVEDO BICHO
MANUELA FERREIRA VIANA
MARCELLI DE OLIVEIRA ROCHA
MARIANA MARINS CLEFF
MERLEN NUNES GRELLERT
MIRIAN CRISTIANE GONÇALVES
NATALIA SCAPINI
RENATA TORRES ABIB BERTACCO1
RICELI RODEGHIERO OLIVEIRA
SABRINA FEKSA FRASSON
STEFANY ORESTES SILVA
STEPHANIA CASANOVA DE MORAES
SUELEN SANTOS DA COSTA
SUELEN TEIXEIRA SORIA
TAMARA MARTINS DA ROSA BENITEZ
TAMIRES RIZZI
THAIS ANGÉLICA LEITZKE EHLERT
THAIS MARINI DA ROSA
THAYANE GARCIA BLUMBERG
THAÍS DE VARGAS BRASIL
THIAGO SOUZA TELES DOS SANTOS
THIARLA RODRIGUES DE AVILA
VANIZE PRIEBE SELL
YANNE PEREIRA COLVARA

Página gerada em 24/08/2019 15:07:50 (consulta levou 0.167351s)