Nome do Projeto
Ações de ensino no campo da Nutrição Básica e Dietética
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/10/2020 - 31/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A alimentação e a nutrição se apresentam fundamentais para a promoção e recuperação da saúde, contribuindo para a melhoria ou manutenção da qualidade de vida. A formação do nutricionista engloba o ensino, a pesquisa e a extensão, no contexto de grandes áreas como: nutrição clinica, saúde pública e gestão em unidades de alimentação e nutrição. A nutrição clinica está contextualizada junto a área de nutrição básica e dietética e atende um campo no qual além do uso da ciência da nutrição para manutenção da saúde e prevenção de doenças, também o seu uso como tratamento em diversas situações clinicas. Tratando-se de um campo da nutrição no qual as condutas são baseadas em evidências cientificas em constante transformações. Sendo assim a permanente discussão das atualidades neste campo do conhecimento é de extrema importância na formação curricular dos alunos.

Objetivo Geral

Desenvolver e discutir ações que contribuam para o aprimoramento da formação acadêmica no campo da Nutrição Básica e Dietética.

Justificativa

O desenvolvimento de ações que integralizem a formação no campo da Nutrição Básica e Dietética, contribuem para uma formação com percepção crítica da realidade humana, das transformações sociais, científicas e tecnológicas e suas relações com a ciência da Nutrição.

Metodologia

Serão desenvolvidas ações de capacitação, palestras, discussões cientificas, grupos de estudos, estudos de caso, entre outros. Os temas a serem desenvolvidos serão propostos dentro dos campos de ação das docentes da área. Serão priorizadas inicialmente atividades on-line, em decorrência da suspensão das atividades acadêmicas presenciais no ano corrente. A plataforma será escolhida com base em critérios como frequência de uso por parte da população alvo, vínculo com plataformas de transmissão, capacidade de inscritos, entre outros.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
Proporção de alunos matriculados no Curso de Nutrição e áreas afins inscritos nas ações.

Metas e resultados esperados:
Espera-se que as ações contemplem pelo menos 80% dos alunos do curso.

Página gerada em 03/12/2020 23:51:27 (consulta levou 0.255379s)