Nome do Projeto
Introdução a Nutrição
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/11/2020 - 03/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Diante do cenário atual de distanciamento social no mundo em razão da pandemia, o ensino superior precisou se adequar ao sistema de educação a distância, entretanto, os discentes ingressantes no ano de 2020 apresentam maior dificuldade de se sentirem pertencentes a Universidade e ao Curso de Nutrição. Neste sentido, buscam-se alternativas para uma ampla inserção dos alunos no curso. Além disto, em razão da carga horária e das diversas disciplinas contempladas na estrutura curricular do curso de Nutrição, a busca pelo conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso, do código de ética do nutricionista e de experiências nas diversas áreas de atuação profissional parecem não ser prioridade para todos os alunos. Deste modo, surge a necessidade de criar espaços de diálogos entre discentes e profissionais a respeito do Projeto Pedagógico do Curso e da conduta ética profissional em cada área de atuação, estimulando o conhecimento mais amplo dos discentes acerca do curso e da futura profissão. Baseado no exposto, o presente projeto de ensino tem o objetivo de despertar maior interesse dos discentes sobre o desenvolvimento do curso de Nutrição na Universidade Federal de Pelotas e as diversas áreas de atuação do nutricionista, assim como oportunizar momentos de reflexão e discussão da importância do curso profissionalizante escolhido. Os encontros serão semanais com 2 horas de duração através do sistema de wefconferências da Universidade. Serão apresentados e discutidos o Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição, desde a contextualização, estrutura curricular, construção de trabalhos de conclusão de curso e sobre o funcionamento dos estágios curriculares e extracurriculares, além disto o código de ética será discutido a fim de estimular o conhecimento dos discentes a respeito das condutas, direitos e deveres ao exercer a profissão. Por fim, serão convidados nutricionistas atuantes nas mais diversas áreas profissionais. Ao final do projeto será aplicado um seminário com os discentes participantes a respeito das palestras e do modo como o projeto foi desenvolvido. Espera-se ao final do projeto ampliar o conhecimento dos discentes do curso de Nutrição a respeito do Projeto Pedagógico do Curso, do código de ética do nutricionista e das possíveis áreas de atuação.
Objetivo Geral
Despertar maior interesse dos discentes sobre o desenvolvimento do curso de Nutrição na Universidade Federal de Pelotas e sobre as diversas áreas de atuação do nutricionista, assim como oportunizar momentos de reflexão e discussão da importância do curso profissionalizante escolhido.
Justificativa
Diante do cenário atual de distanciamento social no mundo em razão da pandemia, o ensino superior precisou se adequar ao sistema de educação a distância (EAD), entretanto, os discentes ingressantes no ano de 2020 apresentam maior dificuldade de se sentirem pertencentes a Universidade e ao Curso de Nutrição. Neste sentido, buscam-se alternativas para uma ampla inserção dos alunos no curso. Além disto, em razão da carga horária e das diversas disciplinas contempladas na estrutura curricular do curso de Nutrição, a busca pelo conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso, do código de ética do nutricionista e de experiências nas diversas áreas de atuação profissional parecem não ser prioridade para todos os alunos.
Deste modo, para inserir os novos discentes do curso e sanar possíveis deficiências destes conteúdos, surge a necessidade de criar espaços de diálogos entre discentes e profissionais a respeito do Projeto Pedagógico do Curso e da conduta ética profissional em cada área de atuação, estimulando o conhecimento mais amplo dos discentes acerca do curso e da futura profissão.
Deste modo, para inserir os novos discentes do curso e sanar possíveis deficiências destes conteúdos, surge a necessidade de criar espaços de diálogos entre discentes e profissionais a respeito do Projeto Pedagógico do Curso e da conduta ética profissional em cada área de atuação, estimulando o conhecimento mais amplo dos discentes acerca do curso e da futura profissão.
Metodologia
Serão promovidas reuniões semanais, com 2 horas de duração, entre os discentes do curso de Nutrição, professores envolvidos e nutricionistas convidados.
As reuniões serão realizadas no sistema de ensino a distância por meio do serviço de webconferências da Universidade Federal de Pelotas ( https://webconf.ufpel.edu.br/br) e os discentes participantes serão cadastrados para emissão de certificados via cobalto.
O Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição será apresentado e discutido, desde a contextualização do curso, estrutura curricular, construção de trabalhos de conclusão de curso e sobre o funcionamento dos estágios curriculares e extracurriculares.
O código de ética será discutido a fim de estimular o conhecimento dos discentes a respeito das condutas, direitos e deveres ao exercer a profissão.
Serão convidados nutricionistas atuantes nas mais diversas áreas, tais como: gestão de unidades de alimentação e nutrição; saúde pública no contexto do atendimento em Unidades Básicas de Saúde e clínicas de saúde; atuação em unidades hospitalares; indústria de alimentos; nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar; nutrição no âmbito acadêmico (pós-graduação; docência); nutrição e vigilância sanitária; nutrição esportiva, entre outros.
Ao final do ano projeto será aplicado um seminário com os discentes participantes a respeito das palestras e do modo como o projeto foi desenvolvido.
As reuniões serão realizadas no sistema de ensino a distância por meio do serviço de webconferências da Universidade Federal de Pelotas ( https://webconf.ufpel.edu.br/br) e os discentes participantes serão cadastrados para emissão de certificados via cobalto.
O Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição será apresentado e discutido, desde a contextualização do curso, estrutura curricular, construção de trabalhos de conclusão de curso e sobre o funcionamento dos estágios curriculares e extracurriculares.
O código de ética será discutido a fim de estimular o conhecimento dos discentes a respeito das condutas, direitos e deveres ao exercer a profissão.
Serão convidados nutricionistas atuantes nas mais diversas áreas, tais como: gestão de unidades de alimentação e nutrição; saúde pública no contexto do atendimento em Unidades Básicas de Saúde e clínicas de saúde; atuação em unidades hospitalares; indústria de alimentos; nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar; nutrição no âmbito acadêmico (pós-graduação; docência); nutrição e vigilância sanitária; nutrição esportiva, entre outros.
Ao final do ano projeto será aplicado um seminário com os discentes participantes a respeito das palestras e do modo como o projeto foi desenvolvido.
Indicadores, Metas e Resultados
1.Número de alunos contemplados / número de alunos interessados:
Espera-se inscrição de aproximadamente 30 alunos do curso de nutrição da UFPEL no Projeto proposto e como resultado, espera-se terminar o Projeto com no mínimo 25 destes alunos.
2. Conhecimento adquirido:
Espera-se ampliar o conhecimento dos discentes do curso de Nutrição a respeito do Projeto Pedagógico do Curso, do código de ética do nutricionista e das possíveis áreas de atuação.
Espera-se inscrição de aproximadamente 30 alunos do curso de nutrição da UFPEL no Projeto proposto e como resultado, espera-se terminar o Projeto com no mínimo 25 destes alunos.
2. Conhecimento adquirido:
Espera-se ampliar o conhecimento dos discentes do curso de Nutrição a respeito do Projeto Pedagógico do Curso, do código de ética do nutricionista e das possíveis áreas de atuação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE KERN VILKE | |||
ALESSANDRA PEGORARO SCHIAVON | |||
ALICE KÜNZGEN SCHEER | |||
ALICE NEUTZLING THUROW | |||
ALINE BARENHO PEREIRA | |||
AMANDA DE MATTOS DA SILVA | |||
AMANDA DOS SANTOS BOTELHO | |||
AMANDA MELGAREJO ALI | |||
ANA LUISA MORAES LUZARDI | |||
ANA PAULA TREICHA DA SILVA | |||
ANDRESSA SIMÕES MACHADO DIAS | |||
ANGELA DE SIQUEIRA CAMEJO | 4 | ||
ANNA BAUMANN BRAGA | |||
ARIANE DE FREITAS ULGUIM | |||
Ana Caroline da Cruz Conceição Benevides | |||
BEATRIZ CARVALHO PADILHA | |||
BEATRIZ CORVELLO VITOLA PIZANI | |||
BETIELE BADIA | |||
BIANCA LEOCADIO DUARTE | |||
BRENDA COSTA SILVEIRA | |||
BRENDA DA SILVA ENGRACIO | |||
BRENDA DE ARAUJO BRITTO | |||
BRIANE PEDROSO CANTO | |||
BRIELE LINHARES MACHADO | |||
BRUNA DO NASCIMENTO BASSI | |||
BRUNA FERREIRA MARQUES | |||
BRUNA MADRUGA DE OLIVEIRA | |||
BRUNA SOUZA DO NASCIMENTO | |||
CAMILA MARQUES FERREIRA VIEIRA | |||
CAMILLE MANKE BIERHALS | |||
CAROLINA CORRÊA DE SOUZA | |||
CAROLINA SCHUCH | |||
CECILIA GONZALEZ SARAVIA | |||
CLARA PIEPER DA ROZA | |||
CRISTINA CORREA KAUFMANN | 1 | ||
DANIELE SANT ANNA VAZ | |||
DEBORA NASCENTE SCHULLER | |||
EMANOELY ROBIRA CORREA | |||
EMILI CAMPOS DOS SANTOS | |||
FABYANNE MORAES DE SOUZA | |||
FABÍOLA DA SILVA RODRIGUES | |||
FERNANDA RAFAELA BIERHALS PRANDO | |||
FRANCIÉLLY BECKER LESSA | |||
GABRIEL BARRETO VEIGA | |||
GABRIEL ERVINO BERTOLINI RECH | |||
GABRIEL GUIMARÃES LEÃO | |||
GABRIELE SILVEIRA RIBEIRO | |||
GICELE COSTA MINTEM | 1 | ||
HARIEL AYRES DUARTE | |||
HELENA OHANA MOSQUEIRA MARINHO | |||
Hellena Storch Vieira | |||
INECILDA PRESTES DA COSTA | |||
ISABEL SELMO SACCO | |||
ISADORA DA LUZ SOARES | |||
Ingrid Medeiros Lessa | |||
JOANNA SANTOS PRETO DE OLIVEIRA | |||
JOAO VICTOR DA FONSECA BORGES | |||
JONATHAN LUIZ CHAVES DORNELES | |||
JULIA FERNANDA WIEDEMANN DIAS | |||
JULIA NIENCZESKI PORTO | |||
JULIANA DE FREITAS ROSA DUTRA | |||
JULIANA GARCIA HEPP | |||
JULIANA VARGAS BASTOS | |||
JULIANE BRISTOT PROSCZEK | |||
JÚLIA BASILIO DIAS | |||
JÚLIA MADEIRA SOARES | |||
JÚLIA PORTO HEPP | |||
JÚLIA SOARES RIBEIRO CORRÊA | |||
KARINA DOS SANTOS ALVES | |||
LARA VALENTE FARIAS | |||
LARISSA DA COSTA SERGIO | |||
LARISSA EMERICH MORGEROT | |||
LARISSA FARIAS SILVA | |||
LAURA BEATRIZ ROMAN MACHADO | |||
LAURA CARNEIRO DA ROSA ARANALDE | 4 | ||
LAURA POHL COSTA | |||
LAUÊNI LESSA DA LUZ | |||
LAÍZA RODRIGUES MUCENECKI | |||
LUANA FARIAS DE SENNE | |||
LUANA KELLEMANN PEREIRA | |||
LUDMILA CORREA MUNIZ | 4 | ||
LUIZA GUTIERREZ LEMOS | |||
Larissa David Soares | |||
MABEL NILSON ALVES | 4 | ||
MANUELA GUIMARÃES AMATO | |||
MARCELO GANTES FONTENA | |||
MARIANA AVILA FERREIRA | |||
MARIANA GAMINO DA COSTA | |||
MARIANA RIBEIRO GUIOTI | |||
MARIANE FERREIRA SILVA | |||
MARINA BARRETO DIAS DE OLIVEIRA | |||
MARINA BERNEIRA DA SILVA | |||
MARINA SILVEIRA PENADEZ | |||
MARJANA RADÜNZ | 4 | ||
MAYARA MAYDANA MENDES | |||
MELORY DE JESUS RAMOS | |||
MILENE GOMES FIGUEIREDO | |||
MYLLENE ESPILMA PIRES | |||
NADINE COSTA GONÇALVES | |||
NATHALIA LANGE PETERSEN | |||
PAOLA GIMENES CASSANA | |||
PATRÍCIA ZARDINELLO | |||
PAULA DE CARVALHO AVILA | |||
PAULA PASTORINO DA SILVA | |||
PIERRE MENA SARAIVA | |||
PÂMELA CALDEIRA MOREIRA | |||
RAQUEL BARROS DA SILVA | |||
RAQUEL OLIVEIRA DA SILVA | |||
RAÍSSA MATTOZO CIRIACO | |||
ROBERTA SILVEIRA FIGUEIRA | |||
ROSANILDE MARIA DE ALMEIDA | |||
ROSEMERI RIBEIRO CARVALHO | |||
SABRINA RODRIGUES FILIPPINI | |||
SABRINA VOHLBRECHT FAGUNDES | |||
SAMIRA LEMOES GOUVEA | |||
SHAIANE SIEWERT HARTWIG | |||
SILVANA PAIVA ORLANDI | 4 | ||
SOLANGE VEGA CUSTODIO | |||
SONIA TERESINHA DE NEGRI | 4 | ||
SUELLEN SILVEIRA MORAES | |||
TAINARA RADTKE DOS SANTOS | |||
TAINÁ DA SILVA SIGALES | |||
TAIS SOARES BOSENBECKER | |||
TARCÍSIO HENRIQUE LINO PEREIRA | |||
TERENA AVILA DA ROSA | |||
THAIS CARVALHO BRANCO | |||
THALIA DE CARVALHO OLIVEIRA | |||
THAUANE DA ROSA LEITE | |||
THAÍS SILVA DE ALMEIDA | |||
TOMÁS PUYO GUILLAMA | |||
VERA LÚCIA FERREIRA DA SILVA | |||
VICTORIA MASCARENHAS BORBA | |||
VICTORIA SORRIBAS FURICH | |||
VICTÓRIA DE FREITAS CECHET | |||
VITÓRIA AMARAL VAHL | |||
VITÓRIA WACHHOLZ GONÇALVES | |||
ÉLEN NICOLI KONRADO KRÜGER | |||
ÍTALO KAUÃ DOS SANTOS ARAUJO |