Nome do Projeto
Introdução a Nutrição
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/11/2020 - 03/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Diante do cenário atual de distanciamento social no mundo em razão da pandemia, o ensino superior precisou se adequar ao sistema de educação a distância, entretanto, os discentes ingressantes no ano de 2020 apresentam maior dificuldade de se sentirem pertencentes a Universidade e ao Curso de Nutrição. Neste sentido, buscam-se alternativas para uma ampla inserção dos alunos no curso. Além disto, em razão da carga horária e das diversas disciplinas contempladas na estrutura curricular do curso de Nutrição, a busca pelo conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso, do código de ética do nutricionista e de experiências nas diversas áreas de atuação profissional parecem não ser prioridade para todos os alunos. Deste modo, surge a necessidade de criar espaços de diálogos entre discentes e profissionais a respeito do Projeto Pedagógico do Curso e da conduta ética profissional em cada área de atuação, estimulando o conhecimento mais amplo dos discentes acerca do curso e da futura profissão. Baseado no exposto, o presente projeto de ensino tem o objetivo de despertar maior interesse dos discentes sobre o desenvolvimento do curso de Nutrição na Universidade Federal de Pelotas e as diversas áreas de atuação do nutricionista, assim como oportunizar momentos de reflexão e discussão da importância do curso profissionalizante escolhido. Os encontros serão semanais com 2 horas de duração através do sistema de wefconferências da Universidade. Serão apresentados e discutidos o Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição, desde a contextualização, estrutura curricular, construção de trabalhos de conclusão de curso e sobre o funcionamento dos estágios curriculares e extracurriculares, além disto o código de ética será discutido a fim de estimular o conhecimento dos discentes a respeito das condutas, direitos e deveres ao exercer a profissão. Por fim, serão convidados nutricionistas atuantes nas mais diversas áreas profissionais. Ao final do projeto será aplicado um seminário com os discentes participantes a respeito das palestras e do modo como o projeto foi desenvolvido. Espera-se ao final do projeto ampliar o conhecimento dos discentes do curso de Nutrição a respeito do Projeto Pedagógico do Curso, do código de ética do nutricionista e das possíveis áreas de atuação.

Objetivo Geral

Despertar maior interesse dos discentes sobre o desenvolvimento do curso de Nutrição na Universidade Federal de Pelotas e sobre as diversas áreas de atuação do nutricionista, assim como oportunizar momentos de reflexão e discussão da importância do curso profissionalizante escolhido.

Justificativa

Diante do cenário atual de distanciamento social no mundo em razão da pandemia, o ensino superior precisou se adequar ao sistema de educação a distância (EAD), entretanto, os discentes ingressantes no ano de 2020 apresentam maior dificuldade de se sentirem pertencentes a Universidade e ao Curso de Nutrição. Neste sentido, buscam-se alternativas para uma ampla inserção dos alunos no curso. Além disto, em razão da carga horária e das diversas disciplinas contempladas na estrutura curricular do curso de Nutrição, a busca pelo conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso, do código de ética do nutricionista e de experiências nas diversas áreas de atuação profissional parecem não ser prioridade para todos os alunos.
Deste modo, para inserir os novos discentes do curso e sanar possíveis deficiências destes conteúdos, surge a necessidade de criar espaços de diálogos entre discentes e profissionais a respeito do Projeto Pedagógico do Curso e da conduta ética profissional em cada área de atuação, estimulando o conhecimento mais amplo dos discentes acerca do curso e da futura profissão.

Metodologia

Serão promovidas reuniões semanais, com 2 horas de duração, entre os discentes do curso de Nutrição, professores envolvidos e nutricionistas convidados.
As reuniões serão realizadas no sistema de ensino a distância por meio do serviço de webconferências da Universidade Federal de Pelotas ( https://webconf.ufpel.edu.br/br) e os discentes participantes serão cadastrados para emissão de certificados via cobalto.
O Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição será apresentado e discutido, desde a contextualização do curso, estrutura curricular, construção de trabalhos de conclusão de curso e sobre o funcionamento dos estágios curriculares e extracurriculares.
O código de ética será discutido a fim de estimular o conhecimento dos discentes a respeito das condutas, direitos e deveres ao exercer a profissão.
Serão convidados nutricionistas atuantes nas mais diversas áreas, tais como: gestão de unidades de alimentação e nutrição; saúde pública no contexto do atendimento em Unidades Básicas de Saúde e clínicas de saúde; atuação em unidades hospitalares; indústria de alimentos; nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar; nutrição no âmbito acadêmico (pós-graduação; docência); nutrição e vigilância sanitária; nutrição esportiva, entre outros.
Ao final do ano projeto será aplicado um seminário com os discentes participantes a respeito das palestras e do modo como o projeto foi desenvolvido.

Indicadores, Metas e Resultados

1.Número de alunos contemplados / número de alunos interessados:
Espera-se inscrição de aproximadamente 30 alunos do curso de nutrição da UFPEL no Projeto proposto e como resultado, espera-se terminar o Projeto com no mínimo 25 destes alunos.

2. Conhecimento adquirido:
Espera-se ampliar o conhecimento dos discentes do curso de Nutrição a respeito do Projeto Pedagógico do Curso, do código de ética do nutricionista e das possíveis áreas de atuação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE KERN VILKE
ALICE KUNZGEN SCHEER
ALICE NEUTZLING THUROW
ANGELA DE SIQUEIRA CAMEJO4
BETIELE BADIA
BRENDA DE ARAUJO BRITTO
BRIANE PEDROSO CANTO
BRUNA FERREIRA MARQUES
CAMILA MARQUES FERREIRA VIEIRA
CAMILLE MANKE BIERHALS
CRISTINA CORREA KAUFMANN1
DANIELE SANT ANNA VAZ
DEBORA NASCENTE SCHULLER
FERNANDA RAFAELA TOLEDO BIERHALS
GABRIEL ERVINO BERTOLINI RECH
GABRIELE SILVEIRA RIBEIRO
GICELE COSTA MINTEM1
INGRID MEDEIROS LESSA
ISABEL SELMO SACCO
JOANNA SANTOS PRETO DE OLIVEIRA
JONATHAN LUIZ CHAVES DORNELES
JULIA MADEIRA SOARES
JULIANA DE FREITAS ROSA DUTRA
JULIANE BRISTOT PROSCZEK
LAURA CARNEIRO DA ROSA ARANALDE4
LUDMILA CORREA MUNIZ4
Larissa David Soares
MABEL NILSON ALVES4
MARIANA GAMINO DA COSTA
MARINA BERNEIRA DA SILVA
MARJANA RADÜNZ4
NATHALIA LANGE PETERSEN
PAULA PASTORINO DA SILVA
PIERRE MENA SARAIVA
RAQUEL OLIVEIRA DA SILVA
ROSEMERI RIBEIRO CARVALHO
SABRINA VOHLBRECHT FAGUNDES
SAMIRA LEMOES GOUVEA
SILVANA PAIVA ORLANDI4
SONIA TERESINHA DE NEGRI4
SUELLEN SILVEIRA MORAES
TAINÁ DA SILVA SIGALES
TAIS SOARES BOSENBECKER
THAIS CARVALHO BRANCO
THALIA DE CARVALHO OLIVEIRA
Victoria Mascarenhas Borba

Página gerada em 23/06/2021 09:21:32 (consulta levou 0.142162s)