Nome do Projeto
Você Tem dúvida de quê?
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/08/2021 - 05/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
Os primeiros meses de experiência universitária trazem muitas dificuldades aos recém-chegados, além das dificuldades de adaptação a um novo ambiente escolar e muitas vezes à uma nova cidade, existem ainda as dificuldades encontradas no próprio curso. Uma dessas é a distribuição das disciplinas na grade curricular, as primeiras disciplinas tratam temas básicos, que geralmente não despertam muito interesse para alguns alunos é comum a área de interesse do aluno só ser abordada em disciplinas que ocorrem depois da metade do curso. Todo esse cenário pode levar à desmotivação dos alunos ingressantes e contribuir para o aumento da taxa de evasão. Para apoiar o aluno em sua chegada nos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da UFPEL é apresentado o projeto de ensino "Você tem dúvida de quê?".
Esse projeto incentiva a busca ativa de conhecimento por meio da alfabetização científica, levando-os a desenvolver uma consciência crítica em relação à ciência e sociedade. Para isso, os ingressantes terão apoio da coordenadora e estagiários para sua formação e serão tutorados pelos orientadores para aprofundar um tema de interesse por meio de uma pesquisa bibliográfica, práticas experimentais e/ou outras metodologias necessárias.
Como resultado desse processo de aprendizagem os ingressantes irão apresentar um seminário para a comunidade acadêmica, desenvolvendo assim a linguagem oral. Para contribuir na formação universitária, os ingressantes serão incentivados a elaborar um resumo para o Congresso de Ensino da Graduação (CEG) da UFPEL, desenvolvendo a escrita científica.
O projeto ‘Você tem dúvida de quê?’ ocorre há cinco anos na UFPEL. Em 2015 tiveram 68 participantes, com 12 apresentações de seminários. Em 2017, foram 34 participantes e 17 seminários. Em 2018, 43 participantes e 13 seminários. Em 2019, 87 participantes e 14 seminários. Em 2020 foram 40 participantes e 11 seminários. A avaliação do projeto mostra que ele tem sido positivo na formação dos alunos ingressantes dos cursos de Bacharelado e Licencitura em Ciências Biológicas, por isso propomos esse projeto para mais quatro anos de UFPEL.
Objetivo Geral
Incentivar os ingressantes dos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) da UFPEL na busca ativa pelo conhecimento por meio da alfabetização científica, levando-os a desenvolver uma consciência crítica em relação à ciência e sociedade.
Justificativa
Um curso de graduação é muito mais que suas disciplinas, os Projetos Pedagógicos dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da UFPEL preveem a participação do acadêmico em estágios, cursos de extensão, aperfeiçoamento e em ‘Formação Complementar’, que entre tantas atividades está a participação em Projetos de Ensino. O projeto de ensino pode abordar temas interdisciplinares, unir professores de diferentes áreas e alunos de diferentes semestres. Certamente isso tornar o curso mais atrativo para o aluno e fortalece a identidade do curso.
Desde 2015 o Projeto de ensino ‘Você tem dúvida de quê? é ofertado aos os ingressantes dos cursos de Ciências Biológicas. Por meio dele, os alunos podem entrar em contato com o conteúdo de interesse já no primeiro semestre do curso. Esse fato é importante uma vez que os cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) abrangem diversas áreas de conhecimentos e dentro de cada uma, muitas especificidades. Toda essa diversidade é impossível ser contemplada dentro de disciplinas e já no primeiro semestre de curso.
O projeto ‘Você tem dúvida de quê? também permite que o aluno tenha um contato próximo com os orientadores e colegas veteranos, ampliando a interação social que é fundamental para o início da vida universitária e uma aprendizagem significativa.
O preparo do seminário e a elaboração do resumo para o CEG contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita nos primeiros semestres do curso, facilitando o desempenho dos alunos ao longo do curso.
O projeto faz muita diferença na vida dos alunos que participam, aumentando a autoestima e os encaminhando para a pesquisa nas áreas de interesse. Diante disso, o projeto é proposto novamente para 2021.
Desde 2015 o Projeto de ensino ‘Você tem dúvida de quê? é ofertado aos os ingressantes dos cursos de Ciências Biológicas. Por meio dele, os alunos podem entrar em contato com o conteúdo de interesse já no primeiro semestre do curso. Esse fato é importante uma vez que os cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) abrangem diversas áreas de conhecimentos e dentro de cada uma, muitas especificidades. Toda essa diversidade é impossível ser contemplada dentro de disciplinas e já no primeiro semestre de curso.
O projeto ‘Você tem dúvida de quê? também permite que o aluno tenha um contato próximo com os orientadores e colegas veteranos, ampliando a interação social que é fundamental para o início da vida universitária e uma aprendizagem significativa.
O preparo do seminário e a elaboração do resumo para o CEG contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita nos primeiros semestres do curso, facilitando o desempenho dos alunos ao longo do curso.
O projeto faz muita diferença na vida dos alunos que participam, aumentando a autoestima e os encaminhando para a pesquisa nas áreas de interesse. Diante disso, o projeto é proposto novamente para 2021.
Metodologia
A metodologia do projeto dependerá da situação da pandemia, caso as aulas sejam presenciais, a metodologia será semelhante a desenvolvida por ROCHA et al (2016) e Rocha et al. (2019), com algumas ferramentas virtuais utilizadas em 2020. Caso seja por meio do ensino remoto, a metodologia será igual a desenvolvida no ano de 2020.
O projeto iniciará com a divulgação da proposta nas turmas dos cursos de Ciências Biológicas do Bacharelado e da Licenciatura da UFPEL. Essa divulgação será por meio digital nas primeiras semanas do ano letivo e, se possível, também será presencial durante as disciplinas de Biologia celular (Bacharelado) e Biologia Celular e Estrutural (Licenciatura).
Os alunos interessados deverão responder à pergunta ‘Você tem dúvida de quê?’ e selecionar as três principais áreas de interesse. Conforme essas respostas, serão convidados orientadores, que poderão ser professores da UFPEL ou de outras instituições, técnicos administrativos de educação ou alunos de pós graduação.
Será realizada uma reunião para apresentação dos envolvidos no projeto, na qual também será explicada a metodologia do projeto. Posteriormente ocorrerão momentos de formação, a primeira dela será sobre como elaborar um seminário, abordando diferentes ferramentas e itens importantes que deve conter na apresentação. O segundo momento de formação será para abordar técnicas de oratória.
Os orientadores e alunos ingressantes deverão definir a própria estratégia do processo ensino e aprendizagem para aprofundamento do tema. É aconselhado a leitura de artigos, livros, sites, filmes, documentários. Quando possível, solicitamos que o orientador leve os alunos para conhecer seu laboratório e sua equipe de pesquisa para assim criar um vínculo maior entre eles e do ingressante com o meio acadêmico. Se for possível e necessário, sugerimos que o ingressante possa desenvolver alguma atividade experimental para se familiarizar mais com a metodologia científica. A dupla deve escolher uma forma de feedback, seja por questionário, por discussões, resumos, mine seminários, etc. e os meios utilizados, e-mail, WhatsApp, web conferência, etc.
Após o aprofundamento do tema, serão realizadas a prévias dos seminários com objetivo de ajudar o aluno na questão da oralidade, da formatação do seminário e solucionar possíveis dúvidas em relação aos conceitos científicos apresentados. Caso a apresentação final também seja virtual, essa prévia ajudará ao aluno conhecer a plataforma que será utilizada para a apresentação, a Stream Yard. Nessas prévias deverão estar presentes o coordenador, a estagiária e o orientador.
Será elaborado um cronograma das apresentações e o mesmo será divulgado em um grupo do Facebook, onde também será disponibilizado um link para inscrição via Google Forms. Caso o ensino seja presencial, também serão distribuídos cartazes nas dependências do IB.
As apresentações dos seminários serão nas dependências do IB, caso o ensino continue sendo remoto os seminários serão no Stream Yard e transmitidas pelo canal no Youtube do projeto, onde ficarão gravadas. Neste caso a estagiária organizará a parte técnica, como por exemplo abrir a sala virtual e administrar as imagens e áudio dos apresentadores e orientadores, bem como explicar o funcionamento da lista de presença e acompanhando os comentários ao vivo.
Os seminários deverão iniciar com as boas vindas da coordenadora e da estagiária, depois serão repassados informes técnicos pela estagiária. O acadêmico apresentará o seminário e depois a coordenadora do projeto e o orientador farão suas considerações. Após essas considerações, caso seja presencial, será aberto para os participantes fazerem perguntas e comentários. Caso seja remoto, a estagiária vai trazer para a live as perguntas e comentários escritos no Youtube. Por último serão sorteados livros para o público, incentivando a leitura.
Para melhor controle das participações, será repassada uma lista de presença ou, se for remoto, disponibilizado, ao final de cada apresentação um link para preenchimento do google forms, valendo como uma “chamada” virtual. Após as apresentações a estagiária organizará os dados de participação do google forms e encaminhará para a coordenadora.
Durante todo o projeto será realizada avaliação por meio de questionários, conversas presenciais e meios virtuais. Será disponibilizado um formulário para que alunos e orientadores avaliem o projeto.
Será estimulada a apresentação do resultado dessa experiência no Congresso de Ensino de Graduação (CEG) da UFPEL.
O projeto iniciará com a divulgação da proposta nas turmas dos cursos de Ciências Biológicas do Bacharelado e da Licenciatura da UFPEL. Essa divulgação será por meio digital nas primeiras semanas do ano letivo e, se possível, também será presencial durante as disciplinas de Biologia celular (Bacharelado) e Biologia Celular e Estrutural (Licenciatura).
Os alunos interessados deverão responder à pergunta ‘Você tem dúvida de quê?’ e selecionar as três principais áreas de interesse. Conforme essas respostas, serão convidados orientadores, que poderão ser professores da UFPEL ou de outras instituições, técnicos administrativos de educação ou alunos de pós graduação.
Será realizada uma reunião para apresentação dos envolvidos no projeto, na qual também será explicada a metodologia do projeto. Posteriormente ocorrerão momentos de formação, a primeira dela será sobre como elaborar um seminário, abordando diferentes ferramentas e itens importantes que deve conter na apresentação. O segundo momento de formação será para abordar técnicas de oratória.
Os orientadores e alunos ingressantes deverão definir a própria estratégia do processo ensino e aprendizagem para aprofundamento do tema. É aconselhado a leitura de artigos, livros, sites, filmes, documentários. Quando possível, solicitamos que o orientador leve os alunos para conhecer seu laboratório e sua equipe de pesquisa para assim criar um vínculo maior entre eles e do ingressante com o meio acadêmico. Se for possível e necessário, sugerimos que o ingressante possa desenvolver alguma atividade experimental para se familiarizar mais com a metodologia científica. A dupla deve escolher uma forma de feedback, seja por questionário, por discussões, resumos, mine seminários, etc. e os meios utilizados, e-mail, WhatsApp, web conferência, etc.
Após o aprofundamento do tema, serão realizadas a prévias dos seminários com objetivo de ajudar o aluno na questão da oralidade, da formatação do seminário e solucionar possíveis dúvidas em relação aos conceitos científicos apresentados. Caso a apresentação final também seja virtual, essa prévia ajudará ao aluno conhecer a plataforma que será utilizada para a apresentação, a Stream Yard. Nessas prévias deverão estar presentes o coordenador, a estagiária e o orientador.
Será elaborado um cronograma das apresentações e o mesmo será divulgado em um grupo do Facebook, onde também será disponibilizado um link para inscrição via Google Forms. Caso o ensino seja presencial, também serão distribuídos cartazes nas dependências do IB.
As apresentações dos seminários serão nas dependências do IB, caso o ensino continue sendo remoto os seminários serão no Stream Yard e transmitidas pelo canal no Youtube do projeto, onde ficarão gravadas. Neste caso a estagiária organizará a parte técnica, como por exemplo abrir a sala virtual e administrar as imagens e áudio dos apresentadores e orientadores, bem como explicar o funcionamento da lista de presença e acompanhando os comentários ao vivo.
Os seminários deverão iniciar com as boas vindas da coordenadora e da estagiária, depois serão repassados informes técnicos pela estagiária. O acadêmico apresentará o seminário e depois a coordenadora do projeto e o orientador farão suas considerações. Após essas considerações, caso seja presencial, será aberto para os participantes fazerem perguntas e comentários. Caso seja remoto, a estagiária vai trazer para a live as perguntas e comentários escritos no Youtube. Por último serão sorteados livros para o público, incentivando a leitura.
Para melhor controle das participações, será repassada uma lista de presença ou, se for remoto, disponibilizado, ao final de cada apresentação um link para preenchimento do google forms, valendo como uma “chamada” virtual. Após as apresentações a estagiária organizará os dados de participação do google forms e encaminhará para a coordenadora.
Durante todo o projeto será realizada avaliação por meio de questionários, conversas presenciais e meios virtuais. Será disponibilizado um formulário para que alunos e orientadores avaliem o projeto.
Será estimulada a apresentação do resultado dessa experiência no Congresso de Ensino de Graduação (CEG) da UFPEL.
Indicadores, Metas e Resultados
Apresentação de seminários;
Participação no CEG;
Diminuição da evasão;
Valorizar os questionamentos naturais dos discentes dos Cursos de Ciências Biológicas da UFPEL;
Incentivar os alunos a construírem seus próprios significados, identificarem seus próprios caminhos à aprendizagem e perseguirem seus próprios interesses;
Incentivar a busca por literatura especializada, que envolva a biologia com assuntos do cotidiano;
Conscientizar os discentes sobre a importância dos conceitos científicos para a compreensão do meio em que vivem;
Contribuir para a passagem dos alunos de um estado de conhecimento menos elaborado a um mais elaborado;
Incentivar os alunos a expressarem suas ideias sobre o assunto na forma escrita e oral;
Favorecer a interação entre alunos e professores dos cursos de Ciências Biológicas e assim contribuir para a formação da identidade do curso.
Interagir com a comunidade externa por meio do ciclo de seminários;
Vivência de uma forma alternativa do processo ensino e aprendizagem;
Fortalecimento da comunidade acadêmica;
Levar conhecimento para além da UFPel;
Formação de discentes críticos e ávidos pelo conhecimento, autônomos e promotores de autonomia em seu meio social.
Participação no CEG;
Diminuição da evasão;
Valorizar os questionamentos naturais dos discentes dos Cursos de Ciências Biológicas da UFPEL;
Incentivar os alunos a construírem seus próprios significados, identificarem seus próprios caminhos à aprendizagem e perseguirem seus próprios interesses;
Incentivar a busca por literatura especializada, que envolva a biologia com assuntos do cotidiano;
Conscientizar os discentes sobre a importância dos conceitos científicos para a compreensão do meio em que vivem;
Contribuir para a passagem dos alunos de um estado de conhecimento menos elaborado a um mais elaborado;
Incentivar os alunos a expressarem suas ideias sobre o assunto na forma escrita e oral;
Favorecer a interação entre alunos e professores dos cursos de Ciências Biológicas e assim contribuir para a formação da identidade do curso.
Interagir com a comunidade externa por meio do ciclo de seminários;
Vivência de uma forma alternativa do processo ensino e aprendizagem;
Fortalecimento da comunidade acadêmica;
Levar conhecimento para além da UFPel;
Formação de discentes críticos e ávidos pelo conhecimento, autônomos e promotores de autonomia em seu meio social.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXIA VITTORIA DARIVA TORMEN | |||
ALICE VOIGT BARRETO | |||
ALINE MULLER FERREIRA | |||
ANA CLARA GAMA ROCHA | |||
ANA FLAVIA JAQUES BERTOLETTI | |||
ANA PAULA NUNES | |||
ANDRIW RUAS SANTOS | |||
BARBARA TOMASCHEWSKI BERNEIRA DA SILVA | |||
BIANCA DE ANDRADE LOPES | |||
BRUNA VIEIRA PEGORARO | |||
BRUNO MADEIRA | |||
CARINE DAHL CORCINI | |||
CARLOS HENRIQUE MACEDO VARGAS | |||
CAROLINE DA SILVA CAVALHEIRO | |||
CAROLINE SCHLESENER | |||
CESAR JAEGER DREHMER | |||
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA | |||
CRISTIAN HENRIQUE SOTT | |||
DANIELA ISABEL BRAYER PEREIRA | |||
EDISON ZEFA | |||
ESTEVAO CENTENO DE MORAES | |||
EUGENIA JACIRA BOLACEL BRAGA | |||
FERNANDA DE SOUSA MACHADO | |||
FERNANDA MACHADO AZAMBUJA DE SOUZA | |||
FRANCELE DE ABREU CARLAN | |||
FREDERICO SCHMITT KREMER | |||
GABRIELLE BEZERRA DOS SANTOS | |||
GIOVANA DUZZO GAMARO | |||
GREICI MAIA BEHLING | |||
GUILHERME LOPES DE FREITAS | |||
GUSTAVO MAIA SOUZA | |||
HELENA BÜLOW MATIAS | |||
IASMIN CRISTINE NETTO DE ARAUJO | |||
IGOR LAMEIRAO FERNANDES | |||
ISABELLE FRANCK KOSCHIER | |||
ISABELLY FARIAS RODRIGUES | |||
JADE CARVALHO MARQUES | |||
JESSICA PINHEIRO LETTNINN | |||
JOSE EDUARDO FIGUEIREDO DORNELLES | |||
JUAN LOPES BAARTZ | |||
JULIA STOLF TASSINARI | |||
JULIANA QUINTANA XAVIER | |||
JULIENE LOPES COSTA | |||
JULIO CESAR MARQUES GONCALVES | |||
JÉFERSON BUGONI | |||
KAILANE FLORES MARTINS | |||
KAMYLA ISNARDI DE SOUZA | |||
LAURA DAMKE PROENÇA | |||
LUIZ ERNESTO COSTA SCHMIDT | 4 | ||
LUIZ FERNANDO MINELLO | |||
LUIZ HENRIQUE GARCIA DE FARIAS | |||
LUIZA OLIVEIRA PIEGAS | |||
LUÍS FELIPE BASSO | |||
Leandro Nóbrega Gullo | |||
MARCOS MARREIRO VILLELA | |||
MARCOS VINICIUS RIBEIRO PIZZOL | |||
MARIANA DE JULIO | |||
MARLA PIUMBINI ROCHA | 157 | ||
MAYARA SCHNEIDER CAVALHEIRO | |||
MONICA LANER BLAUTH | 12 | ||
MORGANA BASSI FERREIRA | |||
Matheus Piumbini Rocha | |||
NAIARA GALAFASSI | |||
NATANAEL MATOSO MESQUITA | |||
NICOLAS DA SILVA NEVES | |||
NICOLAS HARTER STIGGER | |||
PATRICK ALMEIDA DA ROSA | |||
Paula Lima Canabarro | |||
RAFAEL ANTUNES DIAS | 9 | ||
RAFAELA NUNES DEVES | |||
RAQUEL LUDTKE | 21 | ||
RICARDO BERTEAUX ROBALDO | |||
RICARDO FARIAS AFONSO | |||
ROBLEDO LIMA GIL | |||
RODRIGO FERREIRA KRUGER | |||
SABRINA RIBEIRO DA COSTA | |||
STEFANI FERREIRA DIAZ | |||
THAINA MORALES ACOSTA | |||
THAIS GOTUZZO DE MENEZES MEDINA | |||
THOMAS DA LUZ RODRIGUES | |||
TIAGO MAIA SOUZA | |||
VICTOR KENZO FERNANDES TANAKA | |||
VINICIUS DA COSTA RODRIGUES | |||
YASMIN DUMMER RUAS |