Nome do Projeto
Rede Idiomas sem Fronteiras – Núcleo de Línguas (NucLi)/UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/04/2022 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
O presente projeto foi elaborado para institucionalizar as ações de ensino e extensão da rede Andifes Idiomas sem Fronteiras, dando continuidade ao programa que vigorou no MEC entre 2014 e 2019. De acordo com o projeto institucional disponibilizado pelo núcleo gestor, "nessa configuração, a rede prima por ser uma política pública que está aparelhada por um sistema de comunicação que aproxima os públicos internos das universidades federais, de modo que se fortaleçam as iniciativas de internacionalização através dos Núcleos de Línguas (NucLi) credenciados" (2020).
Objetivo Geral
A principal finalidade do projeto é a de contribuir com os processos de internacionalização das instituições de ensino superior no Brasil e qualificar a formação da comunidade acadêmica através da oferta de cursos de línguas estrangeiras para fins acadêmicos e específicos, conforme o catálogo de cursos. Posteriormente, haverá o cadastro de outro projeto voltado para a formação de professores, de forma que ambos os projetos possam atuar de forma conjunta em um programa de extensão, conforme as orientações da Rede Andifes/ IsF.
Segundo o projeto institucional da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras, são objetivos gerais:
- promover o desenvolvimento linguístico-discursivo em língua estrangeira das comunidades universitária e externa, por meio de cursos e oficinas com fins específicos, a serem ministrados por licenciandos e licenciados em Letras;
- promover o desenvolvimento acadêmico-profissional de licenciandos e licenciados em Letras.
Os objetivos específicos das atividades de desenvolvimento de habilidades em línguas estrangeiras para fins acadêmicos para a comunidade, por sua vez, envolvem:
"- ampliar o acesso da comunidade interna e externa a cursos presenciais, a distância ou híbrido de línguas estrangeiras para fins acadêmicos, com foco para a internacionalização;
- promover capacitação para a produção textual (artigos e resumos) em línguas estrangeiras;
- dar suporte a pesquisadores com relação à participação em eventos internacionais por meio de comunicações orais, apresentações de pôsteres, entre outras modalidades, em língua estrangeira;
- facilitar o contato inicial e/ou continuado da comunidade interna e externa atendida com parceiros internacionais com o objeto de informar e/ou negociar e/ou divulgar oportunidades de estudos, intercâmbios, palestras, eventos, atividades de ensino pesquisa e extensão relevantes para a comunidade universitária;
- contribuir para o processo de internacionalização da IES (nomear instituição) e dos seus centros de pesquisa, por meio de cursos voltados para o contexto acadêmico;
- contribuir para a inserção acadêmica e social de alunos estrangeiros, bem como de migrantes, por meio dos cursos de Português como Língua Estrangeira e Português como Língua de Acolhimento;
- oferecer capacitação linguística a professores de idiomas da Educação Básica;
- fomentar a diversidade linguístico-cultural;
- promover atividades que estimulem o intercâmbio acadêmico, científico e cultural, dentro da universidade e com a comunidade externa.
Segundo o projeto institucional da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras, são objetivos gerais:
- promover o desenvolvimento linguístico-discursivo em língua estrangeira das comunidades universitária e externa, por meio de cursos e oficinas com fins específicos, a serem ministrados por licenciandos e licenciados em Letras;
- promover o desenvolvimento acadêmico-profissional de licenciandos e licenciados em Letras.
Os objetivos específicos das atividades de desenvolvimento de habilidades em línguas estrangeiras para fins acadêmicos para a comunidade, por sua vez, envolvem:
"- ampliar o acesso da comunidade interna e externa a cursos presenciais, a distância ou híbrido de línguas estrangeiras para fins acadêmicos, com foco para a internacionalização;
- promover capacitação para a produção textual (artigos e resumos) em línguas estrangeiras;
- dar suporte a pesquisadores com relação à participação em eventos internacionais por meio de comunicações orais, apresentações de pôsteres, entre outras modalidades, em língua estrangeira;
- facilitar o contato inicial e/ou continuado da comunidade interna e externa atendida com parceiros internacionais com o objeto de informar e/ou negociar e/ou divulgar oportunidades de estudos, intercâmbios, palestras, eventos, atividades de ensino pesquisa e extensão relevantes para a comunidade universitária;
- contribuir para o processo de internacionalização da IES (nomear instituição) e dos seus centros de pesquisa, por meio de cursos voltados para o contexto acadêmico;
- contribuir para a inserção acadêmica e social de alunos estrangeiros, bem como de migrantes, por meio dos cursos de Português como Língua Estrangeira e Português como Língua de Acolhimento;
- oferecer capacitação linguística a professores de idiomas da Educação Básica;
- fomentar a diversidade linguístico-cultural;
- promover atividades que estimulem o intercâmbio acadêmico, científico e cultural, dentro da universidade e com a comunidade externa.
Justificativa
O projeto decorre da necessidade da comunidade universitária de aperfeiçoamento constante em línguas estrangeiras a fim de contribuir com a internacionalização no intercâmbio de conhecimento científico-acadêmico. Pesquisadores (DELLAGNELO, BRAGA, SOUZA, 2020, no prelo) têm apontado que a mobilidade acadêmica internacional, quer através do envio de estudantes para temporada de estudos em instituições de ensino superior em outros países, quer através da recepção de estudantes internacionais em instituições nacionais, é indispensável à geração de vantagens institucionais e de potenciais benefícios econômicos para as nações envolvidas.
Metodologia
Com a intensificação da cooperação internacional (mesmo em tempos de crise sanitária provocada pela COVID-19), tem-se constatado ser cada vez mais necessária uma formação acadêmica e profissional que proporcione vasto conhecimento internacional e habilidades e atitudes interculturais. Dessa forma, aAs atividades propostas consistem em ações de apoio à aprendizagem de diferentes línguas, nomeadamente alemão, espanhol, francês, inglês e português como língua adicional, oferecidos presencialmente e em plataformas digitais, tendo como público alvo a comunidade interna e externa da UFPel.
Indicadores, Metas e Resultados
Com este projeto de extensão, espera-se que:
- se desenvolva a sensibilidade dos atores da atividade extensionistas para a importância das línguas estrangeiras, contribuindo, assim, para que o professor em formação constante seja agente de transformação social;
- se promova reais diálogos entre a universidade e o público atendido, trazendo a comunidade para melhor conhecer intramuros, favorecendo, dessa forma, a quebra de paradigmas que propõem atividades extensionistas apenas quando feitas extramuros;
- se atenda as demandas da comunidade pelo projeto, propiciando um diálogo entre estas duas
- se amplie a atuação do aluno de Letras em atividades de ensino para a qual está sendo formado, a partir de uma adequada capacitação linguística, de modo que seja estimulado a agir com autonomia na solução das adversidades do fazer docente;
- se promova interações sócio acadêmicas e culturais entre o público atendido e a universidade;
- se amplie as trocas entre a comunidade atendida pelo programa, promovendo possíveis melhorias para os estudantes dos cursos de Letras, motivando as relações entre a prática docente e as demandas do público atendido;
- se encoraje os participantes da atividade a exporem os resultados de ação extensionista em eventos acadêmicos, a fim de visibilizar a presença da universidade nas ações comunitárias;
- se amplie o desenvolvimento de métodos e metodologias de ensino de línguas na modalidade EaD;
- se propicie discussões que revelem a importância do Cursos de Letras para a sociedade, haja vista o seu papel na comunicação humana;
- se desenvolva nos professores IsF (alunos e profissionais de Letras) mais envolvimento com a comunidade e mais consciência de seu papel social e profissional;
- se promova a socialização do conhecimento universitário através de publicações acadêmicas, tais como artigos e livros, também por intermédio do material didático produzido/utilizado, contribuindo para uma formação de uma biblioteca virtual que pode ser mantida pelo público atendido.
- se desenvolva a sensibilidade dos atores da atividade extensionistas para a importância das línguas estrangeiras, contribuindo, assim, para que o professor em formação constante seja agente de transformação social;
- se promova reais diálogos entre a universidade e o público atendido, trazendo a comunidade para melhor conhecer intramuros, favorecendo, dessa forma, a quebra de paradigmas que propõem atividades extensionistas apenas quando feitas extramuros;
- se atenda as demandas da comunidade pelo projeto, propiciando um diálogo entre estas duas
- se amplie a atuação do aluno de Letras em atividades de ensino para a qual está sendo formado, a partir de uma adequada capacitação linguística, de modo que seja estimulado a agir com autonomia na solução das adversidades do fazer docente;
- se promova interações sócio acadêmicas e culturais entre o público atendido e a universidade;
- se amplie as trocas entre a comunidade atendida pelo programa, promovendo possíveis melhorias para os estudantes dos cursos de Letras, motivando as relações entre a prática docente e as demandas do público atendido;
- se encoraje os participantes da atividade a exporem os resultados de ação extensionista em eventos acadêmicos, a fim de visibilizar a presença da universidade nas ações comunitárias;
- se amplie o desenvolvimento de métodos e metodologias de ensino de línguas na modalidade EaD;
- se propicie discussões que revelem a importância do Cursos de Letras para a sociedade, haja vista o seu papel na comunicação humana;
- se desenvolva nos professores IsF (alunos e profissionais de Letras) mais envolvimento com a comunidade e mais consciência de seu papel social e profissional;
- se promova a socialização do conhecimento universitário através de publicações acadêmicas, tais como artigos e livros, também por intermédio do material didático produzido/utilizado, contribuindo para uma formação de uma biblioteca virtual que pode ser mantida pelo público atendido.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE BEHLING DUARTE | |||
ALINE COELHO DA SILVA | 14 | ||
ALINE DE CASTRO E KASTER | 4 | ||
ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO | 10 | ||
ANDRÉ LUIZ SALDANHA ANDRES | |||
Ana Luiza Zambaldi | |||
BARBARA DE LIMA SOBRAL | |||
CAMILE SCHULTZ SIEFERT | |||
CARLA ROSANE CARRET MACHADO | 20 | ||
CARLOS RAFAEL BRAGA ALVES | |||
CHRISTIAN KLUG MARTINS | |||
DANIEL LOPES ROMEU | 4 | ||
Evelin Nascimento Lima | |||
FLAVIA MEDIANEIRA DE OLIVEIRA | 2 | ||
Flávia da Silva Schaun | |||
GABRIELA BOHLMANN DUARTE | 9 | ||
GABRIELA PARDO BOCK | |||
HELENA REZENDE RAMIRES | |||
HELENA REZENDE RAMIRES | |||
HELENA VITALINA SELBACH | 33 | ||
Isabella Hoffmann Dörr | |||
JAVIER EDUARDO SILVEIRA LUZARDO | 23 | ||
JOSE CARLOS MARQUES VOLCATO | 18 | ||
Jael Sânera Sigales Gonçalves | 4 | ||
Juliana Reichert Assunção TONELLI | |||
Jéssica Castro Amorim Acosta | |||
KATHELEN DUTRA GOES | |||
Karina Ávila Pereira | 4 | ||
LETÍCIA SILVEIRA DE OLIVEIRA | |||
LETÍCIA SILVEIRA DE OLIVEIRA | |||
LETÍCIA SILVEIRA DE OLIVEIRA | |||
LUCAS LOFF MACHADO | 37 | ||
LUCAS RÖPKE DA SILVA | |||
MARCOS KRUGER LUTZ | |||
MARIANA SANTANA FALKOWSKI | |||
MARIZA PEREIRA ZANINI | 10 | ||
MARLISE BUCHWEITZ KLUG | |||
MARÍLIA BOSENBECKER LEITZKE | |||
MARÍLIA LIMA MARTINS | |||
REBECA CRUZ | |||
RICARDO TRAMPUSCKI CRUZ | |||
Renata Ferreira Silveira e Silva | |||
STEFANE CASTRO SOARES DE OLIVEIRA | |||
STEPHANIE DOS SANTOS MACHADO | |||
VANESSA DOUMID DAMASCENO | 15 | ||
Vanessa Rocha Teixeira | |||
YAGO BADARO SANTINO RIBEIRO |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
UFPel / Universidade Federal de Pelotas | R$ 56.400,00 | Coordenador |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339036 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Física | R$ 1.907,04 |
339018 - Auxílio Financeiro a Estudantes | R$ 54.492,96 |