Nome do Projeto
Im.permanências acadêmicas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/07/2024 - 30/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
Este projeto é fruto da tese de doutorado "Política sensível do cuidado de si na travessia dos afetos: por uma saúde inventiva", defendida em 27/11/2023, o qual, impulsionado pela prática clínica na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis desde 2010, percorre algumas cartografias discentes e docentes que fazem trajetos tanto em espaço-tempo de adoecimentos, quanto atravessam afetos que potencializam a vida na universidade, em devir.
Objetivo Geral
Criar espaço de formação e cuidado em saúde e educação.
Justificativa
Ao problematizar a saúde como objeto politicamente relevante para pensar práticas clínicas na ambiência acadêmica, percebo as im.permanências estudantis comparecendo nas salas de aulas, bem como as docências vendo-se compelidas a dirimir as dificuldades emocionais que por estas são mobilizadas. Por isso, é de suma relevância, ações que contemplem as vulnerabilidades e as forças da subjetividade estudantil que deem vazão para a livre expressão e elaboração em espaço sigiloso e seguro de acolhimento emocional, bem como ações que componham o dialogo permanente com o corpo docente, uma vez que muitas questões acadêmicas emergem das relações professor-aluno.
Metodologia
O procedimento metodológico adotado como ética, é o da Cartografia, a qual, nas sendas deleuze-guattarianas, visa acompanhar processos subjetivos em curso, catalisar instantes de rupturas, articular as coexistências das individualidades com o coletivo de forças que atuam em espiral na vida na universidade, possibilitando diálogos e elaborações. O trabalho de grupos tanto de estudantes como de professores desenvolve-se na esteira do venha configurar grupos terapêuticos e de cursos formativos de cuidado em saúde e educação.
Indicadores, Metas e Resultados
Desenvolver algum nível de autoconhecimento e cuidado de si mesmo, que repercutam de forma satisfatória tanto para discentes quanto para docentes nas relações que se estabelecem na universidade em meio à vida.
Observar a relevância ou não das ações grupais para com seu desempenho acadêmico e/ou melhora nas relações e condições de possibilidade de tomar decisões que o aluno sinta adequadas a si.
Observar a relevância ou não das ações grupais para com seu desempenho acadêmico e/ou melhora nas relações e condições de possibilidade de tomar decisões que o aluno sinta adequadas a si.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE VANESSA PENICHE WALTZER | |||
ANA NICOLY DAMASCENO VASCONCELLOS | |||
ANDRE LUIZ DE AVILA CARDOSO | |||
ANDREA LEMES DA SILVA | |||
CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA | 1 | ||
DANIELA SIQUEIRA ALVES BAHR | |||
ELIANA SILVEIRA DA COSTA | |||
IRLLA MARY BRITO DA SILVA | 1 | ||
JOAO HENRIQUE DIAS DOS SANTOS | |||
JOSY DIAS ANACLETO | 1 | ||
JOÃO PAULO BRITO DE ALMEIDA | |||
JULIANA ANTUNES SOUZA | 1 | ||
KAYNA FARIA ECHEVENGUA | |||
LISANDRA BERNI OSORIO | |||
Leonidas Barbosa de Almeida | |||
MANOEL JORDAN CAMPOS SANTOS | |||
MARCIO CORREA FERREIRA | |||
MIRIAN ROSSIS ARCAYA MAMANI | |||
MORGANA RIVA | 1 | ||
MÁRCIO LOREA GONÇALVES | 1 | ||
OTÁVIO ALVES SIMÕES | |||
PEDRO HENRIQUE LIMA DE MESQUITA | |||
ROGÉRIA APARECIDA CRUZ GUTTIER | 1 | ||
TAIANE FEIJO RICARDO | |||
THAISE CAMPOS MONDIN | 1 | ||
THIERRY HOLZ MARTH | |||
VITOR BRENER VALADARES |