Nome do Projeto
Im.permanências acadêmicas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/07/2024 - 30/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
Este projeto é fruto da tese de doutorado "Política sensível do cuidado de si na travessia dos afetos: por uma saúde inventiva", defendida em 27/11/2023, o qual, impulsionado pela prática clínica na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis desde 2010, percorre algumas cartografias discentes e docentes que fazem trajetos tanto em espaço-tempo de adoecimentos, quanto atravessam afetos que potencializam a vida na universidade, em devir.

Objetivo Geral

Criar espaço de formação e cuidado em saúde e educação.

Justificativa

Ao problematizar a saúde como objeto politicamente relevante para pensar práticas clínicas na ambiência acadêmica, percebo as im.permanências estudantis comparecendo nas salas de aulas, bem como as docências vendo-se compelidas a dirimir as dificuldades emocionais que por estas são mobilizadas. Por isso, é de suma relevância, ações que contemplem as vulnerabilidades e as forças da subjetividade estudantil que deem vazão para a livre expressão e elaboração em espaço sigiloso e seguro de acolhimento emocional, bem como ações que componham o dialogo permanente com o corpo docente, uma vez que muitas questões acadêmicas emergem das relações professor-aluno.

Metodologia

O procedimento metodológico adotado como ética, é o da Cartografia, a qual, nas sendas deleuze-guattarianas, visa acompanhar processos subjetivos em curso, catalisar instantes de rupturas, articular as coexistências das individualidades com o coletivo de forças que atuam em espiral na vida na universidade, possibilitando diálogos e elaborações. O trabalho de grupos tanto de estudantes como de professores desenvolve-se na esteira do venha configurar grupos terapêuticos e de cursos formativos de cuidado em saúde e educação.

Indicadores, Metas e Resultados

Desenvolver algum nível de autoconhecimento e cuidado de si mesmo, que repercutam de forma satisfatória tanto para discentes quanto para docentes nas relações que se estabelecem na universidade em meio à vida.

Observar a relevância ou não das ações grupais para com seu desempenho acadêmico e/ou melhora nas relações e condições de possibilidade de tomar decisões que o aluno sinta adequadas a si.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE VANESSA PENICHE WALTZER
ANA NICOLY DAMASCENO VASCONCELLOS
ANDRE LUIZ DE AVILA CARDOSO
ANDREA LEMES DA SILVA
CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA1
DANIELA SIQUEIRA ALVES BAHR
ELIANA SILVEIRA DA COSTA
IRLLA MARY BRITO DA SILVA1
JOAO HENRIQUE DIAS DOS SANTOS
JOSY DIAS ANACLETO1
JOÃO PAULO BRITO DE ALMEIDA
JULIANA ANTUNES SOUZA1
KAYNA FARIA ECHEVENGUA
LISANDRA BERNI OSORIO
Leonidas Barbosa de Almeida
MANOEL JORDAN CAMPOS SANTOS
MARCIO CORREA FERREIRA
MIRIAN ROSSIS ARCAYA MAMANI
MORGANA RIVA1
MÁRCIO LOREA GONÇALVES1
OTÁVIO ALVES SIMÕES
PEDRO HENRIQUE LIMA DE MESQUITA
ROGÉRIA APARECIDA CRUZ GUTTIER1
TAIANE FEIJO RICARDO
THAISE CAMPOS MONDIN1
THIERRY HOLZ MARTH
VITOR BRENER VALADARES

Página gerada em 21/12/2024 14:17:18 (consulta levou 0.219774s)