Nome do Projeto
Processos de Aprendizagem no Ensino Superior (PAES)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/10/2024 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A entrada do estudante no ambiente universitário é demarcado por diversos percalços que dificultam o seu processo de aprendizagem. Muitos estudantes, inclusive, desconhecem os processos que envolvem a sua aprendizagem, apresentando dificuldades em conseguir um aproveitamento adequado ao longo de sua permanência na universidade. Compreender como ele aprende, desenvolver habilidades de escrita e até mesmo se organizar no ambiente universitário, demanda habilidades que muitos estudantes não desenvolveram. O presente projeto tem por objetivo promover ações educacionais, alicerçadas na Autorregulação da Aprendizagem, de modo que possam auxiliar os estudantes da UFPel a desenvolverem diferentes processos e estratégias de aprendizagem que contribuam para a melhoria do desempenho acadêmico.
Os procedimentos adotados para o desenvolvimento deste projeto serão oficinas com exposição de conteúdo das temáticas abordadas, orientação individual e grupos de apoio, com ações voltadas ao desenvolvimento dos processos autorregulatório, orientação sobre a escrita do TCC e acompanhamentos individual e coletiva dos estudantes com dificuldades de aprendizagem.
Ao final deste projeto, espera-se que os estudantes consigam: desenvolver diferentes estratégias para gerenciar suas emoções, motivação, comportamento, pensamentos, e ambiente para uma aprendizagem efetiva; aprimorar suas habilidades de escrita e organização para escrever seus projetos de TCC com êxito; fortalecer as habilidades dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem no âmbito social e pedagógico. De modo geral, espera-se elevar os níveis de aprovação dos estudantes da UFPel, evitar a evasão, tornar sua permanência na referida Universidade em uma trajetória de êxito.
Objetivo Geral
Promover ações educacionais alicerçadas na autorregulação da aprendizagem de modo que possam auxiliar os estudantes a desenvolverem diferentes processos e estratégias de aprendizagem que contribuam para a melhoria do desempenho acadêmico.
Justificativa
O período inicial da trajetória universitária tem sido considerado o mais crítico, marcado pela ocorrência de níveis elevados de retenção, evasão, reprovação e ou constantes mudanças de curso (CASANOVA; ARAÚJO; ALMEIDA, 2020; FERRAZ, LIMA; SANTOS, 2020). A transição do ensino médio para o Ensino Superior caracteriza-se como uma experiência desafiadora, provocando diversas mudanças na vida dos estudantes. A universidade tende a ser mais exigente do que a escola de ensino médio no que se refere à necessidade de aumento da autonomia, da autorregulação e da independência em vários domínios: pessoal, social, vocacional e acadêmico, mandatórios para que o estudante alcance sucesso (FRISON, et al., 2021; FERRAZ, LIMA; SANTOS, 2020; FARIA; ALMEIDA, 2020).
As dificuldades enfrentadas pelos universitários, no que se refere à aprendizagem, podem ser mais bem equacionadas quando aprendem a desenvolver habilidades autorregulatórias – como definição de objetivos, planejamento estratégico, administração do tempo e autoavaliação, entre outras.
Atividades de autorregulação da aprendizagem (ARA) vinham sendo promovidas na UFPel, desde 2015, pelo grupo de pesquisa e estudos em aprendizagem autorregulada – GEPAAR, coordenado pela professora Lourdes Bragagnolo Frison (in memorian), visando a melhorar o desempenho acadêmico de estudantes da instituição, com resultados positivos (FRISON et al., 2015; MIRANDA; NONTICURI; FRISON, 2017; MIRANDA; SCHIAVON; FRISON, 2018; MIRANDA; NONTICURI; FRISON, 2018). A eficácia e a efetividade de programas que visam a promover competências autorregulatórias, desde a pré-escola até o ensino superior, têm sido amplamente constatadas, na literatura internacional, em diversas meta-análises (BOER; BERGSTRA; KOSNTONS, 2012; ERGEN; CANALDI, 2017; LI et al., 2018; THEOBALD, 2021).
Desse modo, ações voltadas ao desenvolvimento dessa autonomia, de modo que os estudantes tenham consciência das estratégias de aprendizagem que podem desenvolver para alcançar seus objetivos, são essenciais para a melhoria do desempenho acadêmico e permanência do estudante na universidade.
As dificuldades enfrentadas pelos universitários, no que se refere à aprendizagem, podem ser mais bem equacionadas quando aprendem a desenvolver habilidades autorregulatórias – como definição de objetivos, planejamento estratégico, administração do tempo e autoavaliação, entre outras.
Atividades de autorregulação da aprendizagem (ARA) vinham sendo promovidas na UFPel, desde 2015, pelo grupo de pesquisa e estudos em aprendizagem autorregulada – GEPAAR, coordenado pela professora Lourdes Bragagnolo Frison (in memorian), visando a melhorar o desempenho acadêmico de estudantes da instituição, com resultados positivos (FRISON et al., 2015; MIRANDA; NONTICURI; FRISON, 2017; MIRANDA; SCHIAVON; FRISON, 2018; MIRANDA; NONTICURI; FRISON, 2018). A eficácia e a efetividade de programas que visam a promover competências autorregulatórias, desde a pré-escola até o ensino superior, têm sido amplamente constatadas, na literatura internacional, em diversas meta-análises (BOER; BERGSTRA; KOSNTONS, 2012; ERGEN; CANALDI, 2017; LI et al., 2018; THEOBALD, 2021).
Desse modo, ações voltadas ao desenvolvimento dessa autonomia, de modo que os estudantes tenham consciência das estratégias de aprendizagem que podem desenvolver para alcançar seus objetivos, são essenciais para a melhoria do desempenho acadêmico e permanência do estudante na universidade.
Metodologia
Os procedimentos adotados para o desenvolvimento deste projeto serão oficinas com exposição de conteúdo das temáticas abordadas, orientação individual e grupo de apoio que serão realizadas em três frentes de ação. A primeira consiste em promover ações voltadas ao desenvolvimento de processos autorregulatórios. A segunda vertente visa acompanhar os estudantes em questões que envolvem a estruturação do projeto de TCC, com acompanhamento na escrita do pré-projeto, mentoria para organização e escrita do TCC, e orientação sobre as normas acadêmicas para escrita dos trabalhos científicos. A última vertente pretende auxiliar os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, como TDAH, dislexia, entre outras dificuldades, com grupos de apoio voltadas à intervenção pedagógica.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao final do projeto espera-se que os estudantes consigam:
- Desenvolver diferentes estratégias para gerenciar suas emoções, motivação, comportamento, pensamentos, e ambiente para uma aprendizagem efetiva.
- Aprimorar suas habilidades de escrita e organização para escrever seus projetos de TCC com êxito.
- Fortalecer as habilidades dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem no âmbito social e pedagógico.
Como meta geral, espera-se elevar os níveis de aprovação dos estudantes da UFPel, evitar a evasão, tornar sua permanência na referida Universidade em uma trajetória de êxito.
- Desenvolver diferentes estratégias para gerenciar suas emoções, motivação, comportamento, pensamentos, e ambiente para uma aprendizagem efetiva.
- Aprimorar suas habilidades de escrita e organização para escrever seus projetos de TCC com êxito.
- Fortalecer as habilidades dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem no âmbito social e pedagógico.
Como meta geral, espera-se elevar os níveis de aprovação dos estudantes da UFPel, evitar a evasão, tornar sua permanência na referida Universidade em uma trajetória de êxito.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA | 7 | ||
IRLLA MARY BRITO DA SILVA | 7 |