Nome do Projeto
Processos de Aprendizagem no Ensino Superior (PAES)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/10/2024 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A entrada do estudante no ambiente universitário é demarcado por diversos percalços que dificultam o seu processo de aprendizagem. Muitos estudantes, inclusive, desconhecem os processos que envolvem a sua aprendizagem, apresentando dificuldades em conseguir um aproveitamento adequado ao longo de sua permanência na universidade. Compreender como ele aprende, desenvolver habilidades de escrita e até mesmo se organizar no ambiente universitário, demanda habilidades que muitos estudantes não desenvolveram. O presente projeto tem por objetivo promover ações educacionais, alicerçadas na Autorregulação da Aprendizagem, de modo que possam auxiliar os estudantes da UFPel a desenvolverem diferentes processos e estratégias de aprendizagem que contribuam para a melhoria do desempenho acadêmico.
Os procedimentos adotados para o desenvolvimento deste projeto serão oficinas com exposição de conteúdo das temáticas abordadas, orientação individual e grupos de apoio, com ações voltadas ao desenvolvimento dos processos autorregulatório, orientação sobre a escrita do TCC e acompanhamentos individual e coletiva dos estudantes com dificuldades de aprendizagem.
Ao final deste projeto, espera-se que os estudantes consigam: desenvolver diferentes estratégias para gerenciar suas emoções, motivação, comportamento, pensamentos, e ambiente para uma aprendizagem efetiva; aprimorar suas habilidades de escrita e organização para escrever seus projetos de TCC com êxito; fortalecer as habilidades dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem no âmbito social e pedagógico. De modo geral, espera-se elevar os níveis de aprovação dos estudantes da UFPel, evitar a evasão, tornar sua permanência na referida Universidade em uma trajetória de êxito.
Objetivo Geral
Promover ações educacionais alicerçadas na autorregulação da aprendizagem de modo que possam auxiliar os estudantes a desenvolverem diferentes processos e estratégias de aprendizagem que contribuam para a melhoria do desempenho acadêmico.
Justificativa
O período inicial da trajetória universitária tem sido considerado o mais crítico, marcado pela ocorrência de níveis elevados de retenção, evasão, reprovação e ou constantes mudanças de curso (CASANOVA; ARAÚJO; ALMEIDA, 2020; FERRAZ, LIMA; SANTOS, 2020). A transição do ensino médio para o Ensino Superior caracteriza-se como uma experiência desafiadora, provocando diversas mudanças na vida dos estudantes. A universidade tende a ser mais exigente do que a escola de ensino médio no que se refere à necessidade de aumento da autonomia, da autorregulação e da independência em vários domínios: pessoal, social, vocacional e acadêmico, mandatórios para que o estudante alcance sucesso (FRISON, et al., 2021; FERRAZ, LIMA; SANTOS, 2020; FARIA; ALMEIDA, 2020).
As dificuldades enfrentadas pelos universitários, no que se refere à aprendizagem, podem ser mais bem equacionadas quando aprendem a desenvolver habilidades autorregulatórias – como definição de objetivos, planejamento estratégico, administração do tempo e autoavaliação, entre outras.
Atividades de autorregulação da aprendizagem (ARA) vinham sendo promovidas na UFPel, desde 2015, pelo grupo de pesquisa e estudos em aprendizagem autorregulada – GEPAAR, coordenado pela professora Lourdes Bragagnolo Frison (in memorian), visando a melhorar o desempenho acadêmico de estudantes da instituição, com resultados positivos (FRISON et al., 2015; MIRANDA; NONTICURI; FRISON, 2017; MIRANDA; SCHIAVON; FRISON, 2018; MIRANDA; NONTICURI; FRISON, 2018). A eficácia e a efetividade de programas que visam a promover competências autorregulatórias, desde a pré-escola até o ensino superior, têm sido amplamente constatadas, na literatura internacional, em diversas meta-análises (BOER; BERGSTRA; KOSNTONS, 2012; ERGEN; CANALDI, 2017; LI et al., 2018; THEOBALD, 2021).
Desse modo, ações voltadas ao desenvolvimento dessa autonomia, de modo que os estudantes tenham consciência das estratégias de aprendizagem que podem desenvolver para alcançar seus objetivos, são essenciais para a melhoria do desempenho acadêmico e permanência do estudante na universidade.
As dificuldades enfrentadas pelos universitários, no que se refere à aprendizagem, podem ser mais bem equacionadas quando aprendem a desenvolver habilidades autorregulatórias – como definição de objetivos, planejamento estratégico, administração do tempo e autoavaliação, entre outras.
Atividades de autorregulação da aprendizagem (ARA) vinham sendo promovidas na UFPel, desde 2015, pelo grupo de pesquisa e estudos em aprendizagem autorregulada – GEPAAR, coordenado pela professora Lourdes Bragagnolo Frison (in memorian), visando a melhorar o desempenho acadêmico de estudantes da instituição, com resultados positivos (FRISON et al., 2015; MIRANDA; NONTICURI; FRISON, 2017; MIRANDA; SCHIAVON; FRISON, 2018; MIRANDA; NONTICURI; FRISON, 2018). A eficácia e a efetividade de programas que visam a promover competências autorregulatórias, desde a pré-escola até o ensino superior, têm sido amplamente constatadas, na literatura internacional, em diversas meta-análises (BOER; BERGSTRA; KOSNTONS, 2012; ERGEN; CANALDI, 2017; LI et al., 2018; THEOBALD, 2021).
Desse modo, ações voltadas ao desenvolvimento dessa autonomia, de modo que os estudantes tenham consciência das estratégias de aprendizagem que podem desenvolver para alcançar seus objetivos, são essenciais para a melhoria do desempenho acadêmico e permanência do estudante na universidade.
Metodologia
Os procedimentos adotados para o desenvolvimento deste projeto serão oficinas com exposição de conteúdo das temáticas abordadas, orientação individual e grupo de apoio que serão realizadas em três frentes de ação. A primeira consiste em promover ações voltadas ao desenvolvimento de processos autorregulatórios. A segunda vertente visa acompanhar os estudantes em questões que envolvem a estruturação do projeto de TCC, com acompanhamento na escrita do pré-projeto, mentoria para organização e escrita do TCC, e orientação sobre as normas acadêmicas para escrita dos trabalhos científicos. A última vertente pretende auxiliar os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, como TDAH, dislexia, entre outras dificuldades, com grupos de apoio voltadas à intervenção pedagógica.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao final do projeto espera-se que os estudantes consigam:
- Desenvolver diferentes estratégias para gerenciar suas emoções, motivação, comportamento, pensamentos, e ambiente para uma aprendizagem efetiva.
- Aprimorar suas habilidades de escrita e organização para escrever seus projetos de TCC com êxito.
- Fortalecer as habilidades dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem no âmbito social e pedagógico.
Como meta geral, espera-se elevar os níveis de aprovação dos estudantes da UFPel, evitar a evasão, tornar sua permanência na referida Universidade em uma trajetória de êxito.
- Desenvolver diferentes estratégias para gerenciar suas emoções, motivação, comportamento, pensamentos, e ambiente para uma aprendizagem efetiva.
- Aprimorar suas habilidades de escrita e organização para escrever seus projetos de TCC com êxito.
- Fortalecer as habilidades dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem no âmbito social e pedagógico.
Como meta geral, espera-se elevar os níveis de aprovação dos estudantes da UFPel, evitar a evasão, tornar sua permanência na referida Universidade em uma trajetória de êxito.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| AFONSO DE OLIVEIRA HOFFMANN | |||
| ALICE PIRES FORTUNA FABIAO | |||
| ALICIA PEIXOTO XAVIER | |||
| ANA BEATRIZ XAVIER BENEVIDES | |||
| ANA CAROLINA NUNES DA SILVA | |||
| ANA LUÍSA BERGMANN DA PAZ | |||
| ANDRESSA MEDEIROS MOTA | |||
| ANDRIELE DE SOUZA SIMÕES | |||
| ANGÉLICA TEIXEIRA DA SILVA LEITZKE | |||
| ANNA JULIA RIBEIRO PORTO | |||
| ARTHUR CORDEIRO DIDIO | |||
| CAIO BEDAQUE BARBOSA | |||
| CAMILA VALADÃO TELECHI | |||
| CAMILLE GONÇALVES SILVEIRA | |||
| CARLOS EDUARDO NEUMANN FOLLE | |||
| CARLOS HENRIQUE CRESPO NUNES | |||
| CAROLINE TIZATTO FREITAS | |||
| CATIA SINARA DA SILVA TAVARES | 12 | ||
| CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA | 61 | ||
| CLOVIS RENATO HEINRICH DOS SANTOS | |||
| Claudiane Rockembach Gonçalves | 2 | ||
| DARLENE CRUZ DE OLIVEIRA | |||
| DAVI RIQUELME CARDOSO NUNES | |||
| DENIS LEANDRO DA ROSA MORAES | |||
| DIANA STEIN | |||
| DIOGO DE OLIVEIRA HOFFMANN | |||
| EDUARDA TAMAGNO MARTINS | |||
| EDUARDO CARDOSO TEIXEIRA | |||
| EDUARDO STEIGLEDER DESIMON | |||
| ELIAS DE SIQUEIRA | |||
| EMANUELE OLIVEIRA CRUZ MACHADO | |||
| EMILLY CRUZ GARCIA | |||
| ENZO AZEVEDO TOME | |||
| EVELLYN LOUISE LEAL NEITZKE | |||
| FELIPE CARDOSO LEITE | |||
| FRANKLIN SALES DE OLIVEIRA | |||
| GABRIELA BONINI FALKE | |||
| GIOVANA TAROCO XAVIER DA SILVA | |||
| GISLAINE COSTA CHAVES | |||
| GUILHERME BARROS SIMÕES LOPES | |||
| GUILHERME BRASIL CAUFUMANN ROVEL | |||
| HANIELE SILVANA MICCOLA EINHARD | |||
| IRLLA MARY BRITO DA SILVA | 65 | ||
| ISADORA CAROLINE BARBOSA | |||
| ISIDORO DE JESUS JORGE | |||
| IZADORA BARTELS OLIVEIRA | |||
| JOANNA DA CUNHA SOARES | |||
| JOSY DIAS ANACLETO | 4 | ||
| JULIA AMARAL GUIDO | |||
| JULIA MARTINEZ COSTA | |||
| JULIANA ANTUNES SOUZA | 12 | ||
| JULIÊ GARCIA RAUPP | |||
| JUN LACERDA DO ESPIRITO SANTO | |||
| KETRILY KILLYS MARTINS SARAIVA | |||
| LEILA CRISTHINE SOUSA DO NASCIMENTO ARAUJO | |||
| LEONARDO BACHINI BELEIA | |||
| LILIAN BANDEIRA RODRIGUES | |||
| LUCAS CARDOSO RODRIGUES | |||
| LUISA NUNES DE CASTRO E SILVA | |||
| LUIZ CARLOS DE FREITAS | |||
| LUÍS OTÁVIO DA FONSECA DIAS | |||
| MARCELLI GUIMARÃES SANCHES | |||
| MARIA DE ROSSO MARQUES | |||
| MARTA REGINA CAETANO GARCIA | |||
| MATEUS KAWABE | |||
| MATHEUS DA SILVA DOS SANTOS | |||
| MIGUEL DA SILVA MATTARREDONA | |||
| MIGUEL QUEIJO LUDWIG | |||
| MIKAELA FABIANA HÜBNER | |||
| POLIANNA GONCALVES SILVA | |||
| RAFAELA FERREIRA FERNANDES | |||
| REYNERTH PEREIRA DA COSTA | |||
| SAMANTA MACHADO DA SILVA NUNES | |||
| SILVIA ELENA CARRILHO ROSA | |||
| TIÉLE SOARES DUARTE | |||
| VICTORIA CAMARGO DE AQUINO AUGUSTO | |||
| VINICIUS DIOGO PAZ AMORIM | |||
| VITOR DA SILVA MOTA | |||
| WILLIAM RODRIGUES LEMOS | |||
| YASMIN BOEIRA DA SILVA | |||
| ÁGATA FERNANDES JUSTIN |