Nome do Projeto
Processos de Aprendizagem no Ensino Superior (PAES)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/10/2024 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A entrada do estudante no ambiente universitário é demarcado por diversos percalços que dificultam o seu processo de aprendizagem. Muitos estudantes, inclusive, desconhecem os processos que envolvem a sua aprendizagem, apresentando dificuldades em conseguir um aproveitamento adequado ao longo de sua permanência na universidade. Compreender como ele aprende, desenvolver habilidades de escrita e até mesmo se organizar no ambiente universitário, demanda habilidades que muitos estudantes não desenvolveram. O presente projeto tem por objetivo promover ações educacionais, alicerçadas na Autorregulação da Aprendizagem, de modo que possam auxiliar os estudantes da UFPel a desenvolverem diferentes processos e estratégias de aprendizagem que contribuam para a melhoria do desempenho acadêmico. Os procedimentos adotados para o desenvolvimento deste projeto serão oficinas com exposição de conteúdo das temáticas abordadas, orientação individual e grupos de apoio, com ações voltadas ao desenvolvimento dos processos autorregulatório, orientação sobre a escrita do TCC e acompanhamentos individual e coletiva dos estudantes com dificuldades de aprendizagem. Ao final deste projeto, espera-se que os estudantes consigam: desenvolver diferentes estratégias para gerenciar suas emoções, motivação, comportamento, pensamentos, e ambiente para uma aprendizagem efetiva; aprimorar suas habilidades de escrita e organização para escrever seus projetos de TCC com êxito; fortalecer as habilidades dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem no âmbito social e pedagógico. De modo geral, espera-se elevar os níveis de aprovação dos estudantes da UFPel, evitar a evasão, tornar sua permanência na referida Universidade em uma trajetória de êxito.

Objetivo Geral

Promover ações educacionais alicerçadas na autorregulação da aprendizagem de modo que possam auxiliar os estudantes a desenvolverem diferentes processos e estratégias de aprendizagem que contribuam para a melhoria do desempenho acadêmico.

Justificativa

O período inicial da trajetória universitária tem sido considerado o mais crítico, marcado pela ocorrência de níveis elevados de retenção, evasão, reprovação e ou constantes mudanças de curso (CASANOVA; ARAÚJO; ALMEIDA, 2020; FERRAZ, LIMA; SANTOS, 2020). A transição do ensino médio para o Ensino Superior caracteriza-se como uma experiência desafiadora, provocando diversas mudanças na vida dos estudantes. A universidade tende a ser mais exigente do que a escola de ensino médio no que se refere à necessidade de aumento da autonomia, da autorregulação e da independência em vários domínios: pessoal, social, vocacional e acadêmico, mandatórios para que o estudante alcance sucesso (FRISON, et al., 2021; FERRAZ, LIMA; SANTOS, 2020; FARIA; ALMEIDA, 2020).
As dificuldades enfrentadas pelos universitários, no que se refere à aprendizagem, podem ser mais bem equacionadas quando aprendem a desenvolver habilidades autorregulatórias – como definição de objetivos, planejamento estratégico, administração do tempo e autoavaliação, entre outras.
Atividades de autorregulação da aprendizagem (ARA) vinham sendo promovidas na UFPel, desde 2015, pelo grupo de pesquisa e estudos em aprendizagem autorregulada – GEPAAR, coordenado pela professora Lourdes Bragagnolo Frison (in memorian), visando a melhorar o desempenho acadêmico de estudantes da instituição, com resultados positivos (FRISON et al., 2015; MIRANDA; NONTICURI; FRISON, 2017; MIRANDA; SCHIAVON; FRISON, 2018; MIRANDA; NONTICURI; FRISON, 2018). A eficácia e a efetividade de programas que visam a promover competências autorregulatórias, desde a pré-escola até o ensino superior, têm sido amplamente constatadas, na literatura internacional, em diversas meta-análises (BOER; BERGSTRA; KOSNTONS, 2012; ERGEN; CANALDI, 2017; LI et al., 2018; THEOBALD, 2021).
Desse modo, ações voltadas ao desenvolvimento dessa autonomia, de modo que os estudantes tenham consciência das estratégias de aprendizagem que podem desenvolver para alcançar seus objetivos, são essenciais para a melhoria do desempenho acadêmico e permanência do estudante na universidade.

Metodologia

Os procedimentos adotados para o desenvolvimento deste projeto serão oficinas com exposição de conteúdo das temáticas abordadas, orientação individual e grupo de apoio que serão realizadas em três frentes de ação. A primeira consiste em promover ações voltadas ao desenvolvimento de processos autorregulatórios. A segunda vertente visa acompanhar os estudantes em questões que envolvem a estruturação do projeto de TCC, com acompanhamento na escrita do pré-projeto, mentoria para organização e escrita do TCC, e orientação sobre as normas acadêmicas para escrita dos trabalhos científicos. A última vertente pretende auxiliar os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, como TDAH, dislexia, entre outras dificuldades, com grupos de apoio voltadas à intervenção pedagógica.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final do projeto espera-se que os estudantes consigam:
- Desenvolver diferentes estratégias para gerenciar suas emoções, motivação, comportamento, pensamentos, e ambiente para uma aprendizagem efetiva.
- Aprimorar suas habilidades de escrita e organização para escrever seus projetos de TCC com êxito.
- Fortalecer as habilidades dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem no âmbito social e pedagógico.
Como meta geral, espera-se elevar os níveis de aprovação dos estudantes da UFPel, evitar a evasão, tornar sua permanência na referida Universidade em uma trajetória de êxito.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AFONSO DE OLIVEIRA HOFFMANN
AGATA FERNANDES JUSTIN
ALICE PIRES FORTUNA FABIAO
ALICIA PEIXOTO XAVIER
ANA BEATRIZ XAVIER BENEVIDES
ANA CAROLINA NUNES DA SILVA
ANA LUÍSA BERGMANN DA PAZ
ANDRIELE DE SOUZA SIMOES
ANNA JULIA RIBEIRO PORTO
ARTHUR CORDEIRO DIDIO
Andressa Medeiros Mota
CAMILA VALADÃO TELECHI
CAMILLE GONCALVES SILVEIRA
CARLOS EDUARDO NEUMANN FOLLE
CARLOS HENRIQUE CRESPO NUNES
CAROLINE TIZATTO FREITAS
CATIA SINARA DA SILVA TAVARES12
CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA19
DARLENE CRUZ DE OLIVEIRA
DAVI RIQUELME CARDOSO NUNES
DENIS LEANDRO DA ROSA MORAES
DIANA STEIN
DIOGO DE OLIVEIRA HOFFMANN
EDUARDA TAMAGNO MARTINS
EDUARDO STEIGLEDER DESIMON
ELIAS DE SIQUEIRA
EMANUELE OLIVEIRA CRUZ MACHADO
EMILLY CRUZ GARCIA
ENZO AZEVEDO TOME
GIOVANA TAROCO XAVIER DA SILVA
GISLAINE COSTA CHAVES
Gabriela Bonini Falke
Guilherme Barros Simões Lopes
HANIELE SILVANA MICCOLA EINHARD
IRLLA MARY BRITO DA SILVA7
ISADORA CAROLINE BARBOSA
IZADORA BARTELS OLIVEIRA
Isidoro de Jesus Jorge
JOANNA DA CUNHA SOARES
JULIA AMARAL GUIDO
JULIA MARTINEZ COSTA
JULIÊ GARCIA RAUPP
JUN LACERDA DO ESPIRITO SANTO
KETRILY KILLYS MARTINS SARAIVA
LEILA CRISTHINE SOUSA DO NASCIMENTO ARAUJO
LEONARDO BACHINI BELEIA
LILIAN BANDEIRA RODRIGUES
LUISA NUNES DE CASTRO E SILVA
LUIZ CARLOS DE FREITAS
Lucas Cardoso Rodrigues
MARCELLI GUIMARAES SANCHES
MARIA DE ROSSO MARQUES
MARTA REGINA CAETANO GARCIA
MATEUS KAWABE
MATHEUS DA SILVA DOS SANTOS
MIGUEL DA SILVA MATTARREDONA
MIGUEL QUEIJO LUDWIG
Mikaela Fabiana Hübner
PAULO GUILHERME CAUFUMANN ROVEL
POLIANNA GONCALVES SILVA
RAFAELA FERREIRA FERNANDES
SAMANTA MACHADO DA SILVA NUNES
SIDNEY DANIEL BATISTA12
TIELE SOARES DUARTE
VICTORIA CAMARGO DE AQUINO AUGUSTO
VINICIUS DIOGO PAZ AMORIM
VITOR DA SILVA MOTA
WILLIAM RODRIGUES LEMOS
YASMIN BOEIRA DA SILVA

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