Nome do Projeto
Formação sobre e para EaD
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/06/2025 - 30/05/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O projeto "Formação sobre e para EaD" tem como objetivo proporcionar uma formação de qualidade voltada a EaD, contemplando aspectos teóricos, metodológicos e práticos. Direcionado a professores, tutores, servidores e à equipe da CPTED da UFPel, o projeto busca fortalecer a compreensão e a atuação dos profissionais envolvidos na EaD. Diante do crescimento expressivo dessa modalidade no Brasil, torna-se fundamental investir em formações que superem a simples transposição de práticas presenciais para o virtual, valorizando as especificidades da EaD e promovendo sua qualificação. As ações previstas incluem cursos assíncronos com certificação, workshops temáticos, estudos dirigidos e rodas de conversa. Espera-se, com isso, ampliar o entendimento sobre a EaD, fortalecer a cultura institucional voltada à educação digital e qualificar os processos de ensino, aprendizagem e gestão nessa modalidade.
Objetivo Geral
Proporcionar uma formação de qualidade sobre e para a EaD, voltada a servidores da UFPel, professores formadores e tutores a UAB/UFPel , bem como à equipe da CPTED, a fim de aprofundar a compreensão da modalidade e qualificar as práticas no que tange ao aspecto político, pedagógico e tecnológico.
Justificativa
A Educação a Distância não é uma modalidade recente, mas vem se reconfigurando a partir do avanço das tecnologias digitais, ampliando significativamente sua presença no cenário educacional brasileiro. Dados do Censo da Educação Superior de 2023 revelam um crescimento exponencial da EaD, o que exige atenção especial à formação dos profissionais envolvidos em sua implementação e gestão.
É fundamental compreender que a EaD não se resume à mera transposição de práticas presenciais para o ambiente virtual. Trata-se de uma modalidade com características próprias, que exige planejamento, mediação pedagógica intencional e domínio das tecnologias educacionais. A formação de professores, tutores, servidores e gestores é, portanto, essencial para garantir uma EaD de qualidade, com potencial de democratizar o acesso ao ensino superior e promover a inclusão educacional. Considerando esse cenário, o presente projeto busca fortalecer a atuação da UFPel na oferta de cursos a distância e com carga horária a distância, por meio de ações formativas voltadas para o entendimento e a qualificação dessa importante modalidade de ensino.
É fundamental compreender que a EaD não se resume à mera transposição de práticas presenciais para o ambiente virtual. Trata-se de uma modalidade com características próprias, que exige planejamento, mediação pedagógica intencional e domínio das tecnologias educacionais. A formação de professores, tutores, servidores e gestores é, portanto, essencial para garantir uma EaD de qualidade, com potencial de democratizar o acesso ao ensino superior e promover a inclusão educacional. Considerando esse cenário, o presente projeto busca fortalecer a atuação da UFPel na oferta de cursos a distância e com carga horária a distância, por meio de ações formativas voltadas para o entendimento e a qualificação dessa importante modalidade de ensino.
Metodologia
O projeto será desenvolvido por meio de diferentes ações formativas, com abordagens teóricas e práticas que estimulem o diálogo, a reflexão crítica e o desenvolvimento de competências para a atuação na EaD. Esses espaços formativos acontecerão por meio de formações assíncronas, Workshops presenciais ou remotos e Grupos de estudo.
As ações serão acompanhadas por instrumentos de avaliação, com foco na participação, apropriação dos conteúdos e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
As ações serão acompanhadas por instrumentos de avaliação, com foco na participação, apropriação dos conteúdos e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
Número de participantes inscritos e certificados nas formações.
Frequência e participação ativa nos workshops e demais ações síncronas.
Avaliação de reação (satisfação dos participantes com os conteúdos, metodologias e organização).
Avaliação de aprendizagem (por meio de atividades propostas nos cursos).
Relatos ou depoimentos sobre a aplicação prática dos conhecimentos no contexto institucional.
Metas e resultados esperados:
Promover qualificação, para pelo menos 100 profissionais (entre servidores da UFPel, professores formadores e tutores da UFPel e membros da CPTED) ao longo de cada ano do projeto.
Ampliar o entendimento coletivo sobre as especificidades da EaD como modalidade de ensino.
Contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas e administrativas vinculadas à oferta de cursos a distância e com carga horária a distância na UFPel
Número de participantes inscritos e certificados nas formações.
Frequência e participação ativa nos workshops e demais ações síncronas.
Avaliação de reação (satisfação dos participantes com os conteúdos, metodologias e organização).
Avaliação de aprendizagem (por meio de atividades propostas nos cursos).
Relatos ou depoimentos sobre a aplicação prática dos conhecimentos no contexto institucional.
Metas e resultados esperados:
Promover qualificação, para pelo menos 100 profissionais (entre servidores da UFPel, professores formadores e tutores da UFPel e membros da CPTED) ao longo de cada ano do projeto.
Ampliar o entendimento coletivo sobre as especificidades da EaD como modalidade de ensino.
Contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas e administrativas vinculadas à oferta de cursos a distância e com carga horária a distância na UFPel
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLA DENIZE OTT FELCHER | 3 | ||
CARLOS GUILHERME MADEIRA | 1 | ||
CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA | 0 | ||
ELLEN SHAIANE TREICHEL MULLER | |||
FABIANE BELETTI DA SILVA | |||
LINCON MARQUES BARROCO | 2 | ||
MATHEUS NOGUEIRA LOPES | |||
REGIS LEONARDO GUSMAO BARCELOS | 2 | ||
ROSAURA ESPIRITO SANTO DA SILVA | 0 | ||
TANIA MARISA ROCHA BACHILLI | 1 |