Portaria MEC n. 129 de 20/02/2018 D.O.U em 21/02/2018, Seção 1, p. 19.
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb), da Universidade Federal de Pelotas, foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da CAPES em outubro de 2016, iniciando suas atividades no primeiro semestre de 2017.
O PPGCAmb busca formar quadro técnico qualificado para a pesquisa, docência e atuação profissional na área de Ciências Ambientais, por meio de abordagem interdisciplinar das questões que envolvem os desafios socioambientais.
O PPGCAmb possui um quadro docente de 17 professores permanentes (NP). As atividades do programa encontram-se estruturadas em duas linhas de pesquisa: (1) Gestão e Avaliação de Ambientes Naturais e Antrópicos; (2) Tecnologias aplicadas ao Meio Ambiente Sustentável.
Nos últimos anos houve um aumento expressivo na preocupação com as questões ambientais. As iniciativas fundamentadas pelos órgãos fiscalizadores governamentais e da sociedade para a solução de problemas relacionados à poluição do ar, água e solo causados pelas empresas têm resultado na busca por ações e políticas voltadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. No meio empresarial, a questão ambiental, atualmente, é um fator de competitividade, conquista de mercado e manutenção da produção. A adoção de sistemas de Gestão Ambiental propõe ações que minimizem custos com o consumo de recursos naturais e com o tratamento de resíduos e emissões de gases na atmosfera.
E as Instituições de Ensino Superior têm a responsabilidade de garantir a formação de profissionais altamente qualificados que possibilitem o alto padrão de qualidade para a solução e gerenciamento de questões ambientais. A existência de Cursos de Pós-Graduação na área ambiental torna-se de extrema importância para a busca de profissionais com alto nível de especialização com habilidades e competências diversas; capacidade de desenvolvimento de novas tecnologias e habilidades de capacitação de recursos humanos na área ambiental.
A região Sul do Brasil e do Rio Grande do Sul possui alguns Cursos de Pós-Graduação na área Ambiental. Contudo, a formação de Professores e ou pesquisadores Mestres e ou Doutores na área Ambiental é insuficiente para a demanda. Além disso, tem-se um problema regional, em que muitos profissionais têm que sair da região para grandes centros, dificultando ainda mais a formação de profissionais na área.
Neste contexto, visando qualificar os profissionais na área ambiental, propõe-se a criação de um Curso de Doutorado em Ciências Ambientais, com a finalidade de formar profissionais altamente qualificados e com caráter interdisciplinar na área ambiental. O qual promoverá a formação de Profissionais qualificados para trabalharem na Área Ambiental, suprindo as necessidades regionais, estaduais, nacionais e fronteiriças com Uruguai e Argentina.
Além disso, com a implantação deste Curso de Doutorado, pretende-se atingir outros objetivos como:
(i) elaborar a criação de um Programa de cooperação em torno da produção, análise ambiental e tratamento dos diversos resíduos gerados pela atividade industrial e humana;
(ii) aproximar grupos que desenvolvam mapeamentos e inventários da área ambiental e estabelecer modelos de uso, manejo e tratamento de resíduos;
(iii) desenvolver iniciativas para formação e intercâmbio de pesquisadores nas diversas áreas ambientais, formando profissionais e pesquisadores capazes de resolver os problemas ambientais proporcionados pela sociedade;
(iv) identificar lacunas de conservação da biodiversidade supranacionais ou trans-fronteiriças e, estudos sobre espécies com distribuição compartilhada;
(v) promover a agregação de informações e de bases de dados sobre contaminações ambientais e problemas relacionados com a produção e descarte inadequado de resíduos;
(vi) promover iniciativas de pesquisa, conservação e manejo ambiental sustentável no Sul do Brasil;
(vii) promover iniciativas de divulgação científica, de educação e formação profissional voltado a área ambiental capaz de identificar, analisar e resolver problemas ambientais e seus impactos na sociedade;
(viii) estabelecer cooperação para propor políticas de promoção de iniciativas de análise ambiental e desenvolvimento sustentável compatíveis com a conservação da biodiversidade e baseadas na vocação natural dos ecossistemas.
Área de Concentração
A área de concentração em Ciências Ambientais integra temas de investigação científica relacionados tanto às análises ambientais e sistemáticas da biodiversidade, quanto ao desenvolvimento de tecnologias para sistemas de produção que sejam ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente aceitáveis.
Linhas de Pesquisa
-
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- Linha de pesquisa: Gestão e Avaliação de Ambientes Naturais e Antrópicos
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Área de Concentração: Ciências Ambientais
Descrição:
A linha de Gestão e Avaliação visa à realização de estudos interdisciplinares das dinâmicas em ambientes naturais e antropizados, bem como suas relações com a sociedade, educação ambiental sustentável, buscando alternativas e estratégias para a gestão e recuperação destas áreas. Além disso, visa analisar a estrutura do meio físico dos diversos ambientes, bem como os processos de análise e avaliação de impactos ambientais, processos de poluição e desperdícios de recursos naturais, aos sistemas de abastecimento de água potável, biotecnológicas, epidemiológicas e suas relações com as políticas públicas e gestão ambiental.
A linha de pesquisa "Gestão e Avaliação de Ambientes Naturais e Antrópicos" na área de concentração de Ciências Ambientais apresenta perspectivas promissoras que podem impactar positivamente as dimensões docentes, discentes e institucionais, bem como a sociedade e o meio ambiente em geral.
- Perspectiva Docente
- Pesquisa Interdisciplinar: A natureza interdisciplinar dessa linha de pesquisa permite que os docentes colaborem em estudos abrangentes que abordam desafios ambientais complexos de diferentes perspectivas. Isso enriquece seu conhecimento e experiência, promovendo a inovação na pesquisa e a aplicação de abordagens multifacetadas para resolver problemas ambientais.
- Desenvolvimento de Projetos Inovadores: Os docentes têm a oportunidade de liderar projetos de pesquisa inovadores que abordam questões críticas relacionadas à gestão ambiental e à avaliação de impactos. Isso não apenas contribui para o avanço do conhecimento na área, mas também promove soluções práticas para problemas ambientais reais.
- Colaboração Interinstitucional: A linha de pesquisa pode incentivar parcerias e colaborações com outras instituições de pesquisa e órgãos governamentais, ampliando as oportunidades para pesquisas conjuntas e aquisição de recursos externos.
Perspectiva Discente
- Formação Avançada: Os estudantes que optam por seguir essa linha de pesquisa têm a oportunidade de receber uma formação de alto nível em gestão e avaliação de ambientes naturais e antropizados. Isso os prepara para enfrentar desafios ambientais complexos e para contribuir com soluções inovadoras.
- Experiência Prática: A pesquisa aplicada nessa linha de pesquisa oferece aos discentes a oportunidade de se envolver em projetos práticos que abordam questões reais de gestão ambiental. Essa experiência prática enriquece seu currículo e os prepara para carreiras na área de meio ambiente.
- Publicações e Apresentações: Os estudantes podem contribuir com a divulgação de resultados de pesquisa por meio de publicações em revistas científicas e apresentações em conferências, permitindo que compartilhem suas descobertas com a comunidade acadêmica e profissional.
- Perspectiva Institucional
- Fortalecimento da Reputação: A presença de uma linha de pesquisa tão relevante contribui para elevar a reputação da instituição no campo das Ciências Ambientais. Isso pode atrair estudantes talentosos, pesquisadores renomados e parcerias com outras instituições de ensino e pesquisa. Além da incorporação princípios de sustentabilidade aos laboratórios e edifícios da instituição.
- Impacto na Sociedade: A pesquisa realizada nessa linha pode influenciar positivamente a formulação de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, levando a práticas de gestão ambiental mais eficazes e à proteção de ambientes naturais e antropizados. Geração de renda para a comunidade impactada.
- Contribuição para a Educação Ambiental: A linha de pesquisa também pode contribuir para o desenvolvimento de programas de educação ambiental sustentável, aumentando a conscientização e a compreensão da sociedade sobre questões ambientais críticas. Fomentar a reciclagem de resíduos e uso sustentável da água da instituição.
- Parcerias com a Indústria e o Setor Público: A instituição pode estabelecer parcerias com empresas, organizações governamentais e agências ambientais para aplicar soluções práticas resultantes da pesquisa, promovendo a sustentabilidade e a gestão responsável dos recursos naturais.
- Ações do PPGCAmb que fomentam essa situação
Para fomentar a situação positiva da linha de pesquisa "Gestão e Avaliação de Ambientes Naturais e Antrópicos" no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb), é fundamental implementar ações estratégicas que promovam o crescimento, a excelência e o impacto da pesquisa nessa área. Abaixo, estão algumas ações que podem contribuir para o fortalecimento dessa linha de pesquisa:
- Captação de Recursos Externos: Buscar ativamente financiamento de agências de fomento, como agências governamentais, fundações, e também parcerias com empresas interessadas em soluções ambientalmente sustentáveis. Esses recursos podem apoiar projetos de pesquisa, bolsas de estudo e infraestrutura de laboratórios.
- Promoção de Colaborações Interdisciplinares: Incentivar a colaboração entre docentes de diferentes áreas dentro e fora da instituição. Isso pode ser feito por meio de workshops interdisciplinares, seminários, grupos de pesquisa colaborativos e redes acadêmicas.
- Desenvolvimento de Projetos Aplicados: Priorizar projetos de pesquisa que tenham aplicações práticas e impacto direto na solução de problemas ambientais. Isso não apenas reforça a relevância da pesquisa, mas também contribui para a resolução de questões reais.
- Desenvolvimento de Projetos de Extensão: Criar projetos de extensão que permitam aos estudantes e docentes aplicarem seus conhecimentos em ações práticas, envolvendo a comunidade local na resolução de problemas ambientais e na promoção da educação ambiental sustentável.
- Fortalecimento das Parcerias Institucionais: Estabelecer parcerias com outras instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e organizações não governamentais que compartilhem interesses na área de gestão ambiental. Essas parcerias podem resultar em oportunidades de colaboração em projetos de pesquisa e em compartilhamento de recursos.
- Avaliação Contínua e Melhoria: Implementar um sistema de avaliação de impacto para acompanhar o resultado das pesquisas e medir seu impacto na sociedade e no meio ambiente. Essas métricas podem ser usadas para demonstrar o valor da linha de pesquisa e identificar áreas de melhoria.
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- Linha de pesquisa: Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente Sustentável
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Área de Concentração: Ciências Ambientais
Descrição:
O desenvolvimento e utilização de tecnologias e metodologias aplicadas ao ambiente visa desenvolver tecnologias para aprimorar o sistema de gerenciamento, tratamento, reutilização e disposição final de resíduos; Desenvolver tecnologias de minimização, atenuação, tratamento e reuso de efluentes, águas residuárias e esgotos; buscar soluções energéticas e tecnológicas ecologicamente compatíveis, e também produzir produtos sustentáveis e ou biotecnologias para o tratamento e recuperação de áreas degradadas e contaminadas pelos diversas atividades antrópicas.
- Perspectivas Docentes, Discentes e Institucionais
A criação de uma linha de pesquisa dedicada a "Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente Sustentável" no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb) representa uma oportunidade significativa para fortalecer tanto a área de concentração das Ciências Ambientais quanto a instituição como um todo. Essa linha de pesquisa desempenha um papel fundamental nas perspectivas docentes, discentes e institucionais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a consolidação do programa de pós-graduação.
- Perspectiva Docente
- Pesquisa e Inovação: A linha de pesquisa de Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente Sustentável permite que o corpo docente se engaje em pesquisas inovadoras e interdisciplinares, criando oportunidades para colaborações com outros departamentos e instituições. Isso enriquece o conhecimento dos docentes e fortalece sua posição na comunidade acadêmica.
- Captação de Recursos: A pesquisa aplicada tem o potencial de atrair financiamento externo de órgãos de fomento, empresas e organizações governamentais. Isso não apenas fortalece a posição financeira do programa, mas também amplia as oportunidades de pesquisa para os docentes.
- Perspectiva Discente
- Formação Avançada: O curso de doutorado com a linha em Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente Sustentável oferecerá uma formação de alto nível para os estudantes, capacitando-os a abordar desafios ambientais complexos e a contribuir para soluções inovadoras.
- Experiência Interdisciplinar: Os discentes têm a oportunidade de trabalhar em projetos interdisciplinares que integram conhecimentos de diversas áreas. Isso amplia sua visão e capacidade de solucionar problemas, preparando-os para carreiras de impacto na área ambiental.
- Perspectiva Institucional
- Reputação e Classificação: A inclusão de um programa de doutorado em uma área tão crítica como Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente Sustentável pode elevar a reputação do PPGCAmb e atrair talentos nacionais e internacionais, impactando positivamente a classificação do programa.
- Parcerias com Empresas: O programa pode estabelecer parcerias com empresas interessadas em soluções sustentáveis, promovendo a transferência de tecnologia e a aplicação prática das pesquisas desenvolvidas. Isso pode gerar financiamento adicional e oportunidades de estágio para os estudantes.
- Ações do PPGCAmb que fomentam essa situação
- Captação de Recursos Externos: Buscar ativamente financiamento de agências de fomento, empresas e órgãos governamentais para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.
- Promoção de Colaborações Interdisciplinares: Incentivar a colaboração entre docentes de diferentes áreas dentro e fora da instituição, visando abordagens integradas para desafios ambientais complexos.
- Desenvolvimento de Projetos Aplicados: Priorizar projetos de pesquisa que tenham aplicações práticas e impacto direto na solução de problemas ambientais.
- Potencial de Arrecadação de Recursos e Impacto Social
A linha de pesquisa "Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente Sustentável" tem um grande potencial de arrecadação de recursos, que se refletem socialmente de várias maneiras:
- Parcerias com Empresas: Colaborações com empresas interessadas em soluções sustentáveis podem gerar financiamento para pesquisa e estágios para os estudantes, enquanto as empresas se beneficiam de inovações e práticas ambientalmente responsáveis.
- Uso Imediato de Tecnologias: A pesquisa pode resultar em tecnologias e práticas que são imediatamente aplicáveis, reduzindo o impacto ambiental negativo e promovendo a sustentabilidade.
- Geração de Renda: Novas tecnologias e inovações têm o potencial de criar oportunidades de negócios e empregos, contribuindo para o crescimento econômico da região.
- Melhoria da Qualidade de Vida: Soluções ambientalmente sustentáveis têm um impacto direto na qualidade de vida das comunidades, resultando em ar mais limpo, água potável e recursos naturais preservados.
- Impacto na Política Pública: Pesquisas aplicadas podem influenciar políticas governamentais, promovendo regulamentações mais rígidas e eficazes em relação ao meio ambiente.
Organização Curricular
CIÊNCIAS AMBIENTAIS
DOCÊNCIA ORIENTADA
PESQUISA ORIENTADA
SUSTENTABILIDADE E GESTÃO AMBIENTAL
Pesquisadores
Gizele Gadotti
Érico Kunde Corrêa
Andrea Souza Castro
Simone Pieniz
Luciara Bilhalva Corrêa
Hugo Alexandre Soares Guedes
Diuliana Leandro
Tirzah Moreira Siqueira
Daniela Buske
Maurizio Silveira Quadro
Rubia Flores Romani
Créditos necessários
Matriz Curricular
1º Semestre
2º Semestre
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 916 (ATUAL)
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1640270 - MAPEAMENTO AMBIENTAL PARA IDENTIFICAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADASProfessor responsável pela turma: DIULIANA LEANDRO Horários
| 01 | 29 | 20 | ||||||
15000754 - MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR E CONTROLE DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICAProfessor responsável pela turma: WILLIAN CEZAR NADALETI Horários
| 1 | 10 | 5 | ||||||
15000834 - PESQUISA ORIENTADAProfessor responsável pela turma: LUCIARA BILHALVA CORREA Professor Regente: GIZELE INGRID GADOTTI Professor Regente: EDUARDA MEDRAN RANGEL Horários
| 01 | 30 | 18 | ||||||
15000834 - PESQUISA ORIENTADAProfessor responsável pela turma: TIRZAH MOREIRA SIQUEIRA Horários
| 2 | 6 | 4 | ||||||
1640266 - QUÍMICA AMBIENTALProfessor responsável pela turma: RUBIA FLORES ROMANI Professor Regente: PASCAL SILAS THUE Professor Regente: CICERO COELHO DE ESCOBAR Horários
| 01 | 20 | 3 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000978 - CIÊNCIAS AMBIENTAIS IProfessor responsável pela turma: PASCAL SILAS THUE Professor Regente: ROBSON ANDREAZZA Horários
| 01 | 30 | 24 | ||||||
1640263 - DOCÊNCIA ORIENTADAProfessor responsável pela turma: LUCIARA BILHALVA CORREA Horários
| 01 | 5 | 1 | ||||||
1640263 - DOCÊNCIA ORIENTADAProfessor responsável pela turma: ANDREA SOUZA CASTRO Horários
| 02 | 5 | 1 | ||||||
1640263 - DOCÊNCIA ORIENTADAProfessor responsável pela turma: TIRZAH MOREIRA SIQUEIRA Horários
| 03 | 1 | 1 | ||||||
1640263 - DOCÊNCIA ORIENTADA Horários
| 04 | 1 | 0 | ||||||
1640263 - DOCÊNCIA ORIENTADAProfessor responsável pela turma: Marília Lazarotto Horários
| 7 | 1 | 1 | ||||||
1640263 - DOCÊNCIA ORIENTADAProfessor Regente: DIULIANA LEANDRO Horários
| D | 2 | 0 | ||||||
1640263 - DOCÊNCIA ORIENTADAProfessor responsável pela turma: DARCI ALBERTO GATTO Horários
| DG | 2 | 1 | ||||||
15000945 - MATERIAIS E TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEISProfessor Regente: ROBSON ANDREAZZA Professor Regente: RAFAEL DE AVILA DELUCIS Professor Regente: CICERO COELHO DE ESCOBAR Professor Regente: FERNANDO MACHADO MACHADO Professor responsável pela turma: PASCAL SILAS THUE Horários
| R | 10 | 12 | ||||||
1640259 - SEMINÁRIO CIÊNCIA AMBIENTALProfessor Regente: FERNANDO MACHADO MACHADO Professor Regente: EDUARDA MEDRAN RANGEL Professor responsável pela turma: SIMONE PIENIZ Horários
| 01 | 30 | 9 | ||||||
15000942 - TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DE AMBIENTES NATURAIS E ANTRÓPICOS Horários
| E | 2 | 0 | ||||||
15000942 - TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DE AMBIENTES NATURAIS E ANTRÓPICOSProfessor responsável pela turma: EVERTON ANGER CAVALHEIRO Horários
| EV | 5 | 9 | ||||||
15000942 - TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DE AMBIENTES NATURAIS E ANTRÓPICOSProfessor responsável pela turma: TIRZAH MOREIRA SIQUEIRA Horários
| T | 1 | 1 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
ADRIANA LUCAS COIMBRA | 2024 | 2 |
ANA LUCIA DE QUADROS MEIRELES | 2024 | 2 |
ÁXEL PEREIRA CORDEIRO | 2024 | 2 |
Cássia Marilda Duarte Lima | 2024 | 2 |
CHRISTIAN DA ROSA MALUC | 2024 | 2 |
LAUREN CAMPOS HARTWIG SPECHT | 2024 | 2 |
Marco Aurélio de Souza Giesta | 2024 | 2 |
MARIANA GONÇALVES RODRIGUES | 2024 | 2 |
NÁTALY IANE ANJOS OLIVEIRA | 2024 | 2 |
RADMILA GRAVATO RODRIGUES | 2024 | 2 |
SÉRGIO DANILO MADEIRA | 2024 | 2 |
ANDRIGO FARIAS XAVIER | 2024 | 1 |
BERNARDO DOS SANTOS FERNANDES | 2024 | 1 |
Ebreu Nanque | 2024 | 1 |
GABRIELLI FERNANDES RODRIGUES | 2024 | 1 |
LEANDRO COSTA CANTOS | 2024 | 1 |
LETICIA GOMES SILVA E SILVA | 2024 | 1 |
Letiéle Eslabão do Espírito Santo | 2024 | 1 |
LUCIANO MARTINS TAVARES | 2024 | 1 |
Luciano Silva dos Santos | 2024 | 1 |
Marcelo Jorge Bach | 2024 | 1 |
MARIANA GUERRA GOMES DE PINHO | 2024 | 1 |
PALOMA NUNES BUENO | 2024 | 1 |
RAFAELA MAGALHÃES JORGE HALLAL | 2024 | 1 |
TAINARA GOULART CORRÊA | 2024 | 1 |
TÁSSIA PARADA SAMPAIO | 2024 | 1 |
ADALICE ANDRADE KOSBY | 2023 | 2 |
Allison Badila Mancabú | 2023 | 2 |
BÁRBARA GEOVANA MELLO HEPP | 2023 | 2 |
D'ANDRÉA ZAMPIERI MARMITT | 2023 | 2 |
ELIAS DUMMER | 2023 | 2 |
GUILHERME GARCIA SINOTT SILVEIRA | 2023 | 2 |
JEFFERSON DAMASIO | 2023 | 2 |
Júlia Celestino Luçardo | 2023 | 2 |
Márcia Terezinha Mendes de Paula | 2023 | 2 |
VAGNER LEMOS BORGES | 2023 | 2 |
ADRIZE MEDRAN RANGEL | 2023 | 1 |
AMANDA MORAIS GRABIN | 2023 | 1 |
EDUARDA GOMES DE SOUZA | 2023 | 1 |
EDUARDO DOS SANTOS NUNES | 2023 | 1 |
Everton Rodrigues Zirbes | 2023 | 1 |
Fernanda Wickboldt Stark | 2023 | 1 |
GUSTAVO LUÍS CALEGARO | 2023 | 1 |
LEOPOLDO DOS SANTOS DA SILVA | 2023 | 1 |
LIDIARA MANCILIO QUEVEDO | 2023 | 1 |
MAYARA DE OLIVEIRA ALVES BRANCO | 2023 | 1 |
Nataly Matos da Silva | 2023 | 1 |
PATRICIA DE BORBA PEREIRA | 2023 | 1 |
PHILIPPE RIEFFEL BREIDE | 2023 | 1 |
SUÉLEN DE OLIVEIRA FIGUEIREDO GARCIA | 2023 | 1 |
ALEXANDRE AQUINO MORAES | 2022 | 2 |
IANUSKA RAMOS OLIVEIRA | 2022 | 2 |
ANELISE MORAIS DOS SANTOS | 2022 | 1 |
Carlos Daniel Maciel Aick | 2022 | 1 |
LARISSA ALDRIGHI DA SILVA | 2022 | 1 |
Peterson Maximilla Pereira | 2022 | 1 |
SAMUEL QUIROZ ANGELO | 2022 | 1 |
TALITA AGUIDA DADALT | 2022 | 1 |
THAIS NOBLE RODRIGUES | 2022 | 1 |
Alanderson Larroza Rodrigues | 2021 | 2 |
Norton Peterson de Mello | 2021 | 2 |
Mariela Vieira Peixoto da Silva | 2021 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
ADRIANE XAVIER CORTEZ | 2017 | 2019 |
ALINE FERREIRA DE ARAUJO | 2017 | 2019 |
Bettina Rodrigues Machado Sallaberry | 2017 | 2019 |
CAROLINA FACCIO DEMARCO | 2017 | 2019 |
JOSÉ LUIS MARIA | 2017 | 2019 |
LUCAS LOURENÇO CASTIGLIONI GUIDONI | 2017 | 2019 |
ROMULO HENRIQUE BATISTA DE FARIAS | 2017 | 2019 |
SAMANTA TOLENTINO CECCONELLO | 2017 | 2019 |
TATIANA NUNES DIESEL | 2017 | 2019 |
THAYS FRANÇA AFONSO | 2017 | 2019 |
VANESSA FABRICA GALARRAGA | 2017 | 2019 |
ANA LUIZA BERTANI DALL'AGNOL | 2018 | 2020 |
ARYANE ARAUJO RODRIGUES | 2019 | 2020 |
CAROLINA DA SILVA GONÇALVES | 2018 | 2020 |
DAIANE KATH DALLMANN | 2018 | 2020 |
DANIEL BRITTO DOS SANTOS | 2018 | 2020 |
Fernando da Silva Moreira | 2017 | 2020 |
HELENA DE FIGUEIREDO HAMMES | 2018 | 2020 |
IULLI PITONE CARDOSO | 2018 | 2020 |
LICIANE OLIVEIRA DA ROSA | 2018 | 2020 |
LOUISE HOSS | 2018 | 2020 |
LUIZA BEATRIZ GAMBOA ARAÚJO MORSELLI | 2019 | 2020 |
MARCOS VINÍCIUS HENRIQUES DOS SANTOS | 2018 | 2020 |
NATALÍ RODRIGUES DOS SANTOS | 2017 | 2020 |
RAFAEL PRIEBE GRIEP | 2018 | 2020 |
SILVANA BARBOSA COSTA GARCIA | 2019 | 2020 |
SILVIA SIMÕES ADORNES | 2019 | 2020 |
THALES CASTILHOS DE FREITAS | 2019 | 2020 |
VANDRESSA SIQUEIRA WALERKO | 2018 | 2020 |
VITOR ALVES LOURENÇO | 2018 | 2020 |
AMANDA GARCIA DA CUNHA | 2018 | 2021 |
ÁTILA MARTINS GOMES | 2019 | 2021 |
DENISE DOBKE | 2019 | 2021 |
GABRIELA TOMBINI PONZI | 2019 | 2021 |
GUILHERME PEREIRA SCHOELER | 2019 | 2021 |
LETÍCIA DEMARI ANTUNES | 2019 | 2021 |
LÍLIAN DE QUEIROZ FIRMINO | 2019 | 2021 |
LUÍS CÉSAR SALDANHA DA SILVA | 2019 | 2021 |
MARILIA DA COSTA ALVARENGO | 2020 | 2021 |
ANA PAULA ROZADO GOMES | 2020 | 2022 |
ANDREZA DE ÁVILA LAUTENSCHLEGER | 2020 | 2022 |
ARTHUR SPEROTTO PERUZZO | 2018 | 2022 |
DENISE DOS SANTOS VIEIRA | 2020 | 2022 |
DIENIFER ALINE BRAUN BUNDE | 2020 | 2022 |
FABIANA FERNANDES LAROQUE | 2019 | 2022 |
Frantzso Pierre | 2020 | 2022 |
JÉSSICA DA ROCHA ALENCAR BEZERRA DE HOLANDA | 2019 | 2022 |
JÉSSICA TORRES DOS SANTOS | 2020 | 2022 |
LUCAS REINALDO WACHHOLZ ROMANO | 2019 | 2022 |
MARCELO FONSECA VARGAS | 2021 | 2022 |
MÁRCIO FRANCISCO DENZER KRÜGER | 2019 | 2022 |
NESTOR JOSÉ SILVEIRA DE SILVEIRA | 2020 | 2022 |
RAQUEL LEÃO SANTOS | 2019 | 2022 |
Aguinaldo Didio Piske | 2021 | 2023 |
ANA BEATRIZ GONÇALVES VAZ | 2021 | 2023 |
CAREN WILSEN MIRANDA COELHO WANDERLEY | 2021 | 2023 |
Carina Sinnott Duarte | 2021 | 2023 |
CAROLINA DA SILVA SILVA | 2020 | 2023 |
CAROLINA PINZ MEDRONHA | 2021 | 2023 |
DANIELA MATTOS FERNANDES | 2021 | 2023 |
JÉSSICA EL KOURY SANTOS | 2021 | 2023 |
JONES BITTENCOURT MACHADO | 2021 | 2023 |
LUANA PINTO BILHALVA HAUBMAN | 2021 | 2023 |
Maele Costa dos Santos | 2021 | 2023 |
MAIARA MORAES COSTA | 2021 | 2023 |
OTTONI MARQUES MOURA DE LEON | 2021 | 2023 |
PRISCILA PEDRA GARCIA | 2021 | 2023 |
RUAN BERNARDY | 2021 | 2023 |
DIOVANA DA SILVA GUTERRES | 2022 | 2024 |
EMANUÉLLE SOARES CARDOZO | 2022 | 2024 |
José André Ferreira Batista | 2021 | 2024 |
ROBERTA HOFFMANN MACHADO | 2021 | 2024 |
Roseane Borba dos Santos Cruz | 2022 | 2024 |
TALITA AGUIDA DADALT | 2022 | 2024 |
(*) Conceitos de curso:
Localização e contatos
- Rua Benjamin Constant, 989 Cotada
96010-020 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
Segunda a sexta das 14h- 20h - 53-3284-1696
- clique para ver o e-mail
- @ppgcamb/