Nome do Curso / Conceitos (*)
Letras - Espanhol - Polo Santa Vitória do Palmar
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93647
Código e-MEC
1153383
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 694 de 24/05/2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 291 de 16/05/2014. Publicada na seção 1, página 23 do D.O.U. de 19/05/2014.

Contextualização

O Curso proposto pela Universidade Federal de Pelotas vem ao encontro da necessidade de formação de professores em língua estrangeira para atender à demanda da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e assim criar novas pontes no processo educativo de alunos de 3º grau. O Curso foi idealizado em 2005 e teve seu Projeto Pedagógico aprovado pelo MEC em 2008, com inauguração no segundo semestre do ano seguinte. A iniciativa tem como objetivo a formação de professores habilitados no domínio dos princípios técnico-metodológicos de ensino da língua espanhola como língua estrangeira, nas modalidades presencial e a distância, ampliando suas perspectivas de atuação num mercado de trabalho cada vez mais baseado nas novas tecnologias da informação e da comunicação. Dessa maneira, o curso visa não somente à preparação de professores de espanhol, mas também à inovação no processo de formação docente, ao utilizar uma plataforma de EAD – Educação à Distância, potencializando o espaço e o tempo, permitindo a experiência e a formação em ambientes digitais.

Objetivos

Perfil do Egresso

Apesar de termos uma estrutura que procura dar suporte ao aluno no processo de ensino-aprendizagem, o aluno que estuda a distância precisa desenvolver a prática da pesquisa, uma vez que, seu aprendizado depende também de seu próprio interesse, esforço e desempenho. A organização do tempo do aluno para este processo é fundamental, já que o curso exige dedicação para o desenvolvimento das atividades propostas, mas não define os horários do aluno, excetuando no encontro presencial.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Alunos Matriculados

Alunos Egressos

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

Localização e contatos

Página gerada em 15/05/2025 15:26:33 (consulta levou 0.545210s)