Resumo
Atualmente é Coordenador Substituto e membro (segundo mandato) da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do Subcolegiado da Área de Engenharia, Produção e Construção do INEP/MEC (45 processos concluídos/1 processo em andamento), tendo atuado como Avaliador Nacional de Cursos de Graduação INEP/MEC - Arquitetura e Urbanismo, Design (39 avaliações concluídas). Desenvolveu Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ Campus de Ijuí - 2019), nas áreas de Educação, Formação Cidadã e Arquitetura e Urbanismo. Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Campus de Santiago - 2009), Especialista em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA - 2010), Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2012), na área de concentração de Construção Civil e Preservação Ambiental e linha de pesquisa de Conforto Ambiental. Doutor em Educação nas Ciências, na área de concentração em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ Campus de Ijuí - 2017), com período sanduíche no exterior pela Facultad de Filosofía y Letras e Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo da Universidad de Buenos Aires (UBA), cidade de Buenos Aires, República Argentina, por meio do Programa PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - Fomento) - CAPES. Atua como Professor do Magistério Superior - Classe C: Adjunto, com dedicação exclusiva, no DAURB - Departamento de Arquitetura e Urbanismo; Professor Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU/FAURB/UFPel), na Área de concentração: Fundamentos, Projeto e Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo, na Linha de Pesquisa em "Cidade e Sociedade", com ênfase à Arquitetura Clínico Hospitalar/Arquitetura para a Saúde/Metodologias Educacionais para Arquitetura/Temáticas voltadas à Comunidade LGBTQIAPN+. Desempenha a função de líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Arquitetura, Urbanidade e Cidadania na Saúde (AUCS/FAURB/UFPel), nas linhas de pesquisa em Urbanidade Hospitalar: Cidadania, Espaço Público e Território, Percepção e Avaliação dos Usuários em EAS e Metodologias Educacionais para Arquitetura. Também atua como Professor Pesquisador nos demais Grupos de Pesquisa CNPq: Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais (PPG Educação nas Ciências - UNIJUÍ) na linha de pesquisa em Ensino e Cidadania; Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias - Gtec, nas linhas de pesquisa Edificações, Projeto e Tecnologias, Educação, Patrimônio e Planejamento Urbano e Ambiental. É membro do Comitê Científico e Editorial da PIXO / Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade. Além disto, atualmente é pós-graduando no Curso Lato Sensu em Enoturismo na Universidade de Caxias do Sul (UCS - 2024). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura Clínico Hospitalar, Arquitetura para a Saúde, Temáticas voltadas à Comunidade LGBTQIAPN+, Teoria do Projeto Arquitetônico, Acústica Arquitetônica e Metodologias Educacionais para Arquitetura. Possui ORCID sob Código 0000-0003-4770-7276. Web of Science ResearcherID: AAU-7047-2021.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Nas Ciências (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2017)
Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (Universidade Federal de Santa Maria, 2012)
Especialização em Enoturismo (Universidade de Caxias do Sul, Em andamento)
Especialização em Gestão Ambiental (Universidade Franciscana, 2010)
Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, 2008)
Áreas de atuação
Arquitetura e Urbanismo - Arquitetura Hospitalar
Arquitetura e Urbanismo - Arquitetura de Saúde
Arquitetura e Urbanismo - Teoria de Projeto de Arquitetura
Arquitetura e Urbanismo - Educação e Formação Cidadã
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.