Nome do Projeto
ATIVIDADES INTEGRADORAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/08/2026 - 30/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A busca pela excelência acadêmica no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo envolve aspectos como a permanência dos estudantes e sua integração na comunidade acadêmica. Este projeto de ensino pretende desenvolver ações diversas que estimulem o uso dos espaços universitários e as trocas acadêmicas entre professores e alunos. Dentre as atividades integradoras, serão propostas palestras, oficinas, eventos, seminários, bancas, boletins informativos, participação nas atividades de avaliação do programa, entre outras.
Objetivo Geral
Fomentar a qualificação do PROGRAU por meio de atividades integradoras, que promovam o diálogo e ações voltadas para permanência e qualificação das pesquisas e pesquisadores.
Justificativa
As atividades integradoras desempenham um papel importante na qualificação do PROGRAU, proporcionam uma formação ampla e rica para os discentes e pesquisadores, promovendo maior articulação entre diferentes áreas de conhecimento. Essas ações incentivam a intersubjetividade e a troca de conhecimento, ampliando o campo de experiência acadêmica e pessoal dos estudantes. As ações também promovem a construção de redes de apoio e de colaboração acadêmica e científica, importantes para a permanência e bem-estar na pós-graduação. A integração entre os colegas, os docentes e os técnicos, fomenta um ambiente acolhedor, no qual os desafios são enfrentados com suporte mútuo, reduzindo a evasão e aumentando a motivação e o comprometimento dos estudantes com suas trajetórias acadêmicas. As atividades integradoras, assim, são essenciais para consolidar um programa de excelência, contribuindo na qualificação técnica e no desenvolvimento humano da sua comunidade. Esse fortalecimento coletivo se reflete no impacto social e científico que o programa exerce, formando profissionais comprometidos com o desenvolvimento da sociedade, colaborando com o desenvolvimento do campo da Arquitetura e Urbanismo.
Metodologia
Proposição semestral ou anual de diferentes ações de interesse acadêmico e científico por parte da comunidade do PROGRAU, considerando diferentes relações espaciais como o regional, nacional e internacional através de abordagens interdisciplinares e, eventualmente, transdisciplinares.
Indicadores, Metas e Resultados
Realização de palestras ou oficinas de interesse dos estudantes (uma por semestre);
Atividade de acolhimento de ingressantes (uma por ano);
Lançamento de boletins informativos do PROGRAU (um por ano);
Realização de seminário acadêmica do PPG (uma por semestre).
Atividade de acolhimento de ingressantes (uma por ano);
Lançamento de boletins informativos do PROGRAU (um por ano);
Realização de seminário acadêmica do PPG (uma por semestre).
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALINE MONTAGNA DA SILVEIRA | 1 | ||
| CELINA MARIA BRITTO CORREA | 1 | ||
| CRISTIANE DITTGEN MIRITZ | 7 | ||
| LIEGE DIAS LANNES SOARES | |||
| LIVIA MARQUES BOYLE | |||
| LIVIA MARQUES BOYLE | |||
| NATALIA NAOUMOVA | 3 | ||
| ROGER CHALMES BRAGA | 7 |