Nome do Projeto
Seminários do Curso de Antropologia - 2017
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Antropologia
Resumo
Nos últimos anos, o campo da Antropologia tem ofertado uma demanda crescente em todo o país por profissionais qualificados na área. A atuação dos discentes em empresas, em organizações não governamentais, em centros de pesquisa, no setor público e na academia tem sido crescente. Não por acaso, novos cursos de Antropologia foram criados em diversos estados do Brasil, em praticamente todas as regiões. Contamos com 12 bacharelados já existentes, a saber: Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Assim, este projeto surge em um momento estratégico e importante para o campo da Antropologia na UFPEL. Após a abertura do bacharelado, em 2008, e do mestrado, em 2012, no ano de 2015 houve a aprovação do doutorado, com ingresso da primeira turma em março de 2016.
Com a intenção de integrar o ensino dos alunos da graduação e da pós-graduação, esse seminário tem como princípio discutir e superar os desafios da profissionalização da área. Essa demanda é recorrente junto à coordenação, especialmente entre os discentes da graduação, em sua maioria jovens, que ainda buscam entender o campo de formação, integrada à discussão de profissionalização a qual estão iniciando sua carreira.
Objetivo Geral
Este projeto propõe discussões conjuntas entre discentes, docentes e funcionários do curso de Bacharelado em Antropologia/ICH/UFPEL, visando divulgar e integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como, a graduação e a pós-graduação na comunidade acadêmica. A apresentação de uma agenda de atividades no ano de 2017 busca promover a interlocução e intersecções entre as duas linhas de formação que compõem o curso: a de Antropologia Social e Cultural e a de Arqueologia, qualificando a formação dos discentes do curso. Busca também integrar a discussão de formação à de profissionalização da área.
Justificativa
Como apontado anteriormente, esse projeto busca tornar mais claro o funcionamento do Bacharelado e do Programa de Pós-graduação em Antropologia na UFPEL, colocando os desafios encontrados frente à profissionalização da área. Objetiva-se, assim, integrar os discentes, de diferentes níveis de formação, de forma orgânica à vida do curso e aos projetos em funcionamento.
Busca, também, expor os projetos que estão sendo realizados no momento pelos docentes, para incentivar o interesse dos discentes pelo ensino e a inserção dos mesmos junto à comunidade, seja por meio da atuação em projetos de Ensino, de Pesquisa ou de Extensão, além de oferecer a possibilidade de criação de novos projetos derivados da demanda e da percepção dos discentes em seus contextos sociais e culturais.
Outro fator levado em consideração na formulação desse projeto, e que não pode ser ignorado, são os índices de evasão que acompanham o curso. Esse projeto propõe tornar o Bacharelado em Antropologia da UFPEL mais apropriado pelos alunos e alunas, visto que o campo profissional é ainda recente e em expansão. Essa apresentação, quando logo da entrada dos discentes, bem como para aqueles e aquelas que já fazem parte, seja na graduação ou na pós-graduação, tem condições de oferecer um potencial atrativo e cheio de possibilidades para a vida acadêmica e para os interesses profissionais dos discentes.
Além disso, esse projeto de ensino foca na profissionalização dos egressos de diferentes níveis no campo da Antropologia, na tentativa de apontar caminhos possíveis para os formandos/as nos distintos setores que absorvem esses profissionais.
Busca, também, expor os projetos que estão sendo realizados no momento pelos docentes, para incentivar o interesse dos discentes pelo ensino e a inserção dos mesmos junto à comunidade, seja por meio da atuação em projetos de Ensino, de Pesquisa ou de Extensão, além de oferecer a possibilidade de criação de novos projetos derivados da demanda e da percepção dos discentes em seus contextos sociais e culturais.
Outro fator levado em consideração na formulação desse projeto, e que não pode ser ignorado, são os índices de evasão que acompanham o curso. Esse projeto propõe tornar o Bacharelado em Antropologia da UFPEL mais apropriado pelos alunos e alunas, visto que o campo profissional é ainda recente e em expansão. Essa apresentação, quando logo da entrada dos discentes, bem como para aqueles e aquelas que já fazem parte, seja na graduação ou na pós-graduação, tem condições de oferecer um potencial atrativo e cheio de possibilidades para a vida acadêmica e para os interesses profissionais dos discentes.
Além disso, esse projeto de ensino foca na profissionalização dos egressos de diferentes níveis no campo da Antropologia, na tentativa de apontar caminhos possíveis para os formandos/as nos distintos setores que absorvem esses profissionais.
Metodologia
A metodologia tem três frentes principais:
1. A apresentação do curso para os alunos contemplada a recepção dos calouros, consistirá na exposição da história e currículo do curso; dos núcleos, laboratórios e grupos de pesquisa, apresentação da organização administrativa em departamento e colegiado e vinculação ao ICH. Período de realização: início do primeiro e segundo semestre.
2. Destacam-se, na sequencia da apresentação e das matrículas, as discussões das questões pedagógicas através de reuniões ampliadas que promovam o debate dos índices de aprovação, evasão e reprovação no curso. Previsão: uma reunião por semestre.
3. Na intenção de integrar a graduação e a pós-graduação, bem como as linhas de formação em Antropologia Social e Cultural e Arqueologia, estaremos organizando rodas de conversa, visando a apresentação dos trabalhos de dissertação, TCCs, para a comunidade acadêmica. O foco dessas rodas é articular formação acadêmica com a atuação profissional.
1. A apresentação do curso para os alunos contemplada a recepção dos calouros, consistirá na exposição da história e currículo do curso; dos núcleos, laboratórios e grupos de pesquisa, apresentação da organização administrativa em departamento e colegiado e vinculação ao ICH. Período de realização: início do primeiro e segundo semestre.
2. Destacam-se, na sequencia da apresentação e das matrículas, as discussões das questões pedagógicas através de reuniões ampliadas que promovam o debate dos índices de aprovação, evasão e reprovação no curso. Previsão: uma reunião por semestre.
3. Na intenção de integrar a graduação e a pós-graduação, bem como as linhas de formação em Antropologia Social e Cultural e Arqueologia, estaremos organizando rodas de conversa, visando a apresentação dos trabalhos de dissertação, TCCs, para a comunidade acadêmica. O foco dessas rodas é articular formação acadêmica com a atuação profissional.
Resultados Esperados
- Integrar a comunidade acadêmica, a graduação e a pós-graduação, bem como, as áreas de Antropologia Social e Cultural e a de Arqueologia, considerando a qualificação da formação ético-político e intelectual no Bacharelado em Antropologia da UFPEL;
- Articular a discussão da formação com a da profissionalização de antropólogos e arqueólogos, integrando assim os ex-alunos do curso nestas atividades;
- Articular a discussão da formação com a da profissionalização de antropólogos e arqueólogos, integrando assim os ex-alunos do curso nestas atividades;
Indicadores, Metas e Resultados
Este projeto dá continuidade às discussões do evento:
Formação e Profissionalização no Campo da Antropologia no Brasil: Novos horizontes entre a ciência e a política, ocorrido nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2014, em Pelotas.
E também do Projeto de Ensino ocorrido em 2016:
Seminários do Curso de Antropologia (Processo: 23110.001815/2016-30)
Formação e Profissionalização no Campo da Antropologia no Brasil: Novos horizontes entre a ciência e a política, ocorrido nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2014, em Pelotas.
E também do Projeto de Ensino ocorrido em 2016:
Seminários do Curso de Antropologia (Processo: 23110.001815/2016-30)
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE LUISA RODOLPHO | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
ALBIO FERREIRA DA COSTA | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
ALEXANDRE SOARES WEINGARTNER | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
AMANDA MEDEIROS OLIVEIRA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
ANDRESSA SANTOS DOMINGUES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
AYA DE ANDRADE SILVA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
Airton Rodrigues Cardoso | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
BRUNA DA ROSA ALVES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
BRUNO DE SOUZA CORREA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
BRUNO KEVEN SILVEIRA DOS SANTOS | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
BRUNO PINHO CHAVES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
CAMILA MACHADO RAMOS DE CASTRO | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
CARINE MEDEIROS CORREIA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
CAROLINA BRUM RODRIGUES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
CLAUDIA TURRA MAGNI | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
CLAUDIO BAPTISTA CARLE | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
CLOVIS RENATO HEINRICH DOS SANTOS | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
Cidileia Costa da Rosa | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
DAIANA OLIVEIRA FELIX DE OLIVEIRA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
DANIEL SCHWOCHOW BLOTTA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
DIOGO TRADE OLIVEIRA GOMES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
EDUARDA BRAGA FERNANDES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
ENERI JAMES BORGES MEDEIROS | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
ESTÉFANI BILHALVA LEITZKE | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
FELIPE SEVERO SABEDRA SOUSA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
FERNANDO SILVA MORAES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
FILIPE HIELL NUNES REDU | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
FLAVIA MARIA SILVA RIETH | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
GABRIELLE REIS FERREIRA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
GERSON MACHADO ROSA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
GLENIO CALMON DE AQUINO RISSIO | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
GUILHERME RODRIGUES DE RODRIGUES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
HAMILTON OLIVEIRA BITTENCOURT JÚNIOR | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
ICARO VAZ DOS SANTOS | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
ISABELLA ALVES GUIMARÃES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
JAIME MUJICA SALLES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
JOMIEL ARAUJO MACHADO | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
JORGE EREMITES DE OLIVEIRA | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
JORGE LUÍS MIRANDA ABEL | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
JULIA LOPES DA COSTA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
JULIANO GOMIDES DOMENEGUETI | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
JÚLIA BRAGA DOS SANTOS | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
KÄTRIN SOUZA BAUMGARTEN | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
LAILA DA SILVA OLIVEIRA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
LANNI LOURENÇO BRAGA DA SILVA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
LARISSA OSTERBERG DA CRUZ | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
LEONARDO SAPUCAIA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
LISLEY LEÃO DE JESUS | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
LOREDANA MARISE RICARDO RIBEIRO | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
LORI ALTMANN | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
LOUISE PRADO ALFONSO | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
LUCIO MENEZES FERREIRA | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
LUIZ AUGUSTO FONSECA DUARTE JUNIOR | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MAGREGO DANIEL DE ABREU | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MARGO MENEZES GOMES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MARTHA RODRIGUES FERREIRA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MATEUS DE BITTENCOURT GARCEZ NOGUEIRA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MATEUS FERNANDES DA SILVA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MINERVINA VIEIRA DA SILVA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
Maria Helena Ribeiro Maeda | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
NARCISO DILORENZO MACHADO | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
NATALIA BARRETO GONCALVES ROSA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
PRISCILA POETA DARLEY | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
RAFAEL CORTELETTI | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
RAFAEL GUEDES MILHEIRA | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
RENATA MENASCHE | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
RODOLFO MENEGASSI MARTINS | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
ROSANE APARECIDA RUBERT | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
SARA CORADI | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
SIMONE FERNANDES MATHIAS | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
SOPHIA VALENTIM DE ANDRADE | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
TAINARA CRISTINA SILVA CARVALHO | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
THAÍS DE OLIVEIRA ADAMY | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
TIANE CARDOSO RODRIGUES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
VAGNER BARRETO RODRIGUES | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
VERIDIANA MACHADO ROSA OLIVEIRA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |