Nome do Projeto
Seminários do Curso de Antropologia - 2017
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Antropologia
Resumo
Nos últimos anos, o campo da Antropologia tem ofertado uma demanda crescente em todo o país por profissionais qualificados na área. A atuação dos discentes em empresas, em organizações não governamentais, em centros de pesquisa, no setor público e na academia tem sido crescente. Não por acaso, novos cursos de Antropologia foram criados em diversos estados do Brasil, em praticamente todas as regiões. Contamos com 12 bacharelados já existentes, a saber: Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Assim, este projeto surge em um momento estratégico e importante para o campo da Antropologia na UFPEL. Após a abertura do bacharelado, em 2008, e do mestrado, em 2012, no ano de 2015 houve a aprovação do doutorado, com ingresso da primeira turma em março de 2016. Com a intenção de integrar o ensino dos alunos da graduação e da pós-graduação, esse seminário tem como princípio discutir e superar os desafios da profissionalização da área. Essa demanda é recorrente junto à coordenação, especialmente entre os discentes da graduação, em sua maioria jovens, que ainda buscam entender o campo de formação, integrada à discussão de profissionalização a qual estão iniciando sua carreira.

Objetivo Geral

Este projeto propõe discussões conjuntas entre discentes, docentes e funcionários do curso de Bacharelado em Antropologia/ICH/UFPEL, visando divulgar e integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como, a graduação e a pós-graduação na comunidade acadêmica. A apresentação de uma agenda de atividades no ano de 2017 busca promover a interlocução e intersecções entre as duas linhas de formação que compõem o curso: a de Antropologia Social e Cultural e a de Arqueologia, qualificando a formação dos discentes do curso. Busca também integrar a discussão de formação à de profissionalização da área.

Justificativa

Como apontado anteriormente, esse projeto busca tornar mais claro o funcionamento do Bacharelado e do Programa de Pós-graduação em Antropologia na UFPEL, colocando os desafios encontrados frente à profissionalização da área. Objetiva-se, assim, integrar os discentes, de diferentes níveis de formação, de forma orgânica à vida do curso e aos projetos em funcionamento.
Busca, também, expor os projetos que estão sendo realizados no momento pelos docentes, para incentivar o interesse dos discentes pelo ensino e a inserção dos mesmos junto à comunidade, seja por meio da atuação em projetos de Ensino, de Pesquisa ou de Extensão, além de oferecer a possibilidade de criação de novos projetos derivados da demanda e da percepção dos discentes em seus contextos sociais e culturais.
Outro fator levado em consideração na formulação desse projeto, e que não pode ser ignorado, são os índices de evasão que acompanham o curso. Esse projeto propõe tornar o Bacharelado em Antropologia da UFPEL mais apropriado pelos alunos e alunas, visto que o campo profissional é ainda recente e em expansão. Essa apresentação, quando logo da entrada dos discentes, bem como para aqueles e aquelas que já fazem parte, seja na graduação ou na pós-graduação, tem condições de oferecer um potencial atrativo e cheio de possibilidades para a vida acadêmica e para os interesses profissionais dos discentes.
Além disso, esse projeto de ensino foca na profissionalização dos egressos de diferentes níveis no campo da Antropologia, na tentativa de apontar caminhos possíveis para os formandos/as nos distintos setores que absorvem esses profissionais.

Metodologia

A metodologia tem três frentes principais:

1. A apresentação do curso para os alunos contemplada a recepção dos calouros, consistirá na exposição da história e currículo do curso; dos núcleos, laboratórios e grupos de pesquisa, apresentação da organização administrativa em departamento e colegiado e vinculação ao ICH. Período de realização: início do primeiro e segundo semestre.

2. Destacam-se, na sequencia da apresentação e das matrículas, as discussões das questões pedagógicas através de reuniões ampliadas que promovam o debate dos índices de aprovação, evasão e reprovação no curso. Previsão: uma reunião por semestre.

3. Na intenção de integrar a graduação e a pós-graduação, bem como as linhas de formação em Antropologia Social e Cultural e Arqueologia, estaremos organizando rodas de conversa, visando a apresentação dos trabalhos de dissertação, TCCs, para a comunidade acadêmica. O foco dessas rodas é articular formação acadêmica com a atuação profissional.

Resultados Esperados

- Integrar a comunidade acadêmica, a graduação e a pós-graduação, bem como, as áreas de Antropologia Social e Cultural e a de Arqueologia, considerando a qualificação da formação ético-político e intelectual no Bacharelado em Antropologia da UFPEL;
- Articular a discussão da formação com a da profissionalização de antropólogos e arqueólogos, integrando assim os ex-alunos do curso nestas atividades;

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto dá continuidade às discussões do evento:

Formação e Profissionalização no Campo da Antropologia no Brasil: Novos horizontes entre a ciência e a política, ocorrido nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2014, em Pelotas.

E também do Projeto de Ensino ocorrido em 2016:
Seminários do Curso de Antropologia (Processo: 23110.001815/2016-30)

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE LUISA RODOLPHO201/06/201731/12/2017
ALBIO FERREIRA DA COSTA101/06/201731/12/2017
ALEXANDRE SOARES WEINGARTNER201/06/201731/12/2017
AMANDA MEDEIROS OLIVEIRA201/06/201731/12/2017
ANDRESSA SANTOS DOMINGUES201/06/201731/12/2017
AYA DE ANDRADE SILVA201/06/201731/12/2017
Airton Rodrigues Cardoso201/06/201731/12/2017
BRUNA DA ROSA ALVES201/06/201731/12/2017
BRUNO DE SOUZA CORREA201/06/201731/12/2017
BRUNO KEVEN SILVEIRA DOS SANTOS201/06/201731/12/2017
BRUNO PINHO CHAVES201/06/201731/12/2017
CAMILA MACHADO RAMOS DE CASTRO201/06/201731/12/2017
CARINE MEDEIROS CORREIA201/06/201731/12/2017
CAROLINA BRUM RODRIGUES201/06/201731/12/2017
CLAUDIA TURRA MAGNI101/06/201731/12/2017
CLAUDIO BAPTISTA CARLE201/06/201731/12/2017
CLOVIS RENATO HEINRICH DOS SANTOS201/06/201731/12/2017
Cidileia Costa da Rosa201/06/201731/12/2017
DAIANA OLIVEIRA FELIX DE OLIVEIRA201/06/201731/12/2017
DANIEL SCHWOCHOW BLOTTA201/06/201731/12/2017
DIOGO TRADE OLIVEIRA GOMES201/06/201731/12/2017
EDUARDA BRAGA FERNANDES201/06/201731/12/2017
ENERI JAMES BORGES MEDEIROS201/06/201731/12/2017
ESTÉFANI BILHALVA LEITZKE201/06/201731/12/2017
FELIPE SEVERO SABEDRA SOUSA201/06/201731/12/2017
FERNANDO SILVA MORAES201/06/201731/12/2017
FILIPE HIELL NUNES REDU201/06/201731/12/2017
FLAVIA MARIA SILVA RIETH201/06/201731/12/2017
FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO101/06/201731/12/2017
GABRIELLE REIS FERREIRA201/06/201731/12/2017
GERSON MACHADO ROSA201/06/201731/12/2017
GLENIO CALMON DE AQUINO RISSIO201/06/201731/12/2017
GUILHERME RODRIGUES DE RODRIGUES201/06/201731/12/2017
HAMILTON OLIVEIRA BITTENCOURT JÚNIOR101/06/201731/12/2017
ICARO VAZ DOS SANTOS201/06/201731/12/2017
ISABELLA ALVES GUIMARÃES201/06/201731/12/2017
JAIME MUJICA SALLES201/06/201731/12/2017
JOMIEL ARAUJO MACHADO201/06/201731/12/2017
JORGE EREMITES DE OLIVEIRA101/06/201731/12/2017
JORGE LUÍS MIRANDA ABEL201/06/201731/12/2017
JULIA LOPES DA COSTA201/06/201731/12/2017
JULIANO GOMIDES DOMENEGUETI201/06/201731/12/2017
JÚLIA BRAGA DOS SANTOS201/06/201731/12/2017
KÄTRIN SOUZA BAUMGARTEN201/06/201731/12/2017
LAILA DA SILVA OLIVEIRA201/06/201731/12/2017
LANNI LOURENÇO BRAGA DA SILVA201/06/201731/12/2017
LARISSA OSTERBERG DA CRUZ201/06/201731/12/2017
LEONARDO SAPUCAIA201/06/201731/12/2017
LISLEY LEÃO DE JESUS201/06/201731/12/2017
LOREDANA MARISE RICARDO RIBEIRO101/06/201731/12/2017
LORI ALTMANN201/06/201731/12/2017
LOUISE PRADO ALFONSO101/06/201731/12/2017
LUCIO MENEZES FERREIRA101/06/201731/12/2017
LUIZ AUGUSTO FONSECA DUARTE JUNIOR201/06/201731/12/2017
MAGREGO DANIEL DE ABREU201/06/201731/12/2017
MARGO MENEZES GOMES201/06/201731/12/2017
MARTHA RODRIGUES FERREIRA201/06/201731/12/2017
MATEUS DE BITTENCOURT GARCEZ NOGUEIRA201/06/201731/12/2017
MATEUS FERNANDES DA SILVA201/06/201731/12/2017
MINERVINA VIEIRA DA SILVA201/06/201731/12/2017
Maria Helena Ribeiro Maeda201/06/201731/12/2017
NARCISO DILORENZO MACHADO201/06/201731/12/2017
NATALIA BARRETO GONCALVES ROSA201/06/201731/12/2017
PRISCILA POETA DARLEY201/06/201731/12/2017
RAFAEL CORTELETTI101/06/201731/12/2017
RAFAEL GUEDES MILHEIRA101/06/201731/12/2017
RENATA MENASCHE101/06/201731/12/2017
RODOLFO MENEGASSI MARTINS201/06/201731/12/2017
ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA201/06/201731/12/2017
ROSANE APARECIDA RUBERT101/06/201731/12/2017
SARA CORADI201/06/201731/12/2017
SIMONE FERNANDES MATHIAS201/06/201731/12/2017
SOPHIA VALENTIM DE ANDRADE201/06/201731/12/2017
TAINARA CRISTINA SILVA CARVALHO201/06/201731/12/2017
THAÍS DE OLIVEIRA ADAMY201/06/201731/12/2017
TIANE CARDOSO RODRIGUES201/06/201731/12/2017
VAGNER BARRETO RODRIGUES201/06/201731/12/2017
VERIDIANA MACHADO ROSA OLIVEIRA201/06/201731/12/2017

Página gerada em 31/03/2023 09:47:20 (consulta levou 0.042223s)