Nome do Projeto
Exposição Virtual Minha Máscara
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/07/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Uma das formas de proteção do contágio é o uso de máscara de proteção durante a pandemia da COVID-19, as recomendações sobre uso da máscara foram sendo alteradas. O uso de máscaras caseiras tornou-se uma medida essencial para a proteção do sistema respiratório e uma forma de evitar a propagação da COVID-19 quando usadas corretamente. Por isso, a Rede de Museus da PREC/UFPel solicitou aos museus da universidade e da cidade que enviassem imagens marcantes dos seus acervos para ilustrar os moldes de máscaras para esta exposição virtual, tornando assim este acessório tão importante nos dias de hoje, uma forma de divulgação da arte, da ciência e da cultura da nossa cidade e região. Participam desta mostra virtual – Museu do Doce, MALG, Museu Carlos Ritter, Museu da Baronesa, Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais, HISALES, Museu Histórico Farroupilha, Pinacoteca Matteo Tonietti, Lepaarq, Muaran, Herbário Pel; Museu Afro Brasil Sul; Planetário, Museu da Colônia Francesa, Museu Grupelli, Museu da Colônia Maciel, Museu Histórico do Morro Redondo, Memorial do Anglo, Fototeca da UFPel, Museu do Telefone, Museu das Coisas Banais, Curso de Museologia da UFPel, Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais.

Objetivo Geral

Divulgar os acervos dos museus da UFPel, da cidade de Pelotas e do Estado do Rio Grande do Sul através da exposição virtual de imagens de peças marcantes dos acervos que constituem nosso no site tãoPor isso, a Rede de Museus da PREC/UFPel solicitou aos museus da universidade e da cidade que enviassem imagens marcantes dos seus acervos para ilustrar os moldes de máscaras para esta exposição virtual, tornando assim este acessório tão importante nos dias de hoje, uma forma de divulgação da arte, da ciência e da cultura da nossa cidade e região.

Justificativa

Uma das formas de proteção do contágio é o uso de máscara de proteção durante a pandemia da COVID-19, as recomendações sobre uso da máscara foram sendo alteradas. O uso de máscaras caseiras tornou-se uma medida essencial para a proteção do sistema respiratório e uma forma de evitar a propagação da COVID-19 quando usadas corretamente.

Por isso, a Rede de Museus da PREC/UFPel solicitou aos museus da universidade e da cidade que enviassem imagens marcantes dos seus acervos para ilustrar os moldes de máscaras para esta exposição virtual, tornando assim este acessório tão importante nos dias de hoje, uma forma de divulgação da arte, da ciência e da cultura da nossa cidade e região.

Participam desta mostra virtual – Participam desta mostra virtual – Museu do Doce, MALG, Museu Carlos Ritter, Museu da Baronesa, Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais, HISALES, Museu Histórico Farroupilha, Pinacoteca Matteo Tonietti, Lepaarq, Muaran, Herbário Pel; Museu Afro Brasil Sul; Planetário, Museu da Colônia Francesa, Museu Grupelli, Museu da Colônia Maciel, Museu Histórico do Morro Redondo, Memorial do Anglo, Fototeca da UFPel, Museu do Telefone, Museu das Coisas Banais, Curso de Museologia da UFPel, Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais.

Metodologia

Criação do espaço virtual para exposição no site "Tão Longe Tão Perto" da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel;
Cadastro do Projeto;
Contato com os museus que participam da Rede de Museus da UFPel, museus da cidade Pelotas e do Estado do Rio Grande do Sul;
Envio das imagens e informações das peças dos acervos dos museus que participarão da exposição;
Adequação das imagens ao modelo da máscara;
Confecção das legendas que acompanham as máscaras;
Colocação das máscaras do site;
Divulgação;
Agradecimentos as instituições parceiras.
Relatório;
Certificação.

Indicadores, Metas e Resultados

Visitação no site, interações nas rede sociais.
Atingir o público interno e externo a UFPel.
Divulgação dos acervos das instituições que participam da exposição.

Página gerada em 20/04/2024 04:12:43 (consulta levou 0.532086s)