Nome do Projeto
Aplicação das práticas integrais da nutrição em: serviços de alimentação coletiva, empreendimentos no ramo da nutrição e laboratório de análises de alimentos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/04/2017 - 10/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Segurança alimentar e nutricional
Resumo
Este projeto propõe inserir o acadêmico às situações práticas, para vivenciar a realidade da atuação do profissional dentro de unidades de alimentação e afins, assim como desenvolver habilidades com relação às técnicas laboratoriais de análises de alimentos. Para tanto, cabe ao aluno buscar seu local de atuação, posterior a isto se faz a tramitação e proposição da sua atuação de acordo com a demanda do local preceptor. Ao término o acadêmico deve apresentar relatório de atividades realizadas, assim como é orientado para que exponha seus dados em reuniões científicas acadêmicas, principalmente dentro da nossa instituição.
Objetivo Geral
Objetivo Geral:
- Desenvolver ações e projetos em nutrição e saúde no contexto da comunidade, em parceria com instituições governamentais, não governamentais, públicas e privadas.
Objetivos Específicos:
- Proporcionar a comunidade e ao acadêmico a oportunidade de vivenciar e refletir a prática da nutrição e saúde, em serviços de alimentação coletiva, em empreendimentos do ramo da nutrição, bem como em laboratórios de análises de alimentos
- Desenvolver ações de segurança alimentar.
- Apoiar e colaborar no desenvolvimento de iniciativas de participação da comunidade no âmbito da saúde e segurança alimentar e nutricional.
- Estabelecer parcerias com instituições para identificação de público alvo, apoio logístico e de infraestrutura para desenvolvimento das ações.
- Capacitar o educando para aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de nutrição.
- Desenvolver ações e projetos em nutrição e saúde no contexto da comunidade, em parceria com instituições governamentais, não governamentais, públicas e privadas.
Objetivos Específicos:
- Proporcionar a comunidade e ao acadêmico a oportunidade de vivenciar e refletir a prática da nutrição e saúde, em serviços de alimentação coletiva, em empreendimentos do ramo da nutrição, bem como em laboratórios de análises de alimentos
- Desenvolver ações de segurança alimentar.
- Apoiar e colaborar no desenvolvimento de iniciativas de participação da comunidade no âmbito da saúde e segurança alimentar e nutricional.
- Estabelecer parcerias com instituições para identificação de público alvo, apoio logístico e de infraestrutura para desenvolvimento das ações.
- Capacitar o educando para aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de nutrição.
Justificativa
A elaboração de projetos auxilia na organização de demandas acadêmicas bem como da comunidade, sendo que os projetos de pesquisa em ensino de graduação constituem um conjunto de atividades de caráter temporário para o aluno, que visam reflexão e melhoria do processo de ensino/aprendizagem nos cursos de graduação. No que se refere aos projetos de extensão, constituem um conjunto de atividades temporárias de caráter educativo, cultural, artístico e/ou científico, desenvolvidos obrigatoriamente por docentes e discentes através de ações sistematizadas, voltadas a questões de cunho científico relevantes, associadas ou não a algum projeto de pesquisa/ensino, promovendo a atualização, o aprimoramento e a produção do conhecimento científico, cultural e tecnológico. De acordo com Salgueiro et al. (2013), os projetos devem ser integrados e portanto contemplarem ações conjuntas e inter-relacionadas, favorecendo com isto a eficácia da implementação de programas de ensino aprendizagem. Diante disto justifica-se a realização e o desenvolvimento deste projeto, com vistas que o acadêmico, futuro profissional obtenha experiência prático profissional para atuar com segurança e dinamismo e auxilie o profissional nutricionista nas atividades de gestão em serviços de alimentação e afins, do ramo da nutrição, bem como em análises de alimentos.
Metodologia
Diante dos objetivos a serem alcançados e para o desenvolvimento das ações, os alunos deverão aprofundar os conhecimentos técnico-científicos sobre gestão em unidades de alimentação e nutrição, assim como em relação aos alimentos, detalhando variedades, composição nutricional e sazonalidade. Além disso, deverão buscar mais informações sobre empreendimentos na área da nutrição, criação e manutenção, mercado, bem como a elaboração da equipe de trabalho.
O processo de estudo também envolverá a pesquisa de receitas e estratégias para aplicação de oficinas (desenvolvimento de receitas, aulas, vídeos) e a organização da equipe multidisciplinar, conforme o local de desenvolvimento das atividades, a exemplo neste caso Projeto Mesa Brasil - SESC.
Para tanto serão utilizadas as seguintes estratégias, conforme o local de atuação do acadêmico:
- Estudo das características da população;
- Estudo prático e estruturação de oficina para aplicação de Educação Alimentar e Nutricional;
- Estudo em grupo multiprofissional;
- Acompanhamento da atuação do profissional nutricionista;
- Atuação conjunta profissional nutricionista x acadêmico x cliente.
Serão utilizados os recursos físicos disponíveis a partir da estrutura física de cada unidade preceptora do acadêmico, laboratórios de técnica dietética e bromatologia, da sala de aula, computador e acesso a internet.
A realização das atividades teórico e práticas de gestão em unidades de alimentação e em empreendimentos de nutrição, dar-se-á mediante a atuação semanal do acadêmico no local, conforme ajustes internos acordados com cada local preceptor. Assim como as atividades laboratoriais, que serão de acordo com agendamentos em unidade preceptora.
O processo de estudo também envolverá a pesquisa de receitas e estratégias para aplicação de oficinas (desenvolvimento de receitas, aulas, vídeos) e a organização da equipe multidisciplinar, conforme o local de desenvolvimento das atividades, a exemplo neste caso Projeto Mesa Brasil - SESC.
Para tanto serão utilizadas as seguintes estratégias, conforme o local de atuação do acadêmico:
- Estudo das características da população;
- Estudo prático e estruturação de oficina para aplicação de Educação Alimentar e Nutricional;
- Estudo em grupo multiprofissional;
- Acompanhamento da atuação do profissional nutricionista;
- Atuação conjunta profissional nutricionista x acadêmico x cliente.
Serão utilizados os recursos físicos disponíveis a partir da estrutura física de cada unidade preceptora do acadêmico, laboratórios de técnica dietética e bromatologia, da sala de aula, computador e acesso a internet.
A realização das atividades teórico e práticas de gestão em unidades de alimentação e em empreendimentos de nutrição, dar-se-á mediante a atuação semanal do acadêmico no local, conforme ajustes internos acordados com cada local preceptor. Assim como as atividades laboratoriais, que serão de acordo com agendamentos em unidade preceptora.
Indicadores, Metas e Resultados
A avaliação será realizada através de relatório de atividades realizadas no local, auto avaliação e avaliação do nutricionista do local, ou outro profissional a exemplo de laboratórios de análises de alimentos .
Como metas, pretende-se estimular o acadêmico quanto à:
- Ter flexibilidade para pensar e agir;
- Valorizar a teoria e prática;
- Ter consciência crítica quanto à realidade social, à educação e ao futuro;
- Promover práticas nutricionais vinculadas à gestão de serviços;
- Familiarizar-se e apropriar-se do conhecimento e das técnicas de análises de alimentos;
- Valorizar a importância do trabalho em equipe.
Ao final do período de atividades nos locais elencados, espera-se que o acadêmico reconheça as atividades pertinentes ao cargo de nutricionista, os benefícios para a saúde da clientela quando assessorados por profissional da área; assim como o impacto de orientações nutricionais e da alimentação equilibrada para a saúde do indivíduo. Também se espera que o acadêmico esteja apto a trabalhar em equipe e saiba desenvolver-se em trabalhos práticos laboratoriais.
Como metas, pretende-se estimular o acadêmico quanto à:
- Ter flexibilidade para pensar e agir;
- Valorizar a teoria e prática;
- Ter consciência crítica quanto à realidade social, à educação e ao futuro;
- Promover práticas nutricionais vinculadas à gestão de serviços;
- Familiarizar-se e apropriar-se do conhecimento e das técnicas de análises de alimentos;
- Valorizar a importância do trabalho em equipe.
Ao final do período de atividades nos locais elencados, espera-se que o acadêmico reconheça as atividades pertinentes ao cargo de nutricionista, os benefícios para a saúde da clientela quando assessorados por profissional da área; assim como o impacto de orientações nutricionais e da alimentação equilibrada para a saúde do indivíduo. Também se espera que o acadêmico esteja apto a trabalhar em equipe e saiba desenvolver-se em trabalhos práticos laboratoriais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIZE MENDES RIVAROLI | |||
ALANA LENZ BENDER | |||
ALICE NEUTZLING THUROW | |||
ALINE BARENHO PEREIRA | |||
AMANDA MESQUITA MACHADO | |||
ANA LUIZA SANDER SCARPARO | |||
ANDRESSA SIMÕES MACHADO DIAS | |||
ANDREW SACILOTTO DE BAIRRO ROMANCINI | |||
AUGUSTO DETTMANN | |||
BRUNA SOUZA DO NASCIMENTO | |||
CAREN TAIANE RADTKE BUBOLZ | |||
CAROLINA PEREIRA FERREIRA | |||
CAROLINE SCHEER DIAS | |||
CATIA DA SILVA SILVEIRA | |||
CLÁUDIA COSTA PORTO | |||
DAIANE VIEIRA DE OLIVEIRA | |||
DENISE PERLEBERG | |||
ELIZABETE HELBIG | 8 | ||
FABIELLEN DE MORAES BRUM | |||
FELIPE CARARO ZANINI | |||
FERNANDA BEIERSDORF QUEVEDO | |||
FRANCIÉLLY BECKER LESSA | |||
GABRIELA DA ROSA KASTER | |||
GABRIELA PINHEIRO FRANCO | |||
GABRIELA WOJCIECHOWSKI HORNES | |||
GABRIELE PERLEBERG | |||
GABRIELLE TOMAZ NUNES | |||
GIOVANNA DE MENEZES ABREU | |||
GRACE KELLY PESTANA DOS SANTOS | |||
GRAZIELE GUIMARAES GRANADA | 3 | ||
HELENA PEGORARO EINHARDT | |||
INGRID FURTADO DELGADO | |||
ISABEL CARUCCIO ARRIADA | |||
ISABELA BRESOLIN RODRIGUES | |||
ISABELA ZANETTI DA SILVA | |||
ISABELLA CRISTINA PIVA DOS SANTOS | |||
IURI DE AZEVEDO RAMIL | |||
JENYFFER SESSI FIALHO | |||
JULIA KANTORSKI ALMEIDA | |||
JULIENDRY MEDEIROS SILVEIRA | |||
JÉSSICA DA SILVA MAGALHÃES MORGADO | |||
JÚLIA GUIMARÃES BETTANZOS | |||
JÚLIA MADEIRA SOARES | |||
JÚLIA SOARES RIBEIRO CORRÊA | |||
KAMILA ZILLE COELHO | |||
KAREN RIBEIRO MACHADO | |||
KATRINE NUNES DA COSTA | |||
KRISTY CAMPIOL ORTALE | |||
LAIANE MARIA DIAS RODRIGUEZ | |||
LARISSA SANDER MAGALHÃES | |||
LAURA MORAES MACHADO | |||
LAURA SANTOS GULARTE | |||
LAURA STEPHANIE DE FREITAS MACHADO | |||
LETÍCIA RIBEIRO | |||
LILIA SCHUG DE MORAES | |||
LIZIA GOMES FONSECA | |||
LUANA FURTADO BASTOS | |||
LUCIANA LOURENÇO DA SILVA | |||
Larissa David Soares | |||
MANUELA CAROLINA MONTES ILHAS | |||
MANUELA FERREIRA VIANA | |||
MANUELA GUIMARÃES AMATO | |||
MANUELLA MATTOS DA CONCEIÇÃO | |||
MARIANA GIARETTA MATHIAS | 1 | ||
MARINA SOARES DE OLIVEIRA | |||
MARJANA RADÜNZ | |||
MELINA SANTOS BORBA | |||
MIKAELA SAMARA OLIVEIRA PEIXOTO | |||
MURIEL SILVA ZAFALON | |||
NATHALIA COSTA BORGES | |||
NATHALIA GONÇALVES DIAS | |||
NATÁLIA MOREIRA MENDONÇA | |||
NICOLE MANZKE SOUZA | |||
PATHISE SOUTO OLIVEIRA | |||
RAFAEL DA CUNHA RIBEIRO | |||
RAISSA JORDANA DOS SANTOS MASSERON | |||
RAQUEL HOLLAS | |||
RENATA DE LIMA CONTREIRA | |||
RENATA DO NASCIMENTO E SILVA | |||
ROBERTA DE SOUZA TEIXEIRA | |||
SIMONE PIENIZ | 1 | ||
SONIA TERESINHA DE NEGRI | 2 | ||
STEPHANIA CASANOVA DE MORAES | |||
SUELLEN SILVEIRA MORAES | |||
SUZANA ANTIQUEIRA DE CASTRO | |||
TAMARA MARTINS DA ROSA BENITEZ | |||
THAYANE GARCIA BLUMBERG | |||
THAÍS FONSECA FURTADO | |||
VANDERSON DOS SANTOS NUNES | |||
VICTORIA MASCARENHAS BORBA | |||
VITÓRIA AMARAL VAHL | |||
WANDERLÉIA ORTIZ MARTINS | |||
ÉRICA HEMP GONÇALVES |