Nome do Projeto
Atendimento Dietético à Nível Ambulatorial
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/04/2021 - 11/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O objetivo geral do projeto é prestar assistência nutricional a comunidade e criar ambiente de treinamento para professores e alunos. A prestação da assistência nutricional a indivíduos portadores de patologias passíveis de tratamento dietético ocorre através da avaliação nutricional, tratamento dietético e acompanhamento dos pacientes. O público-alvo será composto por pacientes da população da Região Sul do Estado e por acadêmicos do curso de Nutrição. Espera-se que os pacientes atendidos, da população da Região Sul do Estado, adotem, após a orientação nutricional, hábitos de vida mais saudáveis, os quais podem atuar tanto na prevenção como no tratamento de certas doenças crônicas e proporcionar melhor qualidade de vida. Além disso, espera-se que o projeto proporcione melhor formação dos acadêmicos envolvidos para atuarem futuramente na sua profissão, os quais estarão aptos a dar assistência nutricional à população em geral e a desenvolver atividades de pesquisa e extensão. Assim, o projeto atende o preceito de indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, fomenta a formação técnica e cidadã dos acadêmicos e oportuniza a produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias.

Objetivo Geral

Objetivo geral

O objetivo geral do projeto é prestar assistência nutricional a comunidade e criar ambiente de treinamento para professores e alunos.

Objetivos específicos:

- Prestar assistência nutricional à comunidade;
- Criar ambiente de treinamento para professores e alunos;
- Favorecer, através do ensino e da extensão, o desenvolvimento de pesquisas.

Justificativa

Sabe-se que a incidência de doenças crônicas passíveis de tratamento dietético, tais como: obesidade, diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, constipação intestinal, entre outras, tem sido crescente, sendo que as primeiras tem alcançado lugar de destaque como causa de morte, tornando-se graves problemas de saúde pública. A literatura é vasta quanto aos aspectos etiológicos dessas doenças, e o estado de nutrição tem papel relevante na gênese e no tratamento dessas doenças. Assim sendo, a nível acadêmico, estas e outras patologias correlatas, tem um lugar de destaque no sentido de preparar profissionais de nutrição habilitados para lidar com essa situação. A teoria vinculada à prática permanente forma
profissionais mais conscientes e seguros dos seus compromissos. Assim, foi criado o presente projeto, na tentativa de preencher um espaço em termos da prática da nutrição, o qual permitirá, através do treinamento do aluno, o retorno do serviço prestado à comunidade para a qual a Universidade está voltada.

Metodologia

Inicialmente, os acadêmicos envolvidos no projeto observarão o atendimento dietético realizado pelos professores e iniciarão seu envolvimento: na elaboração do material a ser utilizado nos atendimentos; em pesquisas bibliográficas; e em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Após, os acadêmicos atenderão à população sob a supervisão dos professores. Dessa forma, ao final do projeto os acadêmicos estarão aptos a dar assistência nutricional à sociedade, a fazer uma adequada anamnese alimentar e avaliação nutricional dos pacientes, a prescrever dietas, a fazer um adequado acompanhamento nutricional dos pacientes e a desenvolver atividades de extensão e pesquisa. Ao final, os acadêmicos estarão envolvidos na etapa de publicação dos resultados obtidos nas pesquisas desenvolvidas e na etapa de avaliação das ações.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:

- Maioria dos pacientes com sobrepeso ou obesidade atendidos apresentando perda de peso de pelo menos 5% do seu peso inicial;
- Acadêmicos aptos para atuarem em assistência nutricional à população em geral e a desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Metas:

- Adoção, pelos pacientes atendidos, após a orientação nutricional, de hábitos de vida mais saudáveis, os quais podem atuar tanto na prevenção como no tratamento de certas doenças crônicas e proporcionar melhor qualidade de vida.
- Melhor formação técnicocientífica dos alunos envolvidos para atuarem futuramente na sua profissão, os quais estarão aptos a dar assistência nutricional à população em geral e a desenvolver atividades de pesquisa e extensão

Resultados esperados:

O público-alvo será composto por pacientes da população da Região Sul do Estado e por acadêmicos do curso de Nutrição. O atendimento nutricional à população é de grande impacto social, visto que contribuirá para a adoção de hábitos de vida saudáveis, através da reeducação alimentar e da prática de atividade física regular e, consequentemente, proporcionará melhor qualidade de vida e a prevenção ou tratamento de doenças crônicas, além de contribuir para o desenvolvimento humano e social das comunidades e para a interação entre Universidade e sociedade. Além disso, o conhecimento teórico e prático dos acadêmicos integrados a respeito das patologias e de seus tratamentos e o desenvolvimento de pesquisas e a publicação dos resultados obtidos proporcionarão melhor formação dos alunos envolvidos para atuarem em assistência nutricional à população e para desenvolverem atividades de pesquisa e extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO4
ANGELA NUNES MOREIRA4
ANNE Y CASTRO MARQUES3
BRUNA SOUZA DO NASCIMENTO
CECILIA GONZALEZ SARAVIA
CRISTINA BOSSLE DE CASTILHOS
DÉBORA SIMONE KILPP
FLAVIA DE CARVALHO HERREIRA
JULIANA DOS SANTOS VAZ1
JULIANA SIQUEIRA SANTOS
KAUANE PEREIRA AZAMBUJA
LARISSA AMARAL DE MATOS
LETICIA JACOBSEN RACKOW
LUCIA ROTA BORGES3
MARINA MADRUGA DENIS
MAYARA CORREA DA SILVA
MICHELE ALEXSANDRA QUADRADO MACHADO
OTÁVIO AUGUSTO MOURA FERNANDES
RENATA TORRES ABIB BERTACCO3
SANDRA COSTA VALLE1
TIFFANY PROKOPP HAUTRIVE

Página gerada em 30/05/2024 16:40:52 (consulta levou 0.930717s)