Nome do Projeto
Atendimento Dietético à Nível Ambulatorial
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/04/2021 - 11/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O objetivo geral do projeto é prestar assistência nutricional a comunidade e criar ambiente de treinamento para professores e alunos. A prestação da assistência nutricional a indivíduos portadores de patologias passíveis de tratamento dietético ocorre através da avaliação nutricional, tratamento dietético e acompanhamento dos pacientes. O público-alvo será composto por pacientes da população da Região Sul do Estado e por acadêmicos do curso de Nutrição. Espera-se que os pacientes atendidos, da população da Região Sul do Estado, adotem, após a orientação nutricional, hábitos de vida mais saudáveis, os quais podem atuar tanto na prevenção como no tratamento de certas doenças crônicas e proporcionar melhor qualidade de vida. Além disso, espera-se que o projeto proporcione melhor formação dos acadêmicos envolvidos para atuarem futuramente na sua profissão, os quais estarão aptos a dar assistência nutricional à população em geral e a desenvolver atividades de pesquisa e extensão. Assim, o projeto atende o preceito de indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, fomenta a formação técnica e cidadã dos acadêmicos e oportuniza a produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias.

Objetivo Geral

Objetivo geral

O objetivo geral do projeto é prestar assistência nutricional a comunidade e criar ambiente de treinamento para professores e alunos.

Objetivos específicos:

- Prestar assistência nutricional à comunidade;
- Criar ambiente de treinamento para professores e alunos;
- Favorecer, através do ensino e da extensão, o desenvolvimento de pesquisas.

Justificativa

Sabe-se que a incidência de doenças crônicas passíveis de tratamento dietético, tais como: obesidade, diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, constipação intestinal, entre outras, tem sido crescente, sendo que as primeiras tem alcançado lugar de destaque como causa de morte, tornando-se graves problemas de saúde pública. A literatura é vasta quanto aos aspectos etiológicos dessas doenças, e o estado de nutrição tem papel relevante na gênese e no tratamento dessas doenças. Assim sendo, a nível acadêmico, estas e outras patologias correlatas, tem um lugar de destaque no sentido de preparar profissionais de nutrição habilitados para lidar com essa situação. A teoria vinculada à prática permanente forma
profissionais mais conscientes e seguros dos seus compromissos. Assim, foi criado o presente projeto, na tentativa de preencher um espaço em termos da prática da nutrição, o qual permitirá, através do treinamento do aluno, o retorno do serviço prestado à comunidade para a qual a Universidade está voltada.

Metodologia

Inicialmente, os acadêmicos envolvidos no projeto observarão o atendimento dietético realizado pelos professores e iniciarão seu envolvimento: na elaboração do material a ser utilizado nos atendimentos; em pesquisas bibliográficas; e em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Após, os acadêmicos atenderão à população sob a supervisão dos professores. Dessa forma, ao final do projeto os acadêmicos estarão aptos a dar assistência nutricional à sociedade, a fazer uma adequada anamnese alimentar e avaliação nutricional dos pacientes, a prescrever dietas, a fazer um adequado acompanhamento nutricional dos pacientes e a desenvolver atividades de extensão e pesquisa. Ao final, os acadêmicos estarão envolvidos na etapa de publicação dos resultados obtidos nas pesquisas desenvolvidas e na etapa de avaliação das ações.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:

- Maioria dos pacientes com sobrepeso ou obesidade atendidos apresentando perda de peso de pelo menos 5% do seu peso inicial;
- Acadêmicos aptos para atuarem em assistência nutricional à população em geral e a desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Metas:

- Adoção, pelos pacientes atendidos, após a orientação nutricional, de hábitos de vida mais saudáveis, os quais podem atuar tanto na prevenção como no tratamento de certas doenças crônicas e proporcionar melhor qualidade de vida.
- Melhor formação técnicocientífica dos alunos envolvidos para atuarem futuramente na sua profissão, os quais estarão aptos a dar assistência nutricional à população em geral e a desenvolver atividades de pesquisa e extensão

Resultados esperados:

O público-alvo será composto por pacientes da população da Região Sul do Estado e por acadêmicos do curso de Nutrição. O atendimento nutricional à população é de grande impacto social, visto que contribuirá para a adoção de hábitos de vida saudáveis, através da reeducação alimentar e da prática de atividade física regular e, consequentemente, proporcionará melhor qualidade de vida e a prevenção ou tratamento de doenças crônicas, além de contribuir para o desenvolvimento humano e social das comunidades e para a interação entre Universidade e sociedade. Além disso, o conhecimento teórico e prático dos acadêmicos integrados a respeito das patologias e de seus tratamentos e o desenvolvimento de pesquisas e a publicação dos resultados obtidos proporcionarão melhor formação dos alunos envolvidos para atuarem em assistência nutricional à população e para desenvolverem atividades de pesquisa e extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO4
ANGELA NUNES MOREIRA4
ANNE Y CASTRO MARQUES3
DÉBORA SIMONE KILPP
JULIANA DOS SANTOS VAZ1
LUCIA ROTA BORGES3
MARINA MADRUGA DENIS
OTÁVIO AUGUSTO MOURA FERNANDES
RENATA TORRES ABIB BERTACCO3
SANDRA COSTA VALLE1

Página gerada em 02/07/2022 11:53:36 (consulta levou 0.140247s)