Nome do Projeto
Gastronomia em Extensão
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/05/2022 - 30/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O projeto Gastronomia em Extensão visa agregar ações extensionistas de forma geral ao curso Superior de Tecnologia em Gastronomia para a integração dos acadêmicos do curso com a comunidade. Tem o objetivo principal de servir de apoio guarda-chuva em ações extensionistas através de uma vivência teórico-prática orientada em diversas áreas da gastronomia e, proporcionar a comunidade uma experiência gastronômica variada. No âmbito da aprendizagem pode-se esperar, através das ações do projeto, o desenvolvimento de diferentes habilidades nos acadêmicos envolvidos e no âmbito da relevância social, pode-se considerar a divulgação do curso de Gastronomia para a comunidade, além da possibilidade de relacionamento social promovida entre os participantes.

Objetivo Geral

O projeto Gastronomia em Extensão tem o objetivo principal de servir de apoio guarda-chuva em ações extensionistas para os acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da UFPel, através de uma vivência teórico-prática orientada em diversas áreas da gastronomia e, proporcionar a comunidade em geral uma experiência gastronômica variada, através de atividades práticas de elaboração de produtos/serviços, oficinas, semanas acadêmicas e atividades de divulgação do curso.

Justificativa

De acordo com as disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia e com o mercado de trabalho destes profissionais, a experiência prática é notadamente necessária para associar as teorias demonstradas nas disciplinas com a prática. Sendo assim, a proposta deste projeto vai ao encontro em aprimorar habilidades dos estudantes do curso e consequente prepará-los para a inserção no mercado do trabalho. Além disso, este projeto é capaz de agregar conhecimento teórico para integrar os conteúdos estudados em diferentes disciplinas, tais como: merceologia dos alimentos; planejamento e engenharia de cardápios, panificação e confeitaria; boas práticas, técnicas de base I e II; cozinhas internacionais; bases de segurança alimentar e nutricional; disciplinas de gestão de custos e marketing, entre outras. Também, considerando as necessidades de inclusão de atividades de extensão nas grades curriculares dos crusos de graduação, este projeto visa contribuir para o aumento da extensiolanização do curso de Gastronomia.

Metodologia

Em um primeiro momento será reunido um grupo de alunos e professores interessados em organizar semanas acadêmicas e eventos de ensino-aprendizagem com foco na extensão, a fim de integrar profissionais do mercado de trabalho com os acadêmicos do curso. Posteriomente, serão adicionadas outras ações extensionistas periódicas como a participação dos acadêmicos como ministrantes de oficinais virtuais e presenciais em eventos locais.

Indicadores, Metas e Resultados

No âmbito da aprendizagem pode-se esperar as seguintes habilidades para os acadêmicos envolvidos:
- Conhecer e aplicar os princípios de higiene, comportamento, ética e relacionamento interpessoal nos diferentes setores da área de atuação do profissional da gastronomia;
- Praticar serviços especiais em eventos tipos festivais;
- Elaborar pratos da cozinha internacional, nacional e regional;
- Administrar recursos humanos;
- Integrar habilidades de ensino-aprendizagem;
No âmbito da relevância social, pode-se considerar a divulgação do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia para a comunidade, além da possibilidade de relacionamento social promovida entre os participantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA SAMPAIO DOS SANTOS
ANGELA GALVAN DE LIMA12
ARTHUR VÖLZ PEDROSO
BARBARA OLIVEIRA DA SILVA
CAMILLA RAQUEL FLORES BORGES
CAROLINE MARQUES JORGE
DAVID DE ANDRADE CABRAL
DOMICIANO LEMOS BARBOSA NETO
EDUARDA ANDREOLI
FELIPE FEHLBERG HERRMANN
FILIPE DUARTE SILVA DIAS
FRANCIELE GONÇALVES SOARES
GABRIEL CERATO BAUER
GABRIELE DA SILVA MEIRELES
GEOVANA LEITE MESSENBURGER
GIULLI PACHECO DE OLIVEIRA
GIULLIANA GABRIELLA MACIEL VAEZ
GUILHERME RODRIGUES DE RODRIGUES
HELENA COELHO VARGAS
INGRID DE SOUZA CUIMBRA
ISABELY MILFORD ULGUIM FURTADO
IZABEL CRISTINA FERNANDES DE SOUZA
JADY CUNHA DOS SANTOS
JANETE VALADÃO DA ROSA MONTEIRO
JAQUELINE GULARTE MORAIS
JOSIANE DA SILVA ROCHA
JULIA DA SILVA BORGES
JULIA VALERIO DA CRUZ
JULIANA DA SILVA NASCENTE
MABEL TAVARES BARUM
MARIANA FASSBENDER
MATHEUS FRANCISCO DA PAZ
MIKELLY BARBAT LEAL
NEDILANDY SILVEIRA CLEFF
NICOLE WEBER BENEMANN12
RAFAELLA GOWERT PISTOLETTI
RANGEL CARRARO TOLEDO BORGES
RENATA PEREIRA RAMIREZ
RICHEL AMARAL CAMPELO
RODRIGO ABRANTES MENEZES
TATIANE KUKA VALENTE GANDRA12
TATIANE TAVARES FUJII CENTENO
VALENTINE COSTA SINNOTT
VANESSA GARCIA MONTEIRO
VINICIUS DA PAZ SILVA
VITORIA PIVATTO
YURI AIRES PEREIRA

Página gerada em 29/03/2024 07:31:53 (consulta levou 0.193246s)