Nome do Projeto
Café com Paulo Freire – UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/06/2023 - 07/06/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares
Resumo
O “Café com Paulo Freire – UFPel” constituir-se-á com um Projeto Unificado (com ações de extensão, ensino e pesquisa) associado à “Rede Internacional Café com Paulo Freire”. No contexto de sua realização na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a partir da perspectiva popular freiriana, o projeto intencionará o diálogo com trabalhadoras e trabalhadores em educação, estudantes e comunidade em geral sobre temas emergentes e que integram as pautas de luta das classes populares. Também será parte constituinte do projeto a realização de ações em Movimentos Sociais Populares, espaços formais e não-formais de educação. As práxis pedagógicas e as reflexões produzidas no transcurso do projeto poderão ser socializadas na Revista Café com Paulo Freire, em outras revistas e eventos científicos.

Objetivo Geral

Desenvolver ações de extensão, ensino e pesquisa fundamentadas na perspectiva teórico-metodológica de Paulo Freire e na concepção da educação popular.

Justificativa

A realização do Projeto Unificado “Café com Paulo Freire – UFPel” justifica-se como um necessário processo de leitura e aprofundamento sobre a obra do Patrono da Educação Brasileira, sua concepção pedagógica e seus contributos para a educação popular. Some-se também, como motivação, a possibilidade de contribuir (através de ações de extensão, ensino e pesquisa) com a comunidade acadêmica da UFPel, os Movimentos Sociais Populares, os espaços formais e não-formais de educação. Outro aspecto a considerar é a possibilidade do Projeto Unificado compor as atividades de curricularização da extensão, especialmente dos cursos de Pedagogia (1900 e 1920), da Universidade Federal de Pelotas.

Metodologia

A organização do “Café com Paulo Freire – UFPel” assumirá, como dimensão teórico-metodológica, os pressupostos da pedagogia freiriana. Em sua operacionalização, no âmbito da extensão e do ensino, quatro momentos serão desenvolvidos: 1º Momento: Definição, no coletivo, do tema gerador a ser discutido no bimestre, a princípio; 2º Momento: Levantamento de materiais de estudo sobre o assunto a ser debatido no período (livros, artigos, imagens, filmes...); 3º Momento: Leitura, discussão e sistematização sobre os materiais selecionados; 4º Momento: Realização do(s) Círculo(s) de Cultura “Café com Paulo Freire – UFPel” e partilha das reflexões acumuladas sobre o tema gerador definido para o bimestre, a princípio. Os momentos, mencionados acima, poderão ser realizados por meio das Salas de Webconferência da UFPel, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFPel, em formato híbrido (presencial e remoto), em espaços da Universidade, em contextos formais e não-formais de educação, bem como junto aos Movimentos Sociais Populares. No campo da pesquisa, as produções realizadas versarão acerca do trabalho desenvolvido nas ações de extensão e ensino, como ainda terão como fundamento a investigação em torno de temáticas associadas ao escopo do Projeto Unificado: a Pedagogia de Paulo Freire e a Educação Popular.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores, metas e resultados esperamos que o projeto colabore com as discussões e as práxis vinculadas à educação popular freiriana, especialmente nos processos de formação de trabalhadoras/trabalhadores em educação, na articulação com os Movimentos Sociais Populares e suas pautas de luta, no diálogo com os espaços formais e não-formais de educação. Acredita-se, ainda, que a proposta poderá contribuir substancialmente com a curricularização da extensão dos Cursos de Pedagogia (1900 e 1920), da Universidade Federal de Pelotas. As ações desenvolvidas no Café com Paulo Freire poderão ser divulgadas na Revista Café com Paulo Freire, em outras revistas e eventos científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE ACCORSSI2
ANDREA PAZ GENOVESE
Annanda Dias Almeida
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA4
DANIELE DEMERTINE THOMASINI
Dirlei de Azambuja Pereira4
ELIANE GODINHO
ELIZE TORBES DE LEMOS
Elizete Oliveira das Neves
Gregório Nogueira Arriada
MARCELE ZANETTI SAMPAIO
MARCIA ANDREIA CAMARA DA CRUZ
MARCIA ELIANE SILVA OLIVEIRA
MAURO RAMIS RAMOS
Mayara Cristina Vargas
PATRÍCIA SILVEIRA ZANETI
RAISSA MARQUES VALERAO
ROBERLÂNIA PAULINO DE MOURA BARROS
SHERON HARTWIG MEGEATO
THAIANE SILVEIRA CARRASCO

Página gerada em 28/04/2024 21:00:28 (consulta levou 0.168694s)