Nome do Projeto
Diz aí: grupo terapêutico Antirracista
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/02/2025 - 19/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O projeto de extensão “Diz Aí: Grupo Terapêutico Antirracista” integra uma das ações da Coordenação de Permanência da Pró-Reitoria de Assuntos estudantis (PRAE). Nos anos anteriores o projeto era uma parceira da PRAE com o Núcleo de Estudos e Pesquisas E’LÉÉKÒ e a faculdade de psicologia da UFPel. A partir de Fevereiro de 2025 passa a ficar lotado integralmente na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Objetiva construir espaços coletivos e individuais de escuta terapêutica e de promoção de autocuidado para pessoas cujo sofrimento psíquico está transversalizado pela violência racista e sexista. Tema potência de atender uma demanda reprimida por atendimento psicológico no NUPADI; Atender a comunidade externa, uma vez que a maioria dos integrantes do grupo não são mais estudantes da UFPel; qualificar o cuidado em saúde mental de pessoa vitimadas pelo racismo; fortalecer a clínica ampliada na coordenação de Permanência; e qualificar a formação de futuras/os psicólogas/os para atuarem com a interseccionalidade de raça, gênero e sexualidade.

Objetivo Geral

Construir espaços coletivos de escuta terapêutica e de promoção de autocuidado para pessoas cujo sofrimento psíquico está transversalizado pela violência racista.

Justificativa

O presente projeto de extensão integra uma das ações do Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente (NUPADI). A psicologia enquanto ciência da modernidade está mergulhada nos propósitos de controle e domínio colonial, a partir de suas teorias, métodos experimentais e modelos de análises quantitativas que deram sustentabilidade a reivindicação do status de cientificidade. Ou seja, a psicologia se constituiu enquanto disciplina da norma, como refere Foucault (1999), reafirmando a existência de uma humanidade universal.
Essa universalização da humanidade e, consequentemente, homogeneização no modo de compreender o mundo leva-nos à negação diversidade humana invisibilizando, portanto, modos de ser, estar e observar o mundo.

Metodologia

Os grupos acontecerão semanalmente, com duração de 1h30, toda sexta-feira. Será utilizada a sala de grupos da PRAE.

Indicadores, Metas e Resultados

1) Qualificação do cuidado em saúde mental de pessoa vitimadas pelo racismo,
2) Acolhimento e compartilhamento de uma escuta técnica e sensível ao sofrimento psíquico dos estudantes e comunidade.
2) Enquanto campos de estágio, qualificação na formação de psicólogos/as para atuarem com a interseccionalidade de raça, gênero e sexualidade.

Página gerada em 28/03/2025 19:38:37 (consulta levou 0.253130s)