Nome do Projeto
PROJETO DE ESTRUTURAÇÃO CULTURAL DA FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL, CAMPUS CAPÃO DO LEÃO
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2021 - 01/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O PROJETO DESTACA QUE TORNA-SE NECESSÁRIO REPENSAR A REESTRUTURAÇÃO CULTURAL E ESPACIAL DA UNIDADE FAEM, COM A FINALIDADE DE PROMOVER E INCENTIVAR A REALIZAÇÃO DE AÇÕES TÉCNICO CIENTÍFICAS, ARTÍSTICAS E CULTURAIS, EM ACORDO AO PLANO DE INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E HUMANIZAÇÃO FAEM/UFPEL CONTEMPORÂNEA ATRAVÉS DA VISIBILIDADE DE SEU PATRIMÔNIO CULTURAL. EM APOIO A ESSE PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO ESPACIAL, TAMBÉM DEVEM E PODEM SER APLICADAS NESTE CONTEXTO, AÇÕES EXTENSIONISTAS COMPLEMENTARES, APRESENTANDO COMO PROPÓSITO, FACILITAR E PERMITIR A DESCENTRALIZAÇÃO CULTURAL DAS AÇÕES PROTOCOLARES REFERENTES AOS CERIMONIAIS, ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM NÚCLEO ESTRUTURANTE QUE ENVOLVA A COMUNIDADE DA FAEM AO LONGO DE SEUS 136 ANOS VEM APRESENTANDO UM INCREMENTO NA SUA PROJEÇÃO CULTURAL, TÉCNICA E CIENTÍFICA EM NÍVEL INTERNACIONAL, CONDUZINDO SUA SÓLIDA HISTORIA A PATAMARES RELEVANTES NO INCURSO DE SEU CONTEXTO SÓCIO CULTURAL. DE ACORDO COM O MOMENTO E SEGUIMENTO HISTÓRICO EM QUE SE ENCONTRA, A FAEM TEM SIDO VISITADA E REVISITADA POR INGRESSANTES, EX-ALUNOS, HISTORIADORES, PESQUISADORES E PELA COMUNIDADE EM GERAL NA BUSCA DE ELEMENTOS E EMOÇÕES QUE SÃO ALICERÇADAS PELA SUA TRAJETÓRIA CULTURAL NA ÁREA EDUCACIONAL E POR SER CONSIDERADA UMA DAS CÉLULAS FORMADORAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. NO ENTANTO, A UNIDADE AINDA NÃO APRESENTA UM NÚCLEO ESTRUTURANTE DE APOIO TÉCNICO QUE PROMOVA ESSAS AÇÕES RECEPTIVAS, INCLUINDO UM ACOMPANHAMENTO TÉCNICO RELACIONAL QUE PROMOVA ESSE ASSESSORAMENTO A TODA COMUNIDADE TÉCNICA ADMINISTRATIVA, DOCENTE E DISCENTE.

Objetivo Geral

A FAEM AO LONGO DE SEUS 136 ANOS VEM APRESENTANDO UM INCREMENTO NA SUA PROJEÇÃO CULTURAL, TÉCNICA E CIENTIFICA EM NÍVEL INTERNACIONAL, CONDUZINDO SUA SÓLIDA HISTORIA A PATAMARES RELEVANTES NO INCURSO DE SEU CONTEXTO SÓCIO CULTURAL. DE ACORDO COM O MOMENTO E SEGUIMENTO HISTÓRICO EM QUE SE ENCONTRA, A FAEM TEM SIDO VISITADA E REVISITADA POR INGRESSANTES, EX-ALUNOS, HISTORIADORES, PESQUISADORES E PELA COMUNIDADE EM GERAL NA BUSCA DE ELEMENTOS E EMOÇÕES QUE SÃO ALICERÇADAS PELA SUA TRAJETÓRIA CULTURAL NA ÁREA EDUCACIONAL E POR SER CONSIDERADA UMA DAS CÉLULAS FORMADORAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. NO ENTANTO, A UNIDADE AINDA NÃO APRESENTA UM NÚCLEO ESTRUTURANTE DE APOIO TÉCNICO E LOGÍSTICO QUE PROMOVA ESSAS AÇÕES RECEPTIVAS, INCLUINDO UM ACOMPANHAMENTO TÉCNICO RELACIONAL QUE PROMOVA ESSE ASSESSORAMENTO A TODA COMUNIDADE.

Justificativa

COMO JUSTIFICATIVA O PROJETO PREVÊ À COORDENAÇÃO A FAEM E A PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES (ESTAGIÁRIOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO) TORNANDO POSSÍVEL AGREGAR VALORES TÉCNICOS AO ESPAÇO E PROMOVER A APROXIMAÇÃO DA COMUNIDADE DA UFPEL COM A COMUNIDADE EXTERNA, ASSOCIADA A TRADIÇÃO CULTURAL SOLIDIFICADA E RECONHECIDA QUE OS ESPAÇOS CULTURAIS VEM APRESENTANDO AO LONGO DE TANTOS ANOS EXTERIORIZADA TECNICAMENTE ALÉM DA UFPEL. DESTA MANEIRA, VERIFICA-SE A EXISTÊNCIA DA POSSIBILIDADE DE REALIZAR A PROPOSIÇÃO DE READEQUAÇÃO NECESSÁRIA A PROMOÇÃO DA UNIDADE COMO PATRIMÔNIO CULTURAL AMPLIANDO E PROJETANDO A VISIBILIDADE ALÉM DA ÁREA FÍSICA DA UNIDADE.

Metodologia

AÇÕES PREVISTAS/LOGISTICA:
1. ACOMPANHAMENTO TÉCNICO E AUXILIO NA ORGANIZAÇÃO DE PROTOCOLOS E RESPECTIVOS CERIMONIAIS PARA:
A) FORMATURAS EXTERNAS A UNIDADE;
B) FORMATURAS INTERNAS;
C) RECEPÇÃO DE EGRESSOS (JUBILEU DE PRATA, OURO E DIAMANTE) E VISITANTES
2. RECEPÇÃO DE INGRESSANTES NA UNIDADE (DOCENTES, DISCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS);
3. PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DA UNIDADE INTRA E EXTRA INSTITUCIONAL, ORGANIZAÇÃO DE MATERIAL ÁUDIO VISUAL DA UNIDADE E INFORMATIVO FAEM;
4. RESERVA E ADEQUAÇÃO DE ESPAÇOS PARA EVENTOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS E CERIMONIAIS;
5. RESERVA E ADEQUAÇÃO DE ESPAÇOS PARA EVENTOS CULTURAIS, INCLUINDO EXPOSIÇÕES ITINERANTES
6. ESTRUTURAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE CAMPANHAS PARA REVITALIZAÇÃO DE ACERVOS TÉCNICOS DISPERSOS, BENS MÓVEIS DISPERSOS, MOBILIÁRIO E QUADROS DE FORMATURA.
7. ESTRUTURAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE CAMPANHAS PARA CONSTRUÇÃO DO MEMORIAL MARIA EULALIA COSTA.
8. LOGÍSTICA PARA DIA DE CAMPO E DIA DO PATRIMÔNIO

Indicadores, Metas e Resultados

AMPLIAÇÃO DA VISIBILIDADE DA UNIDADE COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DA UFPEL.

Página gerada em 28/05/2022 05:25:08 (consulta levou 0.451475s)