Nome do Projeto
Práticas integrativas e complementares na rede de atenção em saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/04/2017 - 03/09/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Realizar práticas integrativas e complementares no ambulatório aos indivíduos e familiares/cuidadores vinculados ao Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Este projeto de extensão tem previsão de desenvolver as ações no período de quatro anos, até março de 2021, com usuários e cuidadores/familiares que frequentam o ambulatório do SAD. As ações estão voltadas as práticas integrativas e complementares: plantas medicinais, meditação, Reiki, auriculoterapia, acupuntura e prática de Lian Gong.

Objetivo Geral

Realizar práticas integrativas e complementares aos indivíduos/usuários e familiares/cuidadores na rede de atenção em saúde.

Justificativa

Em virtude da crescente demanda da população brasileira pela busca das práticas integrativas e complementares, ressalta-se a relevância da oferta destas atividades junto ao ambulatório do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). O SAD está vinculado ao HE/UFPel/EBSERH, sendo constituído pelo Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI) Oncológico e o Programa Melhor em Casa (PMC). Em 2006, com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), pela portaria nº 971 de Em virtude da crescente demanda da população brasileira pela busca das práticas integrativas e complementares, ressalta-se a relevância da oferta destas atividades junto ao ambulatório do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). O SAD está vinculado ao HE/UFPel/EBSERH, sendo constituído pelo Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI) Oncológico e o Programa Melhor em Casa (PMC). Em 2006, com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), pela portaria nº 971 de 2006, a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde (SUS). As práticas integrativas e complementares foram ampliadas no SUS, pela portaria nº 849, de 27 de março de 2017, incluindo arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e yoga.
Esta proposta extensionista propõe-se a promover a institucionalização destas práticas no SUS, sendo resultado de discussões realizadas desde 2015 para implementação do ambulatório do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), e da disciplina optativa “Terapias complementares com ênfase em plantas medicinais”, além do curso de extensão “Plantas medicinais no cuidado à saúde”, ofertados pela Faculdade de Enfermagem da UFPel. Soma-se a discussão desta proposta, os resultados do Projeto de Extensão “Um olhar sobre o cuidador familiar: quem cuida merece ser cuidado”, no qual cuidadores são acompanhados semanalmente, e identifica-se que muitos destes estão com sobrecarga física e emocional. Deste modo, tais práticas poderiam ajudar na melhoria da qualidade de vida dos mesmos.
Além disso, a oferta destas práticas por meio de ações extensionistas, permite que acadêmicos se aproximem de algumas que só podem ser realizadas por profissionais capacitados, e executem outras permitidas, atendendo as premissas do Ministério da Saúde de despertar o interesse para a formação.

Metodologia

No decorrer do projeto de extensão ocorrerão atividades ofertadas tanto na modalidade de oficinas e práticas em grupo, quanto atendimentos individuais para as pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam o ambulatório do Serviço de Atenção Domiciliar.
As oficinas serão semanais, sobre preparações com plantas medicinais, práticas de cuidado à saúde, além de atividades práticas no horto de plantas medicinais.
Das práticas em grupo, será ofertado o Lian Gong para grupos de no máximo 15 pessoas. Os atendimentos individuais serão de acupuntura, auriculoterapia e reiki.

Indicadores, Metas e Resultados

AÇÃO 1: Oficinais de preparação e utilização de plantas medicinais no cuidado à saúde
META 1: Esclarecer dúvidas e trocar informações por meio das oficinais de preparação e utilização de plantas medicinais no cuidado à saúde de aproximadamente 30% das pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam o ambulatório do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
INDICADOR 1: Proporção de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam o ambulatório o SAD e participaram das oficinais de preparação e plantas medicinais no cuidado à saúde.
Numerador: número de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que participaram das oficinas de preparações com plantas medicinais.
Denominador: número de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam o ambulatório o SAD.
RESULTADO ESPERADO 1: almeja-se que por meio das oficinais que os participantes façam a utilização segura das plantas medicinais no cuidado à saúde.
AÇÃO 2: Oficinas no Horto de Plantas Medicinais
META 2: Esclarecer dúvidas e trocar informações sobre as plantas medicinais cultivadas no horto do ambulatório do SAD de aproximadamente 30% das pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam serviço.
INDICADOR 2: Proporção de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam o ambulatório o SAD e participaram das oficinais das plantas medicinais cultivadas no horto do ambulatório do SAD.
Numerador: Número de participantes nas oficinas no horto do ambulatório do SAD que tiveram suas dúvidas esclarecidos.
Denominador: número de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam o ambulatório o SAD.
RESULTADO ESPERADO 2: almeja-se que por meio das oficinais os participantes reconheçam as plantas medicinais, visando a utilização segura no cuidado à saúde.
AÇÃO 3: Acupuntura e auriculoterapia em cuidadores e pacientes vinculados a SAD.
META 3: Melhorar a qualidade de vida de 30% de cuidadores e pacientes.
INDICADOR 3: Proporção de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam o ambulatório o SAD acessaram o atendimento de acupuntura e auriculoterapia.
Numerador: número de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que acessaram o atendimento de acupuntura e auriculoterapia.
Denominador: número de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam o ambulatório o SAD.
RESULTADO ESPERADO 3: almeja-se que por meio do atendimento de acupuntura e auriculoterapia os cuidadores e pacientes que acessaram melhorem a qualidade de vida, com alívio de sobrecarga emocional e física para cuidadores, e alívio nos sintomas físicos e emocionais dos pacientes.
AÇÃO 4: Prática de Lian Gong em cuidadores e pacientes vinculados a SAD.
META 4: Melhorar a qualidade de vida de 30% de cuidadores e pacientes.
INDICADOR 4: Proporção de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam o ambulatório o SAD e participaram das práticas de Lian Gong.
Numerador: número de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que participaram das práticas de Lian Gong.
Denominador: número de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam o ambulatório o SAD.
RESULTADO ESPERADO 4: almeja-se que por meio da oferta de práticas de Lian Gong, os cuidadores e pacientes que participaram melhorem a qualidade de vida, com alívio de sobrecarga emocional e física para cuidadores, e alívio nos sintomas físicos e emocionais dos pacientes.
AÇÃO 5: Aplicação de Reiki no ambulatório por meio do toque terapêutico aos indivíduos e familiares vinculados ao SAD.
META 5: Realizar o toque terapêutico por meio do Reiki com usuários (pacientes) e familiares vinculados aos SAD.
INDICADOR 5: Proporção de usuários (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam o ambulatório o SAD e participaram da aplicação do Reiki.
Numerador: número de usuários (pacientes) e familiares/cuidadores que participaram da aplicação do Reiki
Denominador: número de usuários (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam o ambulatório o SAD.
RESULTADO ESPERADO 5: espera-se que a aplicação do Reiki traga como benefício o reestabelecimento do equilíbrio físico, psíquico e espiritual, principalmente a diminuição da ansiedade, dores, estresse, melhora da imunidade, diminuição dos níveis arteriais pressóricos, entre outros.
AÇÃO 6: Oficinas de práticas de cuidado à saúde com os familiares/cuidadores e pacientes vinculados ao SAD.
META 6: Promover espaço para discussão das práticas de cuidado aos pacientes e familiares/cuidadores.
INDICADOR 6: Proporção de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam o ambulatório o SAD e participaram das oficinas.
Numerador: número de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que participaram das oficinas.
Denominador: número de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam o ambulatório o SAD.
RESULTADO ESPERADO 6: Espera-se que as oficinais proporcionem aos participantes momentos práticos e reflexivos de troca de informações sobre o cuidado à saúde, possibilitando a construção coletiva de ações que visem uma melhor qualidade de vida aos envolvidos, bem como o alívio da provável tensão do papel de cuidador.
AÇÃO 7: Prática de meditação no ambulatório da SAD para familiares e usuários.
META 7: Promover a prática da meditação para familiares e usuários vinculados ao SAD como estratégia para promoção, manutenção e recuperação da saúde.
INDICADOR 7: Proporção de familiares/cuidadores e usuários que utilizam o ambulatório do SAD e participaram das práticas de meditação.
Numerador: número de familiares/cuidadores e usuários que utilizam o ambulatório do SAD e que participaram das práticas de meditação.
Denominador: número de familiares/cuidadores e usuários que utilizam o ambulatório do SAD.
RESULTADO ESPERADO 7: almeja-se que a prática da meditação seja uma ferramenta da promoção, manutenção e recuperação da saúde para os familiares/cuidadores e usuários.
AÇÃO 8: Aplicação do questionário de qualidade de vida-SF-36 em cuidadores e pacientes vinculados ao SAD que participarem de atendimentos individuais das práticas integrativas.
A aplicação do questionário de qualidade de vida-SF-36 será em cuidadores e pacientes que participam de atendimentos individuais das práticas integrativas e complementares. O questionário será aplicado em cada atendimento, possibilitando futuras comparações e verificações do impacto da ação na qualidade de vida do ser cuidado.
Frequência: em cada atendimento individual que o indivíduo acessar.
Previsão: 2.000 atendimentos.
Relevância para sociedade:
Impactos científicos: Construção e execução de projetos de pesquisa (iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, dissertações e teses) que investiguem questões relacionadas ao impacto na qualidade de vida das pessoas que acessaram as práticas integrativas fornecidas em atendimento individual, no contexto do ambulatório do SAD.
Impactos econômicos: Possibilidade de redução do consumo de medicamentos alopáticos nos cuidados em saúde devido a melhoria na qualidade de vida ocasionada pelas práticas integrativas.
Impactos sociais: Melhoria na qualidade de vida de cuidadores e pacientes que estão sendo cuidados no domicílio.
Objetivos específicos: aplicar o questionário de qualidade de vida-SF-36 nos cuidadores e pacientes que acessarem o atendimento individual das práticas integrativas.
META 8: Verificar a melhoria da qualidade de vida de 30% de cuidadores e pacientes que acessarem o atendimento individual das práticas integrativas.
INDICADOR 8: Proporção de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam o ambulatório o SAD que acessaram o atendimento individual das práticas integrativas.
Numerador: número de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que que acessarem o atendimento individual das práticas integrativas.
Denominador: número de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam o ambulatório o SAD.
RESULTADO ESPERADO 8: almeja-se medir o impacto na qualidade de vida de pessoas que acessarem as práticas integrativas ofertadas em atendimento individual.
META 9: Promover a prática da arteterapia para usuários e familiares vinculados a Unidade Cuidativa como estratégia para promoção, manutenção e recuperação da saúde.
INDICADOR 9: Proporção de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam a Unidade Cuidativa e participaram das oficinas.
Numerador: número de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que participaram das oficinas de arteterapia.
Denominador: número de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam a Unidade Cuidativa.
RESULTADO ESPERADO 9: Espera-se que as oficinais proporcionem aos participantes momentos práticos e reflexivos de troca de informações sobre o cuidado à saúde, possibilitando a construção coletiva de ações que visem uma melhor qualidade de vida aos envolvidos, bem como o alívio da provável tensão do papel de cuidador.
META 10: Realizar encontros/oficinas com grupos de usuários da Unidade Cuidativa para compartilhar conhecimentos sobre benefícios do trabalho com plantas hortícolas como forma de terapia alternativa associada a produção de alimentos e plantas ornamentais para ajardimanento.
INDICADOR 10: Número de grupos de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam a Unidade Cuidativa e participaram das encontros/oficinas.
Numerador: número de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que participaram dos encontros/oficinas.
Denominador: número de pessoas (pacientes) e familiares/cuidadores que utilizam a Unidade Cuidativa e que participaram dos encontros/oficinas.
RESULTADO ESPERADO 10: Proporcionar aos participantes momentos práticos sobre o cultivo e uso de espécies hortícolas alimentares e ornamentais, possibilitando a melhoria da qualidade de vida por meio da construção do conhecimento de práticas de cultivo e uso de plantas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE DOMINGUES ESLABÃO
ADRIELE MEIRELLES DE CANTOS
ADRIZE RUTZ PORTO14
ALESSANDRA BARREIRA CARDOSO
ALINE KÖHLER GEPPERT
ALINE VERGARA RODRIGUES FENCON
ALYSSA IDALINE SANTINI CASAGRANDE
AMANDA CASAGRANDE SCHERER
AMANDA PINHEIRO RODRIGUES
ANA BEATRIZ GONÇALVES ARAUJO
ANA CLARA LEDEZMA GREINER DE SOUZA
ANA CLARA SCHERER MARTINS
ANA JULIA MOTTA NORENBERG
ANA LUIZA MUGGE
ANA PAULA DA PAZ GRALA
ANA PAULA GARCIA BARRAGAN
ANALINE BIERHALS LIMA
ANAMARIA GREQUE RODRIGUES
ANDRESSA DE OLIVEIRA VALENTE MACHADO
ANDREZZA DAIPRAI
ANGELA SABRINA DA SILVA VILELA
Allan Bruno Alves de Sousa Santos
Ana Suzya Ervelem Sousa Silva
Andreza Beatriz Ellero
Antonia Mylene Sousa Almeida
BEATRIZ FRANCHINI18
BEATRIZ HELENA MENDES DA SILVA
BIANCA CAVALCANTE NUNES PAIVA
BIANCA DE OLIVEIRA CAVENAGHI
BRENDA REINHEIMER LIOTA
BRUNA DA SILVA CABRAL
BRUNA DA SILVA CABRAL
BRUNA SORIA MILANESI
BRUNO ANDERSON SOJA VAZ
CAMILA BITTENCOURT RIBEIRO
CAMILA FERREIRA COLPO
CAMILA PINTO DA COSTA2
CAMILA ROTA SENA
CAMILA TIMM BONOW
CAMILA TIMM BONOW
CARLA BEATRIZ BEHLING
CARLA ROSSANA GRIGOLLETTI MONTONE
CAROLINE DE LIMA PAZ
CAROLINE VASCONCELLOS LOPES
CINDI COSTA PUGGINA
CLESIA BEATRIZ QUEVEDO
CLÁUDIA MARIA MACHADO BRAZIL
CRISTIANE DOS SANTOS OLIVEIRA
CRISTIANE DOS SANTOS OLIVEIRA
Caroline Oliveira Lopes
Cibele Costa Duarte Trindade
Célio Pereira de Sousa Júnior
DAIANE DE MORAES SIQUEIRA
DANIEL COSTA SCHWANCK
DANIEL DE SIQUEIRA MOREIRA
DANIELA BLANK BARZ
DANIELA CORREA PEREIRA7
DEBORA GIOVANA DE AVILA DA ROSA
DEISI CARDOSO SOARES2
DEJANIRA PINHEIRO DE OLIVEIRA
DENIS CARLOS CARVALHO JUNIOR
DIANA CECAGNO16
Débora Teixeira Morales
EDSON ELIZEU ESCHEVANI TAKEHISA
EDUARDA VIANA NEVES
ELIANA BUSS
ELISANGELA DE LEMOS RODRIGUES
ELISÂNGELA LOPES DOMINGUES
ELISÂNGELA LOPES DOMINGUES
ERNANI AUGUSTO FRAGA DA FONSECA
ETIANE ROXO PONS
EVELISE SAMPAIO DA SILVA
FABIANE CARDOSO PEDROSO
FERNANDA EISENHARDT DE MELLO
FERNANDA GABRIÉLLE PEREIRA DOS SANTOS
FERNANDA MACHADO PLAMER
GABRIEL OSCAR RIBEIRO MACHADO
GABRIELA LOBATO DE SOUZA
GABRIELE DE LEÃO RODRIGUES BRAZIL
GABRIELE TAVARES OLIVEIRA
GABRIELI ASSIS DA SILVA COVA
GIULIANE DOS SANTOS PEREIRA
GIULIANE DOS SANTOS PEREIRA
GRACIELE CAVALHEIRO DA SILVA
GRAZIELA DA SILVA SCHILLER
GREICI MAIA BEHLING2
Geice Silva Ribeiro
Gisele Sanazaro Landim de Oliveira Marin
HELENA DOS SANTOS CARDOSO
HELLOREN JANNETTI OGNIBINE
HERICA DE OLIVEIRA LEGUISAMO
INAJARA MIRAPALHETE CANIELES
ISADORA DUARTE LANGE
IZAURA DE OLIVEIRA
Ingrid da Silva Costa do Nascimento
JANAINA CHAGAS DOS SANTOS
JANAINA DO COUTO MINUTO
JANAINA PINTO ACOSTA
JANINE HENKE KURZ
JAQUELINE MUNHOZ DE OLIVEIRA BORGES
JESON ELIAS CHAVES CALERO
JOSIANE KÖNZGEN SCHNEID
JOSSANE DA SILVA DEL SACRAMENTO
JULIA PIZARRO DUARTE
JULIANA DE AVILA ULGUIM
JULIANA GRACIELA VESTENA ZILLMER10
JULIANE ALVES RIBEIRO DE MOURA
JULIETA MARIA CARRICONDE FRIPP2
Juliana Martins da Silva
Juliana Teófilo Rocha
Julline Medeiros da Silva
JÚLIA MESKO SILVEIRA
KAREN SOARES PORTO
KAROLINE GARCIA GOMES
Karina de Jesus Cruz do Carmo
LAIS FERNANDA DE LIMA ALCANTARA
LAIS LOECK SCHWANZ
LARISSA BIERHALS
LARISSA RUBIRA LIMA
LARISSA SELL PETER
LAURA MARIANA FRAGA MERCALI
LIANE RÉGIO LUCAS
LIDIA DA ROCHA FERREIRA
LINDAENE SILVA REIS MIRANDA
LOURIENY PINHEIRO DA SILVA
LUANA SOARES COELHO
LUANI BURKERT LOPES
LUCAS DA SILVA DELLALIBERA
LUCIA HELENA PRIETTO SOUZA
LUCIANA ROSO DE ARRIAL
LUCIANA ROTA SENA
LUCIMAR FERREIRA BARBOSA
LUÍSA OLIVEIRA TOUGUINHA
LUÍZA DECKER LOURO
Laura Regina Nunes Menezes
Loraynne Gonçalves Vasconcelos
Luciana Domingues Cardoso
Luciana Griebeler Oliveira
LÍLIAN MUNHOZ FIGUEIREDO
MAIRA BUSS THOFEHRN
MAIRA BUSS THOFEHRN
MANUELA STIFFT PRZYBYLSKI
MANUELLA DIAS GREQUE
MARCELA POLINO GOMES
MARCIA VAZ RIBEIRO
MARCIA VAZ RIBEIRO
MARCIELE CARDOSO CORREA
MARCIÉLE JARDIM MATIAS
MARIA CLARA MARCELINA DAS NEVES CHAGAS
MARIA CÂNDIDA PADILHA FERNANDES PEREIRA
MARIA ROGÉRIA LEITE SOUZA
MARIANA FERREIRA ALVES
MARILÉIA STÜBE
MARTINA DIAS DA ROSA MARTINS
MICAELA ELIZANE BARTZ RADTKE
MICHÉLE RODRIGUES FONSECA
MILENA QUADRO NUNES
Marcela Basílio
Marcele Jerônimo Santana
Marcio Martins Cardoso
Maria Eduarda Lopes de Macedo Bezerra
Maria Teresa Chrisostomo Bortt
Mateus Casanova dos Santos4
NATHALIA DA SILVA DIAS
NATHALIA SILVA DA SILVA
NATÁLIA FERREIRA MAYA
NICOLE PEREIRA XAVIER
PALOMA CHAGAS DE LEON
PAULO ROBERTO GROLLI4
QUENI VARGAS DE SOUZA
RAFAELA DE LIMA DA CRUZ
RENATA AVILA BANDEIRA
RENATA GONCALVES DE OLIVEIRA
RENATA KICHKOFEL KICKHOFEL
RENATA VIEIRA AVILA
RITA DE CÁSSIA COUTINHO DE ANDRADE
RITA LILIANA BANDEIRA ALVES1
RITA MARIA HECK5
ROBERTA ARAUJO FONSECA
ROBERTA ARAUJO FONSECA
ROBSON MONCKES BARBOSA
ROSANGELA ROSA MACHADO
Raissa Souza de Lima
Raquel Almeida
Rita de Cássia Furtado Oliveira de Andrade
Rosangela Cunha Machado Tavares
RÔMULO SILVEIRA BORGES BALZ
SABRINA GOMES MEDINA
SANDRA HALFEN SILVEIRA
SIDNEIA TESSMER CASARIN9
SIMONE FERNANDES MATHIAS
STEFANIE BENTO MENA
STEFANIE GRIEBELER OLIVEIRA23
STEPHANNYE BLASCO BRASIL DOMINGUES
SUELEN VISNIEWSKI BARBOSA
TEILA CEOLIN35
THALISON BORGES DE OLIVEIRA
THALYSSA DE CALDAS CARDOSO
TIAGO LEMÕES DA SILVA
Tainar dos Santos
Thaislan San Martins Rodrigues
TÁSSIA RACKI VASCONCELOS
VALENTINA SOARES RODRIGUES
VALMOR JOAO BIANCHI4
VANESSA CAETANO DE SOUZA
VANESSA DUTRA CHAVES
VANESSA DUTRA CHAVES
VANESSA MÜNCHOW DOS SANTOS2
VANIA DIAS CRUZ
VICTÓRIA BRIDI TODESCHINI
VITORIA LOPES DE AVILA
VITÓRIA BARRETO DIAS DE OLIVEIRA
VITÓRIA MANKE NACHTIGALL
VITÓRIA PERES TREPTOW
Vaniza Machado da Conceição
WELINTON DA SILVA PAULSEN
YANE VARELA DOMINGUES
ZÉA LUANACARDOZO DE CARDOZO VIEIRA

Página gerada em 29/04/2024 03:22:08 (consulta levou 0.678669s)