Nome da Atividade
PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA II
CÓDIGO
20000857
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Polifonia e intertextualidade, Temas e figuras, A depreensão do tema, O encadeamento de figuras, O encadeamento de temas, As várias possibilidades de leitura de um texto, Argumentação, Conhecimento linguístico e argumentação – operadores argumentativos e articuladores textuais, Estratégias para iniciar, desenvolver e concluir uma argumentação, Modos de citação do discurso alheio, Produção textual – ênfase em gêneros predominantemente argumentativos
Objetivos
Objetivo Geral:
Efetivar a prática da leitura e produção de gêneros acadêmicos.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARBOSA, Luana Macieira. O GÊNERO TEXTUAL COMO ELEMENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Revista do EDICC, vol. 5, 2018. Disponível em: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/5961 Acessado em: 11 de fevereiro de 2025. PEREIRA, Mauricio Gomes. Dez passos para produzir artigo científico de sucesso. Scielo, Epidemio.sev.saude, vo. 26(3), 661-664, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/TvGzXFrmHzhMf8CKJPd7rXc/?format=pdf. 11 Avessado em: 11 de fevereiro de 2025. KOCH, Ingedore Villaça. Lingüística textual: quo vadis? Perspectivas, Delta, vol. 17(spe), 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/zwtg8H43ZSVZQDNp58y4BNd/. Acessado em: 11 de fevereiro de 2025
Bibliografia Complementar:
- BORGES, Flávia Girardo Botelho. Os gêneros textuais em cena: uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil. RBLA, vol. 12, n. 1, p. 119-140, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/6WyLGqnRwsdFHnxkxr5cxmx/?format=pdf. Acessado em: 11 de fevereiro de 2025. COSTA, Adriano Ribeiro da. GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS: AFINAL DE CONTAS, DO QUE SE TRATA? Prolingua, vol. 6, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/13551. Acessado em: 11 de fevereiro de 2025. BITTENCOURT, Solange Torres. Tipologias de texto e redação. Educ. Rev., vol. 8, 1989. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/btR63Q99Qg5VCpdVgTkfjYH/ Acesso em: 11 de fevereiro de 2025. DIAS, Adiclecio ferreira. O discurso da linguagem: na perspectiva de Fiorin. Revista Científica FETES, vol. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://revista.fetes.edu.br/index.php/RevFetes/article/download/1/4/&ved=2ahUKEwiUp-nKrpmMAxUCs5UCHU73E8AQFnoECA0QAQ&usg=AOvVaw2SRdDukIpfp_5pTpuXTG-S. Acessado em: 11 de fevereiro de 2025. OLIVEIRA, Fernando Alves de. Argumentação e linguagem: Fiorin. revista Ao pé da Letra, vol. 18.2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/pedaletra/article/viewFile/231896/26079. Acessado em: 11 de fevereiro de 2025.