Nome da Atividade
FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
20000860
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Tem como objetivo os pressupostos metodológicos, filosóficos, antropológico, econômicos, político institucionais e sociológicos de forma “interdisciplinar”, centrando-os na perspectiva de possibilitar aos acadêmicos aquisição educacional em geral e, particularmente, a escola e suas relações constitutivas mais imediatas. Espera-se que os acadêmicos desenvolvam maior capacidade de agir no meio em que vivem com perspectiva histórica mais elaborada. Categorias filosóficas apropriadas para o estudo de educação em geral e da escola. Estudar as categorias históricas para o estudo da educação em geral e da escola. Categorias históricas apropriadas para o estudo da educação em geral e da escola. Categorias antropológicas apropriadas para o estudo da educação em geral e da escola. Categorias sociológicas apropriadas para o estudo da educação em geral, dos direitos humanos e das relações étnico-raciais.
Objetivos
Objetivo Geral:
Possibilitar aos acadêmicos a aquisição progressiva de sensibilidade e competência para compreender e conceituar a realidade educacional em geral e da escola, através do estudo das categorias de fundamentos da educação e dos direitos humanos e relações étnico-raciais.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- RODRIGUES, Andrea Gabriel Francelino. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. 2012. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/864. Acessado em: 20 de dezembro de 2024. BEZERRA, Maria Aparecida Silva; NETO, José Cândido Rodrigues; HENRIQUE, Maria Claudia Coutinho; PEREIRA, Valmir. Filosofia e Educação: Uma relação necessária. ENID, 2015. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enid/2015/TRABALHO_EV043_MD1_SA3_ID598_29062015211822.pdf. Acessado em: 30 de dezembro de 2024. HERMANN, Nadja. Pensar arriscando: a relação entre filosofia e educação. Scielo, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/4kjV7zLVCYjRwvZ4kqm7NkB/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: 15 de dezembro de 2024.
Bibliografia Complementar:
- SILVA, Cintia Santana e; VILELA, Elaine Meire. Bullying nas escolas públicas e privadas: os efeitos de gênero, raça e nível socioeconômico. 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/YpF57nS6p8JDNCVmf5Rwp6y/?lang=pt. Acessado em 03 de dezembro de 2024. MACEDO, Lino de. Ensaios Pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: ArtMed, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1935/193517360010.pdf Acesso em: 22 fev. 2024 OLIVEIRA, Isabel de Assis Ribeiro. Direito Subjetivo - a base escolástica dos direitos humanos. Scielo, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/STXQvbKZ7R4hW4w4V4mTkbv/?lang=pt. Acesso em 30 de dezembro de 2024. TREVISAN, Amarildo Luiz. Filosofia da Educação e Formação de professores no velho dilema entre teoria e prática. Scielo, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/brXJcZVSZ7KNb8JDbfRTFCt/?format=html&lang=pt. Acessado em: 3 de dezembro de 2024. GALLO, Silvio. Filosofia da Educação no Brasil do Século XX: da Crítica ao conceito. ECOS: Revista Científica, vol. 9, n. 2, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71590202.pdf. Acessado em: 15 de março de 2024.